O Remanescente Apostatado e o Remanescente Fiel

 

Amin A. Rodor, Th.D.,  professor e coordenador da Faculdade de Teologia do Unasp, Campus  2, Engenheiro Coelho , SP.,  escreveu na Revista Adventista  de novembro de 2003 o artigo “Sacudidura - Um novo remanescente” que foi matéria de capa.

Nesse artigo Amin defende a tese de que a IASD é o “povo remanescente”.  Defendo a mesma tese, só que com um pequeno complemento: “A moderna IASD é o povo remanescente apostatado”.

E quem é o verdadeiro remanescente? O verdadeiro remanescente é aquele que guarda os mandamentos de Deus e tem a fé em Jesus e o falso remanescente é aquele que aparentemente guarda os mandamentos de Deus e tem a fé na trindade.

O  remanescente fiel era o povo adventista dos tempos de Ellen White porque era  um povo que procurava  guardar os verdadeiros mandamentos de Deus, tinha a  fé em Jesus e ignorava a doutrina da trindade.

Porém, depois que Ellen White morreu, infiltraram na igreja a doutrina da trindade e o povo adventista passou a ser o remanescente apostatado.

 

Remanescente, do remanescente do remanescente...

Hoje, depois que alguns leigos restabeleceram a verdadeira fé dos pioneiros, surgiu o remanescente, do remanescente do remanescente. Quanto remanescente! O que é o remanescente, do remanescente do remanescente?

O primeiro remanescente é o povo pioneiro, o segundo remanescente é o apostatado que se deixou enganar pela doutrina da trindade e o terceiro é o povo leigo que está resgatando a doutrina pioneira.

Para Israel foram feitas promessas, sob condições de que permaneceria como povo escolhido. Mas Israel fracassou e deixou de ser o povo escolhido. Assim também ocorreu com a IASD.

Enquanto Ellen White vivia, Deus derramou inúmeras bênçãos sobre o povo escolhido. Dentre elas, a doutrina verdadeira, a verdadeira adoração. Mas bastou Ellen White morrer e o povo escolhido esqueceu as verdades de Deus e passou a aceitar a doutrina da trindade.

Ao aceitar essa doutrina, passou a viver a mesma apostasia de Israel. Mas assim como Elias pensava ser o único que servia a Deus, há no meio adventista sete mil que não se ajoelharam à trindade. Dos atuais sete mil, está surgindo o novo remanescente.

 

Adventistas fracassaram no teste

Na verdade, após a morte de Ellen White houve um grande teste para os adventistas. E eles foram reprovados.

Mas o fracasso do adventismo apostatado não é novidade. Ellen White assim havia profetizado:

“De nosso próprio meio se levantarão falsos mestres, dando ouvidos a espíritos sedutores cujas doutrinas são de origem satânica. Esses mestres arrastarão discípulos após si. Infiltrando-se sem serem notados, usarão palavras jactanciosas e farão hábeis embustes com tato sedutor.Falsas teorias estarão misturadas com cada fase da experiência e serão advogadas com fervor satânico a fim de cativar a mente de toda alma que não estiver arraigada e fundamentada no pleno conhecimento dos sagrados princípios da palavra.” (MS 94, 1903).

Ela disse ainda que: “Os princípios da verdade que Deus na sua sabedoria tem dado à igreja remanescente seriam descartados. Nossa religião seria mudada, Os princípios fundamentais que tem sustentado a obra nos últimos 50 anos seriam tidos como erro. Uma nova organização seria estabelecida. Livros da nova ordem seriam escritos. Um sistema de filosofia intelectual seria introduzido.” (Selected Messages, Book 1, pages 204,205)

Previu: “Introduzir-se-ão divisões na igreja. Desenvolver-se-ão dois partidos. O trigo e o joio crescerão juntos para a ceifa. ” (Mensagens Escolhidas, volume dois, página 114).

Amados de Deus e salvos em Cristo, não vos parecem essas palavras atuais? Não vos parecem essas profecias condizentes com nossos dias?

 

Apostasia, sacudidura e perseguição

Não é um movimento grande que está provocando essa sacudidura doutrinária na IASD, mas são pequenos grupos surgindo aqui e acolá, que estão causando sacudidura.

A sacudidura tem vários movimentos e um dos movimentos atuais é a exclusão de membros fiéis, realizada pela IASD apostatada. As altas lideranças abraçaram doutrinas falsas, os pastores são obrigados a seguir essas doutrinas e os membros sofrem lavagem cerebral para aceitá-la como bíblica.

Amados de Deus e salvos por Jesus, é triste essa constatação, mas reflete a pura verdade: Jesus Cristo poderia ter voltado antes, mas não voltou porque seu povo apostatou!

Aparentemente o objetivo da IASD apostatada é aguardar a volta de Cristo, mas basta ler as suas doutrinas fundamentais  e conhecer suas práticas ecumênicas para perceber que o objetivo atual da IASD é a expansão da doutrina de sua grande irmã católica, que cultua a trindade. 

Os adventistas apostados agem como Paulo antes do encontro com Cristo. São professos cristãos mas perseguem a verdade, como Paulo perseguiu a Estevão, quando excluem os que adoram como os pioneiros de suas fileiras.

Alguns inclusive, tentam esconder do povo adventista a existência de adventistas como os pioneiros e procuram minimizar a verdadeira fé afirmando que os leigos são fanáticos, perturbadores de Israel, etc.

 

Trinitaristas do Sétimo Dia

Existe a palavra Trindade na Bíblia? A Bíblia ensina que devemos adorar uma trindade?

