Unitarianismo e Guarda do Sábado Caracterizam o Povo Remanescente Há Séculos

 

 

A Igreja Cristã foi dividida em dois grupos, os Unitarianos e Trinitarianos, somente a partir do concílio do quarto século. Nos dois primeiros séculos, todos eram unitarianos e acreditavam que Cristo era o grande Anjo do Velho Testamento. Os Trinitarianos ainda não existiam no Cristianismo. Eles eram pagãos adorando em Roma, Júpiter, Juno, e Minerva, a Virgem Imaculada.

O Sistema Binitariano de adoração do deus Attis penetrou no Cristianismo através de Roma e também de Adônis do oriente. Ele foi adotado como Modalismo no terceiro século e como Binitarianismo em Nicéia, no ano 325, no quarto século. Depois, a Trindade foi adotada de Constantinopla em 381, e a fé rachou novamente. Esta grande rachadura culminou com a introdução da Páscoa no Segundo Século. Consulte o estudo The Quartodeciman Disputes (No. 277); e The Origins of Christmas and Easter (No. 235).

Os Unitarianos mantiveram-se em guerra com os Trinitarianos por alguns séculos Consulte o estudo The Unitarian/Trinitarian Wars (No. 268) (As Guerras Unitarianas/Trinitarianas). Os Unitarianos eram também guardadores do Sábado. Eles eram erroneamente  chamados de Arianos. A família do profeta Maomé era dessa linhagem Sabatista.

No quarto século, a Igreja Abissiniana enviou seu arcebispo Mueses para a China através da Índia. Ele estabeleceu o Cristianismo na China, que eram Unitarianos guardadores do Sábado. Muitas dessas pessoas também formaram as alianças comerciais dos Àrabes que se tornaram Mulçumanos. Estes vieram a ser conhecidos como Hue Hue. Os detalhes estão no estudo (em inglês) sobre a Distribuição Geral da Igreja dos guardadores do Sábado (No. 122). Os Sabatistas ainda estão na China e existem mais ou menos 1 milhão deles. Muitos deles desenvolveram um herético sabeliasnismo e agora diferem das doutrinas originais. Alguns deles consideram que Jesus é Deus e Pai.

Na Reforma, a Igreja Unitariana se dividiu em dois ramos. Um foi o elemento Unitariano radical, o qual veio de grupos Protestantes e guardam o Domingo e os feriados católicos. O outro elemento veio da Igreja Valdense pré-Reforma, eles eram Sabatistas. Seus descendentes estão na Europa atualmente. O problema é analisado nos estudos: The Role of the Fourth Commandment in the Historical Sabbath-keeping Churches of God (No. 170) (O Papel do Quarto Mandamento na História das Igrejas Guardadoras do Sábado de Deus); e Socinianism, Arianism and Unitarianism (No. 185).

Este sistema radical Unitariano nega a pré-existência de Cristo e, em termos históricos, é uma inovação relativamente recente. O Islam também desenvolveu esta idéia bastante cedo. Isto não é o Unitarianismo original, ou mesmo as doutrinas Islâmicas, nem é aquela do Judaísmo Bíblico com respeito ao Messias. A história do que aconteceu à Igreja na Transilvânia é encontrada na obra do rabino Samuel Kohn, The Sabbatarians in Transylvania (Os Sabatistas na Transilvânia), CCG Publishing, USA, 1998. Veja também o estudo The Pre-Existence of Jesus Christ (No. 243) (A Pré-Existência de Jesus Cristo) para outros detalhes e a crença dos Goths.

Até a poucas décadas, bem recentes, todas as igrejas guardadoras do sábado eram não-trinitarianas. Os Adventistas do Sétimo Dia tornaram-se trinitarianos, formalmente, somente em 1978 [quando a Comissão Executiva da Associação Geral aprovou a relação de 27 doutrinas fundamentais, oficializada na Reunião da Associação Geral de 1980].  A Igreja Mundial de Deus em 1993/1994 e a Igreja de Deus (SD) em Denver tornou-se Binitariana em 1995. A outra Conferência Americana tornou-se Diteísta.

As outras Igrejas de Deus advieram do Trinitarianismo, para o Binitarianismo, e para o Diteísmo. Apenas uma -- as Igrejas Cristãs de Deus -- é originalmente Unitariana, sustentando as crenças do primeiro século. Os Universalistas Unitarianos, são chamados de Unitarianos radicais, como são as Igrejas de Deus da Conferência Geral na Geórgia. -- Tradução: Marcelo Gomes. Edição: Robson Ramos.

(Obs. Texto não-adventista, mas historicamente fundamentado.)

Fonte: http://www.logon.org/english/s/p060.html

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com