Devotos Não Acreditam em Revelação

São Paulo - Parte dos devotos que visitaram a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que veio de Portugal e está no Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no bairro do Sumaré, Zona Oeste de São Paulo, não acredita que o atentado sofrido pelo Papa seja o terceiro segredo, revelado no último sábado pela Igreja Católica. A maioria esperava uma revelação apocalíptica, com previsões muito mais trágicas do que os tiros que atingiram João Paulo II em 13 de maio de 1981, que teriam sido previstos pela santa em 1917.

"Não acredito que seja esse o segredo. Acho que deve ser uma coisa bem pior, tão grave que a Igreja não pode revelar", afirmou Claudete Machado, que mora na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, e é devota de Nossa Senhora de Fátima. Apesar de não acreditar na versão divulgada do terceiro mistério, ela diz que sua fé na santa continua inabalada. "Sou devota há muito tempo, tenho um terço, um pôster, a imagem de Fátima, e apesar de não acreditar no que foi dito, continuo tendo muita fé, tanto que estou aqui", diz ela.

Ela acha que a Igreja divulgou um segredo para não ter de admitir que o verdadeiro é muito mais grave. "Tanto que nós nem imaginamos o que pode ser. E tenho várias colegas que também não acreditaram nessa história, mas é claro que a gente reconhece que foi terrível o que aconteceu com o Papa." Claudete chegou a discutir o assunto na padaria onde faz compras normalmente. "O dono é português e nem ele acreditou. As pessoas pensam que se fosse isso, o Papa já teria revelado". Sua colega, Maria Aparecida, que mora também na Vila Mariana, concorda com Claudete. "Enquanto a irmã Lucia estiver viva, acho que a Igreja não vai revelar a verdade para o público".

A devota Maria Luíza Martinelli, também de São Paulo, ficou surpresa com a revelação. "Só fiquei sabendo hoje (dia 14). Esperava que fosse algo muito pior, uma guerra." Ela também desconfia que a Igreja tenha divulgado um segredo que não seja o terceiro. "Em um primeiro momento, foi o que me passou pela cabeça e acho que o verdadeiro deve ser terrível, para ficar tanto tempo escondido. Esse fala de algo já acontecido, não tinha motivo para guardar isso até agora."

José Eugênio Silva Sobrinho, devoto de Fátima, afirma ter presenciado o milagre da cura de sua esposa de um tumor no cérebro e de trombose há alguns anos. Ele acredita que o terceiro segredo se trata do atentado contra o Papa e diz que quem duvida da versão da Igreja é porque sente medo e está afastado de Deus. "O homem, por causa do medo, interpreta as coisas para o lado negativo. Mas o Papa não iria mentir e a terceira revelação confirma, junto com os outros segredos, tudo o que acontece no mundo: fome, guerras, violência. A revelação não podia ser nada diferente disso."

Para ele, a grande mensagem deixada por Fátima na revelação do terceiro mistério é que "cada um deve reconhecer na existência do irmão a sua própria existência." Sobrinho interpreta o incidente como sendo o máximo do desrespeito que um homem pode atingir em relação ao seu próximo, uma vez que o atentado foi contra o representante de Deus na Terra. "Precisamos recuperar a perspectiva da convivência", diz.

Para o frei Yves Terral, pároco do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, as pessoas têm o direito de não acreditar no que foi divulgado. "Mas todos os segredos fazem sentido, têm conexões entre si, pois partem do que Nossa Senhora falou aos pastorinhos. Ela afirmou para as crianças que quando estivessem em dificuldade, teriam um esconderijo, que seria o seu coração. Os três segredos reafirmam essa mensagem".

Ele explica que a revelação do terceiro segredo marca um recomeço para a Igreja Católica, partindo do princípio do Evangelho que diz que as mães protegem seus filhos, o que está em prefeito acordo com a terceira revelação, já que o papa buscou o "esconderijo" em Fátima, salvando-se da morte, e se tornando um de seus maiores devotos.

