Jovem Adventista Teme que Geração de Seu Pai Pereça Antes do Retorno de Cristo

"Ora irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem, como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual, e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo." (I Cor 10:1-4)

Ao ser levantado de madrugada para o estudo da Bíblia Sagrada, sinto- me muitas vezes dirigido a textos das Sagradas Escrituras que me fazem meditar no Israel moderno e em sua caminhada para a Jerusalém Celestial. Ao comparar passagem com passagem, texto com texto, a luz celestial trazida pelo Espírito leva a mente a uma reflexão dos grandes temas espirituais para os nossos dias. Depois, costumo partilhar esses pensamentos em momentos de diálogo com meus pais durante o culto matutino.

Numa dessas muitas conversas sobre a "dispensação da plenitude dos tempos" (Efésios 1:10), para ver sua reação e provocar um debate sadio, disse a meu pai que sua "geração" não estaria viva para ver Cristo voltar. E ele com olhar apreensivo, semblante meditativo, disse: "Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou para sua exclusiva autoridade" (At 1:7), insinuando com um sorriso que quem era eu para afirmar aquilo.

Curioso por saber o porque da minha afirmativa, meu pai perguntou em que eu estava me baseando para dizer aquilo. Foi quando li I Coríntios 10:1-4 (citado no início desse texto) para ele. Esse texto me impressiona. Sim, a Palavra de Deus é "viva" (Heb 4:12) e penetra no mais intimo do ser humano a ponto de discernir desejos e propósitos.

Deus cuidou do povo de Israel com um carinho todo especial.

"Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei a meu filho" disse o Senhor em Oséias 11:1.

"Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão". Êxodo 20:2.

"Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti." Isaías 49:15.

Vez após outra o Senhor reafirmou seu amor para com Israel. Enviou Moisés como profeta e libertador, enquanto as pragas puniam os egípcios nas famílias israelitas o "Anjo do Senhor" se acampava ao redor dos que o temiam e os livrava. Salmo 34:7.

Assim foi entre as pragas, assim foi no mar. E providenciou sombra para os peregrinos através de uma nuvem que os protegia do sol forte do deserto fazendo da caminhada um passeio. À noite, a nuvem ficava brilhante e quentinha, iluminando o caminho e os esquentando do frio do deserto.

Quando sentiram fome, Cristo o Pão da vida providenciou o maná (João 6:31-35). E quando sede, Cristo a água viva os saciou (João 4:10 e 11; 7:38) jorrando da pedra. Que maravilha! Sim, "todos eles comeram de um só manjar espiritual, e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo." (I Coríntios 10:3 e 4)

MAS...

"DEUS NÃO SE AGRADOU DA MAIORIA DELES, RAZÃO, PORQUE FICARAM PROSTRADOS NO DESERTO." (I Cor 10:5)

É, meus caros irmãos, "Deus não se agradou deles" e, por isso, morreram no deserto. Observe as palavra que o Senhor mesmo falou: "Certamente nenhum dos homens desta maligna geração verá a boa terra que jurei dar a vossos pais." Deuteronômio 1:35.

Se, de fato, "tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito" (Romanos 15:4 e I Coríntios 10:6), a repreensão de Deus para Israel, não permitindo que o povo rebelde entrasse na terra prometida mas morresse no deserto, deve ser uma lição objetiva para o Israel espiritual. Já poderíamos ter entrado na Jerusalém Celestial, sim, já poderíamos estar desfrutando de uma vida de glória, imortal se não fossemos incrédulos! Mas continuamos aqui e, se não houver um reavivamento e uma reforma, se não houver abandono do pecado, também não haverá para nós descanso, porque escrito está: "Não entrará nela coisa alguma impura" nem quem pratique o pecado (Apocalipse 21:27).

Nossos administradores, pastores e membros, "comeram do mesmo alimento espiritual", "beberam todos da mesma bebida espiritual" e "provaram do manjar espiritual" (I Cor 10:1-4) que é Cristo, mas Deus não se agradou deles, razão por que muitos ficarão prostrados neste mundo horrível.

Assim, quando vejo a falta de profissionalismo de muitos obreiros e administradores, a conivência com os pecados do povo pelos pastores, e a perda do senso de missão pelos membros, chego a pensar que a geração de meu pai perecerá no deserto.

Seja sincero consigo mesmo, amigo. Nunca se perguntou porque a mensagem Adventista, aquela que chegaria a toda nação, tribo, língua e povo (Apocalipse 14:6) não tem sido pregada com empolgação nos meios de comunicação que temos a disposição. Até quando veremos "bispos", que não têm toda a luz que temos, fazerem sucesso ensinando mentiras na televisão?

Não tem você o real desejo de se encontrar com Cristo?

Possuímos publicadoras, hospitais, colégios, igrejas e outras instituições que são bênçãos materiais concedidas por Cristo, mas, será que os recursos são utilizados como deveriam? E a pregação do evangelho a todo mundo? Quando se  dará a busca pelo poder que nos capacitará a dar a última mensagem? (Lucas 11:13.) Não estaria na hora de cessarem as disputas pelo poder entre os homens e buscarmos o Poder que vem do alto?

Quais foram os pecados que não permitiram que o povo entrasse no descanso, na terra que manava leite e mel? Leia I Coríntios 10:1-14 e tire suas próprias conclusões.

Hebreus 3:19 – "Não puderam entrar por causa da incredulidade". Chame alguém para orar por um milagre e você descobrirá algo sobre a incredulidade.

I Coríntios 10:6 – Não cobiceis as coisas do mundo. Mesmo que sejam casa, carros, mulheres bonitas, curso nas melhores universidades, dinheiro ou qualquer outra coisa.

I Coríntios 10:7 – "Não sejais idólatras" que aplicando para nós poderia ser a idolatria ou amor as coisas do mundo. (I João 2:15–17)

I Coríntios 10:7 – "o povo assentou-se a comer e a beber". E a reforma pró– saúde? Abandono do café, carne, coca-cola, bolos, sorvetes, queijos, entre outros...

I Coríntios 10:8 – "Nem nos prostituamos, como alguns deles fizeram". A sensualidade (roupas indecentes também), a fornicação, o adultério. O que você acha? Já pensou nisto.

I Coríntios 10:10 – "Não murmureis". Tem gente que vive reclamando, que pena.

Não pensa que, por pensar que és rico e abastado e de nada tens falta, estás na igreja verdadeira e serás salvo. Porque está escrito: "Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo." Romanos 9:27. Pense nisso, caro amigo.

De seu irmão em Cristo, Mister97@hotmail.com.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com