Minha Carta de Despedida
da IASD, Após 23 Anos Como Membro

Amigos, é deveras importante ter onde se pode falar do que entendemos ser verdade. De maneira responsável e consciente dos efeitos das palavras e não menos sabedoresresponsáveis também de silêncio, quando sabemos que milhões estão decidindo seu destino eterno.

Ao tratarem do tema do Ser de Deus, vital por sinal para a salvação, porque a vida eterna é conhecer a Deus como único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem Ele enviou, porém, por conseqüência, devem ser tratados outros temas, pois a verdade vai se desdobrando. E se fitarmos os olhos para os absurdos que se cometem nos sistemas religiosos estamos combatendo as pessoas, quando sabemos que nossa luta é contra as potestades, isto é, contra o espírito do erro, e que as pessoas são vítimas.

Lutero tentou corrigir o sistema e viu serem incorrigíveis, pois faz parte do caráter da mãe e suas filhas. Tem os seus traços. O que podemos fazer é salvar alguns. Os seguidores de Lutero, ou invés de terem continuado a estudarem a Bíblia preferiram começar mais um sistema. E ficaram amarrados no tempo por conta de seu estatutos. Assim foi e assim será.

Graças a Deus, os verdadeiros adoradores, como disse Jesus não ficam circunscritos a lugar, mas a quórum, que no caso é dois ou três em seu nome, pois Deus é Espírito, e não esta restrito aqui ou ali, e no dia do Juízo a separação não vai ser com base aos sistemas a que pertencemos, dizendo: "Você foi Congregação vai para , você é católico vai para ali, e você é adventista fica aqui, e agora vou aplicar o estatuto ou  o que a sua igreja lhe ensinou..."

Não, não será assim, mas, como Paulo, disse vamos ser julgados pelo que está escrito, no evangelho, e não se foi sincero e acreditou no que lhe ensinaram, pois em, LEVÍTICOS 5:17, diz que se fizermos coisas erradas, ainda que não o soubéssemos nem contudo somos inocentes, a ignorância não é desculpa.

A seguir transcrevo a base de minha atitude por ocasião de meu afastamento do Sistema, minha decisão de não mais compactuar com ele. Meu compromisso é com Deus e sua  Palavra.

 

 

Prezados irmãos,

 

 

O intento da presente é formalizar pedido de exclusão do rol de membros desta Igreja, que de antemão quero externar também agradecimentos, reconhecido de que de alguma maneira ajudou quando há 23 anos, estava em voltas com espiritismo, vícios, idolatria, etc, e dizer que possuo muitos amigos de reconhecida idoneidade  na igreja.

Não havendo, portanto, compromisso, posso postular conceitos em relação à palavra de Deus. De modo geral, as igrejas de modo geral, estão presas a estatutos de suas crenças fundamentais próprias, elaboradas por seus pioneiros, que depois de formuladas, e registradas no governo, indefinidamente, ficam, sem se admitir possa haver falhas, dizendo-se serem os escolhidos, povo peculiar, agraciados de Deus, e objetos de revelação especial etc, etc. Fecham-se em si, a exemplo dos luteranos, que continuaram onde seu líder parou.

Quando as pessoas vão para alguma igreja, de princípio fazem um bom negócio, pois deixam de fazer muitas coisas erradas e aprendem a fazer outras tantas certas, mas também seu crescimento fica limitado, estancado. Cresce até onde se estende e alcança a visão que seus elaborados estatutos permitem, não conseguindo avançar mais ou romper com eles, pois estes põem um tapa como nos cavalos em carroças para não considerarem a sua volta.

E os anos correm, e quando se percebe,  não saber quase nada, pois, em não se havendo crescimento, vai atrofiando.

Quero de alguma maneira justificar a decisão, dizendo de que não tenho nada contra qualquer dos membros. No entanto, aquilo que era salutar de início se torna depois um empecilho para o progresso e crescimento no conhecimento da Bíblia, por conta das particularidades de cada igreja, pois ninguém mais muda. Convencionou-se uma ótica de ver as coisas a despeito de passagens claras da Santa Bíblia, não se autorizando manifestação alguma que destoe dos seus princípios sem prejuízo de retaliação. Não sei, talvez, pensem que do jeito que os pioneiros ou teólogos definiram esgotaram-se as revelações. Secou-se a fonte, imagina-se que se sabe tudo, ainda que o sistema esteja ruindo, se esfacelando, e se agarrando em frangalhos de bases que não suportam provas, inchado, sim, em números não em virtude.

