Opinião: Como Guardar o Sábado nos Últimos Dias

Deus exigia que no Sábado todo o Israel parasse com suas atividades seculares, trabalho comercial, serviços domésticos, trocas e vendas. Tudo tinha que cessar antes do Sábado Ne.13:19.

A reforma que Neemias operou em Israel visava a restauração do Sábado proibindo qualquer tipo de transação comercial que existia naquele período.

"15 Naqueles dias vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos, e toda a espécie de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos. 16 Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam peixe e toda a mercadoria, que vendiam no sábado aos filhos de Judá, e em Jerusalém. 17 E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado? 18 Porventura não fizeram vossos pais assim, e não trouxe o nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda mais acrescentais o ardor de sua ira sobre Israel, profanando o sábado. 19 Sucedeu, pois, que, dando já sombra nas portas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que as portas fossem fechadas; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus servos, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado. 20 Então os negociantes e os vendedores de toda a mercadoria passaram a noite fora de Jerusalém, uma ou duas vezes. 21 Protestei, pois, contra eles, e lhes disse: Por que passais a noite defronte do muro? Se outra vez o fizerdes, hei de lançar mão de vós. Daquele tempo em diante não vieram no sábado. 22 Também disse aos levitas que se purificassem, e viessem guardar as1 portas, para santificar o sábado. Nisto também, Deus meu, lembra-te de mim e perdoa-me segundo a abundância da tua benignidade.” Ne.13:15-22 Almeida Revista e Corrigida. Ênfase minha.

Foi nesse período que os judeus reaprenderam a observar o Sábado não fazendo comércio nesse dia.

A reforma do Sábado ficou tão bem fixada na mente dos Israelitas, que anos depois, mesmo em apostasia eles desejavam que o Sábado passasse rápido para poderem voltar às suas atividades seculares:

“5 Dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão, e o SÁBADO, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganosas, 6 Para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo.” Amós 85:5-6. Almeida Revista e Corrigida. Enfase minha.

Neemias viu com seus próprios olhos o comércio de sua época. Vamos agora nós com nossos próprios olhos e com o sentido bem lógico detectar os tipos de comércios que existem hoje nos últimos dias.

 

Situação 1

Vamos imaginar a seguinte situação:

O adventista está dando um curso bíblico para um homem X cuja profissão seja motorista de ônibus de uma empresa de viagem... Chega o dia de falar sobre o Sábado e o adventista ensina que no Sábado não se deve trabalhar, pois é um dia de repouso escolhido por Deus. O irmão X aceita a verdade sobre o Sábado. No dia seguinte ele vai conversar com seu chefe para não permitir que sua escala de serviço caia nas sextas à noite ou nos sábados. Porém seu chefe diz que não pode lhe dar tal privilégio, pois fazendo isso, teria que fazer o mesmo com os demais motoristas; logo ninguém trabalharia no Sábado e isso não seria bom para a empresa...

Triste com a notícia X sai do emprego, porém confiante nas promessas de Deus... Ao chegar em casa ele liga para seu amigo adventista e conta a novidade, que está triste, porque perdeu o emprego por causa do Sábado, mas sabia que tinha feito a coisa certa. Depois do desabafo ele o convida para sua casa para fazer o pôr do sol. O adventista depois de animá-lo com promessas bíblicas para os guardadores de Sábado lhe recusa o convite, porque irá viajar logo depois do pôr do sol para fora do estado.

Dá para perceber a incoerência do adventista? O Sábado é uma espada de dois gumes, não transgride só quem compra, mas também quem vende. Se não constitui transgressão do 4º mandamento viajar no Sábado, então o motorista e a empresa de ônibus não estão em pecado quando trabalham nesse dia! E o irmão X poderia muito bem continuar no seu emprego... No Sábado, não transgride só quem está comprando, mas também quem está vendendo!

 

Situação 2

Vamos imaginar outra hipótese:

A irmã Y acaba de receber a mensagem do Sábado através de sua amiga adventista.

