Sri Lanka prende autor de livro sobre Virgem Maria

COLOMBO, Sri Lanka (Reuters) - A polícia do Sri Lanka prendeu na sexta-feira o autor de um livro polêmico que, segundo a Igreja Católica da ilha, insulta a Virgem Maria.

O jornalista cingalês Manjula Wediwardene foi preso por tentar subverter a ordem religiosa e étnica, mas libertado sob fiança enquanto aguarda o inquérito. A informação foi transmitida à Reuters por seu advogado.

A Igreja Católica de Sri Lanka foi à justiça impedir as vendas do livro de Wediwardene intitulado "Mary named Maria".

"Esse livro é altamente ofensivo aos católicos", disse à Reuters por telefone Malcolm Ranjith, secretário-geral da Conferência dos Bispos Católicos de Sri Lanka.

O Tribunal Distrital de Colombo emitiu um mandado na quinta-feira suspendendo temporariamente a publicação e distribuição do livro, uma coletânea de contos.

O bispo Ranjith e a imprensa local tinham dado o nome do autor como sendo Manjula Wedikkara.

Após a queixa formulada pela Igreja, a polícia apreendeu 600 exemplares já impressos da obra na terça-feira.

Segundo Ranjith, a Igreja faz objeções a um dos contos, que faria referências ofensivas à Maria, e à ilustração da capa, que traz uma mulher seminua.

Ele não deu maiores detalhes sobre o conteúdo do livro, e representantes do Centro Nacional de Mídia Católica, que abriu o processo no tribunal, não puderam ser contatados para fazer comentários. O autor tampouco estava disponível para comentários, e não foi possível obter uma cópia do livro.

Cerca de 8% da população de Sri Lanka, de 18,5 milhões de pessoas, é formada por católicos, e esta não é a primeira vez em que um livro sobre a Virgem Maria é mal recebido pela Igreja. Em 1964 o clérigo católico local Tissa Balasooriya foi excomungado por publicar "Mary and Human Liberation". Mais tarde, depois de resolvida uma divergência sobre dogma, ele foi perdoado e readmitido na Igreja.

Fonte: http://www.uol.com.br/diversao/reuters/ult26u1266.htm 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com