Quase Nada Mudou na UEB

Amigo, caso você ainda não saiba, aqui vai o resultado da 16 Assembléia Geral Ordinária da União Este-Brasileira, realizada em Lavras, no IAEMG:

Frustrando as expectativas que sinalizavam profundas mudanças no corpo administrativo da UEB, foram reeleitos praticamente todos. As únicas mudanças foram no Depto. JA (saída de Arthur Marski, que estava lá há 17 anos... e entrada de Raimundo Venefrides) e no Depto. de Educação (Saída de Elias Germanovski, não sei se é assim a grafia,... e entrada do competente Jael Enéas, que estava lá pela AES). Infelizmente, continuaram o consagrado Vilson Reis, tesoureiro (há uns 20 anos no posto) e o secretário Arôvel Moura (há mais de 20 anos em Niterói).

Obreiro


PEDIDO DE AJUDA
"Olá, irmãos. Meu nome é José Lopes, sou um adventista leigo e estou aqui pedindo uma ajuda. Estou desempregado há dois meses e ainda não recebi a quitacão nem o pagamento da empresa. Pode ser qualquer quantia de dinheiro ou alimentos. Tenho 3 filhos que moram comigo, sou pai separado e estamos passando por dificuldades, (aluguel e telefone atrasados) e esse foi um meio que achei de estar pedindo esta ajuda, pois fico muito triste, porque nunca precisei disto." FONE: 4203-1936. ENDERECO: Rua Xavantes, 60, Parque Piorajussara- Embu das Artes, São Paulo- CEP: 06815-230. BANCO: Bradesco, AG: 2199-7, CONTA: 1002247-9. E-MAIL: lopezrepresentacoes@bol.com.br jenisilva@ig.com.br

Lição Refere-se ao Espírito como Poder e Energia

Tenho sido considerado por alguns irmãos como um blasfemo, por não acreditar que o Espírito Santo seja uma terceira pessoa de uma divindade. Quando sou eu quem diz que o Espírito não é uma pessoa, sou um blasfemador, porém, quando são os próprios teólogos da igreja ninguém fala nada? Por quê?

Hoje ao estudar a lição da escola sabatina na pág. 82, no auxiliar do professor, fiquei espantado com os comentários a respeito do Espírito Santo ali colocados. Dizem nossos teólogos, que o Espírito Santo é o poder de Deus e de seu filho, o "dunamis". Vão ainda mais longe, referem-se ao Espírito, como uma poder ou energia.

Afinal, a igreja pode definir, de uma vez por todas, o que é o Espírito Santo? É força, poder ou energia, ou é uma pessoa? Esse comentário da pág. 82, com o titulo TESTEMUNHANDO, é totalmente contrário à fé professada hoje pelos adventistas. Uma grande incoerência.     

Um grande abraço. Por favor não se esqueça de nós. 

Milton Marcos de Figueiredo Filho, do
http://www.adventistas-bereanos.com.br


Trindade e Ecumenismo

Olá, para enriquecer a discussão sobre a Trindade, seria interessante informar aos irmãos, ou melhor, confirmar o que muitos já sabem: a crença na Trindade é UNICA doutrina requerida para se fazer parte do Movimento Ecumênico, conforme se pode conferir no site do conselho mundial de igrejas:

http://www.wcc-coe.org/wcc/what/ecumenical/basis-e.html (inglês)

Nilson

Nota do Editor:

O próprio noticiário denominacional, ao divulgar o acordo de "espírito cooperativo e entendimento comum" entre a IASD e a Igreja Católica, assinado na Polônia depois de quinze anos de diálogo e parceria, afirmou que "a parte católica reconhece no documento o caráter cristocêntrico de nossas crenças e especialmente nossa crença na Trindade". Por esse acordo, reconhecemos que as relações da IASD com a Igreja Católica não haviam sido as melhores no passado e nos comprometemos a deixar de rotulá-la negativamente. Em troca, deixaríamos de ser considerados "seita" pelo catolicismo.

Confira em: http://www.adventist.org/news/issues/data/950655233/index.html.en#3


Alessandra Samadello

Tenho acompanhado um pouco da história da Alessandra Samadello e acredito que pessoas que a criticam é porque não têm um potencial como o dela para chegar tão longe. São pessoas, infelizmente, movidas por inveja. Em nossa igreja, há pessoas falhas e ela também é um ser humano sujeito a isso! Ao invés de criticá-la, orem. Não mostrem espírito de contenda. O inimigo de nossas almas busca mais que tudo a separação do verdadeiro povo de Deus, por isso não justifica saber quem gostou ou quem não gostou. Sua última apresentação aqui no Recife fez com que eu ganhasse meu pai e meu noivo pra Cristo. E acreditem que se ela estivesse possuída como muitos falam, não seria bem nessa área que o inimigo a prenderia. Acima de tudo, temos que estar sensíveis ao toque do Espírito Santo. Não sou "fã" fanática, mas admiro demais a música adventista acima de qualquer outra do gênero lixo evangélico (forró, rock, etc).