Y é telefonista e ao falar para seu chefe a respeito do Sábado teve a mesma sorte que X do caso anterior.

Quarta à noite ela conta sua experiência na igreja e pede para que os irmãos orem por ela, para que um novo emprego apareça.

Quando chega Sexta à noite a amiga adventista querendo Ter notícias de "Y" resolve ligar para ela. Porém o telefone chama e ninguém atende; tenta de novo. E de novo. E de novo, porém sem êxito...

Na igreja, pela manha, ambas se encontram e começam a conversar:

Adventista : "Onde estava na noite passada?"

Y: "Em casa."

Adventista: "Em casa!?! Isso não pode ser verdade, pois eu liguei para você a noite inteira mas ninguém atendia o telefone!!!

Y: "É porque não teria sentido nenhum eu que sou ex-telefonista e perdi o emprego por cauda do Sábado e atender o telefone nesse mesmo dia em minha residência!"

Temos a mesma situação que no primeiro caso, se não é pecado atender telefonemas aos sábados, então não seria pecado se nossa telefonista "Y" trabalhar nesse dia!!!

No período do Israel Antigo não existia esses serviços pagos que temos hoje, e quem dirá que estes serviços pagos como telefone, empresas de viagem, de água de luz, etc... não são comércios ? Será que esses serviços são exceções à regra do Sábado haja visto não existirem no período de outrora ??? A tecnologia pode mudar a palavra de Deus??? Absolutamente que não!!! A tecnologia não pode mudar a palavra de Deus!!! E muitos adventistas que pensam estar  guardando o Sábado estão na verdade violando-o.

 

Situação 3

Vamos imaginar outra situação, dessa vez uma família adventista:

No por do sol o papai ensina seu filhinho:

Papai: "No Sábado não é dia de trabalhar nem de estudar. É dia de ir à igreja falar de Jesus e passear com a família. Não se pode nem falar em compras. Você tá entendendo, meu filhinho?

Filhinho: "Sim, papai, eu entendi tudinho!"

Mamãe: "Depois do oração vamos todos escovar os dentes e ir para a caminha, para acordar bem cedo para podermos ir à igreja amanhã!"

Então o pequeno infante vai ao banheiro escovar os dentes e deixa a luz acesa ao sair. A luz passa a noite inteira acesa...

Sábado pela manha o papai viu a luz acesa e interrogou à família:

Papai: " Quem esqueceu de apagar a luz? Por acaso vocês pensam que eu sou sócio da empresa de energia elétrica?

Que incoerência do papai adventista! Acabou de ensinar a seu filho que no Sábado não se pode falar em compras, porém suas primeiras palavras já o condenaram!

Caros amigos adventistas lembre-se do que Deus diz:

Exodo20:8-11"8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. 9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. 10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. 11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.” Almeida Revista e Corrigida.

E Ele ainda diz: E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.”Apoc.12:17 Almeida Revista e Corrigida. Ênfase minha.

Quem são os verdadeiros remanescentes da mulher? São aqueles que dizem que guardam os mandamentos ou são aqueles que guardam os mandamentos???

Os verdadeiros guardadores de Sábado é quem receberão o selo de Deus, não vale observar o Sábado pela metade; de que adianta não trabalhar no Sábado, mas ficar o dia inteiro dando dinheiro para as empresas de  telefone e de internet e outros serviços pagos que temos nos últimos dias???

Talvez muitos pensem que seja extremismo não usar energia elétrica, água diretamente da rede, internet ou qualquer serviço pago no Sábado. Também podem estar pensando que seja esquisitice agir assim no dia do Senhor, se você pensa assim lembre-se das palavras da profetisa dos útlimos dias:

"Quando alcançamos o padrão que o Senhor gostaria que alcançássemos, os mundanos considerarão os adventistas do sétimo dia como esquisitos, singulares, extremistas da linha dura". Review and Herald, vol. 3, p. 112.2.Espero que este estudo passa trazer maior luz para os verdadeiros guardadores do Sábado!

Atenciosamente, BRUNO BARBOSA.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com