O Que Dizer Sobre o Lava-pés, Ainda Faz Sentido?

"Olá! Gostaria de saber a opinião dos irmãos sobre a cerimônia do lava-pés, porque acredito que já perdeu um pouco do seu sentido e hoje é praticada apenas como um ritual dentro da igreja. Não teria ela apenas um aspecto cultural, localizado naquele período em que Cristo aqui esteve? Naquele tempo, o pessoal só andava de sandálias, caminhava bastante, chegava cansado e, se não me engano, era a esposa ou um empregado que fazia. Aí, Jesus para ilustrar que devemos ser humildes e servir aos outros lavou os pés dos discípulos. Mas hoje isso ainda faz algum sentido? A maioria sai com o pé lavadinho de casa, cheiroso, unha aparada ou até esmaltada, e na hora H, a gente só joga uma agüinha, passa a mão com jeito e se estiver sujo mesmo nem força a situação, que é para não deixar o irmão constrangido. Minha mulher diz que há irmãs que nem tiram a meia-fina para participar. Não seria o caso de trocar esse ritual por outro? Por exemplo, aparecer de surpresa na casa do irmão e lavar o banheiro para ele... O que vocês acham?" -- Leitor


Resposta do Irmão Josiel:

Farei um breve comentário sobre essa cerimônia. Ele está intimamente relacionada com a doutrina do Santuário. Apresentarei algumas perguntas, com as respostas dentro dos Textos Bíblicos citados. Use a sua Bíblia para acompanhar o raciocínio!

Por que o Messias foi batizado, conforme os Textos dos quatro evangelistas? (A resposta está em Lev. 16:1-4, especialmente, o verso 4). Portanto, essa é a justiça que o Messias disse, a João Batista, que importava ser cumprida (Mat. 3:15).

Por que o Messias disse: "E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade"? (João 17:19 - AVR).

A Escritura Sagrada não ensina claramente que Ele, já era (e é) Santo? Isaías 6:1-3; Dan. 4:13,17; 8:13; 9:24. Além do mais, Ele mesmo disse a respeito dEle: "a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo".

Portanto, a resposta para a santificação de João 17:19, está ligada as atividades do sumo sacerdote, antes de entrar no Santuário, para fazer a purificação do mesmo, bem como as demais atividades relacionadas ao Dia do Yom Kippur, porque ele deveria purificar-se, ou seja, santificar-se, por meio da expiação, que deveria ser feita por ele e por sua casa (Lev. 16:4,6, 11-14; Heb. 13:11-12; 2:11).

Por que o Messias fez questão que, em conexão com a Santa Ceia, ficasse registrada a cerimônia do lava pés? (João 13:4-17).

A resposta para essa pergunta, encontra-se em Êxodo: 30:17-21. Por meio da cerimônia do lava pés, estamos aptos a entrar em um relacionamento mais íntimo com o Messias, e acompanhá-Lo, no lugar Santíssimo do Santuário.

Claramente, percebemos que o Messias cumpriu também, o que sobre Ele estava escrito sobre o lava pés. Porque em Êxodo 30:19 diz: "Arão e seus filhos lavarão as mãos e os pés". O Texto correspondente, no Novo Testamento é o de João 13:4-17.

Portanto, o lava pés não era apenas um aspecto cultural, mas acima de tudo, ele é doutrinário. Porque faz parte da mensagem do Santuário. -- josielteli@hotmail.com

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com