O Que a Sra. White Diria Sobre Apocalipse 17, Poá e Outros Assuntos Como a Justificação pela Fé

Uma entrevista imaginária com Ellen G. White sobre os acontecimentos atuais.

1 – Irmã White, acreditamos que a senhora foi chamada por Deus para um ministério especial. No entanto, alguns de nós, os que a aceitam, por vezes, temos quase que a idolatrado, enquanto outros pervertem seus escritos para se acomodar aos erros próprios. Como definiria a posição de equilíbrio a respeito de seu chamado?  

R: Estou instruída de que sou a Mensageira do Senhor; de que Ele me chamou em minha mocidade para ser Sua mensageira, para receber-lhe a Palavra, e dar clara e decidida mensagem em nome do Senhor Jesus. Ao ser-me esta obra dada no princípio, roguei ao Senhor que pusesse a responsabilidade sobre outra pessoa. A obra era tão grande, vasta e profunda que eu temia não poder realizar. Mas por Seu Santo Espírito o Senhor tem-me habilitado a efetuar a obra que me deu a fazer. (ME I – 32,33)

Esta é minha obra – revelar para outras pessoas as Escrituras, assim como Deus a mim mas revelou. (Testimonies 8 – 236)

2 – Acreditamos que tudo o que lhe foi revelado não pode ser contestado, mas também acreditamos que a senhora não teve toda a luz que Deus tem para o seu povo. Perguntamos, por que muitos não aceitam nada que não tenha o seu endosso. Esta forma de proceder está correta?

R. Foram feitas algumas perguntas nesta ocasião. “Irmã White, a senhora pensa que o Senhor tem alguma luz nova e mais intensa para nós como um povo?” Respondi: “ COM TODA A CERTEZA. Não somente penso assim, mas posso falar com conhecimento de causa. Sei que há preciosa verdade a ser desdobrada para nós, se somos o povo que deve permanecer em pé no dia da preparação de Deus. (ME III – 174)

Os PRÓPRIOS MESTRES do povo não se tornaram familiarizados, por viva experiência, com a Fonte de sua confiança e de sua força. E quando o Senhor suscita homens e os envia com a exata mensagem para este tempo, a fim de que seja transmitida ao povo – uma mensagem que não é uma nova verdade, mas exatamente a mesma que Paulo ensinou, que o próprio Cristo ensinou – ela é para eles uma doutrina extranha. Começam a advertir as pessoas...dizendo: “ Não sejais muito apressadas. Convém esperar e não envolver-vos nesta questão até que estejais melhor informados a este respeito. E os PASTORES pregam as mesmas teorias insípidas, quando o povo necessita de novo maná.

Os homens que têm tido um espírito farisaico pensam que se eles se apegarem às agradáveis teorias antigas e não tomarem parte na mensagem enviada por Deus a Seu povo, estarão em boa e segura posição. Assim pensavam os fariseus de tempos antigos, e seu exemplo devia ser uma advertência para que os PASTORES se afastem deste terreno de enfatuação pessoal. (ME III – 186).

3 – Mas devemos confiar nos pastores ou dirigentes quanto a verificarem se há luz ou não naquilo que os irmãos estão apresentando, e que parece nova luz?

R. Ninguém deve pretender ter toda a luz que há para os filhos de Deus. O Senhor não tolerará isso. Ele disse: “ Eis que diante de tí pus uma porta aberta e ninguém a pode fechar.” Mesmo que TODOS OS NOSSOS DIRIGENTES recusem a luz e a verdade, essa porta ainda continuará aberta. O Senhor suscitará HOMENS QUE DARÃO AO POVO a mensagem para este tempo.

Os que não tem o hábito de examinar a Bíblia por sí mesmos ou de pesar as evidências, CONFIAM NOS DIRIGENTES, e aceitam as decisões que estes fazem, E ASSIM REJEITARÃO muitos as próprias mensagens que Deus envia a Seu povo, se esses irmãos dirigentes não as aceitarem. (TM – 107)

Os judeus pereceram, como uma nação, porque foram afastados da verdade bíblica pelos seus GOVERNANTES, SACERDOTES E ANCIÃOS. Tivessem dado ouvidos às lições de Jesus, e examinado as Escrituras por si mesmos, e não teriam perecido. (TM – 109)

A presente geração tem confiado seu corpo aos médicos e sua alma aos ministros. (CS – 36)  

4 - Que devemos fazer então? Apresentamos esta luz à igreja mesmo quando eles rejeitam e nos proíbem?

Se julgo ter luz, cumprirei meu dever apresentando-a. Suponde que eu consultasse os outros quanto à mensagem que o Senhor quer que dê ao povo; poderia a porta fechar-se de modo que a luz não pudesse alcançar aqueles para quem Deus a enviou.

Não devemos pensar, como os judeus, que nossas próprias idéias e opiniões são infalíveis, nem como os católicos, que certos indivíduos são os únicos guardiões da verdade e do conhecimento, que os homens não tem o direito de examinar as Escrituras por si mesmos, mas devem aceitar as explanações dadas pelos Pais da igreja. (TM – 104)

5 – Mas existem estudos que vários leigos estão fazendo e que muitos dirigentes e pastores estão desencorajando, inclusive acusando-nos de separatistas. Não são perigosos estes estudos?