A falência dos sistemas reside na falta de humildade de continuarem pesquisando com o conceito de que a Bíblia é regra de e prática, pois o evangelho é completo, Colossenses 1:23 foi pregado, e Marcos 1:15 agora nele crer, e é o poder de Deus para salvação.

Incluo também o fato das igrejas fundadas, ou que surgiram de 1.500 para , a partir por exemplo da metodista, e outras que fumavam, comiam porco, guardava-se o primeiro dia da semana, caídas, portanto. Ora, quem foi gerada é igual a que a gerou, tal mãe, tal filha, contradizendo assim as palavras de Cristo que disse que as portas do inferno não prevaleceriam, que estaria com a igreja fundada por Eletodos os dias até a consumação dos séculos, e que à mulher pura (Igreja) foram dadas asas de águia e conduzida fora da ação do dragão Apoc 12:14, para conservar sua pureza, e não ser eliminada. Se fosse para cair, não teria lógica tê-la afastado para o deserto e, deduzo entãoque não se poderiam criar movimentos e, sim, buscar àquela do deserto.

Outro importante questionamento que tenho é a imposição do chamado "espírito de profecia", que é o testemunho de Jesus. Segundo a ótica da igreja, seriam os escritos de Ellen White. Quando em João 5:39 é as Escrituras que testificam Dele, e  por força do livro aos Hebreus cap 1 vs 1 e 2 onde diz, de fato outrora Deus nos falou de muitas maneiras pelos profetas, mas hoje nos fala pelo filho, a palavra.

Assim como I João 4:4 devemos vencer nesses dias profetas que vão além da revelação bíblica, pois esta escrito que surgiriam muitos nos últimos dias. Todo o tempo, desde o batismo perdurou o principio da autonomia dos escritos, chamados de testemunhos, pena inspirada, etc., mesmo os efeitos contrários, e casos fortuitos não serviam de excludente ao império absoluto desta literatura que ditava a interpretação, conforme chamada em seus livros, luz menor. Ora, a lei da física diz que isso é impossível, e sabemos que não é de particular interpretação e não é propriedade desta ou daquela, como o sábado não é propriedade da igreja adventista, mas da bíblia.

Entrementes, por temor de Deus, procurava achar lugar no contexto da Bíblia, de exposições de seus livros, mas não  encontrei em absoluto harmonia para muito. Apontava alguns permissivos de revisão. Relutante, trabalhei as vezes com duas possibilidades e, por eliminação, foram derrotadas. Em face dos muitos fatos elencados, fui encorajado a ficar com a bíblia, ou com aquilo que estava de acordo. Como está escrito, examinai tudo e retende o que for bom. Assim temos de aprender até com os animais, como está escrito em Jó.

Por conseguinte, quebrando-se o encanto e o caráter absoluto da confiança nos escritos daquela mulher, todo prejudicado pode argüir em favor da sua liberdade.

A palavra nos acena soberana, pois o cristianismo está alavancado nela, com a ancoragem no interior do véu pela , pois desde que subiu, entrou (passado) no santo dos santos, conseguindo com isso nossa eterna redenção. E o próprio Estevão viu o céu aberto e o filho do homem, assentado a direita do poder, Hebreus 1:3, 6:19 e 9:24, onde a purificação ocorrera, II Cron 29:12-19 e II Cron 20:20, e que os que estão em Cristo, crendo em suas palavras, conforme João 5:24, não vãojuízo. Agora, no entanto, os julgados, sim, serão aqueles que não dão crédito a verdade, II Tess 2:12.

Em conseqüência, quando a crise aporta os sistemas, é sábio rever os conceitos, e valores, e o procedimento correto é aferir-se pela bússola que é a palavra, corrigindo a rota. E todo cristão contemplado pela unção dos santos I João 2:20, deve se empenhar para tornar conhecido o evangelho do reinoem sua pureza.

Sendo o que se apresenta, que Deus nos ilumine, pois tudo o que se pretende é a verdade e a gloria de Deus, uma adoração expontânea, brotado livremente de um coração agradecido, Amém! Paz!

JOSÉ LUIZ GAIO.

Nora do Editor:

Discordo do irmão José Luiz, em alguns dos pontos, como o ministério de Cristo no Santuário Celestial e o Juízo Investigativo, mas admito e também repudio a adoção de um credo limitador de 27 doutrinas pela IASD e o mau uso dos escritos da Irmã White, como se sua leitura substituísse com vantagem o estudo da Bíblia e suas palavras fossem interpretação final e exclusiva para qualquer assunto, independente do que diz a Bíblia. -- Robson Ramos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com