O Sermão Proibido de Poá

Aos amigos da Internet:

Apresento-lhes o teor do tema da classe doutrinária do dia 01/06, tema este que, segundo o pastor local, motivou-o declarar ao atropelo do MI "a minha destituição do cargo de ancião". Pois, segundo ele, o tema coloca os irmãos contra a Organização.

Apreciaria muito receber os comentários dos amigos.


INTRODUÇÃO:

Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele,... Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. - II TES. 2: 1-4,9-13

Esta profecia, demonstra o alto grau de perigo em que nos encontramos nestes últimos dias. Note que o Apóstolo Paulo diz que o anticristo se assenta no santuário de Deus (igreja de Deus), apresentando-se como Deus. 

Podemos perguntar. Como alguém pode hoje se apresentar como Deus, e nós não o conhecermos? Lembrem-se que a profecia diz que esse homem vem “segundo a eficácia de Satanás”. Qual é a eficácia de Satanás? O Engano. Veja o que diz o Espírito de Profecia:  

Satanás está bem ciente de que... caso ele se revelasse abertamente, seria enfrentado e vencido. 2MCP, 613

Esse homem da profecia (o homem do pecado) se manifestará de forma insuspeita amparado pelo estado de apostasia (declínio da fé que outrora possuíamos). Operará  com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.”  E aí esta o perigo. 

Depreende-se dos versículos acima que o homem do pecado,  com todo o engano da injustiça”  enganará somente aqueles que não receberam o amor da verdade para serem salvos.”. O que é verdade? Na oração sacerdotal de Jesus Cristo, vendo Ele as tribulações que seus servos teriam que passar nos últimos dias, rogou ao Pai: “Santifica-os na verdade a Tua Palavra é a Verdade” [João 17:17]

Somente pelo acurado estudo da Palavra de Deus (Verdade), poderemos descobrir as artimanhas do inimigo. e isso não lhe agrada. Lemos:  

Coisa alguma perturba tanto a Satanás como o lhe conhecermos os ardis... Caso sejamos descuidosos e indiferentes, certamente seremos vencidos pelos enganos de Satanás”.  - 1TS, 431

O Que a Verdade Ensina e Orienta Quanto a Missão dada por Cristo aos Discípulos? 

Na comissão dada aos discípulos, Cristo não somente lhes delineou a obra, mas deu-lhes a mensagem. Ensinai o povo, disse, "a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado". Os discípulos deviam ensinar o que Cristo ensinara. O que Ele falara, não só em pessoa, mas através de todos os profetas e mestres do Antigo Testamento, aí se inclui. É excluído o ensino humano. Não há lugar para a tradição, para as teorias e conclusões dos homens, nem para a legislação da igreja. Nenhuma das leis ordenadas por autoridade eclesiástica se acha incluída na comissão. Nenhuma dessas têm os servos de Cristo de ensinar. - DTN, 826 

Quanto a ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso. - Ezeq. 33:7 

Deus diz a Seus Servos: “Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao Meu povo a sua transgressão e à  casa de Jacó os seus pecados. – TM, 89 

Deus, no passado, suscitou homens e Ele ainda tem homens de oportunidade, preparados para cumprir as Suas ordens - homens que atravessarão as restrições que apenas se assemelham a paredes rebocadas com reboco não preparado. Quando Deus põe o Seu Espírito sobre os homens, eles trabalham. Proclamarão a Palavra do Senhor; erguerão a voz como uma trombeta. A verdade não será diminuída nem perderá seu poder em suas mãos. Mostrarão ao povo as suas transgressões, e à casa de Jacó os seus pecados. TMOE, 411 

O testemunho direto deve ser revivido, e este separará a Israel daqueles que sempre tem estado em guerra contra os meios que Deus ordenou para manter a corrupção fora da igreja. Os erros devem chamar-se erros. Os pecados graves devem ser chamados pelo seu nome... Então verão o pecado em sua verdadeira natureza e dar-se-ão conta de quão ofensivo é este à vista de Deus. - 3T, 324 

Aqueles que Deus separou como ministros de justiça tem sobre si solenes responsabilidades quanto a reprovar os pecados do povo. Paulo ordenou a Tito: “Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.” [Tito 2:15]  Sempre há pessoas que desprezam aquele que ousa reprovar o pecado; ocasiões há, porém, em que é preciso repreender. - 1TS, 342

O amor sincero à verdade e a cuidadosa obediência às instruções do Espírito de Profecia serão nossa única proteção contra os enganos do inimigo, os espíritos sedutores e as doutrinas de demônios 2TS, 69 

Os que seguem ao Senhor hão de ser firmes e retos em obedecer às Suas instruções. Qualquer desvio que os leve a seguir idéias ou planos humanos, desqualifica-os como dignos de confiança. - Comentário Bíblico Adventista, vol.2, pág. 1031 

Neste tempo tão horrível, justamente quando Cristo esta para vir pela Segunda vez, os ministros fiéis de Deus, terão de dar um testemunho ainda mais direto do que deu João Batista. Uma obra de importante responsabilidade esta perante eles; e aqueles que pregam palavras acariciadoras, Deus não os reconhecerá como seus pastores. Uma horrível calamidade os espera.1T, 321

Devido a negligência por parte dos ministros em fielmente advertir do pecado, e por parte da igreja em estudar a verdade (Palavra de Deus) para que por Ela fosse santificada, cumpriu-se em nosso meio o profecia do apóstolo Paulo: isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia”.

