Se Somos Todos Filhos de Deus, Como Pode Jesus Ser o "Filho Unigênito"?

 

O leitor, cuja carta reproduzimos abaixo, suspeita que a expressão "unigênito" possa ter sido inserida posteriormente...

 

Que a Paz do Senhor esteja convosco.

Pesquisando a palavra "unigênito" e seu real significado deparei com:

1. "Único filho de Deus". Todavia, se nós somos filhos de Deus, Jesus não é o único.

2. Houve, ainda na Idade Média, uma corrente de pensamento (agnóstica), que colocava Jesus humano, por ser filho da carne (MARIA) com alma humana e seu espírito vindo do LOGOS. Isso O tornaria um TRINO e não UNIGÊNITO.

3. A Igreja da Idade média condenou tal pensamento e acatou o pensamento que Jesus é a unidade com Deus dai UNIGÊNITO.

Se essa discussão se deu na Idade Média, como João já teria escrito "Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho UNIGÊNITO" nos primórdios do Cristianismo?

Se já estiva escrito na Bíblia que Jesus é o UNIGÊNITO filho de Deus, por que pensadores e filósofos se debateram tanto nesse ponto a pena de perder suas vidas?

Romário Nogueira, Vitória, ES.


Resposta do Editor:

Caro irmão,

1. Somos filhos de Deus por adoção, através de Cristo, e não por geração, como Jesus. Obviamente, apenas Ele é unigênito de Deus, ainda que nós também possamos ser um com o Pai, através do Filho:

João 1:11-14:

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

2. Se você não crê em Jesus como o Filho unigênito de Deus, está correndo sério risco:

João 3:16:

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.

A última parte da passagem citada (sublinhada) responde, creio eu, à sua indagação quanto às polêmicas sobre a natureza de Cristo na Idade Média. Jesus é o Filho Unigênito de Deus antes mesmo da encarnação, irmão, e por isso nem consideraremos a objeção de que ele seria "trino" e não "unigênito", mas finalmente "unigênito" por estar em unidade com o Pai.

3. Para que fique ainda mais claro: Só teremos vida eterna se crermos em Jesus Cristo como o Filho unigênito de Deus!

I João 4:9:

Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.

I João 4:15:

Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus.

I João 5:1-5:

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?

I João 5:10-13:

Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu Filho. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.

4. Repito, discussões da Idade Média não vêm ao caso, nem podem alterar o que já estava escrito anteriormente, até porque a expressão original "monogenes" significa exatamente "único gerado" e nada tem a ver com estar em unidade com o Pai.

5. Então, para que não restem dúvidas:

A. Somos filhos de Deus por adoção, por meio de Jesus Cristo. Efésios 1:3-5:

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.

B. Os anjos também são "filhos de Deus" por criação (diferente de geração), por isso mesmo ocupam posição inferior a Jesus Cristo, também chamado de "primogênito" de Deus. Hebreus 1:1-6:

Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles. Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

C. Deus nos fez Seus filhos, através do Plano da Salvação executado por Cristo, irmão. Colossenses 1:12-22:

Dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis.

6. Leia, por favor, com oração, todo o capítulo 8 de Romanos, irmão.

Robson Ramos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com