Temem alguns que se reconhecerem estar em erro, ainda que seja num simples ponto, outros espíritos serão levados a duvidar de toda a teoria da verdade. Têm, portanto, achado que não se deve permitir a investigação; que ela tenderia para a dissenssão e a desunião. Mas se tal é o resultado da investigação, quanto mais depressa vier, melhor. (TM –105)

Se as colunas de nossa fé não suportarem a prova da investigação, já é tempo de o sabermos. Entre nós não deve ser alimentado o espírito de farisaísmo. (TM 107)

Devemos acautelar-nos para não condescender com o espírito que dominava os judeus. Não queriam aprender de Cristo, porque Sua explicação das Escrituras não estava de acordo com as idéias deles; portanto tornaram-se espias nas Suas pegadas, “ armando-lhes ciladas, a fim de apanharem da Sua boca alguma coisa para O acusarem. Não tragamos sobre nós mesmos a temível denúncia das palavras do Salvador: “ Ai de vós, DOUTORES DA LEI,  que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes e impedistes aos que entravam. (TM – 109)

6 - Entre estes estudos que causam “problema,” encontram-se Daniel 12 e Apocalipse 17, sobre se estão no futuro, e se repete-se seu cumprimento ou não. Poderia nos dizer algo a respeito?  

A luz que Daniel recebeu de Deus foi dada ESPECIALMENTE PARA ESTES ÚLTIMOS DIAS. As visões que ele viu às margens do Ulai e do Hidequel, os grandes rios do Sinear, estão AGORA EM PROCESSO DE CUMPRIMENTO, e logo OCORRERÃO todos os acontecimentos preditos. (TM – 112)

E desde o tempo em que o contínuo sacrifício for tirado e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias. Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias. Tu, porém, vai até o fim; porque repousarás e estarás na tua sorte, no fim dos dias. Foi o Leão da tribo de Judá que abriu o livro, e deu a João a revelação DO QUE DEVE ACONTECER nestes últimos dias. (TM - 115)

Muitas das profecias estão prestes a se cumprir em rápida sucessão. Cada elemento de energia está prestes a ser posto em ação. REPETIR-SE-Á A HISTÓRIA PASSADA. ...Estudai o Apocalipse em ligação com Daniel; POIS A HISTÓRIA SE REPETIRÁ. (TM – 116)  

 7- Irmã White, a voz da Associação Geral é ou não a voz de Deus?  

Faz alguns anos que EU CONSIDERAVA a Associação Geral como a voz de Deus.

Isso, desses homens se encontrarem num lugar sagrado, para serem como a voz de Deus para o povo, conforme antes acreditávamos ser a Associação Geral – É ALGO QUE JÁ PASSOU. (EF – 45)

A voz de Battle Creek, que tem sido considerada como autoridade para determinar de que maneira deve ser efetuada a obra, NÃO É MAIS A VOZ DE DEUS. (Idem)

7.1 - Como está a Associação Geral?  

A própria Associação Geral está se corrompendo com sentimentos e princípios errôneos. (EF – 44)

Não acho sossego de espírito. Cena após cena é-me apresentada em símbolos, e não tenho sossego enquanto não comece a escrever a questão. No centro da obra, estão as questões sendo amoldadas de tal maneira que todas as instituições estão seguindo o mesmo rumo. E a própria Associação Geral se está corrompendo com sentimentos e princípios errôneos. (TM – 359)

Mas o coração da obra, o grande centro, tem-se enfraquecido pelo desgoverno de homens que não acompanharam o passo de seu Líder. Satanás lhes tem desviado o dinheiro e a capacidade para fins errados.(TM – 397)

8 - Falando em dinheiro, nas publicações que temos, aparentemente a Senhora encoraja a que se entregue SEMPRE os dízimos à Associação, não é? Ou é um erro concentrar os dízimos apenas no cofre das associações.

O procedimento de que todo dinheiro deve passar por Battle Creek ou sob o controle de uns poucos homens que estão neste lugar, é uma forma equivocada de administração (TM 321)

Os caminhos do Senhor não podem ser sobrepostos por meios humanos. Há aqueles que dispÕem de meios e que darão grandes e pequenas quantidades. Façam que este dinheiro venha diretamente a esta parte tão necessitada da vinha. O SENHOR NÃO ESPECIFICOU NENHUM CANAL REGULAR ATRAVÉS DO QUAL OS MEIOS DEVAM PASSAR. (Spauding Magan – 498)

Eu mesma tenho tomado de meu dízimo para os casos mais necessitados que tem sido trazidos à minha atenção. Tenho sido instruída a fazer isto, e como o dinheiro não tem sido retido da tesouraria do Senhor, não é um assunto que deva comentar-se, porque faria que se fizesse necessário saber estes assuntos, o que não desejo fazer, porque não é o melhor. Alguns casos me tem sido apresentados por anos, e eu tenho suprido suas necessidades tirando do dízimo como Deus me tem instruído a fazer. E se alguma pessoa me dissesse: Irmã White, tomaria a senhora meu dízimo para usá-lo onde a senhora sabe que é mais necessário? Eu diria: Sim, o farei, e o tenho feito.

Eu não desejo dar publicidade a este trabalho que o Senhor me tem encomendado para fazer e a outros também (Spauding Magan – 215)

As instituições que são os instrumentos de Deus para levar adiante sua obra na terra devem ser sustentadas. IGREJAS DEVEM SER CONSTRUÍDAS, ESCOLAS ESTABELECIDAS, E CASAS PUBLICADORAS devem ser equipadas com as facilidades para poder fazer um grande trabalho na publicação da verdade  que deve enviar-se a todas as partes do mundo. ESTAS INSTITUIÇÕES SÃO ORDENADAS POR DEUS E DEVERIAM SER SUSTENTADAS PELOS DÍZIMOS E AS OFERTAS LIBERAIS. (4T – 464)

O dízimo deveria ir para os que trabalham em palavra e doutrina, sejam estes HOMENS OU MULHERES (Manuscrito 149)

É necessário avançar sem pedir permissão ou o apoio daqueles que se tem apropriado de um poder monárquico. No passado um grupo de homens tratou de manter sob seu controle todos os meios provenientes das igrejas. Eles tomaram a grave responsabilidade de retardar a obra quando esta devia haver avançado. O trabalho de decidir quais campos deveriam ser trabalhados e quais deveriam permanecer sem trabalhar, foi confiado a uns poucos de suposta boa disposição. Uns poucos homens tem mantido a verdade restringida porque o abrir novos campos demandaria um chamado por dinheiro. Somente nos lugares nos quais mostraram interesse estavam dispostos a investir. (Spauding Magan – 174)

9 - Minha responsabilidade morre quando entrego meu dízimo na tesouraria, ou não?

