Profecia de Jesus aos Apóstolos
Cumpre-se em Nossos Dias Entre os ASD

 

As recentes exclusões de irmãos adventistas em suas igrejas locais que não professam uma fé trinitariana, e que esta ocorrendo em todo Brasil e até mesmo em outros paises, nada mais é, do que o cumprimento das palavras proféticas de Yeshua (Jesus) dada aos seus apóstolos, um pouco antes dEle mesmo, ser martirizado em favor de toda a humanidade. 

Disse Yeshua (Jesus) aos seus apóstolos:

"Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus. Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim". João 16: 1-3.

Você deve estar imaginando que isso não é algo possível de estar acontecendo em nossos dias, ou que ainda, é algo que esta para ocorrer em algum tempo futuro. Pode ser também, que você esteja se perguntando o que tem haver, alguém ser excluído da igreja por não crer na trindade, com as palavras de Jesus aos apóstolos? . 

Antes de continuar a demonstrar, que o que esta acontecendo na IASD hoje, é o cumprimento desta profecia, dada ao apóstolos, convêm lembrar mais algumas palavras proferidas por Jesus e também extraídas dos escritos da Sra. White.

"...mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus. Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á". Mat.10:33-39.

"Ao aproximar-se a tempestade, uma classe numerosa que tem professado fé na mensagem do terceiro anjo, mas não tem sido santificada pela obediência à verdade, abandona sua posição, passando para as fileiras do adversário. Unindo-se ao mundo e participando de seu espírito, chegaram a ver as coisas quase sob a mesma luz; e, em vindo a prova, estão prontos a escolher o lado fácil, popular. Homens de talento e maneiras agradáveis, que se haviam já regozijado na verdade, empregam sua capacidade em enganar e transviar as almas. Tornam-se os piores inimigos de seus antigos irmãos. Quando os observadores do sábado forem levados perante os tribunais para responder por sua fé, estes apóstatas serão os mais ativos agentes de Satanás para representá-los falsamente e os acusar e, por meio de falsos boatos e insinuações, incitar os governantes contra eles. (GC. pag.608)

Se você é um daqueles que foram excluídos da igreja pelo motivo acima citado ou esta na eminência de uma exclusão, então sabe bem o que significa estas palavras acima, porque provavelmente esteja experimentando isso na própria pele (casa) neste exato momento. Mas como bem disse nosso Salvador, não fiquem escandalizados, animem-se, Jesus já havia dito que isso iria acontecer.

Mas para aqueles que duvidam que isto possa estar ocorrendo justamente na igreja que acreditam ser a única e verdadeira igreja de Deus na terra, aquela que diz lutar pelo direito de cultuar a Deus segundo sua própria consciência, então veja a seguir se as palavras de Jesus estão ou não, sendo verdadeiras em nossos dias e dentro provavelmente de sua própria igreja ou casa.

Jesus disse aos seus apóstolos que eles seriam expulsos das sinagogas. E que os piores inimigos do homem, seriam os de sua própria casa. Para aqueles que não sabem o que significa uma sinagoga, segue abaixo uma definição simples da palavra. 

do Lat. synagoga < Gr. synagogé, 

reunião s.f, assembléia de fiéis hebreus; templo judaico; 

A primeira coisa interessante que deve se notar, é que, a sinagoga na época de Jesus, era o local  onde se reuniam os fiéis hebreus, isto é, eram os templos. Então podemos dizer que estes locais do passado, representam hoje os templos ou as igrejas onde se reúnem o fieis cristãos. Era o local de reunião dos hebreus e/ou judeus que se consideravam o povo escolhido de Deus. 

Que igreja denominacional, diria hoje, não ser o povo escolhido de Deus? Então poderíamos dizer, que neste caso todas as igrejas denominacionais estariam inseridas no contexto. Mas, há mais um detalhe a ser observado.

O povo que se reunia nas sinagogas (igrejas) do passado, eram os hebreus, os Judeus, e estes eram diferentes de muitos dos povos do passado, pois observavam um dia diferente dos demais povos que comumente observavam o primeiro dia da semana como um dia santo, (e era também o povo da qual faziam parte tanto os apóstolos quanto o próprio Jesus), enquanto os hebreus observavam o sétimo dia da semana.

Portanto, fica ainda mais restrita a aplicação das palavras de Jesus, se pudermos aplicá-las aos nossos dias comparativamente, pois neste caso são poucas as igrejas que observam o sábado como um dia santificado. Temos os próprios Judeus da atualidade, os Batistas do Sétimo Dia, a Igreja de Deus do 7º dia, os Adventistas do 7° dia e suas ramificações, como o movimento de reforma, promessa, etc. Não creio que haja muito mais do que estas que acabo de mencionar.

Ficaremos apenas com a IASD, que é uma dessas denominações que se considera como a única e verdadeira igreja de Deus na terra, o povo de propriedade exclusiva do Senhor, da mesma forma como se consideravam os judeus que se reuniam nas sinagogas na época de Cristo e que faziam do templo (instituição) a sua própria glória.  

Vamos para o motivo que Jesus disse, causaria a expulsão de seus discípulos e apóstolos das igrejas em sua época e ver se o mesmo esta ocorrendo hoje, como cumprimento desta profecia para os nossos dias.

Não se esqueça que muitas das profecias ditas por Jesus aos apóstolos possuem uma dupla aplicação, tanto para aquela época quanto para os dias finais. A exemplo da profecia relativa a destruição de Jerusalém em 70 DC.

Jesus disse: "Isto farão porque não conhecem nem ao Pai e nem a Mim". João 16: 3.

