Ser ou Não Ser Trinitariano?

“Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante”. 1 Cor 15:45 

Sempre achei prudente não me envolver profundamente com respeito ao assunto da Trindade, até porque o compreendo como não essencial à salvação de uma alma. Embora a paixão desenfreada por determinada doutrina conduza ao isolamento e ao fanatismo, creio que muitos serão salvos, em sua ignorância, aceitando a trindade, assim como tantos outros também serão salvos, em sua fé, rejeitando tal ensino (A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus” Romanos 14: 22).

Em minhas poucas investigações sobre o tema, tenho paulatinamente constatado que algo nebuloso páira sobre a crença em um deus triúno, haja vista que para os que assim crêem permanecem questões às quais nem os mais proeminentes teólogos da IASD conseguem de maneira prática e lógica responder.  Tais como:

  • Por que os discípulos nunca efetuaram o batismo em nome da trindade?
  • Por que o livro do Apocalipse não fala do trono do Espírito?
  • Por que a IASD em seu inicio não era Trinitariana, e depois passou a ser, quando estivemos errados, no inicio ou agora?
  • Se Jesus é co-eterno não pode ser filho, uma vez que o filho origina-se do Pai?
  • O Espírito Santo é um Deus ou o Espírito Santo é de Deus?

Para mim o marco decisivo na analise desta questão encontra-se no fato de que a própria palavra de Deus nos conduz a conclusões bastante diferentes da posição Trinitariana, pois pela Bíblia chegamos a compreender que as manifestações do Espírito Santos estão dependentes e vinculadas ao Pai ou ao Seu Filho, por exemplo em João 7:39: Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado”, vemos claramente  que a transmissão do dom do Espírito depende da glorificação de Jesus, logo enquanto em carne Jesus não poderia doar o Espírito aos seus discípulos, o que somente pode ocorrer após sua ressurreição: João 20:22: E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”.

Temos também outros versículos que nos reforçam a posição acima asseverada, tais como: “defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu” Atos 16:7. “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” Romanos 8:9  .”Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente” 1 Coríntios 2:12.”E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” Gálatas 4:6 “Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação,” Filipenses 1:19. “investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam” 1 Pedro 1:11 “Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito” 1 João 4:13.

Quanto a este vinculo existente entre a manifestação do Espírito Santo através do Pai ou o Filho, eu gostaria de obter uma melhor explicação de II Corintios 3:17-18, onde me parece que as Escrituras afirmam categoricamente que o Espírito Santo é o próprio Senhor Jesus. Vejamos: ”Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

Por outro lado para aqueles que supõem haver uma terceira pessoa na Divindade, bem como procuram dirimir suas dúvidas no que a irmã White fala sobre determinado assunto, gostaríamos que nos avaliassem e nos esclarecessem as seguintes afirmações, as quais categoricamente abordam tão somente duas pessoas o Pai e Seu Filho:

“Acharam o Pai em conferência com Seu Filho amado, para determinar os meios pelos quais, para o bem-estar dos anjos leais, a autoridade assumida por Satanás podia ser pata sempre retirada”.História da Redenção – pág.17

“Deus informou a Satanás que apenas a Seu Filho Ele revelaria Seus propósitos secretos, e que requeria de toda a família celestial, mesmo Satanás, que Lhe redessem implícita e inquestionável obediência; mas que ele (Satanás) tinha provado ser indigno de ter um lugar no Céu”. História da Redenção – pág.18

“Pai e Filho empenharam-Se na grandiosa, poderosa obra que tinham planejado – a criação do mundo”.História da Redenção – pág.20

“Depois que a Terra foi criada, com sua vida animal, o Pai e o Filho levaram a cabo Seu propósito, planejado antes da queda de Satanás, de fazer o homem a Sua imagem. Eles tinham operado juntos a criação da Terra e de cada ser vivente sobre ele. E agora disse Deus e Seu Filho “Façamos o homem à Nossa imagem”. História da Redenção pág.20/21.

“O Pai então fez saber que por Sua própria decisão Cristo, Seu Filho, devia ser considerado igual a Ele, assim que em qualquer lugar que estivesse presente Seu Filho, isto valeria pela Sua própria presença” História da Redenção – pág. 13.

“A palavra do Filho devia ser obedecida tão prontamente como a palavra do Pau. Seu Filho foi por Ele investido com autoridade para comandar as hostes celestiais” História da Redenção – pág.13.

Cristo tinha sido introduzido no especial conselho de Deus na consideração de Seus planos, enquanto Lúcifer não participara deles. Ele (Satanás) não compreendia, nem lhe fora permitido conhecer, os propósitos de Deus. Mas Cristo era reconhecido como o soberano do Céu, Seu poder e autoridade eram os mesmos de Deus.História da Redenção – pág.14

“Estavam descontentes e infelizes porque não podiam perscrutar Sua insondável sabedoria e averiguar o Seu propósito em exaltar Seu Filho e dota-Lo com tal ilimitado poder e comando. Rebelaram-se contra a autoridade do Filho” História da Redenção pág.15.

“Muitos dos simpatizantes de Lúcifer estavam inclinados a ouvir o conselho dos anjos leais e se arrependeram de sua insatisfação, e de novo receberam a confiança do Pai e Seu amado Filho”.História da Redenção – pág.16

Para não tornar o assunto muito extenso, vou encerrar afirmando que não sou Antitrinitariano, pois não me considero contra ninguém, apenas sou um simples investigador da verdade tal qual possa, e pelo Espírito de Deus , compreendê-la. Continuo aberto ao exame e considerações sobre o assunto, venham dos que crêem ou não na Trindade, pois para mim estou apenas arranhando o conteúdo de tema que traz algumas implicações e ponderações sobre outros assuntos.

Um abraço a todos,

Heráclito Fernandes da Mota
Membro da IASD Central de João Pessoa-PB


Concordo, mas discordo...

Olá!

Há muito tempo acompanho e já até adquiri algum material dos valorosos irmãos, que sem medo, têm enfrentado esse enorme barril de vinho da prostituição que tem sido pregado pela Igreja Adventista, e também, por que não citar aqui, todas as demais Igrejas que se acham donas da verdade.

De qualquer forma, gostaria de aqui expressar a minha opinião sobre o artigo do amado irmão Heráclito:

Acho que está equivocado quando diz que não implica na salvação crer na Trindade! Ou então Jesus Cristo estaria errado quando disse, segundo a  Epístola de João no capítulo 14 "Credes em Deus, credes também em mim.", ou ainda no capítulo 17, o versículo 3 em que Ele ora ao Pai e diz:  "A vida eterna é esta, que se conheçam a Ti só, como ÚNICO DEUS VERDADEIRO, e a Teu FILHO, a quem enviaste." Ou seja, como posso não perder minha salvação crendo na Trindade que crê em um outro Deus (pelo menos não é o mesmo Deus que a Bíblia nos mostra) e ainda por cima foi criada por homens, se o próprio Senhor Jesus nos diz que para eu ter a vida eterna eu devo crer somente nele e no Pai?

Bem, não sou nenhum especialista em doutrina, mas sou batizado há 14 anos em nome do Senhor Jesus Cristo, já fui Adventista, e pelo pouco que sei, acho que sim, crer na Trindade implica na minha salavação!

Aproveito e mando um abraço ao amado Robson Ramos e Ricardo Nicotra, há dois anos atrás eu trocava alguns emais com esses digníssimos irmão e já estava com saudades de fazê-lo.

Shalom! -- Elias S.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com