Janaína Simões

Fonte: http://www.estadao.com.br/agestado/nacional/2000/mai/14/77.htm 


 
Em Nome do Pai
VaticanoVinte e seis diáconos se prostram diante do papa João Paulo II durante a cerimônia em que estão sendo ordenados padres da diocese de Roma, hoje (14/05), na praça de São Pedro. O papa falou de sua profunda emoção ao visitar ontem o Santuário de Fátima. (Foto: Plinio Lepri/AP)

Fonte: http://www.estadao.com.br/agestado/imagens/ultimas/home.php3 


Fátima: Segredo Reforça Fé

Marianos acreditam que segredos reforçam mensagens de conversão.

São Paulo - A revelação do terceiro segredo de Fátima, feita em missa em Portugal nesse sábado pela Igreja Católica, serve mais como um reforço para a mensagem do Evangelho do que para mudanças dentro da Igreja. "Não acredito que a revelação vá mudar as coisas, mas é bom salientar que o terceiro segredo continua sendo válido, pois a Igreja continua sofrendo e Fátima, em sua última revelação, prossegue em seu pedido de oração e penitência", afirma o padre Marcos Szczepaniak, da Congregação dos Padres Marianos do Brasil e pertencente à Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição, que fica em Curitiba (PR).

Para a Igreja, segundo o padre, a revelação do terceiro segredo é uma continuidade do chamado de Virgem Maria para a conversão. "Nossa Senhora continua sua missão de acordar as pessoas da atual indiferença, e a revelação é mais um convite da santa à massa para a penitência e orações, para seguir o pedido que ela fez: ´fazei tudo o que meu filho disser´, lembrando a obediência a Jesus e a seu representante na Terra, o papa."

Na interpretação da Igreja, os segredos de Fátima mostram as lutas dos sistemas ateus contra a Igreja Católica, em um embate que marcou a via-sacra dos papas que presidiram a Igreja Católica no século XX. "Este é um tempo muito bonito para a Igreja, ela está em seu auge", afirma padre Marcos.

Ele destaca que nesse momento o papa está trabalhando com grande fidelidade ao Evangelho, em atitudes práticas, como o recente pedido de perdão feito aos judeus pelo Holocausto, a instituição da Festa de Misericórdia, feita no dia 30 de abril, e agora com a revelação do terceiro mistério de Nossa Senhora de Fátima. "Isso tudo mostra como a Igreja quer ir ao encontro dos que sofrem com a miséria tanto moral quanto física", completa.

A demora na divulgação de que o atentado contra João Paulo II, sofrido em 13 de maio de 1981, seria o terceiro segredo pode ser explicada pelo fato de que Fátima fez suas premonições às três crianças em forma de símbolos, não descrevendo cenas de maneira fotográfica. As mensagens escritas pelas crianças sofreram uma interpretação posterior por parte da Congregação da Doutrina da Fé, material que será publicado pela Igreja agora que foi divulgado o terceiro segredo. "Penso que não era bem clara a interpretação do segredo, pois os acontecimentos apareceram em uma certa névoa, que clarearam depois que os fatos aconteceram. Divulgar antes seria desnecessário e confuso", aponta o padre Marcos.

O padre acredita que nesse momento deve-se parar com as especulações em torno de uma possível renúncia do papa e mesmo de um significado diferente para a terceira revelação. "A renúncia está fora de cogitação, o papa mostra humildade em seus atos, mas segue firme no comando da Igreja", diz. Ele também explica que o terceiro segredo não se refere ao atual estado de saúde do papa, que vai completar 80 anos e sofre de mal de Parkinson.

O religioso lembra que aconteceram dois milagres no episódio do atentado contra João Paulo II, que foi descrito por Fátima em sua terceira revelação. O primeiro foi o papa ter saído vivo do próprio atentado, apesar de ter recebido três tiros. O segundo foi uma infecção sofrida pelo pontífice em virtude dos ferimentos. "Era uma infecção humanamente impossível de ser curada e um milagre fez com que um médico descobrisse a cura", afirma padre Marcos.

Há ainda várias anotações pessoais no diário de irmã Jacinta, por exemplo, que não se referem aos três segredos de Fátima, mas que ainda precisam ser decifrados agora que ela foi beatificada. Uma delas diz que um raio da Polônia preparará o mundo para minha definitiva volta. Parece que os mistérios continuam.