Hoje obedecem-se mais os homens do que a Deus. Vejo que se os líderes disserem hoje – crucifiquem-no! A igreja o faz, sem pestanejar, e sem qualquer interesse ou vontade de apreciar a causa, se é justa ou não. 

Cumpre-se assim literalmente em nosso meio a profecia: isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. - II TES. 2: 1-4,9-13 

Por este plano satânico (apostasia/engano da injustiça) perpetrado pela ausência do estudo da verdade, e pela confiança cega em homens, não se conhece mais “o homem do pecado, o filho da perdição”. Hoje, a igreja está preparada para cumprir a profecia receber e obedecer-lhes as ordens. 

Por isso diz o Espírito de Profecia: 

Satanás se esforça constantemente por atrair a atenção para o homem, em lugar de Deus. Induz o povo a olhar para os bispos, pastores, professores de teologia, como seus guias, em vez de examinarem as Escrituras a fim de, por si mesmos, aprenderem seu dever. Então, dominando o espírito desses dirigentes, pode influenciar as multidões de acordo com sua vontade. – GC, 595 

Os judeus pereceram, como uma nação, porque foram afastados da verdade bíblica pelos seus governantes, sacerdotes e anciãos. Tivessem dado ouvidos às lições de Jesus, e examinado as Escrituras por si mesmos, e não teriam perecido. - MJ, 258 

Por isso declara o Espírito de Profecia: “Que aqueles que seguem completamente a Jesus se dediquem completamente à obra, ainda que tenham de ir contra as decisões de ministros e presidente". - 5T, 369 

Chegou o tempo em que não é seguro colocar nossa confiança num amigo ou irmão - Review and Herald, vol. 1, pág. 431 (03 de junho de 1884)

As opiniões de vossos companheiros vos podem ser de valor, mas não deveis confiar nelas, sem ter vossas próprias e definidas idéias. Deveis examinar as verdades que fostes levados a crer, até vos certificardes de que não contêm defeito algum. Perdeis muito quando não levais à lei e ao testemunho cada ponto da fé a que vos apegais, pois não vedes nem apreciais a verdade como é. – CSES, 33 

Nada pode tomar o lugar da obediência a um ‘Assim diz o Senhor.’  O conhecimento que não conduz à prática da negação e do sacrifício, a um caminhar diário nas pisadas de Cristo, mas sim a exaltação e suficiência própria, está em oposição à piedade prática. Deus chama à obediência. Review and Herald, Vol.5, pág. 167 – 14/09/1905 

Jesus enfrentou Satanás com as palavras da Escritura. "Está escrito" (Mat. 4:4), disse Ele. Em toda tentação, Sua arma de guerra era a Palavra de Deus. Satanás exigia de Jesus um milagre, como prova de Sua divindade. Mas alguma coisa maior que todos os milagres - uma firme confiança num "assim diz o Senhor", era o irrefutável testemunho. Enquanto Cristo Se mantivesse nessa atitude, o tentador nenhuma vantagem poderia obter.   DTN, 120 

Vivemos numa época em que Satanás opera à direita e à esquerda em nossa frente e por trás de nós; e todavia como um povo, estamos dormindo. Deus deseja que se faça ouvir uma voz despertando Seu povo para a ação.- 2TS, 313 

Permanecer em defesa da verdade e justiça quando a maioria nos abandona, ferir as batalhas do Senhor quando são poucos os campeões - essa será nossa prova. Naquele tempo devemos tirar calor da frieza dos outros, coragem de sua covardia, e lealdade de sua traição. A nação ficará do lado do grande líder rebelde. – 2TS, 31

Os que esforçam por obedecer todos os mandamentos de Deus defrontarão oposição e escárnio... Pessoa alguma, a não ser os que fortaleceram o espírito com as verdades da Escritura, poderá resistir no último grande conflito. A toda alma virá a inquiridora prova. Obedecerei a Deus de preferência aos homens?  - GC, 599-600

Lembrem-se sempre:  "Deus possui uma Igreja.  Não é uma grande catedral, nem uma igreja oficialmente estabelecida, nem as diversas denominações, mas, sim, o povo que ama a Deus e guarda seus mandamentos.  Porque onde estão dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. (Mat. 18:20).  Ainda que Cristo esteja entre poucos humildes, esta é sua igreja, pois somente a presença do Alto e Sublime que habita a eternidade pode constituir uma Igreja."  E.G.White. Manuscript Releases, nº 17, p. 81-82.)


      
No final da apresentação desse tema na sexta-feira (01/06/01), o pastor foi à frente e disse que esse tipo de sermão coloca os irmãos contra os pastores. E arrematou: "Conforme a autoridade a mim conferida, declaro o irmão Aparecido destituído do cargo de primeiro-ancião da IASD de Poá."

A igreja (cerca de 45 membros) presentes à classe doutrinária, não aceitou, tendo eu lhe dito que ele não tinha esta autoridade, que esta autoridade cabe unicamente à igreja, mediante recomendação de sua comissão, depois desta ter examinado detidamente o caso.

Disse então ele: "Quer vocês aceitem ou não, o irmão Aparecido está destituído do cargo e todos que o defenderem poderão ser excluídos também!"

Resultado. Continuo no cargo até o momento. Mas, neste sábado, a direção da APL estará na igreja de Poá, para tentar "cumprir" a declaração do pastor. Orem por nós, para que seja feita somente a vontade de Deus. Pois sabemos que aquilo que aos nossos olhos pode parecer derrota, é vitória para a causa de Deus. -- Irmão Aparecido.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com