Ellen G. White ou Dirk Anderson: Em Quem Devemos Acreditar?

"Amados, não creias a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." 1 João 4:1.

Muitos adventistas ao redor do mundo sempre contestaram os escritos de Ellen White, mas provavelmente nunca foram tão longe quanto os que estão questionando algumas frases de seus escritos que aparentemente deixam qualquer um sem resposta. Algumas dessas frases jamais foram trazidas a público nas últimas décadas  por seus depositários e, portanto, a grande maioria dos adventistas jamais ouviu falar delas. Estas frases merecem toda a atenção de qualquer adventista honesto e responsável. Aliás, é nosso dever avaliá-las pois Jesus nos instruiu, dizendo: "Provai se os espíritos são de Deus...". 

Esconder dos membros algo que possa trazer contestação, crítica e desconfiança por parte dos membros é infelizmente prática freqüente de nossos líderes por muitos anos. Tal atitude por vezes pode revelar uma certa fragilidade e receio dos responsáveis de não conseguirem convencer os membros do contrário. Neste caso em concreto, por nunca ter se havido uma explicação satisfatória, o assunto tem sido exposto por canais, que apesar de terem todo o direito de se pronunciar, deixam muitos membros perplexos, pois estes põem em cheque o nome da Igreja e acima de tudo a credibilidade de seu mais importante patrimônio, os escritos de Ellen White.

"Declarações Chocantes"?

Em seu website, Dirk Anderson mostra grande decepção e descrédito, além de dizer que Ellen White não é uma profetiza de fato e que, por isso, várias doutrinas de nossa igreja são automaticamente postas por terra, bem como sua posição profética perante os acontecimentos no mundo. Dirk Anderson afirma que estas frases, por serem tão "chocantes e horríveis", foram removidas das novas edições de maneira que os membros não se escandalizassem e que, hoje, através de sua pesquisa, é possível saber que tudo é uma farsa, pois pelo que ele concluiu, ninguém conseguiu provar o contrário, ou trazer argumentos convincentes.

As frases

1 - "Eu vejo sete luas." Descrição de Saturno. "Eu vejo quatro luas." Descrição de Júpiter.  Ellen G. White: The Early Years, Volume 1- 1827-1862, p.113.

Dirk Anderson relata que a ciência tem provado que em Saturno há pelo menos 11 luas, em Júpiter há pelo menos 12 luas. E que as investigações provam que em Júpiter não tem qualquer forma de vida.
2 - "Os habitantes são altos, pessoas majestosas, tão diferente dos habitantes da terra. O pecado nunca entrou aqui." Descrição de Júpiter. Carta a Senhora Truesdail, 27 Janeiro 1891. 

3 - "Se houve um pecado atrás do outro do qual chamou a destruição da raça humana pelo dilúvio, foi basicamente o crime da amalgamação do homem com bestas que deformou a imagem de Deus, e causou confusão em todos lugares." Spiritual Gifts, Vol. 3, p.64. 

"Todas as espécies de animais que Deus criou foram preservados dentro da arca. As espécies confusas que Deus não criou, que foram resultado da amalgamação, foram destruídos pelo dilúvio. Desde o dilúvio tem havido amalgamação do homem e de bestas, como podem ser vistas em quase todas espécies infinitas de animais, e em certas raças de homens." Spiritual Gifts, Vol. 3, p. 75. 

Dirk Anderson conclui que esta declaração não passa de um "antigo mito" porque a "ciência atual tem provado ser isto impossível" e "é por isso que esta declaração "inspirada" foi apagada das últimas edições do mesmo livro..."
4 - Selecionamos também esta conjectura de Dirk Anderson sobre a crença  dos Adventistas do Sétimo Dias sobre a Lei Dominical. "Está você começando a sentir quão absurdo, impossível, ilógico e ridículo é este cenário da Lei Dominical?..." Artigo National Sunday Law - Fact or Fiction? Dirk Anderson web site.  Dirk Anderson conclui nesse mesmo artigo que a única finalidade da doutrina adventista em relação a Lei Dominical é de trazer o medo e falta de sentido espiritual a vida ao crente adventista.

De Satanás ou de Deus? 

