NOVIDADE: Clube de Desbravadores Nasceu no Brasil em Lageado Baixo, SC

No dia 22 de abril de 2000, reuniram-se na localidade de Lageado Baixo, município de Guabiruba, SC, os remanescentes do primeiro Clube de Desbravadores de que se tem notícia no Estado de Santa Catarina e, pelo que se consta, no Brasil. (A igreja de Lageado Baixo é a congregação mais próxima da primeira igreja do Brasil, Gaspar Alto, e é composta por descendentes dos pioneiros adventistas no país). 

O objetivo da reunião foi propor a aceitação da ata que confirma a data de fundação do Clube "Vigilantes". Além do diretor de Jovens e Desbravadores da AC, Pastor Elieser Vargas, e do Secretário da AC, Pastor Dirceu de Lima, esteve presente o Pastor Henry Feyerabend que chegou ao Brasil em 24 de dezembro de 1958, já trazendo em sua bagagem as idéias da formação de Clubes de Desbravadores, adquiridas em seu distrito nos Estados Unidos. No dia 20 de abril de 1960, Feyerabend dirigiu uma reunião de planejamento das atividades do futuro Clube "Vigilantes", que se iniciaram no dia 28 de abril de 1960. 

Neste dia, participaram 41 interessados, juntamente com a diretoria, formada por 5 pessoas, sendo Osvaldo Haroldo Fuckner o primeiro diretor. Osvaldo, que ainda vive, compareceu à reunião comemorativa e, juntamente com as autoridades presentes, assinou a ata.

Evidências. Segundo Feyerabend, depois da fundação deste clube, ele participou de um encontro na Argentina, em janeiro de 1961, onde aconteceu uma reunião incentivando a fundação de Clubes de Desbravadores. Nesta ocasião foi apresentado o uniforme oficial do Clube. De acordo com Elza Fuckner Alves, que então contava com 11 anos, sua irmã, Lúcia Fuckner dos Santos, nasceu exatamente um dia antes da reunião inaugural (19 de abril de 1960). A identidade de Lúcia confirma a data. Ademar Zabel ainda lembra que, por ter apenas 9 anos de idade na época, não poderia participar do clube, mas acabou sendo aceito depois de muita insistência. Hoje, Ademar tem 49 anos.

Primeiro Campori do Brasil. No mesmo ano (1960), o Pastor Feyerabend, que era o diretor de Jovens em Santa Catarina, estimulou a formação de mais 4 clubes no estado: Cruzeiro do Sul (São Francisco do Sul), Eldorado (Central de Florianópolis), Lírios do Vale (Benedito Novo) e Colibri (Bom Retiro). Em 1961 o Clube Vigilantes participou (já uniformizado conforme modelo trazido dos EUA), do primeiro acampamento estadual (hoje chamado de Campori) realizado no terreno do Sr. Arno Becker, que mais tarde se tornou no antigo CATRE, em Itapema, SC. [Aline Metzker Castro – Secretária de Comunicação AC].

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com