"Esperamos nós encontrar nossos irmãos no Céu? Se podemos aqui com eles viver em paz e harmonia, poderemos, então, com eles viver lá. Mas como poderemos com eles viver no Céu, se aqui não conseguirmos viver sem lutas nem contendas contínuas? Os que seguem procedimento que os separa dos irmãos, e produz discórdia e dissensão, precisam de conversão radical." Testemunhos Seletos, Vol. 3, pág. 389.


Líderes Americanos Querem Igrejas Separadas para Brancos,  Negros e Latinos

De 27 a 30 deste mês de outubro, a questão racial estará sendo debatida pela primeira vez na história da Divisão Norte Americana. Durante os quatro dias do  encontro, intitulado "Adaptando o Ministério de Cristo - Harmonia Racial no Novo MIlênio", será realizada uma pesquisa de opinião, cujo resultado será encaminhado a Associação Geral. Tendências já verificadas indicam preferência por igrejas e/ou cultos separados para brancos, negros e latinos.

"A lilderança precisa reconhecer que nós não somos como Cristo", explica a secretária-associada da Divisão Norte Americana, Rosa Banks, que também é Departamental de Relações Humanas e coordenadora da Pesquisa Racial. "Não podemos iniciar um novo milênio sem resolver essa questão. Precisamos falar agora... e tomar as providências necessárias, diz Banks.

Igreja Mantém Estrutura Racista na África

Negros e brancos não se misturam nas congregações adventistas da África do Sul desde 1929. Além disso, há escolas separadas e estruturas organizacionais igualmente separadas. A prática contraria princípios bíblicos e legislações internacionais de direitos humanos.

Em 1996, houve um plebiscito entre os membros para saber se eram favoráveis ao fim da segregação. Noventa e quatro por cento dos adventistas negros responderam afirmativamente. Sessenta e nove vírgula nove por cento dos adventistas brancos também disseram "sim". Mas a Organização disse ser necessário 75% dos votos e optou por manter duas Associações no mesmo terrritório: a White Cape Conference e a Southern Hope Conference, que resultou da fusão de duas associações de pastores e membros negros (Good Hope Conference e Southern Conference).

O Anuário da Igreja (Yearbook 99) confirma a existência das duas Associações no mesmo território. E uma leitura atenta dos sobrenomes dos obreiros permite comprovar também a separação entre pastores negros e brancos. Quando indagada sobre as razões desse regime segregacional, a liderança da IASD apresenta como justificativa a realização de cultos e pregações em línguas diferentes.

Sites relacionados:
http://www.acnsat.org/BULLETIN/1999/Current/
Reportagem do jornal sul-africano Mail & Guardian (25/10/96):
Adventists Vote for Segregation
Noticiário da Igreja Adventista (01/11/96):
Seventh-day Adventists in South Africa to Continue Their Quest for Unity
Adventist Yearbook 99:
White Cape Conference
Southern Conference

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com