O Duplo Pecado da DSA, Autorizado por Bullón

O Deus Eterno proíbe tanto o culto a imagens que representem falsos deuses quanto a representação artística de Si próprio. Veja o que diz Deuteronômio 4:15-18:

"Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo; para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher, semelhança de algum animal que há na terra, semelhança de algum volátil que voa pelos céus, semelhança de algum animal que rasteja sobre a terra, semelhança de algum peixe que há nas águas debaixo da terra."

Essa é uma explicação adicional do segundo mandamento e note que inclui mesmo imagens semelhantes a seres humanos e aves.

Apesar disso, mesmo entre nós adventistas são comuns as representações gráficas de Cristo, como um homem de barba, e o uso de uma pomba como ícone da suposta terceira pessoa da trindade, o Espírito Santo. O Pai ninguém se atrevia a representar, mas esse tempo já é passado. Veja a ilustração abaixo:

Esse é o primeiro slide da animação em PowerPoint preparada pela Associação Ministerial da DSA, sob a responsabilidade de Alejandro Bullón, para ilustrar o estudo número 27 da série Verdades Bíblicas para o Terceiro Milênio, intitulado "A Trindade". O caderno-roteiro foi impresso pela Casa Publicadora Brasileira e vem acompanhado de um cd-rom com as animações.

Perceba que para Warren Shipton, autor da série, Alejandro Bullón, ministerial da DSA, e outros pastores que analisaram esse material:

1. Não parece haver problema algum em representar graficamente a trindade (Deus deles) e, inclusive o Pai, em semelhança humana e animal.

2. Eles adoram "um deus triúno", que apresentam como um ancião extra-terrestre (grisalho, mas de pele lisa), um ser humano e o espectro azul de uma pomba, mas dizem que se trata de três pessoas co-iguais, co-eternas e co-substanciais...

3. Para eles, portanto, o Pai, o Filho e o Espírito Santo não são três pessoas de fato. E uma vez que eles não se importam em ensinar que Deus não é único e desobedecer a recomendação divina de que Ele não seja representado, por que não os desenharam como três pessoas iguais e em unidade (todos sobre uma mesma nuvem e plano)?

4. Segundo a gravura, o Pai está acima do Espírito Santo e Jesus, bem abaixo de ambos, em uma nuvem inferior, sem trono.

No slide nº 21, desse estudo, a mesma ilustração é repetida, em posição inversa e mais escura, sem a iluminação da Bíblia no canto. (Seria mesmo o Céu?)

A frase acrescentada ao slide transforma a publicação desse material na materialização de um duplo pecado. Warren Shipton, sob a responsabilidade de Alejandro Bullón, que mandou imprimir e distribuir esse material para os pastores e líderes leigos de todo o Brasil, ousam aqui redefinir Deus, de uma forma que nenhum escritor bíblico fez, pois não é verdadeira: "A divindade é um Deus, formado por três pessoas -- o Pai, o Filho e o Espírito Santo."

Para quem assiste à animação, acompanhada da narração do pastor, e desconhece a Bíblia, que não costuma ser consultada durante os programas, uma vez que os textos já estão incluídos nos slides, a frase acima soa como se fosse também palavra de Deus.

Um detalhe curioso é que o tema da trindade está posicionado nessa nova série como se fosse doutrina característica da IASD. É uma das últimas palestras. Vem depois da Profecia dos 2.300 dias, o Juízo Investigativo, Viver Saudável, Dízimo, Dom de Profecia... Três Mensagens Angélicas, A Igreja Verdadeira e Como Partilhar a Fé. Depois dela, restam apenas três assuntos: Os Quatro Animais e o Chifre Pequeno de Daniel 7, Como Orar e Valores Eternos.

Mas você vai ficar ainda mais surpreso e boquiaberto quando verificar que essa representação da trindade adotada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, obedece a instruções do Papa. -- Robson Ramos.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com