Há terríveis ameaças de castigo para aqueles que pregam a verdade mas não estão santificados por ela, e TAMBÉM PARA AQUELES QUE CONSENTEM EM RECEBER E CONSERVAR O MINISTRO NÃO SANTIFICADO PARA QUE LHES MINISTRE EM PALAVRA E EM DOUTRINA. (1 T 261-262)

Assim como há castigos para aqueles que pregam a verdade enquanto sua vida não está santificada, assim mesmo há castigos para aqueles que recebem e conservam aos que não estão santificados, na posição que não deveriam estar. (2 T – 552)

As igrejas devem despertar. Os membros devem despertar do sono e começar a perguntar: COMO SE ESTÁ USANDO O DINHEIRO QUE SE ESTÁ COLOCANDO NA TESOURARIA? O SENHOR QUER QUE SE FAÇA UMA ESTREITA INVESTIGAÇÃO. Estão todos satisfeitos com a história da obra nos últimos quinze anos? Onde está a evidência da colaboração com Deus? (Kress Collection – 120)

Há somente dois lugares no mundo onde podemos depositar nossos tesouros, na tesouraria de Deus ou na de Satanás, e tudo o que não é dedicado ao serviço de Cristo, é contado no lado de Satanás, e irá fortalecer sua causa. (6 T – 447)

10 - Recentemente uma Igreja nossa em Poá, teve sérios problemas, e o principal “pecado” dela foi o de querer fazer as orações ao Nosso Soberano de joelhos, contrariando a liturgia da igreja. Que lhe parece?

Tenho recebido cartas perguntando-me sobre a posição que DEVE ser assumida pela pessoa ao fazer oração ao Soberano do Universo. Onde obtiveram nossos irmãos a idéia de que deviam ficar em pé quando oram a Deus?

...Quando em oração a Deus a posição indicada é prostrado de joelhos.

...Tanto no culto público quanto no particular é NOSSO DEVER prostrar-nos de joelhos diante de Deus quando lhe dirigimos nossas petições. Este procedimento mostra nossa dependência de Deus.

Note-se que foi o fariseu que a si mesmo se justificava que não se encontrava em posição de humildade e reverência diante de Deus; MAS ESTANDO DE PÉ, EM SUA SOBERBA PRESUNÇÃO, ele contou ao Senhor todas as suas obras. (ME II – 310-316)

11 - Então, o problema é mais grave do que parece, não é apenas algo como o que importa são os motivos do coração que Deus conhece?

Apresento estes textos comprovativos, com a pergunta: “Onde recebeu o irmão H sua educação? – Em Battle Creek. Será possível que com todo o esclarecimento que Deus tem dado a Seu povo sobre a reverência, MINISTROS, DIRETORES E PROFESSORES de nossas escolas, por preceito e exemplo ENSINEM OS JOVENS A FICAREM EM PÉ NA DEVOÇÃO, como faziam os fariseus? Consideraremos isto demonstrativo de sua presunção e importância própria? Devem essas características tornar-se distintas?

Alguém que por cerca de cinco anos se educou em Battle Creek foi solicitado a fazer a oração antes que a irmã White falasse ao povo. Mas quando o vi PÔR-SE EM PÉ enquanto os lábios se iam abrir em oração a Deus, minha alma foi levada no íntimo a DAR-LHE UMA REPREENSÃO PÚBLICA. Chamando-o por nome, disse-lhe: PROSTRE-SE DE JOELHOS! ESTA É SEMPRE A POSIÇÃO APROPRIADA. (ME II – 310-316)

12 - Mas a igreja de Poá foi duramente repreendida, ameaçaram destituí-la; Afinal, este domínio de pastores e associações sobre as igrejas, com base em suposta autoridade, está correto?

Logo que um homem se separa de Deus de tal modo que seu coração não esteja sob o poder do Espírito Santo, revelar-se-ão os atributos de Satanás, e ele começará a OPRIMIR OS SEUS SEMELHANTES. Tal disposição se manifesta em nossas instituições, não somente na relação dos obreiros uns para com os outros, mas no DESEJO MANIFESTADO DE UMA INSTITUIÇÃO QUERER DOMINAR TODAS AS OUTRAS. Os homens a quem se confiaram pesadas responsabilidades, mas que não tem comunhão viva com Deus, têm estado e ainda estão ofendendo ao Seu Santo Espírito. Estão transigindo com o mesmo espírito que Coré, Datã e Abirã, e como os judeus nos dias de Cristo. Freqüentemente têm vindo de Deus advertências a esses homens, mas eles as têm posto de lado e se aventurado a seguir no mesmo rumo. (TM – 78)

Governar, governar, tem sido sua atitude. SATANÁS TEM TIDO A OPORTUNIDADE DE SE FAZER REPRESENTAR. Quanto alguém que professa ser representante de Cristo sedá a um trato áspero, e a impelir homens a situações difíceis, os que assim são oprimidos, ou romperão todos os grilhões da restrição, ou serão levados a considerar a Deus como um duro Senhor. Alimentam maus sentimentos contra Deus, e a alma dEle se aliena, justamente como Satanás planejou que fosse. (TM – 363)

Muitos se levantarão em nossos púlpitos tendo nas mãos a tocha da falsa profecia, acesa na infernal tocha de Satanás. (EF – 155)

Têm os homens tirado injusta vantagem sobre aqueles que SUPÕEM estarem sob sua jurisdição. Determinaram coagir os indivíduos; governariam ou arruinariam...