Juliana Lima


A Bíblia nos ensina a orar ao Espírito Santo?

Olha o que encontrei num ministério independente não-adventista, a respeito da questão acima:

Pergunta: "Freqüentemente encontro crentes que se dirigem ao Espírito Santo em suas orações. Conforme meu entendimento da Sagrada Escritura, isso não é correto. O que vocês dizem a respeito?"

Resposta: Você tem razão: não devemos adorar ao Espírito Santo, mesmo que certos hinos ou corinhos sejam dirigidos direta ou indiretamente a Ele. Por que rejeitamos decididamente a oração ao Espírito Santo? Devido a diversos motivos:

1. Em toda a Bíblia não encontramos nenhuma indicação de que os crentes tenham orado ao Espírito Santo ou que deveriam adorá-Lo.

2. O próprio Senhor Jesus Cristo disse claramente e repetidas vezes que devemos invocar o Pai em Seu Nome:

João 14.13-14: "E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma cousa em meu nome, eu o farei".

João 16.23b-24: "...se pedirdes alguma cousa ao Pai, ele vô-la concederá em meu nome. Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi, e recebereis, para que a vossa alegria seja completa".

João 15.16: "...a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vô-lo conceda".

Em nenhum lugar o Senhor Jesus deu ao menos uma leve indicação de que deveríamos orar ao Espírito Santo ou Lhe pedir alguma coisa!

O apóstolo Paulo explicou com exatidão qual a tarefa do Espírito Santo na oração: "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis" (Rm 8.26). Por que o Espírito Santo iria interceder por nós diante dEle mesmo? Certamente não é assim. Pois a tarefa do Espírito Santo é glorificar a Jesus (Jo 16.14) e, por isso, Ele nunca ficará à parte de Jesus, nem colocará a Si mesmo no centro das atenções.

Somos exortados em Efésios 6.18: "...com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos." Orar "no Espírito" é algo bem diferente do que orar ao Espírito! Pois, no fundo, "orar no Espírito" significa simplesmente: orar através do Espírito de Jesus! E isso, significa, conforme Sua orientação, que podemos e devemos aproximar-nos do Pai em nome de Jesus, na certeza de que Deus atende à oração! (Elsbeth Vetsch)

Publicado anteriormente na revista Chamada da Meia-Noite, março de 1997

Fonte: http://www.chamada.com.br/mensagens/perguntas/ensinaorar.shtml


Perguntas sobre a Trindade

Prezados irmãos, estou alegre por esta oportunidade em termos um fórum como este para debatermos assuntos tão polêmicos mas interessantes para a edificação do povo de Deus. Sobre o assunto estou preparando um estudo que espero que vocês gostem e publiquem no site. Antes de enviar, o que farei posteriormente, faço algumas considerções:

1. Acho um perigo negarmos algumas conclusões que a Igreja Histórica tenha chegado a um acordo. Poe exemplo, embora negando a doutrina da trindade, acredito que os irmãos aceitam o cânon das escrituras que foi uma questão muito discutida no passado mas que no concílio de trento a igreja chegou a uma conclusão. Só por que a igreja católica participou haveremos de negar? Acredito que não. A divindade de Jesus foi decretada no concílio de nicéia, haveremos de negá-la só por que Constantino esteve lá e a igreja católica também? Idem para tantas outras doutrinas.

2. Acho um perigo porque não há base exegética que ensine um monoteismo sem uma pluralidade de pessoas. As escrituras separam totalmente a pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Estou examinando todos os textos do Novo Testamento que trantam do assunto.

3. Acho um desatre o que está acontecendo pois antigamente tínhamos de defender a doutrina dos ensinos dos Testemunhas de Jeová, dos Espíritas, dos unicistas, mas tenho rceio de que o que Dr. Walter Martin falou esteja se cumprindo. Temos de pagar o preço pela sonolência da igreja em ter descartado a possibilidade do que está ocorrendo hoje.

4. Acho que Geoffrey Paxton no seu livro O Abalo do Adventismo acertou quando disse que a Igreja Adventista está pagando o preço de ter-se mantido à distância da Igreja Cristã Histórica, e agora está mergulhada em um mar de problemas.

Concluindo: Atos 5:3,4 deve ser levado em consideração. Pedro acusa Ananias de ter praticado o pecado da mentira contra o Espírito Santo e no versículo seguinte afirma que ele mentira a Deus. Qual a explicação de vocês para este texto? Atos 12:3,4, o Espírito Santo fala e envia missionários, e o mesmo ocorre em Atos 21:10,11. Só uma pessoa pode agir assim!

Espero que continuemos com esta oportunidade de dialogarmos dentro de um Espírito Cristão.

Sem mais,

Benedito Tenório, pastor batista do sétimo dia.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com