Para fazermos uma análise deste assunto temos que primeiramente e inevitavelmente ponderar se Ellen White foi "concebida" para se tornar uma arma estratégica nas mãos de Satanás, para fazer cumprir seus estratagemas  ou se é de facto uma mensageira de Deus que através de seus escritos pretende  alertar o Seu  povo nestes últimos dias. Os depositários dos escritos de E. White (White Estate) nos Estados Unidos, atestam que ela deixou cerca de cem mil páginas, livros, cartas e artigos em sua maioria escritos a mão. A maioria dos seus escritos foram sobre saúde, além de assuntos sobre teologia, história, meio ambiente, administração, economia, educação, psicologia e evangelismo, em todos estes temas ela mostrou-se estar familiarizada e segura e milhares de pessoas procuravam-na para ouvi-la. Quando ela faleceu em 1915, deixou em sua estante cerca de mil livros, o que para a época podia ser considerado uma biblioteca...

Qualquer pessoa que tenha lido pelo menos 1500 páginas de seus escritos deve seriamente ponderar e perguntar se, de fato, há algum outro escritor nesta terra que tenha feito uma descrição mais apurada das ciladas de Satanás que E. White. Se existe algum escritor religioso que tenha ido tão longe quanto ela ao comentar todas as armadilhas que o espiritismo oferece? Ou, se já ouviu falar de algum escritor que tenha exaltado tanto a Bíblia e sua supremacredibilidade como fez  E. White.  Há algum escritor que tenha descrito as cenas dos sofrimentos de Cristo, desde Seu nascimento, vida, Getsêmani, julgamento e, por fim, o calvário como Ellen White?

Comunhão e santificação com Deus, esses eram um dos  temas prediletos de Ellen G. White ao aconselhar todo crente. A importância que ela dava a estas duas palavras só podem ser avaliadas por aqueles que leram e sentiram a eficácia ao se debruçarem perante o Altíssimo. Pergunto, qual é o beneficio que Satanás possa ter adquirido ao aconselhar-nos para nos achegarmos a Deus da maneira que fez Ellen White?  A descrição da volta de Cristo é provavelmente a que mais atrai todo verdadeiro cristão. Deixou ela de insistir nisto ou colocou em dúvida o triunfante cumprimento desta profecia? Não revelou ela em pormenores a recompensa daquele que se entregar totalmente a Cristo e vencer? Não procurou ela exaltar a Cristo, em tudo que ela escreveu, a ponto de não se considerar sequer uma profetiza, mas uma simples mensageira?

Temos que naturalmente admitir que em primeira análise, jamais poderiam partir do inimigo Satanás semelhantes escritos por simplesmente não o ajudarem em sua estratégia de engano. Tais escritos revelam a toda a alma como vencer o pecado e desviar-se do mal. Tais ensinos contrariam  as teorias e distorções do Diabo, indo contra todos seus estratagemas para enredar os seguidores de Cristo. Afinal, que proveito teria Satanás em promover a santificação aos pecadores? Que respondam Dirk Anderson e seus seguidores!

Conclusões de tais perguntas devem estabelecer a base de qualquer análise para chegarmos a uma conclusão sobre esses questionamentos que Dirk Anderson trouxe a público contra Ellen G. White. Deus é o único, dentro desse contexto, que pode ter sido "beneficiado" pelos escritos da Sra White, pois os escritos dela apontam Cristo de forma clara, humilde e correta, dando a qualquer pessoa a oportunidade de escolher o caminho da salvação, o caminho a Cristo ou o da perdição, Satanás. Nesta primeira análise podemos nos assegurar que Ellen White cumpre em seus escritos os padrões literários e espirituais de que um ser divino como Deus exigiria e exporia a humanidade.

A Ciência

A permanente tragédia de Dirk Anderson é facilmente descoberta quando ele insiste em usar a suposta precisão da ciência para justificar seus argumentos. Por exemplo, nas visões dos planetas ela diz, "Eu vejo sete luas" (Saturno). Nestas poucas palavras podemos entender claramente que não se pretende uma pormenorizada descrição da quantidade exata de luas desse gigantesco espaço geográfico. Ela simplesmente está se pronunciando quanto ao que ela vê naquele momento que lhe foi dado a visão. Naquele preciso momento foi lhe permitido ver apenas sete luas, e então ela diz: "Eu vejo sete luas." Se fosse uma descrição pormenorizada do planeta certamente ela teria afirmado categoricamente que em Saturno existe apenas sete luas. Infelizmente, Dirk Anderson só tem encontrado soluções na ciência e neste caso por ele concluir que a ciência diz ter no mínimo11 luas em Júpiter, então a única conclusão plausível é de que E. White é que esteve equivocada e não poderia ser um profeta verdadeiro.

