Leitor Sugere Acréscimo de Mais um Estudo à Apostila de Sorocaba

Li a apostila dos irmãos de Sorocaba e a achei muito boa. Excelente mesmo. Para que ela ficasse um pouco mais completa, sugiro que se coloque um tópico sobre a verdadeira adoração, que tem por base a obediência a toda vontade do Pai celestial. E que por ordem do Pai, também adoramos e servimos ao Filho como todos os anjos assim o fazem. Textos para análise e consideração sobre o assunto.

Gênesis 4:1-7

Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do SENHOR. Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador. Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.

I Samuel 15:22

Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.

Mateus 7:21-23

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

Êxodo 23:20-21

Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não te rebeles contra ele, porque não perdoará a vossa transgressão; pois nele está o meu nome.

Lucas 9:35

E dela veio uma voz, dizendo: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi.

Salmo 2:7-12

Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão. Com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso de oleiro. Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos advertir, juízes da terra. Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor. Beijai o Filho para que se não irrite, e não pereçais no caminho; porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira. Bem-aventurados todos os que nele se refugiam.

João 14:23-24

Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.

João 5:22-23

E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento, a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.

Hebreus 1:5-6

Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

João 14:13

E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.

Romanos 16:27

Ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!

Excelente exemplo sobre a adoração que prestamos a Cristo é também revelado no contexto de Apocalipse 13:4:

E adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta; também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela?

A besta que representa o poder papal é adorada. E de que forma a besta é adorada? Não é quando nós obedecemos as suas leis, dogmas e doutrinas? Como por exemplo o domingo? Não é também por meio da besta que o dragão é adorado? Não deu o dragão autoridade à besta? É muito interessante que Cristo recebeu toda autoridade no céu e na terra que o seu Pai lhe dera. Ele é digno, o Cordeiro, de receber a honra e a gloria. Assim o Pai é verdadeiramente adorado, quando agradamos ao seu Filho.

Um abraço amigão

Milton, do Ministério Adventista Bereano, RJ


Irmão Milton,

Paz seja contigo.

O material suplementar enviado é ótimo para enriquecer o tema. Aliás, a proposta do Ministério Leigo de Sorocaba foi unicamente condensar numa única apostila vários estudos sobre o mesmo assunto. Não há qualquer óbice que as pessoas alterem a apostila, desde que venham somar conhecimentos.

Particularmente fiz algumas alterações, ainda em revisão, para acrescentar na apostila, no tocante à contribuição do irmão. Tenho outros materiais que pretendemos adicionar, dentre eles a sacudidura, quando muitos daqueles que foram inicialmente sacudidos, acabaram deixando o povo de Deus.

Dentre nossos objetivos, está a intenção de retirar ao máximo, qualquer comentário pessoal sobre a Palavra. Preferimos colocar unicamente as palavras da Bíblia, fazendo apenas alguns links para direcionar o estudo. Assim, lendo as Palavras de Deus, direto da fonte, o Espírito fará a obra do convencimento. Creio que os comentários devem ser feitos em palestras e estudos pessoais.

O irmão pode notar que na apostila lançada, somente no capítulo tocante a "Apostasia Ômega", que conta a história da Trindade na IASD, houve maiores comentários, com duas citações não inspiradas: uma do manual de 1912 e outra de um livro ali citado.  No mais, a apostila é 90% Bíblia pura!

Creio que podemos e devemos melhorá-la até atingir 100% exclusivo da Palavra. Afinal é a Bíblia e a Bíblia só, que nos serve como regra de fé e prática. Ao invés dos opositores que citam Tertuliano, obras e estudos de pastores tais e tais, manuscritos, devemos responder: Assim diz o Senhor!!

Que Deus o abençoe.

Reinaldo, Sorocaba.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com