O Sermão que Seu Pastor Esqueceu e Pode Nunca Pregar, Está em Mateus 24

No livro Serviço Cristão, Ellen White adverte os ministros Adventistas do Sétimo Dia sobre certos assuntos que eles têm obrigação de pregar e ensinar ao povo de DEUS, quando este se para a adoração. E um dos temas que são especialmente recomendados pelo Espírito de Profecia, para que sejam ensinados, pregados e estudados com o povo de DEUS, quando nos reunimos é Mateus 24. Por isso, gostaria de lançar um outro olhar sobre Mateus 24. Essa passagem nos mostra que uma espada está vindo e nós devemos estar preparados para o que irá acontecer.

Mateus 24, um aviso

“E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximava-se Dele os seus discípulos, para lhe mostrarem a estrutura do templo.” Mateus 24:1. Onde estava a atenção dos discípulos focalizada nesta altura? Nas estruturas. O que era tão importante acerca deste edifício? Era o edifício principal da igreja? Claro que era. Era a igreja-centro em todo o mundo. Para que grupo de pessoas? Israel, o professo povo de DEUS, o povo escolhido de DEUS. Portanto, este era um edifício muito importante. Agora, para descobrir qual era o pensamento de Cristo e Seus discípulos antes de prosseguirmos, peço-lhes atenção para este trecho da pena inspirada sobre Mateus 24 e espero que o faça pensar.

“O capítulo inteiro, no qual são recordadas as palavras de Cristo, é um aviso para todos os que viverão durante as últimas cenas da história terrestre.” The Review & Herald, 13 Dezembro de 1898. O capítulo inteiro, diz ela, é um aviso a todas as pessoas que vivem estas últimas cenas da história terrestre. Deixe-me fazer-lhe uma pergunta. Você acha que poderia estar nas últimas cenas desta terra, agora, neste momento? Então, acha que todo o capítulo é para nós? Sim, garanto-lhe que é. Então se é, qual o aviso e problema do verso 1. Para onde olhavam os discípulos? Eles olhavam para a sua estrutura organizativa da igreja e chamavam a atenção de Jesus para isso. Lembre-se isto é um aviso não somente para eles, mas também para nós!

O capítulo inteiro é um aviso a todos os que vivem as cenas destes últimos dias. Somos nós. Vamos ser mais específicos. Onde fica o edifício principal da igreja agora? Já não é Jerusalém. Onde é a sede do moderno Israel nestes últimos dias? Encontra-se lá em Maryland, o edifício da Conferencia Geral. É o centro da estrutura organizativa do moderno Israel, tal como em Jerusalém no antigo Israel. Os discípulos vieram a Jesus e disseram-lhe, Senhor olha para isto! Ficaram então chocados com a resposta dada na altura, mas lembremo-nos que isto também é para nós. Reparem no verso 2: “ Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.” Mateus 24:2.

 

1º Cumprimento de Mateus 24

Quando Jesus lhes disse o que encontramos em Mateus 24:2, ficaram em estado de choque. Havia mais pessoas ao seu redor, e não sabiam o que lhes dizer, mas mantiveram aquele pensamento nas suas mentes. Conforme saíram daquele lugar e entraram num ermo privado, eles decidiram que iriam saber o que Jesus tinha querido dizer com aquelas palavras, não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada. A propósito, a parede a que eles apontaram, era feita de mármore.

Era de mármore branco. Ellen White diz que as junções eram tão boas, que parecia uma pedra sólida que havia sido tirada da pedreira e posta ali. Era muito boa. Alguns comentaristas acrescentaram que os blocos de mármore encaixavam-se tão bem que dificilmente se conseguia enfiar a ponta de uma faca entre as suas juntas. Eu não sei se isto é verdade, mas foi o que alguém disse. Era uma das maravilhas do mundo antigo. Uma parte daquele muro testemunhou os ataques do exército de Nabucodonosor. Do ponto de vista dos discípulos, não havia maneira alguma de deitarem abaixo aquele muro. Eles achavam que a única maneira de destruir aquele muro era se o próprio DEUS o destruísse.

Eles pensaram que isto iria acontecer quando Jesus viesse novamente. Jesus lhes havia dito que Ele viria outra vez. Agora, antes de aprofundarmos este assunto, eu quero trazer-lhes a luz uma data. Nesta precisa altura em que Cristo dizia o que iria acontecer, que não ficaria ali pedra sobre pedra, previu DEUS que isto iria acontecer? Claro que sim, centenas de anos antes o profeta Daniel previu este acontecimento. Sabendo DEUS que isto aconteceria novamente, preparou-se DEUS para isso? Como é que DEUS se preparou? Iriam todas as pessoas do mundo ser destruídas?