Na descrição de E. White quanto aos habitantes de Júpiter, Dirk Anderson continua afirmando no mesmo contexto que tal descrição é impossível pois a ciência provou não haver qualquer possibilidade de vida naquele planeta. A ingenuidade desta afirmação força-nos a constatar que Dirk Anderson confia na precisão da ciência e que seu ponto de partida para discernir os factos baseia-se em primeira estância na descoberta e investigação humana.  A ciência que nega a criação do mundo e que coloca o acaso como o responsável de todos os sistemas e vidas é o autor escolhido dos "sábios" de nossa época como Dirk Anderson, para desvendar os mistérios e fenômenos existentes. Perguntamos, pode o nada criar? Pode toda a complexidade do universo ser o fruto do acaso do tempo e por conseguinte da evolução? Por não se encontrar as provas que a ciência deseja ter, rejeita-se a sabedoria de Deus e põe-se os cristãos como os ignorantes do mundo.

Esse paradoxo fica evidente quando a ciência "constrói fatos" baseados em teorias. O Big Bang por exemplo não passa de uma teoria, aliás todas as teorias cientificas estão dependentes de novas evidências. Tão logo haja novos fósseis tão depressa é se substituída esta teoria por uma nova teoria. Ou seja, a ciência está limitada aos achados de que dispõe. E esse é o padrão interpretativo que ela sempre usa. Toda teoria está na dependência  do que ela tem em mãos. Mesmo assim, por vezes a ciência é fraca e medíocre. Como exemplo, veja as magníficas pirâmides do Egito. Pergunto, pode o homem com sua tecnologia atual construir uma Pirâmide? A resposta da ciência é não! Portanto, as teses que passam a teoria e depois a hipóteses e a seguir a probabilidades e depois a possibilidades e de possibilidades a realidades, revelam que a ciência no fundo depende muito mais da imaginação para chamar a atenção do mundo do que de provas reais que o universo deixou. 

Amalgamação

Veja mais uma vez à exemplo do que E. White disse acerca da amalgamação, ela afirma que nos tempos primórdios os homens caídos conseguiram geneticamente "formar" novas espécies ou seja trouxeram criaturas a existência a partir de experiências genéticas entre o homem e o animal.

Mais uma vez Dirk Anderson  afirma que é provado pela ciência que tal experiência é impossível. De fato, até o desenvolvimento da biogenética, a ciência afirmava que era impossível tal junção, mas o que sabe ela dos seres que viveram naquela época? Tem a ciência provas das propriedades e conhecimento do que os seres humanos tinham a seis mil anos atrás? Sabe ela que mudanças ocorreram no corpo humano? Ora, o que sabe a ciência sobre os habitantes daquela época? Só porque eles, talvez, não tivessem microondas e carros, eram primitivos e atrasados? Se eram totalmente ignorantes então como é que construíram pirâmides? Como é que podiam fazer mapas sem a fotogrametria, saber as posições astronômicas para suas construções, plantações e  conservações de corpos, bem como inúmeros mistérios do qual a ciência assume não ter uma explicação? E a Ilha de Páscoa? Pode alguém neste mundo explicar o que se passa ali? Qual o processo usado para moldar aquelas maciças rochas? E o Triângulo das Bermudas? Há algum cientista capaz de dizer onde estão os aviões e navios que passaram por ali?

A poucos anos foram encontradas tribos no Estado do Amazonas, tribos que jamais tiveram contato com a civilização, simplesmente ninguém sabia que existiam. E quanto às doenças do homem? Já encontrou a ciência algo que anule o germe do câncer e da aids? Não pode ela que colocou o homem na Lua matar um "germe" que nem quase vê?

Essa ciência que não resolve nem os problemas mais simples e necessários da humanidade hoje e que ainda desbrava seu planeta em busca de novos achados poderá saber se há 6 mil anos atrás os antediluvianos tinham laboratórios? Ou o quanto eles sabiam? Certamente que não! A verdade é que por não terem a fórmula e o conhecimento que os primitivos tinham, dizem os "sábios" de nosso tempo que seria impossível ao ser humano realizar tais descobertas ou que só no  futuro poderemos saber, concluindo que se hoje não se sabe então no passado menos ainda sabiam.

Ora, nesse caso, com tantas limitações que a ciência revela ter sobre o próprio planeta que habita por 6 mil anos, como  podemos ter certeza sobre todas as informações acerca de Júpiter? Aliás, este planeta gigantesco é  maior que a terra 318 vezes, e é mesmo maior que todos os planetas do sistema solar juntos. As fotos tiradas de Júpiter pela sonda American Pioneer 10 Spacecraft foram de 930,000 mil quilômetros de distância, sendo assim, como podemos saber com segurança a forma que estes habitantes vivem, onde estão, ou como Deus de fato ocultou-os dos olhos humanos? Pergunto a ciência: "Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência." Jó 38:4.

