Sermão: "Pregue a Palavra!"
(Texto base: II Timóteo 3, enfatizar verso  8 até 17 e 4:1 até 5.)

Introdução

Fazer um resumo do cap. Atos 20:27, 32.

Paulo exorta os anciãos de Éfeso (enfatizar verso 32, a Palavra)

Já pensou se nós tivéssemos uma fórmula para trazer o reavivamento e reforma na igreja? Que tal a fórmula usada em pentecostes? Actos 2:42

  • Se vc ver quantas vezes a palavra "ouvido, ouvir, ou PALAVRA" aparece na Bíblia (ver referência).

  • O sucesso do cristianismo na igreja apostólica era a pregação da Palavra.

  • O exemplo máximo disso foi o dia de pentecoste quando depois de ser apresentado a Palavra, 3000 almas foram baptizadas.

  • A Igreja apostólica é exemplificada pelo cavalo branco, uma igreja que se caracterizava pela pregação da Palavra pura do evangelho.

  • Mas depois da morte dos apóstolos mudou-se as atenções.

  • O ministério da Palavra foi substituído.

  • Na altura em Cristo estava presente a ênfase era ver.

  • Depois da Sua ascensão a ênfase era o ouvir.

  • Depois, a ênfase foi centrada no sacerdócio e sua aparência exterior...

  • O centro das atenções se tornou agora o sacerdote, cerimónias, rituais, Santos.

  • A Palavra perdeu a atenção.

  • Ver Grande Conflito, fim da pág. 44, cap. 3.

  • A Igreja Apostólica era a igreja que existia na altura dos apóstolos. Depois que eles morreram começamos a era da igreja conhecida como primitiva.

Igreja Primitiva

O ministro da Palavra se torna Sacerdote, com direito a uma roupa extravagante, e uma mitra na cabeça. Multidões de rituais e cerimónias substituíram a pregação da Palavra. Liturgias, procissões, santos, missas começaram a se tornar o centro das atracções, desviando o povo da pregação da Palavra. Estas formas de adoração foram elaboradas para distrair as atenções, impressionar as mentes e influencias as emoções.

Durante este tempo o sacerdote tomou o lugar central da igreja ao invés da pregação da Palavra. Este sacerdote se tornou membro de uma ordem sagrada, de uma classe especial, clamando ter faculdades místicas e poder até mesmo para perdoar pecados. Assim o serviço religioso se tornou num magnifico espectáculo desenhado para impressionar os sentidos e acima de tudo a alma. O ministro do evangelho se tornou num actor que sozinho rege cerimónias e rituais destituídos da Verdade. Por mais de um milénio a superstição e ausência da Luz da verdade apoderou-se da igreja.

Idade Média

Então Deus levantou a Reforma com Wyclife, Martinho Lutero, Huss, Jerónimo e outros e todos os reformadores que trouxeram de volta a PALAVRA. Na altura da Reforma homens de Deus colocavam a pregação da palavra à frente de suas próprias vidas.

Mas a partir do momento em que a Palavra começou a ser pregada, o que acontece? Satanás formula outro plano.

Ver Grande Conflito, pág. 239, CAP 16, fim da página até meio da 240.

A reforma foi perdendo a ênfase na palavra de Deus.

Mas gradualmente a pregação da Palavra foi sendo substituída pelos eruditos do século XVIII para surpresa de todos a Palavra foi gradualmente substituída por uma espécie de eruditos protestantes e o ILUMINISMO.

Então por fim Deus levanta o Movimento Adventista onde enfatiza. G.C. pág. 259 e sua atenção na Palavra: Apocalipse 14:6. E o que Guilherme Miller traz de volta? A ênfase na pregação da Palavra!

Mas na década de 80 começou o adventismo a deixar a palavra novamente. Uma nova ênfase deveria ser dada.

Assim, temos pelo menos quatro grupos tomando lugar na igreja que contribuem para a anulação da autoridade da Bíblia.

1 - Movimento Celebração, (quer celebrar a salvação?) Pentecostalismo. Carismático.
Os que não estudam, mas opinam e suas opiniões estão tendo proeminência nas decisões da igreja. (Ênfase na celebração, muita música, teatro, mímica ênfase na mostra exterior não na doutrina. Mostrar revista adventista de Portugal, ministério do palhaço....).

“Alguns dançavam para cima e para baixo, cantando: ‘Glória, glória, glória, glória, glória, glória’. Por vezes eu ficava sentada quieta até que terminassem, e então me erguia e dizia: ‘Esta não é a maneira por que o Senhor opera. Ele não causa impressões assim. Precisamos dirigir a mente do povo à Palavra como o fundamento de nossa fé.’” “Toda manifestação de fanatismo desvia a mente da evidência da verdade – a própria Palavra.” (9) Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 42

"Se às "sociedades literárias fossem criadas oportunidades para a pesquisa da Bíblia, isto proporcionaria muito mais intelecto do que tem sido obtido através da atenção levada para as representações/performances teatrais" (2MR p. 245).