Ora os judeus não conheciam a Cristo, porque não o reconheciam como sendo o Messias, porque na verdade, este era o Filho de Deus. Os judeus sabiam que o Messias era o legitimo Filho de Deus, mas não aceitavam a Jesus como tal. Vejamos nas passagens seguintes, se o que estamos dizendo é a verdade.

"...mas não sabemos como vê agora; ou quem lhe abriu os olhos também não sabemos. Perguntai a ele, idade tem; falará de si mesmo. Isto disseram seus pais porque estavam com medo dos judeus; pois estes já haviam assentado que, se alguém confessasse ser Jesus o Cristo, fosse expulso da sinagoga". João 9: 21-22.

Prestou atenção! Qualquer que confessasse ser Jesus o Cristo, seria expulso da sinagoga.

Porque qualquer que confessasse que Jesus era o Cristo deveria ser expulso da sinagoga?

Vamos ver mais um texto que nos indicará uma resposta sobre esta pergunta.

"Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Mat. 16:16.

"Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe eles: De Davi. Mat.22:42.

"Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus". Mat. 26:63 

Percebeu porque os pais do cego de nascença ficaram com medo de afirmar que Jesus era o Cristo e consequentemente serem expulsos da sinagoga? Porque se isso dissessem estariam reconhecendo a condição de Jesus como o legitimo Filho de Deus.

Veja que os discípulos reconheciam que o Cristo era o Filho de Deus. Veja que o próprio Jesus pergunta aos discípulos se eles sabiam de quem ele (o Cristo) era Filho e por ultimo, veja que até o sumo sacerdote sabia que o Cristo era o Filho de Deus. Não há duvidas, de que todos sabiam que o Cristo, o Messias, na verdade era o Filho de Deus. Dizer que Jesus é o Cristo, significa aceitar a Jesus como Filho legitimo de Deus.

Assim poderíamos tranquilamente afirmar que se alguém dissesse que Jesus era o Filho de Deus, esta pessoa seria excluída da igreja ou sinagoga na época de Cristo. Este parece ser, o real motivo pelo qual os discípulos seriam expulsos da sinagoga, ou seja, simplesmente por afirmarem que Jesus era o Filho de Deus ou o Cristo.

Será que isto esta acontecendo em nossos dias e especialmente entre aqueles que dizem ser o verdadeiro povo de Deus?

É claro que se você for perguntar ao seu pastor se ele acredita que Jesus é o Filho de Deus, você recebera uma resposta afirmativa. Mas pergunte ao seu pastor se ele acredita que Jesus era Filho de Deus antes de ser enviado ao mundo como homem?

Se ele afirmar que sim, então ele estará negando sua fé nos princípios da atual IASD e isto o colocará em uma situação complicada. Vamos explicar isso melhor.

A atual IASD, acredita e ensina que Cristo, não é um filho de verdade no sentido literal da palavra, pois ela prega e aceita a trindade como o Deus Triúno e verdadeiro. 

Só que, o conceito da trindade diz, que Existem três pessoas divinas que formam um único Deus. E que um não é maior do que os outros em absolutamente nada. Ou seja, tanto o Pai, quanto o Filho e até mesmo o Espírito, são em tudo iguais. Nenhum veio antes ou depois que o outro, nenhum é mais ou menos poderoso do que os outros e assim por diante.

Se isto é verdade, então como Jesus pode ser o que os apóstolos criam que Ele era? O Filho de Deus.

Se isto é verdade, então como Jesus pode ser quem Ele disse que era? O Filho de Deus.

Se isto é verdade, então provavelmente os sacerdotes estavam certos, quando diziam não acreditar que Ele era de fato o Filho de Deus?

Os lideres das igrejas adventistas que estão excluindo seus membros por não acreditarem na trindade, o fazem hoje, pelo mesmo motivo e da mesma forma que fizeram os sacerdotes e fariseus na época dos apóstolos. Eles também não acreditam que Jesus é de fato o Filho do Deus Altíssimo, isto porque, eles agora, acreditam que Jesus é o próprio Deus Altíssimo.

Assim, enquanto os sacerdotes negavam a filiação do Cristo com o Deus Altíssimo, desejando fazer dele um simples pecador tal qual eles eram, hoje os lideres das igrejas adventistas (que excluem aqueles que acreditam que Jesus é o legitimo Filho de Deus enviado ao mundo), negam igualmente a condição de Filho legitimo de Cristo, porque o colocaram na condição ou em lugar do Deus Altíssimo

E qualquer que confesse o contrario será expulso da igreja. Por quê? Porque como disse Jesus, eles não o conhecem e nem tão pouco ao Seu Pai, que é também o Seu Deus.

Este foi o motivo pela qual eu fui expulso da igreja, porque creio e ensino que Jesus é o Filho de Deus, mas, que por amor a mim, tornou-se homem como eu, para tornar-me um filho como Ele.

E você o que dirá acerca de Jesus? Quem é Jesus para você? Um simples homem pecador como você?  Jesus para você é o único Deus Altíssimo ? Ou Jesus é o que Ele mesmo disse que era, O Filho de Deus? Você conhece a Jesus e saberia identificar sua condição agora? Você conhece de fato a Jesus e a seu Pai?

A ultima pergunta que eu faço é: De que lado você quer estar neste momento? Dos excluídos da sinagoga ou ao lado dos que estão excluindo? Isso vai depender de como você responderá as perguntas anteriores.

Deus, o Pai, e Seu Filho, Yeshua (Jesus), sejam contigo. -- Milton Figueiredo, excluído da IASD em 2002 por não acreditar na trindade, em virtude da mesma negar que o Cristo é o Filho de Deus.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com