Ellen White escreveu alguma vez que o verdadeiro remanescente era o povo que guardava os mandamentos da trindade e que tinha a fé na trindade, ou ela escreveu que o remanescente é o povo que guarda os mandamentos de Deus e tem a fé em Jesus?

Hoje a IASD apostatada depois da igreja católica é a igreja mais rica do mundo. Era esse o objetivo de Deus ao formar a IASD, ser a segunda igreja mais rica do mundo? Ser uma igreja rica e apostatada?

No devido tempo, a IASD tomará ciência de sua falsidade doutrinária. Os verdadeiros fiéis abandonarão a Organização e os infiéis se aproximarão cada vez mais do mundo ecumênico.

Os adventistas do sétimo dia eram adventistas do sétimo dia. Hoje são adventistas do terceiro ser, adventistas do ecumenismo, adventistas católicos... São os primos ricos do catolicismo!

 

Trigo e joio misturados

A doutrina da trindade é joio e a doutrina dos pioneiros é trigo. Mas o joio penetrou no trigo de forma que confundiu toda a adoração. Separar o joio do trigo dentro da Organização é difícil, porém , amados de Deus e salvos em Cristo, quem está no meio do joio, ainda tem tempo para sair. Sai do joio, povo meu...

Como no tempo de Elias havia entre o povo aqueles que estavam misturados com o povo e que não se ajoelharam para Baal. Talvez você seja um deles. Anda no meio dos adventistas apostatados mas não é um deles. Mas um dia Cristo virá e separará o joio do trigo!

Enquanto isso podemos ajudar os novos pioneiros a construírem templos dedicados à verdadeira adoração. Nossos dízimos e ofertas podem contribuir para apressar a volta de Cristo.

Investigue bem, busque informação e encaminhe o seu dízimo e a sua oferta para a pequena e pobre igreja de Deus (novos pioneiros!).

Hoje, o joio supera a quantidade do trigo, mas, assim como Paulo converteu-se, muitos poderão vir a converter-se. Assim como o povo escolhido deve optar entre o sábado e o domingo, deve também optar entre a verdadeira e a falsa adoração. 

 

Membros-palha

Por que há exclusões na IASD por causa dessa doutrina? Por que os donos da igreja têm medo da verdade. Enganaram os escolhidos por muitos anos, mas jamais até a eternidade...

E quando percebem o engano sendo revelado, ao invés de retornarem à verdade dos pioneiros passaram a achar que tinham poderes para excluir os verdadeiros adoradores da igreja na terra e do céu.

A palha representa o adventista que assim que entrou para a igreja foi ensinado a adorar a trindade ou seja deram-lhe joio como se fosse trigo e disseram que o joio era o verdadeiro ensino bíblico. O membro-palha não percebeu a diferença e essa doutrina espalhou-se como fogo no arraial do Senhor. O membro-palha não percebeu a diferença porque não agiu como os bereanos que conferiam se tudo era verdade. Apenas ouviu e acreditou em tudo. Mas o membro-palha pode mudar sua condição, pode estudar a verdade e participar da verdadeira adoração.

A doutrina da trindade é uma doutrina morna. Não é fria porque inclui Jesus e não é quente porque ensina a adoração de um outro ser.

A sinagoga da trindade não resiste à simples leitura da bíblia, mas tem o poder de excluir. Pastores que têm medo do desemprego não temem o Deus da Bíblia!

Por que os adventistas apostatados têm tanto medo do movimento leigo? Na medida em que se revela o trigo, identifica-se também o joio. E isso sacode a igreja.

 

Amin Rodor e Ellen G. White

Como disse Amin Rodor em seu artigo, Ellen White em vários de seus escritos sugere  uma ampla identificação do joio.

São os auto-enganados, os descuidados e indiferentes, os ambiciosos e egoístas, os que se recusam a sacrificar, os orientados pelo mundanismo, os que transigem e comprometem a verdade, os desobedientes, os invejosos e críticos, os fuxiqueiros, os que acusam e condenam, a classe conservadora superficial, os que não controlam o apetite, aqueles que promovem a desunião, os estudantes superficiais da Bíblia, aqueles que perderam a fé no dom profético.

Ellen White e Amin Rador têm razão. Representam a palha do povo adventista:

(1) os líderes enganadores e os membros enganados;
(2) os descuidados e indiferentes para quem tanto faz adorar a Deus e a Cristo e adorar mais um outro ser;
(3) os que se recusam a sacrificar seus cargos na igreja porque, se admitirem a verdadeira adoração, serão excluídos;
(4) os orientados pelo mundanismo, que preferem ter o mesmo sistema de adoração que o catolicismo;
(5) os que transigem e comprometem a verdade ao misturá-la com a mentira;
(6) os que não controlam o apetite e engolem todas as doutrinas;
(7) aqueles que promoveram a desunião do povo adventista com Deus, ao infiltrarem essa doutrina na IASD;
(8) os estudantes superficiais da Bíblia, que não percebem sequer que essa doutrina não existe nas Escrituras;
(9) e finalmente, aqueles que misturaram a fé no dom profético com a fé na doutrina da trindade.

Amin Rodor, em seu artigo, esqueceu de citar II Tessalonicense 2:3;4: “Ninguém de nenhum modo vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha à apostasia, e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus, ou objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus”

E esqueceu também de citar Sofonias 3:13: “Os remanescentes de Israel não cometerão iniqüidade, nem proferirão mentira e na sua boca não se achará língua enganosa porque serão apascentados e não haverá quem os espante.”

(O autor prefere não se identificar para evitar retaliações precoces.)

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com