Num outro parágrafo ela acrescenta: "A leitura da Bíblia, o exame crítico de seus temas, ensaios  escritos sobre tópicos capazes de desenvolver a mente e comunicar conhecimento, o estudo das profecias ou das preciosas lições do Salvador - isto será  de efeito revigorador sobre as faculdades  mentais e aumentará a espiritualidade. A familiarização com as Escrituras aguça o discernimento, fortificando a alma contra os ataques de Satanás." ( Mensagens aos Jovens, cap. 134 ou Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p. 543).

2 - A opinião da maioria. (Conferência Geral)
A opinião da maioria tem sido usada para sobrepor-se a Palavra de Deus. Nas três últimas Conferências Gerais os delegados da igreja tem discutido sobre temas que são verdades pregadas pelos adventistas e tem votado sobre estas questões e tem usado o voto da maioria para aprovar ou desaprovar estas questões. É verdade, nós podemos usar o voto da maioria para aquilo que não seja uma verdade estabelecida. Mas muitas vezes tem se aprovado o voto da maioria para o bem da maioria ou circunstância e evitar escândalos.

"Mas Deus terá sobre a Terra um povo que mantenha a Bíblia, e a Bíblia só, como norma de todas as doutrinas e base de todas as reformas. As opiniões de homens ilustrados, as deduções da ciência, ou credos ou decisões dos concílios eclesiásticos, tão numerosos e discordantes como são as igrejas que representam a voz da maioria, nenhuma destas coisas, nem todas em conjunto, deveriam considerar-se como prova, em favor ou contra qualquer ponto de fé religiosa. Antes de aceitar qualquer doutrina ou preceito, devemos pedir em seu apoio, um claro "Assim diz o Senhor."  G.C. pág. 478.

"Cumpre-nos reconhecer o governo humano como uma instituição designada por Deus, e ensinar obediência ao mesmo como um dever sagrado, dentro de sua legítima esfera. Mas, quando suas exigências se chocam com as reivindicações de Deus, temos que obedecer a Deus de preferência aos homens. A Palavra de Deus precisa ser reconhecida como estando acima de toda a legislação humana. Um 'Assim diz o Senhor', não deve ser posto à margem por um 'Assim diz a igreja', ou um 'Assim diz o Estado'. A coroa de Cristo tem de ser erguida acima dos diademas de potentados terrestres." Atos dos Apóstolos p. 69. 

3 - Os Especuladores da Palavra
(Relativismo, eruditos, livros de ordem diferente tendo lugar na igreja, professores não adventistas em nossas universidades) Esta 3º arma de Satanás não tem sua origem na igreja propriamente dita, mas nas faculdades de teologia...

"O inimigo das almas tem procurado introduzir a suposição de que uma grande reforma devia efetuar-se entre os adventistas do sétimo dia, e que essa reforma consistiria em renunciar às doutrinas que se erguem como pilares de nossa fé, e empenhar-se num processo de reorganização. Se tal reforma se efetuasse, qual seria o resultado? Seriam rejeitados os princípios da verdade, que Deus em Sua sabedoria concedeu à igreja remanescente. Nossa religião seria alterada. Os princípios fundamentais que têm sustido a obra nestes últimos cinqüenta anos, seriam tidos na conta de erros. Estabelecer-se-ia uma nova organização. Escrever-se-iam livros de ordem diferente. Introduzir-se-ia um sistema de filosofia intelectual. Os fundadores deste sistema iriam às cidades, realizando uma obra maravilhosa. Onde estão os vigias que deveriam estar sobre os muros de Sião? Estão dormindo?"

"A clara, autoridade  'Assim diz o Senhor', tem sido recusado por  sofismas  de erros. Infidelidade tem aumentado em proporção pois a Palavra e os requerimentos de Deus tem sido questionados. Pessoas tem tomado o trabalho de moldar o caracter, e diminuir a fé na inspiração da Bíblia... Os argumentos que os homens apresentam contra a Bíblia são o resultado dos conselhos de Satanás. A porta de suas mentes foram abertas para suas sugestões; e quanto mais eles dão ouvidos aos erros, mais cresce seu desejo de levar a outros para o mesmo canal de escuridão. Muitos afirmam crerem na Bíblia, e seus nomes estão escritos nos livros das igrejas mas na verdade eles estão entre os maiores influentes agentes de Satanás...." (Advent Review and Sabbath Herald, Sept. 22, 1910)

Existe hoje, principalmente nas universidades adventistas uma forte Classe de pessoas que tem minimizado a autoridade nas Escrituras e substituído-a pela força da argumentação. Sermõezinhos têm produzido cristãozinhos. O poder da crítica e uma interpretação realista ou lógica a partir de uma visão humanista, destituída de contexto bíblico tem invadido a igreja. E como resultado a nossa compreensão da Palavra tem sido rebaixada ou substituída por novas teorias.