Janaína Simões

Fonte: http://www.estadao.com.br/agestado/nacional/2000/mai/14/60.htm


João Paulo II Prepara Sua Renuncia

O jornal português Expresso informou ontem que o papa João Paulo II se prepara para renunciar. A viagem a Portugal teria sido a última do pontífice ao exterior.

Segundo o jornal, João Paulo II, de 79 anos, deixou assinada no Vaticano uma carta de resignação, caso sofra alguma doença ou ataque que o incapacite intelectualmente. Essa é a primeira vez que um papa toma tal decisão, o que demonstraria a consciência de João Paulo II quanto à sua crescente debilidade física, com o avanço do Mal de Parkinson, diagnosticado há 10 anos.

O Vaticano cancelou todas as outras viagens de João Paulo II, diz uma fonte do Expresso. A visita a Portugal, onde o papa ofereceu à Virgem de Fátima um anel recebido no início do pontificado, em 1978, seria, portanto, a última ao exterior. A entrega do anel, que João Paulo II recebeu do cardeal polonês Wyszinski, foi um gesto que não estava programado pelo protocolo do Vaticano, interpretado por muitos como uma despedida.

Fonte: http://www.uol.com.br/odia/mundo/mu140503.htm 


Vaticano Revela 3º Segredo de Fátima

Em visita ao santuário, o papa beatifica crianças que tiveram a visão da Virgem Maria e revela o último dos três segredos a elas confiados.

Fátima, Portugal - O Vaticano revelou hoje o chamado terceiro segredo de Fátima, relacionado com o atentado sofrido pelo papa João Paulo II em 1981. Os católicos acreditam que, em 1917, a Virgem Maria apareceu para três crianças pastoras da cidade de Fátima contando a elas três profecias. Duas delas, a visão do “inferno” da Segunda Guerra Mundial e a ascensão do comunismo na União Soviética, já haviam sido reveladas. O terceiro segredo permaneceu até hoje em sigilo, sendo conhecido apenas pelo papa e autoridades da fé católica.

Depois de décadas de especulações, o secretário de estado do Vaticano, Cardeal Angelo Sodano declarou que o terceiro segredo se referia a um “bispo vestido de branco” que “cairia ao chão, aparentemente morto, atingido por balas de uma arma de fogo”. Sodano relembrou que em 13 de maio de 1981, na praça de São Pedro, o papa sofreu uma tentativa de assassinato por um homem turco. Treze de maio também é a data em que se comemora a primeira aparição da virgem às crianças de Fátima. O papa atribuiu o fracasso do atentado à proteção da Virgem.

Cerca de 600.000 pessoas assistiram hoje à cerimônia de beatificação de Jacinta Marto e de seu irmão Francisco, duas das três crianças que tiveram a visão da santa. A terceira criança, Lucia dos Santos, também estava presente à aparições e entrou para um convento carmelita em 1929. Hoje, aos 93 anos, ela recebeu a comunhão do papa, junto com um grupo de crianças vestidas de pastores, fez uma oração silenciosa junto ao túmulo de seus primos e depois participou da beatificação.

Doentes em cadeiras de rodas e macas e milhares de crianças assistiram a cerimônia. Ao final, o papa declarou: “Desejo celebrar mais uma vez a bondade de Deus comigo quando me salvou da morte em 13 de maio de 1981. Também quero expressar minha dívida com a abençoada Jacinta pelos sacrifícios e orações que fez pelo santo papa”.

Fonte: http://www.estadao.com.br/agestado/internacional/2000/mai/13/12.htm


Fátima: Arcebispo de SP Surpreso

São Paulo - A revelação do terceiro segredo de Fátima, divulgada hoje pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Angelo Sodano, em Portugal, mostra que as crianças que souberam das revelações da santa tiveram uma visão simbólica da história da Igreja Católica, afirmou o arcebispo de São Paulo, d. Cláudio Hummes. "A divulgação foi uma total surpresa para nós, mas é uma notícia de muito boa repercussão, tudo foi falado de maneira sincera, não houve nenhum temor porque o terceiro segredo já foi cumprido ", afirmou o arcebispo.

