Adão e Eva Nunca Foram Imortais!

Você já deve ter ouvido seu pastor dizer que o ser humano tornou-se mortal depois da entrada do pecado no mundo. Ou seja, Adão e Eva seriam originalmente imortais mas, depois que desobedeceram à ordem divina para não comer do tal fruto proibido, teriam sofrido uma espécie de modificação genética e se tornado mortais, vulneráveis às doenças e sofrimentos e, finalmente, à morte. Contudo, não é exatamente isso que a Bíblia ensina. Ou é? Se quiser opinar, escreva para adventistas@adventistas.com.

Confira algumas opiniões já enviadas e aqui publicadas inicialmente apenas como uma amostra do pensamento de nossos leitores:


"Adão e Eva nunca foram imortais, o seriam somente se comessem do fruto da árvore da vida, mas, como pecaram, foram expulsos do Jardim do Édem e nao puderam comer do fruto da arvore da vida. Se fossem imortais, não faria sentido a ordem de Deus para nao comerem do fruto proibido." -- Misael

"Deus os criou com imortalidade condicional. Com a entrada do pecado, a imortalidade foi retirada e será concedida novamente na segunda vinda de Jesus." -- Jorge


"Nao acho que Adao e Eva eram imortais nao. Eram estavam numa especie de julgamento para a vida ou morte, da mesma forma que israel. Quando Deus deu as leis para israel ele disse "coloco na sua frente a escolha, vida ou morte", da mesma forma adao tinha a oportunidade de escolher. Mas adao era ainda assim de carne, eu creio, e se por exemplo, caisse de um penhasco morreria como qualquer um." -- Sérgio


"Concordo plenamente. Adão e Eva não foram criados imortais. A senhora White diz claramente que a imortalidade lhes fora prometida sob condição de obediência:

"A advertência feita a nossos primeiros pais - 'No dia em que dela comeres, certamente morrerás' (Gên. 2:17), não implicava que devessem eles morrer no próprio dia em que participassem do fruto proibido. Mas naquele dia a irrevogável sentença seria pronunciada. A imortalidade lhes era prometida sob condição de obediência; pela transgressão despojar-se-iam da vida eterna. Naquele mesmo dia estariam condenados à morte." Patriarcas e Profetas, p. 60.

"A imortalidade, prometida ao homem sob condição de obediência, foi perdida pela transgressão." O Grande Conflito, p. 533.

"Só publique minha opinião se puder resguardar meu nome...

"Agradeço pela atenção."


"Gostaria de receber seu texto sobre este assunto." -- Arantes


NÃO CONCORDO E NEM DISCORDO. EXISTE NA VERDADE AÍ UM LAPSO DE TEMPO OU talvez DE CIRCUNSTÂNCIAS NA RELAÇÃO DELES COM DEUS ENTRE A CRIAÇÃO DO CASAL E A DESOBEDIÊNCIA, QUE NA VERDADE ABRE ESPAÇO PARA CONJECTURAS E TALVEZ. O TEXTO DA SRA. WHITE NÃO ESTA ASSIM TÃO CLARO COMO O IRMÃO DIZ. SERÁ QUE ISSO É RELEVANTE TEOLOGICAMENTE FALANDO?
Creio que a imortalidade plena eles não tinham, mas estavam condicionados à obediência. A Bíblia afirma que só DEUS tem a imortalidade. Se Adão e Eva precisavam do fruto da árvore da vida para se manterem vivos, logicamente que sem o fruto (que não tinha nenhum poder era apenas símbolo da obediência) eles morreriam, como acontece com qualquer um hoje. Ou a árvore tem uma representação mais profunda que tão somente obidiência? -- C.A.S

Shalom, irmãos!

Que YHWH te abençoe e te guarde...

Sobre este assunto: "Adão e Eva Nunca Foram Imortais", não é difícil de se opinar. Contudo, creio que se as pessoas parassem pra analisar, bem, o que lêem, poderiam chegar a uma conclusão simples.

Apenas um ser em todo o Universo é imortal:

"O Rei eterno, imortal, invisível, Deus único..." (1Tim. 1:17 - ARA - Veja Col. 1:15 - o Messias é a "Imagem do Deus inivisível").

Outra afirmação do apóstolo Paulo:

"O único que possui imortalidade, que habita em luz inascessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver..." (1Tim. 6:16 - ARA).

O apóstolo João escreveu uma afirmação do Messias:

"Assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo". (João 5:26 - ARA).

Aqui o Messias não falou de psiquê (João 10:17), mas de Zoe (João 17:2).

Não podemos dizer que Adão e Eva jamais comeram da Árvore da Vida. Na Escritura Sagrada não existe proibição no que diz respeito à Árvore da Vida. Existia sim, quanto a Árvore da Ciência do Bem e do Mal. Também não podemos afirmar que um ser que comesse da Árvore da Vida, automaticamente, tornar-se-ia imortal.

Caso isso fosse verdade absoluta, teríamos então, um sério problema que estariam abertamente contradizendo os dois versos, citados acima, do apóstolo Paulo a Timóteo (1ª Epistola); pois teríamos no Universo milhares de milhares de seres imortais e não apenas 1.

Ou, porventura, tem alguém pensando que o privilégio de comer da Árvore da Vida era apenas pra Adão e Eva? E os Serafins, e os querubins e os demais anjos que não se rebelaram? E o próprio Satanás com seus anjos caídos, será que eles jamais comeram da Árvore da Vida, antes de pecarem contra o Criador?

Que YHWH faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti... -- Josiel


Caros  irmãos!

Lendo a Bíblia nós encontramos algumas evidências de que Adão e Eva, não foram criados imortais, ela nos fala:

"E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." - Gênesis 2:16-17

Isso nos mostra que somente da árvore do conhecimento do bem e do mal, não deveriam comer, e que tinham acesso árvore da vida.

A primeira providência que Deus tomou foi afastar ambos desta.

"Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, o SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.

E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada   inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida." - Gênesis 2:22-24.

Como conseqüência do pecado, Adão e Eva perderam a imortalidade, já que foram afastados da árvore da vida. Mas Cristo nos dá outra chance de termos vida eterna,  na nova terra onde nos será devolvido acesso a árvore.

"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas." - Apocalipse 22:14

"No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz   doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações." - Apocalipse 22:2 

Que Deus nos abençoe e guarde. -- Marco


É mais do que óbvio que Adão e Eva nunca foram imortais, pois a sentença de morte partiu de Deus muito antes do pecado entrar no mundo. Se fossem imortais, Deus nunca diria a nenhum deles que eles poderiam morrer. Talvez achassem que Deus estivesse brincando com eles, pois o imortal não morre; o que seria uma sentença de morte para um imortal... uma brincadeira, eu suponho. Nem  seremos imortais, pois a Árvore da Vida será para cura das nações: tira ela pra ver se morre ou não!!!!??? Só Deus tem a imortalidade.

Um abraço, Seu irmão, Nilson Batista.


Eram ou não imortais? As pessoa dizem cada uma que deixa qualquer néscio tonto. -- Godserf


Nota do Editor: Logo estaremos expondo aqui nossa opinião sobre o tema, fundamentada na Bíblia.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com