Rebaixamento das Doutrinas Profetizado! "Afinal o Sábado não é tão importante..." "Não tem problema..." "Não é necessário..." "Tudo é uma questão de opção..."

Novas Doutrinas: Abaixo algumas novas concepções que tem sido introduzidas na IASD.

  • A doutrina de que Cristo possuiu uma natureza sem tendência para o pecado (natureza de Adão antes da queda) e que por isso ele somente pôde vencer o pecado.

  • A doutrina que ninguém pode se tornar santo e que por isso não há necessidade de guardar os mandamentos. Assim tudo é levado de forma leve e suave. O pecador é sempre a víctima e por isso não pode ser chamado a atenção quando erra. Pode continuar a pecar até Cristo voltar.

  • A nova concepção de que basta pregar a Cristo, não é preciso de pregar as doutrinas.

  • O argumento de que ser homossexual não é pecado e de que a mulher pode ser pastora e que ambas concepções devem ser analisadas a partir da cultura ou costume da época.

  • De que podemos nos unir com outras igrejas, que o ecumenismo é bom para nós.

  • De que a IASD não é a única igreja de Cristo na terra, é apenas parte da igreja mundial.

  • De que a criação dos 7 dias não deve ter sido literal. E que os milagres não foram literais, mas, sim, efeitos naturais ou inexplicáveis na altura.

  • E que tudo deve ser interpretado conforme a época e cultura em que vivemos.  Interpretação histórico-critica.

"...A única segurança é rejeitar a toda sugestão de dúvida e descrença. Não abra sua mente para entreter duvidas, mesmo por um instante; recuse fortemente se forem trazidos para admissão.  Assegure suas mentes nas promessas de Deus. Fale sobre elas, regozije-se nelas; a e paz de Deus guiará seu coração." (Advent Review and Sabbath Herald, Sept. 22, 1910)

4 - Adulteração das Traduções Bíblicas
Satanás tem de forma inteligente, subtil e calculada, interferido nas traduções Bíblicas. Mas em 1965 no Concílio do Vaticano 2º. Bíblias ecuménicas. Satanás não queima mais as Bíblias ele omite ou deturpa a verdade delas...!

Existem aqueles que dizem que parte da Bíblia foi inspirada e outra não. Mas pergunto, quem é que irá determinar a parte que é inspirada e a que não é?

"Homens há que se esforçam por ser originais, cuja sabedoria é mais elevada que o que está escrito; portanto, sua sabedoria é loucura. Descobrem antecipadamente coisas maravilhosas, idéias que revelam estarem eles grandemente atrasados na compreensão da vontade divina e dos desígnios de Deus. Buscando esclarecer ou desemaranhar mistérios por séculos ocultos aos mortais, são como um homem a chapinhar na lama, incapaz de desembaraçar-se a si mesmo, e todavia dizendo aos outros como saírem do lodoso mar em que eles próprios se debatem. Esta é uma justa representação dos homens que se põe a corrigir os erros da Bíblia. Homem algum pode aperfeiçoar a Bíblia sugerindo o que o Senhor queria dizer ou devia ter dito... possível haver erros, sim, pois os homens foram inspirados não as palavras, mas estes erros não correspondem às omissões e adulteração que tem sido promovida hoje nas novas traduções] Mesmo todos os erros não causarão dificuldade a uma alma, nem farão tropeçar os pés de alguém que não fabrique dificuldades da mais simples verdade revelada"... ME, V. 1 p. 16.

"Quando uma igreja demonstra ser fiél à Palavra do Senhor, seja qual for sua posição e por mais elevada e sagrada que seja sua vocação, o Senhor não pode mais cooperar com eles. Outras pessoas são então escolhidas para assumir importantes responsabilidades." Eventos Finais, p. 53.

Textos Bíblicos que exaltam a Bíblia:

  • "Santifique através da palavra..." João 17:17.

  • "Lâmpada para..." Salmos 119:105.

  • "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que... dão ouvidos a Palavra e..." Lucas 8:21

  • "Escondi a tua palavra..." Salmos 119: 9:16

  • Texto final. Efésios, 4: 14, 15.

(Sermão pregado pelo irmão Jaime Bezerra, no sábado 1º de junho de 2002, durante o II Congresso de Adventistas Leigos, em Brasília, DF. O irmão Jaime é brasileiro e reside em Portugal há 14 anos, onde mantém o ministério "Aconselho-te...", que é é um ministério leigo em favor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, com página na internet www.adventista-aconselho.com e e-mal: aconselho@oninet.pt.)

Leia outras mensagens apresentadas durante o congresso:

Temas relacionados:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com