Para d. Cláudio o momento é muito importante, “de grande impacto para a Igreja e para a história de Fátima". A revelação do terceiro e mais bem guardado segredo de Fátima, que a santa teria mostrado a três crianças, foi inesperada para a grande maioria dos religiosos católicos. Ela relaciona a visão ao atentado contra o papa João Paulo II que aconteceu em 1981, em São Pedro, exatamente em 13 de maio, dia de Fátima.

O arcebispo de São Paulo disse ignorar os motivos pelos quais o Vaticano manteve em segredo, por tanto tempo, a terceira revelação. "Acho que o próprio papa achou que não havia mais motivos para continuar ocultando um segredo de mais de um século”, disse d. Cláudio. A maior preocupação dos católicos era de que ele revelasse o apocalipse. "As crianças viram muitos mártires e, no meio deles, a figura do papa, que tomba, baleado; essa é uma parte da história da Igreja no século que está terminando", interpreta d. Cláudio. Para ele, os três segredos integram uma descrição do que foi o tumultuado século 20 para a religião.

O primeiro segredo descreve o fim da Primeira Guerra Mundial. O segundo mostra a questão da ascensão do comunismo. O terceiro aponta os mártires cristãos e o papa entre eles, caindo no chão, vítima de uma bala. "A revelação trouxe um reforço para a mensagem espiritual e espero que traga mais paz para nosso mundo; estamos precisando muito disso", declarou o arcebispo. O texto escrito pela irmã Lúcia (uma das crianças a quem foram revelados os segredos), contando as revelações, será publicado em breve.

Janaína Simões

Fonte: http://www.estadao.com.br/agestado/cidade/2000/mai/13/83.htm


Vaticano Revela o "Terceiro Segredo" de Fátima 

A cerimônia de beatificação  

FÁTIMA, Portugal (CNN) -- O Vaticano revelou neste sábado parte de um mistério que despertava a curiosidade do mundo católico há mais de 80 anos, ao anunciar que o chamado "terceiro segredo" de Fátima era a previsão da tentativa de assassinato realizada em 1981 contra o papa João Paulo II.

Os católicos acreditam que a mãe de Cristo apareceu em 1917 diante de três pastorzinhos, em Fátima, e lhes transmitiu três profecias, duas das quais já tinham sido reveladas: uma visão do "inferno", identificada com a Segunda Guerra Mundial, e a ascensão e queda do comunismo.

Depois de décadas de conjecturas, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Angelo Sodano, disse que "a terceira parte do segredo de Fátima" fala de um "bispo vestido de branco" que cai no chão, aparentemente morto, "após ser atingido por tiros".

O Vaticano, que durante décadas se recusou a revelar o conteúdo do segredo, prometeu divulgar todos os detalhes depois de uma "preparação adequada" do texto segundo a fé católica, pois também contém outra visão profética.

Lúcia dos Santos, depois soror Lúcia de Santa Maria, agora com 93 anos  

O segredo foi tema de centenas de livros, é mencionado em milhares de sites da Internet e inclusive inspirou em 1981 o seqüestro de um avião por parte de um homem que exigia sua revelação.

Previsões obscuras e fatalistas foram insinuadas em diversas oportunidades desde que a irmã Lúcia, única sobrevivente das três crianças que viram a Virgem, começou a escrever suas lembranças das aparições.

Neste sábado, o papa beatificou diante de uma multidão de 600.000 pessoas os irmãos Jacinta e Francisco Marto, primos de Lúcia dos Santos, que presenciaram com ela a aparição da Virgem sobre uma oliveira. Jacinta e Francisco morreram de pneumonia dois anos depois da visão.

O cardeal Sodano lembrou que o papa atribuiu à Virgem de Fátima ter escapado com vida do atentado cometido por um terrorista turco, que atirou nele em plena Praça de São Pedro exatamente no dia 13 de maio, aniversário da primeira aparição da Virgem.

Alguns dos presentes na missa ficaram interessados em saber mais detalhes, enquanto outros se declaravam decepcionados, pois o segredo não estava relacionado com um acontecimento mais amplo, como muitos pensavam.