O poder despótico que se tem desenvolvido, COMO SE A POSIÇÃO TIVESSE FEITO DOS HOMENS DEUSES, faz-me temer, e deveria causar temor. É uma maldição onde quer e por quem quer que seja exercido. (TM 359-361)

13 - Outro problema de Igreja de Poá, e que também nós enfrentamos, é sobre material impresso por iniciativa própria, que não são feitos pela casa publicadora. Isto é errado?

Não considero que é dever de um ramo de nossa obra no Sul, que se dedica à publicação e distribuição de livros, o estar sob o ditame absoluto de nossas casas publicadoras estabelecidas. E SE HÁ ALGUM MEIO QUE SE POSSA PLANEJAR PARA REDUZIR OS GASTOS DE PUBLICAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS, LEVE-SE A CABO. Devo dizer-lhe, meu irmão, que não tenho desejo de ver a obra no Sul movendo-se com os mesmos métodos antigos e acostumados. (Spauding Magan – 176,177)

14 - A Senhora comenta sobre homens no púlpito com a tocha de Satanás na mão. E sobre os gracejos de ministros no púlpito, eles nos incomodam, até que ponto pode-se fazê-los?

Que pode um Ministro fazer sem Cristo? – Verdadeiramente, nada. Então, se for homem frívolo e gracejador, não está preparado para realizar o dever sobre ele colocado pelo Senhor. As palavras levianas que lhe saem dos lábios, as frívolas anedotas, AS PALAVRAS PRONUNCIADAS PARA PROVOCAR RISO, SÃO TODAS CONDENADAS PELA PALAVRA DE DEUS, e estão inteiramente fora de lugar no púlpito sagrado.

Qual é o alvo do ministério? É misturar o cômico com o religioso? O teatro é que é o lugar para tais exibições.

Um ministro folgazão no púlpito, ou o que se está esforçando ao máximo para granjear louvor, é um espetáculo que CRUCIFICA NOVAMENTE O FILHO DE DEUS, E O ENVERGONHA ABERTAMENTE. (TM – 143-146)

Palestra barata e comum, as palavras lisonjeiras, O GRACEJO INSENSATO, DITOS PARA PROVOCAR RISADA, SÃO A MERCADORIA DE SATANÁS,  e todos os que transigem com esta conversa, estão negociando suas mercadorias.

Não discernem que estes entretenimentos são realmente o banquete de Satanás, preparados para evitar que as almas aceitem o chamado ‘a ceia das bodas do Cordeiro; que os impedem de receber as vestes brancas do caráter, que é a justiça de Cristo. (TM 84-85)

15 - Mas alguns de nós temos sido tachados de fanáticos por tentarmos elevar as normas...

Seres celestes entrarão em nosso meio, e homens falarão segundo forem movidos a fazê-lo pelo Espírito de Deus. Operasse, porém, o Senhor sobre homens como fez no dia de pentecoste e posteriormente, muitos que hoje professam crer na verdade conheceriam tão pouco da operação do espírito Santo que haveriam de clamar: “ Acautelai-vos do fanatismo”. Diriam dos que estivessem cheios do Espírito: “ Estão cheios de mosto” .

Quando almas anseiam por Cristo, e buscam tornar-se um com Ele, então os que estão SATISFEITOS COM  FORMA DE PIEDADE, exclamam: “ Tome cuidado, não vá a extremos”. Pois haverá pessoas que porão em dúvida e criticarão quando o Espírito de Deus tomar posse de homens e mulheres, porque seu próprio coração não é movido, mas se acha frio e insusceptível à impressão. (ME II – 57)

16 - Ainda assim, Deus jamais permitirá que sua igreja (instituição) seja destruída, pois ela é objeto de seu supremo cuidado, não é assim?

Os que tiveram oportunidades para ouvir e aceitar a verdade, e se uniram ‘a Igreja Adventista do Sétimo Dia, considerando-se o povo de Deus que guarda os seus mandamentos, mas não possuem mais vitalidade e consagração a Deus do que as igrejas nominais, SERÃO ATINGIDOS PELAS PRAGAS de Deus tão verdadeiramente como as igrejas que se opõem à Sua lei. (EF 149)

A menos que se arrependa e converta a igreja que agora está a levedar-se com sua apostasia, comerá do fruto de seus próprios atos, até que se aborreça a si mesma. (EF 52-55)

17 - Então a Igreja Adventista  poderá ser rejeitada?

O Senhor Jesus, sempre terá UM POVO ESCOLHIDO para serví-lo. Quando o povo judeu rejeitou a Cristo, o Príncipe da Vida, Ele tirou-lhes o reino de Deus e entregou-o aos gentios. DEUS CONTINUARÁ LIDANDO COM CADA RAMO DE SUA OBRA DE ACORDO COM ESSE PRINCÍPIO. (EF – 53)

A IGREJA FALHOU, falhou deploravelmente, em corresponder às expectativas de seu Redentor, e, contudo, o Senhor não se afasta de SEU POVO. (EF – 52-55)

18 - Afinal, a igreja é a instituição ou o povo?

OS MEMBROS da igreja militante que se houverem demonstrado fiéis, tornar-se-ão a igreja triunfante.

TODO MEMBRO de Sua igreja militante deve manifestar as mesmas qualidades, se deseja fazer parte da igreja triunfante.

