Reunião da Associação Geral Custará Mais que Caravela dos 500 Anos

Todo mundo achou um absurdo quando o governo brasileiro anunciou que foram gastos 4,5 milhões de reais na construção da réplica de caravela, mas o que diriam os irmãozinhos da igreja se soubessem todos que serão gastos cinco milhões e meio de dólares na realização da reunião da Associação Geral? Tudo bem que é preciso escolher novos líderes, reexaminar o Manual e avaliar o cumprimento da missão evangelística da Igreja, mas, quase onze milhões de reais gastos em uma reunião, não lhe parecem muito?

É isso mesmo: A Associação Geral anunciou que gastará aproximadamente cinco milhões e meio de dólares de seu orçamento para cobrir os custos da Sessão 2000 a ser realizada no final deste mês em Toronto, no Canadá. E o noticiário oficial ainda afirma que parece uma grande quantia de dinheiro mas equivale a apenas dez centavos de dólar recolhidos uma vez por ano de cada membro da igreja nos últimos cinco anos. 

Para pagar todos os gastos da reunião mundial, bastaria que cada adventista doasse apenas cinqüenta centavos de dólar e pronto. Afinal de contas, já somamos onze milhões de membros. (O curioso é que se fala na cobrança de 130 dólares pelo ingresso às reuniões de cada um dos 65 mil delegados e visitantes previstos!)

  • Novecentos mil dólares serão gastos com a limpeza, segurança e trabalho dos guias turísticos contratados. (Provavelmente não-adventistas que estarão sendo pagos para trabalhar inclusive no sábado.)
  • Quinhentos e dez mil dólares pagarão a despesa de viagens e acomodações dos delegados sob a responsabilidade da Associação Geral.
  • Quatrocentos e setenta mil dólares com o aluguel de equipamentos, mobiliário e design e construção do palco e cenário.
  • Um milhão de dólares com equipamentos e pessoal para a captação de imagens para o telão, sistema de áudio e iluminação do Sky Dome.
  • Um milhão e quarenta mil dólares para a produção e transmissão do evento via satélite para todo o mundo.
  • Duzentos e oitenta mil dólares com o eequipamento de som e telão para as reuniões de mulheres, jovens e crianças a realizar-se em abientes separados.
  • Duzentos e cinqüenta mil dólares para as despesas do pessoal de apoio e serviços gerais.
  • Duzentos e trinta e cinco mil dólares, gastos na produção de boletins e outros iumpressos a serem distribuídos.
  • Oitenta e cinco mil dólares para o pagamento da equipe de tradução simultânea em doze línguas. (No Pentecostes, quanto foi gasto mesmo pelos apóstolos?)
  • Cento e quarenta mil dólares para a impressão de um número especial da Adventist Review.
  • Além desses gastos, há custos adicionais das Divisões, com seus delegados e a preparação dos relatórios a serem exibidos!

O pior de tudo é que, do ponto de vista humano, essa nova reunião da Associação Geral pode não levar a igreja a lugar nenhum como aconteceu com a caravela dos 500 anos. Isso se não formos levados para mais longe de Deus, aprovando alterações de comportamento e doutrina não autorizadas por Ele.

Fonte: Session 2000 News Bulletin, April/May 2000 Issue

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com