O Deus Singular X O Deus Plural
INTRODUÇÃO As palavras que seguem são destinadas a algumas pessoas que ainda não estão totalmente convictas quanto verdadeira identidade do Deus das Escrituras e que, às vezes, se confundem com algumas filosofias e ilustrações humanas colocadas para definir Deus e apoiar certas convicções teológicas. Mas, afinal, qual dos dois ensinos citados abaixo é o mais coerente e de acordo com a simplicidade da mensagem bíblica: 1º. Deus existe em três pessoas iguais e co-eternas, Pai, Filho e Espírito Santo. 2º. Deus é uma só pessoa, o Pai; o Senhor Jesus é o Filho de Deus; o Espírito Santo é a presença ativa do espírito de Deus, ou do espírito de Deus mediante Cristo. A intenção deste texto é demonstrar de maneira OBJETIVA o motivo de a segunda opção ser a correta e estar de acordo com o entendimento de Cristo e dos seus primeiros seguidores. Para isso, ele será dividido em algumas partes básicas, para que o leitor siga uma linha lógica de raciocínio bíblico. Em primeiro lugar analisaremos resumidamente a relação entre Deus e seus adoradores na época da Antiga Aliança. Depois faremos uma transição para o conceito dos adoradores da Nova Aliança. É importante termos em mente que, segundo a crença trinitariana, o Deus Único é expresso em três pessoas co-eternas e todo-poderosas que gradativamente são reveladas na Bíblia como Pai, Filho e Espírito Santo. Quanto a essa doutrina, mesmo respeitando a sinceridade de todos os que nela crêem, gostaria de enumerar alguns FATOS INCONTESTÁVEIS: 1) NÃO existe na Bíblia, DE FORMA EXPLÍCITA, uma expressão de fé num Deus Trino, do tipo “DEUS É COMPOSTO DE TRÊS PESSOAS!”. Ou “PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO SÃO UM ÚNICO DEUS!” Esse conceito sobre Deus não é expresso por algum personagem ou escritor bíblico de forma doutrinária ou, pelo menos, conceitual. No que se refere à transição da adoração judaica para a adoração cristã NÃO HÁ NENHUMA AFIRMAÇÃO EXPLÍCITA DE ALGUM ESCRITOR BÍBLICO de que o Deus Único dos judeus, que o adoravam como um só ser, personalidade ou pessoa, era na realidade Deus Único existente eternamente em três pessoas. Entretanto, existem INCONTÁVEIS AFIRMAÇÕES ENFATIZANDO QUE DEUS É UM SÓ SER. O DEUS DOS JUDEUS Nos livros do Antigo Testamento vemos que a relação entre o adorador e Deus é pessoal. Não é entre o ser humano e uma força impessoal ou indefinida, mas é de SER para SER; PERSONALIDADE para PERSONALIDADE. A relação é de 1º pessoa do singular para 2º pessoa do singular. Observe isso de maneira prática lendo algumas orações:
2 Samuel
7:27: “Pois TU, SENHOR dos Exércitos, Deus de
Israel, revelaste aos ouvidos de teu servo, dizendo: Edificar-te-ei uma casa.
Portanto o teu servo se animou para fazer-te esta oração.” Salmo 5:3,4: “Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã APRESENTAREI A TI a minha oração, e vigiarei. Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem CONTIGO habitará o mal”. Salmo 27:9: “Não escondas de mim a TUA FACE, não rejeites ao teu servo com ira; TU FOSTE a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação.” Se lermos todo o Antigo Testamento SEM NENHUM CONCEITO TEOLÓGICO PRECONCEBIDO, chegaremos à conclusão de que, DO PONTO DE VISTA DOS ADORADORES, DEUS É UM SÓ SER, UMA SÓ PESSOA, UMA SÓ PERSONALIDADE. É por isso que, quando a situação especificada nos textos acima se inverte, Deus também fala na 1º pessoa do singular. Observemos alguns exemplos: (GN 6:13) - “Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a MINHA FACE; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.” (GN 9:12) - “E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre MIM E VÓS, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.“ (ÊX 20:22) - “Então disse o SENHOR a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, EU FALEI CONVOSCO.” (JZ 7:2) - “E disse o SENHOR a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie CONTRA MIM, dizendo: A minha mão me livrou.” (JR 9:13) - “E disse o SENHOR: Porque deixaram a MINHA LEI, que pus perante eles, e não deram ouvidos à MINHA VOZ, nem andaram nela.” (AG 2:8) - “MINHA é a prata, e MEU é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos.”