Então, SEUS MEMBROS, serão na verdade os escolhidos de Deus, os Seus representantes. (EF – 52-55)

 A igreja se COMPÕE DE HOMENS E MULHERES errantes e imperfeitos, que são apenas alunos na escola de Cristo, a fim de serem adestrados, disciplinados, educados, para esta vida e para a futura vida imortal.

19 - Sobre quem então está a autoridade final?

Deus investiu SUA IGREJA de especial autoridade e poder que ninguém tem razão em desrespeitar e desprezar, pois ao proceder assim está desprezando A VOZ DE DEUS.

O MAIS ALTO PODER abaixo do Céu, concedeu o Senhor à sua Igreja. É a voz de Deus em SEU POVO REUNIDO na qualidade de uma IGREJA, que deve ser respeitada. (EF – 52-55)

20 - Se é assim, se a autoridade final, em realidade repousa sobre seus membros reunidos na qualidade de igreja, então, para que a organização/associação?

A organização ERA indispensável para prover a manutenção do ministério, para levar a obra a novos campos, para proteger dos membros indignos tanto as igrejas como os ministros, para conservação das propriedades da igreja, para a publicação da verdade pela imprensa, e para muitos outros fins...Seu espírito nos iluminou, mostrando-nos que deveria haver ordem e perfeita disciplina na igreja e ERA  essencial a organização. (TM – 26)  

21 - A igreja/instituição, jacta-se de estar batizando muita gente, (pode parecer ridículo, mas temos até alvo para batismos) muito embora o conselho da testemunha fiel e verdadeira nos apresente como mornos e em condição laodiceana. Como conciliar estes fatos?

Haverá conversões muitas, segundo uma ordem particular, MAS NÃO APRESENTARÃO A ASSINATURA DIVINA. Penetrará imoralidade, e extravagância, e muitos naufragarão na fé. (ME III – 59)

A igreja está na condição laodiceana. A PRESENÇA DE DEUS NÃO ESTÁ NO MEIO DELA. (EF – 44)

22 - E sobre os pecados da Igreja, devem ser apresentados ou não?

Deus diz aos Seus  servos: “ Clama em alta voz, não te detenhas, LEVANTA A TUA VOZ como a trombeta e ANUNCIA AO MEU POVO a sua transgressão e à casa de Jacó os seus pecados. Mas quando o testemunho claro e direto vem de lábios que estão sob a inspiração do Espírito de Deus, muitos há que o tratam com desdém. Entre nós há os que por atos, se não por palavras, “ dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: NÃO PROFETIZEIS PARA NÓS O QUE É RETO; DIZEI-NOS COISAS APRAZÍVEIS, E TENDES PARA NÓS ENGANADORAS LISONJAS. Desviai-vos do caminho, apartai-vos da vereda; FAZEI QUE DEIXE DE ESTAR O SANTO DE ISRAEL PERANTE NÓS. (TM – 89)  

23 - E os ungidos do Senhor, até que ponto são intocáveis?

Deus confiou aos Seus servos uma mensagem para este tempo; mas esta mensagem não coincide em cada particular com as idéias de todos os DIRIGENTES e alguns criticam a mensagem e os mensageiros. Até ousam rejeitar AS PALAVRAS DE REPROVAÇÃO que lhes são enviadas POR DEUS POR MEIO DE SEU SANTO ESPÍRITO. (TM – 465)

Deus apela a Seu povo para que eleve a norma. DEVE A IGREJA REVELAR SEU ZELO para com Deus AO LIDAR COM AQUELES QUE, ao passo que professam Ter grande fé, têm exposto ao vitupério a Cristo. CHEGOU O TEMPO de envidar sinceros e fervorosos esforços para LIVRAR A IGREJA DO LIMO E DA IMUNDÍCIA que lhe estão maculando a pureza. Há estonteante apostasia no povo de Deus, aqueles a quem tem sido confiadas santas e sagradas verdades. (TM – 450)

Muitos, se são reprovados pelo Espírito de Deus por meio de Seus representantes autorizados, recusam submeter-se à correção e é-lhes implantada no coração uma raiz de amargura contra os servos do Senhor que desempenham cargos pesados e desagradáveis. Não percebem a necessidade de reforma, e assim rejeitam as palavras do Senhor, e odeiam ao que “ repreende na Porta”. A própria recusa de atender ‘as advertências que o Senhor llhes envia, concede a Satanás toda a vantagem para fazer deles os mais encarniçados inimigos dos que lhes comunicaram a verdade. Tornam-se refutadores dos que lhes foram portadores da mensagem do Senhor. (TM 408)

24 - E quanto à mensagem que devemos dar ao mundo? Somos constantemente repreendidos por querer dar ao povo as três mensagens angélicas de forma direta e sem rodeios, mas os pastores exigem que vamos mais devagar, nos dizem que podemos ofendê-los.

E o Senhor declara hoje a Seus atalaias que se forem infiéis e não ADVERTIREM O POVO que está em perigo, este será levado em seus pecados. “ O seu sangue”, diz Ele, “ Eu o demandarei da tua mão”. Mas se Seus mensageiros erguerem a voz em REPROVAÇÃO E ADVERTÊNCIA, para desviar homens de seus maus caminhos, e essas almas não ouvirem, então o atalaia está livre; o que ofende a Deus será levado em seus pecados; seu sangue recairá sobre sua própria alma. (TM - 406)

Quando Deus põe o seu Espírito sobre os homens, eles trabalham. Proclamarão a Palavra do Senhor; erguerão a voz como uma trombeta. A verdade não será amesquinhada em suas mãos. MOSTRARÃO AO POVO SUAS TRANSGRESSÕES, e à casa de Jacó os seus pecados. (TM – 410-411)