Como podemos com precisão assegurar-nos acerca dos que viveram centenas ou milhares de anos atrás ou dos mistérios do universo, se não somos capazes de saber com precisão acerca de nós próprios hoje e do planeta que vivemos? Ora, não foi a raça humana denegrida e enfraquecida pelo pecado desde a criação,limitando-se física e moralmente? Não somos consideravelmente diferentes dos que estiveram com Adão? Se diminuímos de tamanho, com certeza perdemos outras propriedades que podem interferir diretamente na genética humana, não é isso razoável?

Será que E. White nos traz a resposta sobre o mistério dos Dinossauros? Se apenas o que Deus criou é que foi permitido entrar na arca, como ela diz, pode-se concluir que os dinossauros não foram feitos por Deus? Esses animais gigantescos, alguns com mais de 30 toneladas ou mesmo os menores, mostravam ser mais uma ameaça aos outros seres do que simples espécies viventes. Os cientistas por não acreditarem no Dilúvio, afirmam que a era glacial extinguiu os Dinossauros e que isto ocorreu há muitos milhões de anos atrás... Enfim, podemos navegar num mar de hipóteses e perguntas e chegarmos as mais interessantes e aliciantes conclusões. Mas é muito mais sensato deixarmos que as teorias e hipóteses continuem a ser apenas teorias e hipóteses e não pormos em dúvida o que não nos foi revelado em sua totalidade, até que um dia todas estas questões possam ser respondidas por Aquele que criou tudo pelo sopro de sua boca. "Porque por Ele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na Terra, visíveis e invisíveis..." Col. 1:16.  (Ênfase nossa)

Conclusão

Ellen White passou a vida escrevendo, muitas das vezes, longas cartas a pessoas que não acreditavam nela. É muito fácil hoje, por ela estar morta, levantarmos dúvidas e tomarmos vantagem de alguém que simplesmente não está aqui. De fato, seus escritos contribuem, enriquecem e confirmam a luz maior a Bíblia. Hoje mais do que nunca, é tempo de decidirmos de que lado vamos estar, temos que responder para nós próprios se Ellen G. White não passa de um engano ou se ela cumpre o plano divino. Este segundo posicionamento leva a condená- la e o outro a defendê-la.

Quanto ao que Dirk Anderson afirma acerca da futura lei dominical deixamos que o estimado leitor tome suas próprias conclusões.

"Provai..."

"Por isso, é natural que os cristãos se esforcem para que, também nas circunstâncias especificas do nosso tempo, a legislação civil tenha em conta o seu dever de santificar o domingo." (Carta Apostólica Dies Domini, pág.21 ou referência 67,68, por Papa João Paulo II, 31 de Maio de 1998. Grifos nossos) "A Lei Dominical é absurda, impossivel, ilógica e ridícula..."  Opinião de Dirk Anderson sobre as afirmações de Ellen White, de que uma Lei Dominical seria imposta pelo estado a pedido do Papa, no artigo: National Sunday Law: Fact or Fiction? Dirk Anderson Web Site)
"Leis impondo a observância do Domingo como o Sábado ocasionarão uma apostasia nacional dos princípios do republicanismo em que se baseia o governo. A religião do papado será aceita pelos governantes, e será invalidada a lei de Deus." 7 MR, 192 (1902) Ellen White.
"...Observância do Domingo será imposta por lei."  Evangelismo, pág. 233. Ellen White. 

"Uma coisa é certa: Os adventistas do sétimo dia que se colocam sob o estandarte de Satanás abandonarão primeiro sua fé nas advertências e repreensões contidas nos Testemunhos do Espírito de Deus", escreveu  Ellen White, em 3 ME, 84 (1903).

"Foi me mostrado..."