Esses são apenas alguns dentre inúmeros casos de como se expressa
o Deus único do A. T. Quanto às poucas vezes (Isaías 43:10) - Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que ANTES DE MIM DEUS NENHUM SE FORMOU, E DEPOIS DE MIM NENHUM HAVERÁ. (Isaías 44:6) - Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e FORA DE MIM NÃO HÁ DEUS. (Isaías 44:8) - Porque vós sois as minhas testemunhas. PORVENTURA HÁ OUTRO DEUS FORA DE MIM? Não, não há outra Rocha que eu conheça. (Isaías 45:6) - Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que FORA DE MIM NÃO HÁ OUTRO; eu sou o SENHOR, e não há outro. (Isaías 46:9) - Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e NÃO HÁ OUTRO DEUS, não há outro semelhante a mim. O DEUS DOS CRISTÃOS
Entendemos, conforme observado nos textos bíblicos citados no
tópico anterior, que Deus, no ponto de vista dos judeus daquela época, como
também no dos judeus de hoje, é UMA SÓ PESSOA.
E esse entendimento CONTINUOU O MESMO NA MENTE DOS CRISTÃOS.
ISSO PORQUE O ÚNICO DEUS VERDADEIRO É IDENTIFICADO PELO ADORADOR
JESUS, O MESSIAS, COMO SENDO UMA SÓ PESSOA, O PAI.
Também, NUNCA encontramos,
(João 8:54) - Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é MEU PAI, O QUAL DIZEIS QUE É VOSSO DEUS.
(João 4:21-24) - Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem,
em que nem neste monte nem (João 17:3) - E a vida eterna é esta: que te conheçam, A TI SÓ, POR ÚNICO DEUS VERDADEIRO, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (Mateus 11:27) - Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e NINGUÉM CONHECE O FILHO, SENÃO O PAI; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiserem revelar. O Filho de Deus foi o exemplo perfeito de um adorador. Nos ensinou coisas fundamentais acerca de nossa relação pessoal com o verdadeiro Deus. Quando digo ‘RELAÇÃO PESSOAL’, NÃO ESTOU ME REFERINDO A ALGO ALÉM DA FORMA COMO ACONTECEU ENTRE CRISTO E DEUS, O PAI. Era uma relação de pessoa para pessoa; NÃO ERA DE PESSOA PARA UMA CORPORAÇÃO OU COMUNIDADE DE PESSOAS. Jesus não cultua outra pessoa, além do Pai, ou outra em conjunto com Ele. E é exatamente o DEUS adorado por Cristo, O DEUS ÚNICO DOS PRIMITIVOS CRISTÃOS, assim como disse o Filho de Deus: (João 20:17) - Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para MEU PAI E VOSSO PAI, MEU DEUS E VOSSO DEUS.