Que nenhuma alma se queixe dos servos de Deus a ela enviados com uma mensagem celestial. Não mais busqueis suas falhas, dizendo: São demasiado positivos; falam muito duramente; MAS NÃO É ISSO NECESSÁRIO? Deus fará retinir as orelhas dos ouvintes que não atenderem `a sua voz ou mensagem. Ele denunciará os que resistirem à sua Palavra. (TM – 410-411)

Em sentido especial foram os adventistas do sétimo dia postos no mundo como atalaias e portadores de luz. A eles foi confiada a última MENSGEM DE ADVERTÊNCIA a um mundo a perecer. Sobre eles incide maravilhosa luz da Palavra de Deus. Confiou-se-lhes uma obra da mais solene importância: a proclamação da primeira, Segunda e terceira mensagens angélicas. Nenhuma obra há de tão grande importância. Não devem eles permitir que nenhuma outra coisa lhes absorva a atenção. (EF – 41)

O capítulo 18 do Apocalipse indica o tempo em que, como resultado da rejeição da tríplice mensagem do capítulo 14, versos 6-12, a igreja terá atingido completamente a condição predita pelo segundo anjo, e o povo de Deus, ainda em Babilônia, será chamado a separar-se de sua comunhão. Esta mensagem é a última que será dada ao mundo. (GC - 390)

25 - E sobre Mineapolis. O que houve?

O Senhor enviou ao Seu povo, em Sua grande misericórdia através dos pregadores Waggoner e Jones uma mensagem muito valiosa. Esta mensagem deveria destacar perante o mundo ainda mais o Salvador elevado, como o sacrifício para os pecados de todo o mundo. Ela mostra a justificação verdadeira através da fé e convida o povo a aceitar a justiça de Cristo que se manifesta no cumprimento de todos os mandamentos de Deus... É a triplice mensagem angélica, que devia ser proclamada com alta voz e que devia ser acompanhada pelo derramamento do Espírito Santo. Esta é a mensagem que Deus manda proclamar ao mundo. É a terceira mensagem angélica que deve ser proclamada com alto clamor e regada com o derramamento de Seu Espírito Santo em grande medida. (Special Testimonies to Ministers and Gospel Workers, - Série A 151.

A mensagem do evangelho de Sua graça devia ser dada à igreja em linhas claras e distintas, para que não mais o mundo dissesse que os adventistas do sétimo dia falam n lei, na lei, mas não ensinam a Cristo nem nele crêem. (TM – 92)

Por anos tem a igreja olhado para o homem, e dele muito esperado, mas sem olhar para Jesus, em quem se centraliza nossa esperança de vida eterna. (TM 93-94)

“Portanto, eis que Eu vos envio profetas, sábios e escribas; e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade”. Essa profecia foi literalmente cumprida pelos judeus no tratamento que deram a Cristo e aos MENSAGEIROS que Deus lhes enviou. Seguirão os homens nesses últimos dias o exemplo daqueles que Cristo condenou? Essas terríveis predições não tem eles até aqui cumprido plenamente; mas se Deus lhes poupar a vida, e nutrirem o mesmo espírito que assinalou sua atitude tanto antes como depois da reunião de Mineápolis, imitarão plenamente os atos daqueles que Cristo condenou quando esteve na terra. (TM – 79)

26 – Esta mensagem foi aceita?

A falta de disposição para o abandono de preconceitos e a ACEITAÇÃO DA VERDADE ERA a razão da resistência que se dirigiu contra a mEnsagem do Senhor, proclamada em Mineapolis pelos irmãos Waggoner e Jones. Pelo despertamento daquela resistência CONSEGUIU SATANÁS  duma maneira grandiosa MANTER AFASTADO DO NOSSO POVO o poder especial do Espírito Santo que Deus quis conferir aos Seus. O inimigo impediu de serem equipados com a habilidade que podeiam Ter possuído para a proclamação da verdade no mundo, semelhante aos apóstolos depois do Pentecostes. Em resistir à luz que deveria ter iluminado todo o mundo com a sua clareza, e pelas atitudes dos nossos próprios irmãos, foi mantida afastada aquela luz do mundo. E.G.White – 6.6.1896.

27 – Mas em seu livro ME III na página 162, no comentário dos compiladores, diz o seguinte: Em nenhuma ocasião, porém, ela (a senhora no caso) INSINUOU ou DECLAROU que houve uma rejeição oficial, pelos dirigentes da Igreja, da preciosa mensagem submetida à consideração da Assembléia da Associação Geral em 1888. É verdade isto?

A mente de um homem enfermo exerceu um poder controlador sobre a Comissão da Associação Geral, e OS PASTORES TEM SIDO A SOMBRA E O ECO DO PASTOR BUTLER (então presidente) durante quase tanto tempo como seria salutar e benéfico para a Causa. Inveja, más suspeitas, rivalidades atuaram como fermento até que TODA A MASSA PARECIA ESTAR LEVEDADA... (ME III – 178)

Deus confiou aos Seus servos uma mensagem para este tempo; mas esta mensagem não coincide em cada particularidade com as idéias de TODOS OS DIRIGENTES e alguns criticam a mensagem e os mensageiros (TM 465)

Quem rejeitar a luz e as provas que Deus deu tão claramente, rejeita assim Cristo. (STMW – E.G. White)

Eles começaram essa OBRA SATÂNICA em Mineapolis. Mais tarde, ao verem e sentirem a demonstração do Espírito Santo, o qual testificava que a mensagem era de Deus, odiaram-na ainda mais, pois era um testemunho contra eles. Prosseguiram no seu próprio espírito, cheios de inveja, ciumes e más suspeitas, como os Judeus. Abriram o coração ao inimigo de Deus e do homem. Porém, mesmo assim, esses homens TEM OCUPADO POSIÇÕES DE CONFIANÇA, MOLDANDO A OBRA, TANTO QUANTO PODIAM, À SUA SEMELHANÇA. (TM 80 – 1.5.1895)