"Tudo o que disseram aconteceu no passado", opinou Julio Estela, um vendedor de carros de 33 anos e que vive no sul de Portugal. "Isso não é uma profecia. É decepcionante. Eu acho que deve haver mais alguma coisa".

Fonte: http://www.cnnbrasil.com/2000/mundo/europa/05/13/fatima/index.html 


João Paulo II Revela Terceiro Segredo de Fátima

Globo.com

O papa João Paulo II revelou este sábado o terceiro segredo de Fátima depois da cerimônia de beatificação das duas crianças pastoras que tiveram visões da Virgem Maria. Antes de viajar para Portugal, o Papa pediu ao Vaticano que preparasse um documento tornando público o terceiro segredo.

Durante suas aparições às três crianças-pastoras de Fátima, entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917, a Virgem lhes teria confiado três segredos, transmitidos a Roma no começo dos anos 40 pela única testemunha sobrevivente, Lucia dos Santos, hoje uma religiosa carmelita de 92 anos. Os dois primeiros já eram conhecidos: se referiam à guerra e às perseguições contra a Igreja e denunciavam o ateísmo e a Rússia, ao mesmo tempo em que exortavam à conversão e à veneração da Virgem.

Sodano disse que o terceiro segredo envolve martírio e sofrimento e fala de um homem vestido de branco que cairia no chão aparentemente morto sob uma rajada de balas. O cardeal acrescentou que no atentado ficou evidente para João Paulo II que foi a mão da Virgem Maria que desviou as balas e o salvou da morte. "O texto constitui uma visão profética, comparável às das Sagradas escrituras", acrescentou o secretário de Estado do Vaticano.


Papa Beatificará Irmãos que Viram Virgem em 1917

CIDADE DO VATICANO. O Papa João Paulo II presidirá no sábado uma das beatificações mais emblemáticas do Jubileu: a das crianças pastoras Francisco e Jacinta Marto, que, segundo a tradição católica, tiveram visões da Virgem Maria em 1917 em Portugal junto com a prima Lucia. A cerimônia religiosa será no Santuário de Fátima, que João Paulo II já visitou em outras duas ocasiões, em 1982 e 1991, para agradecer à Virgem Maria por ter sobrevivido ao atentado que sofreu em 1981 na Praça de São Pedro, no Vaticano.

A data da beatificação coincide com o 83º aniversário da primeira aparição da Virgem, ocorrida no mesmo dia do mês - 13 de maio - em que o turco Mehmet Ali Agca disparou contra João Paulo II há 19 anos. O Pontífice sempre afirmou que foram as mãos de Maria que desviaram as balas, que atingiram-lhe a mão esquerda, o braço direito e o abdômen. Como expressão de sua gratidão, João Paulo II já fez 104 visitas a santuários dedicados à Virgem em suas 228 viagens fora do Vaticano.

A beatificação dos pequenos pastores será um marco na História da Igreja. Francisco e Jacinta serão os beatos mais jovens que não morreram como mártires. Francisco morreu em 1918 e Jacinta, um ano depois, vítimas da gripe espanhola. Lucia, prima dos dois que também teria testemunhado as aparições da Virgem, tornou-se freira e vive hoje, aos 92 anos, enclausurada num convento carmelita em Coimbra. João Paulo II a visitará na viagem.

Segundo a tradição, a Virgem apareceu para as três crianças em 13 de maio de 1917 e continuou reaparecendo sempre no mesmo dia do mês, até outubro. Em sua última aparição, a Virgem teria revelado três segredos, que as crianças não revelaram nem quando foram enviadas à prisão por um Governo radical. Os dois primeiros segredos referiam-se às duas guerras mundias e ao comunismo, mas o terceiro segredo nunca foi revelado em público.

Para serem considerados beatos, foi preciso que lhes fosse atribuído um milagre, no caso a inexplicável recuperação da portuguesa Maria Emilia Santos, em 1997. Paraplégica havia 22 anos, ela curou-se depois de invocar um dos irmãos.

Fonte: http://www.oglobo.com.br/arquivo/mundo/20000510/mundo70.htm

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com