Foi acerca desse Deus que o Messias veio revelar os propósitos e
as qualidades. Ele nos ensinou como amar seu Deus e fazer a Sua vontade. O
Senhor Jesus também foi usado para fazer a transição do culto judaico, baseado
em sombras, para o culto messiânico firmado nas realidades espirituais. Por
isso, JAMAIS TERIA DEIXADO PARA FUTUROS TEÓLOGOS
IMPERFEITOS DESENVOLVEREM O ENSINO DE QUE O DEUS ÚNICO NÃO ERA UMA PESSOA, COMO
OS VERDADEIROS ADORADORES JUDEUS ACHAVAM, MAS TRÊS PESSOAS Assim sendo, incentivo a você, que está lendo essa explanação objetiva, e que ainda tem alguma dúvida quanto a identidade do Deus Único, a decidir-se pela SIMPLICIDADE DO ENSINO ACERCA DO DEUS DO SENHOR JESUS. Alguns para refutar isso preferem usar argumentos pré-fabricados nos livros “anti-seitas”, em defesa do ortodoxo. Para muitos se torna, pois, quase impossível entender que, por mais exaltada que seja a posição do Filho por concessão Daquele que o gerou, O ÚNICO DEUS É UM SÓ DEUS, O PAI, e que esse Deus é também Deus de Jesus. É Deus tanto do Jesus terrestre, como do celestial. (1 Coríntios 8:4,6) - “Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que NÃO HÁ OUTRO DEUS, SENÃO UM SÓ. Todavia para nós há UM SÓ DEUS, O PAI, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele”. (Quanto ao Senhorio de Jesus, o apóstolo Pedro ensina que foi Deus quem o exaltou e o fez Senhor e Messias, conforme Atos 2) (I Timóteo 2:5 à luz de I João 2:1) - Porque há UM SÓ DEUS, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem, [pois] se alguém pecar, temos um Advogado para com O PAI, Jesus Cristo, o justo. Efésios 1:17: “Para que o DEUS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, O PAI DA GLÓRIA, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação” Apocalipse 3:12: “A quem vencer, eu o farei coluna no templo do MEU DEUS, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do MEU DEUS, e o nome da cidade do MEU DEUS, a nova Jerusalém, que desce do céu, do MEU DEUS, e também o meu novo nome.” A rejeição do Deus Singular pelo Deus Plural, tem produzido uma espécie de adoração INDEFINIDA E IMPESSOAL ao Deus Único. Durante um momento de oração na maioria das igrejas, as expressões e petições não são dirigidas a um só ser. Alguns direcionam as petições a Jesus, por mais que se finalize com a expressão: “...em o nome de teu Filho, Jesus.” Enquanto outros, preferem clamar ao Espírito Santo. Nem sempre quando alguém fala: “Ó Senhor meu Deus e meu Pai..” , está tendo em mente a 1º Pessoa da Trindade. “Não tem problema”, dizem alguns, “são todos o mesmo Deus!”. Na hora da oração ou do louvor a realidade aparece, pois o Deus invocado não é o Trino, mas uma das pessoas do Deus Plural. O termo Único Deus Verdadeiro na mente da maioria do povo cristão atual, é diferente do que estava na mente dos judeus, de Cristo e dos cristãos primitivos. Muitos hoje são trinitarianos, na teoria, e unicistas, na prática, quando dizem a apenas uma das pessoas da Divindade: “Senhor Jesus, tu és o único digno, de receber toda a honra, glória e adoração.” Por mais que não seja errado exaltar ao Senhor Jesus, quão diferente sãos as orações atuais se compararmos com as dos judeus, as de Jesus e as dos apóstolos. Quão maravilhosa é a relação pessoal com o Deus Singular a quem o próprio Jesus orava. 2 Samuel 7:27: “Pois tu, SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, revelaste aos ouvidos de teu servo, dizendo: Edificar-te-ei uma casa. Portanto o teu servo se animou para fazer-te esta oração”. 1 Reis 8:28: “Volve-te, pois, para a oração de teu servo, e para a sua súplica, ó SENHOR meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o teu servo hoje faz diante de ti.”
João 17:1-3:
“Pai, é chegada a hora; glorifica a teu
Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; assim como lhe deste
poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E
a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti
só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Que o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus abençoe e ilumine a todos. Adriano Campelo Leia também: |
|