Ellen White  Medicina
1869: Eletricidade no Cérebro. "Seja qual for o distúrbio na circulação das correntes elétricas no sistema nervoso, causará a diminuição da força do poder vital, e o resultado é a morte das sensibilidades da mente." 1934: "As cargas elétricas são vitais para o funcionamento do cérebro." Dr. Charles Mayo de Mayo Clinic.
1905: Câncer. "As pessoas estão continuamente comendo carne que está cheia de tuberculose e germes cancerígenos. Tuberculose, câncer e outras doenças fatais serão por fim comunicadas." 1956: Muitos, se não todos os tumores malignos podem ser causados pelos víruses ("midget germs" -  "germe pigmeu"). Deste modo, um grande número de tumores malignos de diferente morfologia e em diferentes espécies de animais poderiam ser transmitidos de um hospedeiro para outro por extratos filtrados." Ludwick Gross, M.D. Journal da Associação Médica americana.
1905: Café & Chá. "Chá e café não nutre o sistema. O efeito deles é produzido antes de que se tenha tempo para a digestão e assimilação, e o que parece dar força é somente uma excitação. Quando a influência do estimulante se vai, a força artificial se abate, e o resultado é um grau correspondente de debilidade e fraqueza." 1967: "Cafeína é dito ser consumido entre os trabalhadores intelectuais, atrizes, garçonetes, empregados noturnos e  em longas distancias pelos motoristas de automóveis. Doenças se não inexplicáveis podem ser causadas pela excessiva ingestão de xanthine alkaloids, incluindo café, chá, chocolate e algumas bebidas alcoólicas populares." H.ª Riemann, Jornal da associação Médica Americana.
1864: Cigarro. "O cigarro é um veneno dos mais enganosos e malignos, dando uma excitação e então uma influência paralizante sobre os nervos do corpo. É dos mais perigosos porque seu efeito sobre o sistema é vagaroso, e no princípio difícil de perceber. Multidões tem sido vítimas da sua influência venenosa. Eles tem matado a si próprios por este veneno lento." 1964: "Alerta: Fumar causa câncer pulmonar, doença do coração, enfisema e pode complicar a gravidez."  Surgeon General's Report.
1869: Doenças do coração. "A alimentação cárnea tem tornado o sangue e a carne de baixa qualidade. Seu sistema está num estado de inflamação, preparado para adquirir uma doença. Você está em posição favorável de ser atacada pela doença e morte súbita porque você não possui a força para fazer frente e resistir a doença. Virá um tempo quando a força vital e a saúde que você tem lisonjeado, provará ser fraca. (Medical Science and the Spirit of Profecy)  1961: "Uma dieta vegetariana pode prevenir 90% de nossas doenças de  trombosi-embólica (coágulo nas veias e artérias) e 90% de nossas oclusões coronárias." Estas duas condições são responsáveis por mais mortes do que todas as outras causas juntas na América do Norte. Dr. W. A. Thomas, M.D., artigo no Jornal da Associação Médica Americana.

A Constituição Americana e a Lei Dominical

Líderes Protestantes

Ellen White

"O muro de separação entre a Igreja e o Estado é uma metáfora baseada numa má história, uma metáfora que tem provado ser inútil como guia de julgamento. Isto deveria ser francamente e explicitamente abandonada." - William Rehnquist, Chefe de Justiça. "Nosso país repudiará todo o princípio de sua Constituição como um governo Republicano e Protestante..."
"A Constituição dos Estados Unidos é um maravilhoso documento para seu próprio governo e pelo povo Cristão... Nós temos já suficientes votos para dirigir esta nação, e quando o povo disser, 'Basta,' nós então tomaremos o poder." - Pat Robertson.

"As igrejas que lideram nos Estados Unidos, unindo-se sobre os pontos de doutrinas que são lhes comum, influenciarão o estado para impor seus decretos e sustentar suas instituições."

"A única esperança para o reavivamento na América é uma reforma legislativa." Tim Lahaye. "Aqueles que estão fazendo um esforço para mudar a Constituição e assegurar a lei que impõe a observância do Domingo, pouco percebem qual será o resultado. Uma crise está justamente sobre nós."
"Vitória não é uma questão de se, mas de quando." Jerry Falwell. "A Observância do Domingo será imposta pela força."
(Todas estas citações foram tiradas de um panfleto que foi inserido junto com a revista Times americana por volta do inicio dos anos 90 onde um irmão adventista gastou milhares de dólares para com isto promover o livro O Grande Conflito e Medical Science and the Spirit of Prophecy. Para isto houve uma rigorosa avaliação dos editores dessa revista. Esses homens que se pronunciaram sobre a mudança da Constituição Americana, são dos mais influentes entre todos os políticos e religiosos americanos) (Você poderá encontrar estas e outras referências no livro O Grande Conflito, este livro começou a ser escrito há mais de 100 anos atrás)
"As mudanças são tão rápidas que surpreenderam até mesmo os oficiais do Vaticano que as ajudaram a concretizar." New York Times, 1º de Outubro de 1989. "Os eventos (ou movimentos original) finais serão rápidos" Ellen White 1909.

Jaime D. Bezerra, do www.adventista-aconselho.com

Leia mais sobre o Espírito de Profecia.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com