Crença na Trindade Nos Faz Transgredir Todos os Mandamentos da Lei de Deus

 

Ellen White previu que haveria antes do fim do tempo uma grande apostasia. Chamou-a de "Apostasia Ômega". Segundo ela: “De nosso próprio meio se levantarão falsos mestres, dando ouvidos a espíritos sedutores cujas doutrinas são de origem satânica. Esses mestres arrastarão discípulos após si. Infiltrando-se sem serem notados, usarão palavras jactanciosas e farão hábeis embustes com tato sedutor.”

Disse ela ainda que: “Falsas teorias estarão misturadas com cada fase da experiência e serão advogadas com fervor satânico a fim de cativar a mente de toda a alma que não estiver arraigada e fundamentada no pleno conhecimento dos sagrados princípios da palavra.” (MS 94, 1903)

Ela também declarou: “Suas teorias, as quais têm multidões de finas malhas, e precisam de tantas explicações, não são verdadeiras e não devem ser trazidas para o rebanho de Deus... Deus proíbe seu modo de agir – fazendo com que as Sagradas Escrituras, ao você agrupar passagens a sua maneira, testifiquem e construam uma falsidade. (Manuscrito 59, 1905).

Ela advertiu ainda: “Não vos enganeis; muitos se afastarão da fé, dando ouvidos a espíritos sedutores e doutrinas de demônios. Temos agora perante nós o Alfa desse perigo, o Ômega será de natureza assustadora”. (1 ME, 197).

Embora a irmã White ao referir-se à "Apostasia Ômega" não tenha dito claramente em que ela consistiria, alguns estudiosos do adventismo acreditam que a "Apostasia Ômega" é a que resultou na inclusão da doutrina da trindade entre nossas crenças fundamentais.

Quando vim para a igreja, foi-me me foi ensinado que, segundo a Bíblia, “quem desobedece a um só mandamento, desobedece a todos!” E sabia que, ao analisar a doutrina da trindade e relacioná-la aos dez mandamentos, observei que ela leva a desobediência não só do primeiro mandamento, mas de todos eles?

Veja como isso pode ocorrer, comparando os frutos dessa doutrina com os dez mandamentos:

I. Não terás outros deuses diante de mim.

A desobediência a esse mandamento é tão clara, óbvia mesmo, que não há necessidade de comentários.

II. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem em baixo, na terra, nem nas águas debaixo da terra.

A IASD tem editado folhetos, livros, estudos bíblicos, com imagens ilustrativas da Trindade, e inclusive seu próprio logotipo traz a representação da imagem do terceiro ser da trindade. Assim sendo, desobedece esse mandamento.

III – Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar seu nome em vão.

Ao anunciar a doutrina da trindade e misturar o nome de Deus e de Jesus Cristo com um terceiro suposto deus, a IASD está tomando o nome de Deus em vão, porque estará adorando Deus, Jesus Cristo e um outro ser ao mesmo tempo, sob o nome de "Trindade", tornando vã sua adoração.

IV – Lembra-te do dia do sábado, para o santificar...

Quando a IASD usa o dia de sábado para adorar esse terceiro ser de uma suposta trindade não está santificando o sábado, porque o está dedicando a um ser errado. E assim, ocorre também a transgressão do dia do Senhor através da falsa adoração.

V – Honra a teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra em que o Senhor teu Deus te dá.

Os mandamentos a partir do quinto referem-se a atitudes relacionadas ao próximo, não se referindo diretamente à adoração. Mesmo assim, serão analisados como atitudes humanas resultantes da adoração à trindade. Neste caso, dentro da ótica adventista, nossos pais e nossas mães são os pioneiros a quem Deus revelou a verdade. Nesse sentido, José Bates, Tiago White, Urias Smith, John Andrews e outros são nossos pais. Quando desprezamos a crença e ensinos desses pioneiros contra a trindade, doutrina que consideravam falsa e pertencente ao vinho de Babilônia, e dizemos que ela é verdadeira, não estamos honrando nossos pais na fé.

VI – Não matarás.

A Bíblia nos ensina que o salário do pecado é a morte. Na medida, em que a IASD ensina a adoração a um terceiro ser, o que constitui pecado, a IASD está conduzindo seus membros para a morte eterna.