Certa vez, ao meio-dia, eu estava escrevendo sobre a obra que poderia Ter sido realizada na última Assembléia da Associação Geral (1888) SE OS HOMENS EM POSIÇÃO DE CONFIANÇA HOUVESSEM seguido a vontade e o caminho de Deus. Os que tem tido grande luz não tem andado na luz. A reunião se encerrou, e não foi efetuada a mudança. Os homens não se humilharam diante do Senhor, como deverim Ter feito, e NÃO FOI COMUNICADO O ESPÍRITO SANTO. (EF – 51)

Tentei explicar-vos a mensagem como a tinha percebido: quanto tempo porém, querem AQUELES QUE ESTÃO NA CHEFIA DA OBRA MANTER-SE LONGE DA MENSAGEM DE DEUS? ( R&H 18.3.1890)

Várias vezes tomaram irmãos RESPONSÁVEIS  a sua posição no lado errado. Se Deus mandasse uma mensagem e esperasse que estes irmãos mais velhos abrissem o caminho, A MENSAGEM NUNCA ALCANÇARIA O POVO. Quem quiser se atalaia da doutrina, mas obstrui o caminho de maneira a não poder chegar uma luz maior ao povo, está sob a reprovação de Deus... Que ninguém se atreva a por-se entre o povo e a mensagem do céu. A mensagem de Deus chegará até o povo, e se não houver voz humana para a proclamar, então as pedras gritarão. (R&H 26.6.1892)

Eu estava ciente de que havia notável cegueira na mente de muitos, para que não discernissem onde estava o Espírito de Deus e o que constituia verdadeira experiência cristã. E considerar que esses eram aqueles que tinha a TUTELA DO REBANHO DE DEUS era doloroso. (ME III – 171)

Queridos irmãos EM POSIÇÕES DE RESPONSABILIDADE na obra. O Senhor tem uma disputa convosco. A razão não necessito em especial de explicar. – era-vos repetidamente apresentada. Os que em Mineapolis abriram as portas dos seus corações ‘a tentação e que levaram o mesmo espírito para casa, reconhecerão, mesmo se não for agora, então num futuro próximo que RESISTIRAM AO ESPÍRITO SANTO E QUE SE OPUSERAM AO ESPÍRITO DA GRAÇA. (Sunnyside, Cooranbong – 27.8.1898)

27.1 - Não parece assustador que nossos dirigentes tenham rejeitado o Espírito Santo? Parecem duras estas afirmações.

Não tenho uma mensagem suave a dar aos que por tanto tempo têm sido como que falsos sinaleiros, apontado na direção errada. Se rejeitardes os mensageiros delegados por Cristo, rejeitais a Cristo. (TM 97)

Quero falar advertindo aos que por anos têm resistido à luz e alimentado o espírito de oposição. Por quanto tempo odiareis e desprezareis os mensageiros da justiça de Deus? Deus lhes deu sua mensagem. Eles tem a palavra do Senhor. Há salvação para vós, mas somente pelos méritos de Jesus Cristo. A graça do Espírito Santo é-vos oferecida repetidas vezes. (idem)

28 - Ainda no livro ME III, na página 158, que os COMPILADORES colocam como título a senhora dando informações sobre a assembléia, lemos: Isto perturbou grandemente a Ellen White. Conquanto ela NÃO ESTIVESSE DISPOSTA A CONCORDAR com o Pastor Waggoner em todos os admiráveis pontos de suas apresentações... Isto quer dizer que a senhora não concordava então com TODA A MENSAGEM que o pastor Waggoner ensinava?

Viajamos diretamente aos diferentes lugares das reuniões para eu pudesse estar lado a lado com os mensageiros de Deus que EU SABIA SEREM SEUS MENSAGEIROS – QUE EU SABIA TEREM UMA MENSAGEM PARA SEU POVO. Transmiti minha mensagem com eles EXATAMENTE EM HARMONIA com a própria mensagem que eles estavam apresentando. (ME III – 160)

29 - Como a Senhora explicaria esta aparente contradição, ou isso de atribuírem à senhora o que não escreveu ou disse?

Há muitos que interpretam o que eu escrevo à luz de suas próprias opiniões preconcebidas. Sabeis o que isto significa. Uma divisão na compreensão e opiniões divergentes são o infalível resultado. Devido à influência de uma mente sobre a outra, os que compreendem mal podem levar outros a fazer a mesma coisa, pela interpretação que dão aos assuntos de minha pena. Um os interpreta como acha que deve ser, de acordo com suas idéias. Outro dá sua explicação ao assunto escrito, e a confusão é o infalível resultado. ME III – 79-80

Parece ser impossível que eu seja compreendida pelos que possuem a luz mas não tem andado nela. O que eu disse em conversações particulares é repetido de tal maneira que signifique exatamente o oposto ao que eu queria dizer, caso os ouvintes fossem santificados na mente e espírito. Tenho receio de falar até com os meus amigos; pois depois ouço: A irmã White disse isto; ou: A irmã White disse aquilo. Aquilo que eu digo é relatado de um modo tão deturpado que se torna novo e estranho para mim. É mesclado com palavras proferidas por homens para apoiar suas próprias teorias. ME III – 82-83

30 - Mas a igreja se arrependeu e hoje prega esta verdade, ou não?