VII - Não adulterarás.

Deus revelou as verdades do tempo do fim para Ellen White. No entanto, seus livros foram adulterados, artigos foram falsificados, textos diversos alterados e atribuídos a ela. Decisões de uns poucos foram tomadas como se tivessem sido de toda a igreja. E a IASD copiou a principal doutrina católica, contra quem dedicara suas pregações por tanto tempo. Houve adulteração da nossa fé e ainda hoje os pastores adventistas propagam a doutrina da trindade como se ela fosse bíblica, perpetuando o erro e contaminando-nos com mulheres (falsas igrejas) através dessa doutrina espúria.

VIII– Não furtarás.

Dízimos e ofertas são para a causa de Deus. Na medida em que dízimos e ofertas são usados para propagar uma falsa doutrina, o dinheiro está sendo desviado de sua finalidade na causa de Deus, o que constitui roubo.

IX - Não dirás falso testemunho contra teu próximo.

Na medida em que aqueles que não aceitam a doutrina da trindade, são perseguidos e até excluídos por apostasia, a IASD comete falso testemunho contra o próximo.

X – Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçaras a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença a seu próximo.

A IASD cobiçou o prestígio e os recursos financeiros que eram recebidos dos governos pelas outras igrejas. Por isso, adequou seu conceito acerca de Deus à crença comum. Aceitar a doutrina da trindade foi uma forma de a Igreja Adventista não ser comparada a seitas tidas como não-cristãs como os Testemunhas de Jeová e, ao mesmo tempo, aproximar-se do Concílio Mundial das Igrejas.

Sendo comparada aos Testemunhas de Jeová e não tendo o credo ecumênico imposto pelo Concilio Mundial das Igrejas, a IASD teria dificuldades em obter verbas governamentais em muitos países, como já dissemos. Desse modo, ao optar por crer na trindade, estava cobiçando obter mais riquezas, tornar-se mais aceita no mundo e, se possível, vir a ser tão rica quanto a igreja-mãe do trinitarianismo. Transgressão flagrante do décimo mandamento!

 

Conclusão

Lewis R. Walton, autor do livro Ômega, assim escreveu: “De uma coisa podemos estar certos: o Ômega atacará doutrinas básicas da Igreja Adventista do Sétimo Dia...” E ainda referindo-se a Ellen White Walton afirmou: “Tal apostasia advertiu ela, poderia ter efeitos devastadores, pois o Adventismo é um sistema de verdades altamente interrelacionadas; ataque uma e as peças do domino começam a tombar. Os princípios da verdade seriam rejeitados. Uma nova organização seria estabelecida. Seriam escritos livros de uma ordem diferente. Filosofia intelectual tomaria o lugar das verdades fundamentais da igreja. O sábado seria menosprezado. E o novo movimento seria liderado por homens agressivos que não permitiriam a “coisa alguma... opor-se” – (1 ME 200).

Podemos concluir que, com a aceitação da doutrina da Trindade, foi alterada uma doutrina básica, que o sistema de argumentação adventista consiste agora em agrupar passagens verdadeiras para sobre elas construir-se falsidades, que o princípio da verdade foi rejeitado, que uma nova organização adoradora da trindade foi estabelecida, que novos livros foram escritos e outros foram falsificados, que a filosofia humana tomou o lugar da verdade bíblica, que o trinitarianismo adventista é liderado por homens agressivos que excluem membros e grupos a torto e a direito e, como Ellen White previu, o efeito dominó destrói todo o adventismo e conforme a analogia acima, leva ao desrespeitos de todos os mandamentos ao mesmo tempo.

Embora esse texto seja apenas uma reflexão, espero que seja lido com atenção pelos pastores adventistas que continuam propagando essa doutrina que fere o principio: “A Bíblia, somente à Bíblia.”

Se algum “doutor em divindade” ou em finanças eclesiásticas disser: "Está escrito na Bíblia que devemos adorar a terceira pessoa da trindade!" Caro pastor, pegue a sua Bíblia e veja se isso realmente está escrito, porque se você se sente escolhido por Deus para preparar a volta de Seu Filho, lembre-se das palavras proferidas por Jesus Cristo em Mateus 24:24.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com