OS PRECONCEITOS E OPINIÕES QUE PREVALECIAM em Mineápolis de modo algum estão mortos; as sementes ali semeadas em alguns corações estão prestes a saltar para a vida e a dar identica colheita. A copa foi cortada, mas as raízes nunca foram desarraigadas, e elas ainda dão o seu fruto profano para envenenar o juízo, perverter a percepção, e cegar o entendimento daqueles com quem vos relacionais, com relação ‘a mensagem e aos mensageiros. (TM – 467)

A verdadeira religião, a única religião da Bíblia, que ensina o perdão somente pelos méritos de um Salvador crucificado e ressurreto, que advoga a justiça pela fé no Filho de Deus, TEM SIDO DESPREZADA, contra ela se tem falado, TEM SIDO REJEITADA e ridicularizada. É denunciada como levando ao entusiasmo e ao fanatismo. (TM – 468)  

31 - Mas embora a liderança de um modo geral não aceitasse, a senhora aceitou esta mensagem, não?

Tornei-me objeto de comentários e críticas, mas nenhum de nosso irmãos veio ter comigo, fazendo perguntas ou procurando alguma explicação de mim. Não parecia haver nenhuma oportunidade para desfazer o preconceito que era tão firme e decidido, nenhum ensejo para remover a má compreensão a meu respeito, e a respeito de meu filho e de E. J. Waggoner e A . T. Jones. (TM – 172)

32 - Muitos livros foram escritos por líderes de então, como que combatendo esta mensagem e seus mensageiros, disseram que os mensageiros eram rudes e indelicados e por isso foi rejeitada a mensagem. Veja o que dizem: “ Os homens que defendiam em Mineapolis a doutrina da justificação pela fé, nem sempre expuseram as suas opiniões duma maneira discreta e delicada. Por esta situação deplorável desenvolveu-se um espírito de preconceitos... “By faith alone” – N. F. Pease.

“ De A. T. Jones diz-se: Ele “ tinha um comportamento lamentável, pelo qual os ouvintes com opiniões opostas foram colocados à defesa; isto ajudava a fortalecer a discórdia” Movement of Destiny – L. E. Froom.

32.1 -  Eles eram assim?

Declarei, porém, que o espírito que eu vira ser manifestado na reunião era desarrazoado. Eu devia insistir que fosse manifestado o devido espírito, um espírito semelhante ao de Cristo, como o que o Pastor E. J. Waggoner revelara durante toda a apresentação de suas idéias;

Visto que o Pastor E. J. Waggoner se portara como um cavalheiro cristão, eles deviam fazer a mesma coisa, apresentando os argumentos de seu lado da questão de maneira direta...(TM 174)

Aqui havia provas, pelas quais cada um podia reconhecer, a quem o Senhor tinha aceito como seus servos (Waggoner e Jones) (TM – 97)

O meu coração está profundamente entristecido, quando vejo que rapidamente é criticada uma palavra ou uma ação dos irmãos Waggoner e Jones. – Carta para Olsen – 1.9.1892.

32.2 - Hoje inclusive se fala muito de que eles apostataram, etc, etc, usando isto como argumento para rejeitar a mensagem.

É bem provável que os irmãos Waggoner e Jones caiam sob as tentações do inimigo; caso caiam, não será isto uma prova de que não tinham tido uma mensagem de Deus ou que a sua obra toda tenha sido um erro. Quantos tomariam, caso isto acontecesse, esta posição, caindo no engano fatal; porque não estão guiados pelo Espírito de Deus...Eles andam na cegueira dos judeus. Sei que muitos tomariam exatamente esta posição, se um dos homens caísse. É a minha oração que estes homens, aos quais o Senhor pôs o cargo duma obra tão solene, estejam aptos para dar à trombeta um som certo e a Deus em cada passo a honra. Que até o fim o seu caminho queira em cada passo brilhar sempre mais claro. MS 24 – 1892.

33 - Mas na introdução histórica dos autores, em ME III e TM, os autores insinuam que depois a mensagem foi aceita e pregada. Não é assim?

O resultado da última conferência geral provocou uma das maiores e horríveis inquietações da minha vida. Não houve modificação nenhuma. Carta de Elmshaven – 14-1-1903.

Que o espírito rebelde de Mineapolis esteja ainda a ser alimentado, é uma ofensa para Deus. O Céu todo está indignado sobre o espírito que se revela desde há anos na nossa editora em Battle Creek. – Cooranbong – 5.5.1896

Durante todo o tempo havia uma resistência secreta por parte da comissão da conferência geral e dos outros. Eles venceram finalmente os que estavam no caminho certo, entregando depois a igreja ao domínio dos homens e do espírito da contenda em Mineapolis. GCB – 145

34 – Que diz o próprio mensageiro sobre o ocorrido?

Não  posso agora indicar alguém (além de E.G. White, naturalmente) que tenha aceito abertamente a verdade naquela conferência de 1888. Mais tarde, porém, diziam muitos que a mensagem lhes tinha ajudado. A T Jones – 12/5/1921 – Carta para E. C. Holmes.

Irmãos Adventistas, que faremos então nós hoje, qual será o nosso dever diante tudo isto?

Os filhos de Deus não podiam presenciar a chuva serôdia àquela altura. Eles repousam agora nas suas sepulturas e esperam uma outra geração, que tenha a humildade de reconhecer a verdade sobre Mineápolis, que confesse “ o delito dos pais” e repare os erros e caminhos errados, que chegam até ao nosso tempo.

Da aceitação da mensagem dependia não somente a chuva serôdia, mas também o privilégio de ser transformado sem provar a morte. “ É isto que esta mensagem significa para ti e para mim, - transformação” – A T Jones GCB 185.  

Deus nos conceda humildade para reconhecer e confessar nosso erro e sabedoria para entender e receber esta valiosa mensagem.

Que a graça de Jesus, o amor de Deus o Pai, e a comunhão do Espírito Santo nos alcancem e sejam uma permanente em nossas vidas. Em Cristo, RB.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com