Não iria salvar-se ninguém? Oh sim, iriam muitas pessoas salvar-se. DEUS não foi tomado de surpresa. Ele estava pronto. Ele tinha começado um movimento de reavivamento e reforma dentro de Israel centenas de anos antes do trabalho de João Batista. Mas um dos grandes movimentos de reavivamento e reforma que ocorreram na história do povo de DEUS, com certeza, foi por intermédio de João Batista. Depois de vir então João Batista, seguiu-se o ministério de Jesus que teve o desejo de salvar a todo o Israel. Vocês podem verificar isto mesmo na última parte do versículo 37 do capítulo 23: “Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas e tu não quiseste.” Mateus 23:37.

 

2º Cumprimento de Mateus 24

Jesus quis salvar toda a gente em Israel e Ele quer salvar toda a gente no moderno Israel. Mas o problema acontece quando vem o reavivamento, quando acontece a reforma. Quando João Batista pregou, ele não foi aceito. Quando Jesus veio, não foi aceito. Quando Jesus enviou os Seus discípulos, eles não foram aceitos. E Jesus previu que depois da Sua crucifixão e ressurreição, eles continuariam a não ser aceitos. Ele previu isso em Mateus 24. Mesmo dando-lhes mais uma oportunidade para se arrependerem, eles não aceitariam. Ele disse que não ficaria pedra sobre pedra que não fosse derribada.

Do mesmo modo, a atual organização da igreja e toda a sua estrutura serão destruídas. Vem aí uma espada. Por que está havendo hoje em dia um despertamento da igreja em todo o mundo? Há bastantes razões para fazermos uma lista em poucos minutos, mas uma das razões é, sem dúvida, Mateus 24, que não era só para aquele tempo é para hoje.

E Mateus 24:1-2 terá o seu comprimento novamente. Não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada, inclui também a estrutura organizativa da igreja em Israel. DEUS não foi tomado de surpresa. Em preparação para o que ia acontecer, DEUS levantou um movimento de reavivamento e reforma para que todos os que ouvissem pudessem ser salvos. Deus enviou testemunhas cheias do seu Santo Espírito para guiar o povo de novo para a verdade do evangelho bíblico.

Estas coisas não são opcionais. Eu simplesmente não posso pegar ou largar e depois seguir o meu caminho. Quando DEUS me envia uma mensagem, se eu não lhe dou atenção, é a mesma coisa que a tivesse rejeitado. E não pense que eu posso rejeitar essa mensagem e passar impune sem que nada me aconteça. Assim, através do trabalho de João Batista, através de Jesus, um trabalho de reavivamento e reforma começara em Israel, mas infelizmente muito poucas pessoas aceitaram a verdade que era trazida nesse movimento de reforma e reavivamento. O resultado, disse Jesus, é que não ficaria pedra sobre pedra que não fosse derribada.

 

Jesus chorou por Israel

O que aconteceu naquela altura irá acontecer outra vez! Lembre-se que o capítulo inteiro de Mateus 24, não é só para aquela época, é também para os últimos dias. Veja o que disse Jesus acerca do mesmo assunto no Evangelho de Lucas. Este episódio aconteceu um pouco antes do que lemos em Mateus 24, mas fala precisamente sobre o mesmo assunto, do fato de que não iria ficar pedra sobre pedra. Vejam o que Jesus disse em Lucas 19:41, “E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela,” Lucas 19:41. Já choramos alguma vez sobre o povo de DEUS? Jesus chorou sobre o Seu povo.

O que lemos não é o que Jesus fez num dia de vingança, ou algo que Ele gostaria de lhes ter dito. Mas Jesus disse a verdade, mesmo chorando quando dizia a verdade, Ele o teve de fazer. Quando vier o tempo de angústia, sabe o que Ellen White diz acerca dos ministros de DEUS que são bons e fiéis? Eles lançarão as últimas lágrimas por uma igreja em rebelião.

Jesus chorou sobre a cidade, mas mesmo assim disse a verdade. Veja os versos 43 e 44, “Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e te sitiarão; e te estreitarão de todas as bandas; e te derribarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.” Lucas 19:43, 44.

O que é que eles não sabiam? DEUS lhes enviou o melhor que possuía. Enviou-lhes o Seu próprio filho. Enviou-lhes os discípulos. Mais tarde, enviou os apóstolos, mas eles não reconheceram o trabalho de DEUS. Jesus disse que aquele que recebe quem Eu mando recebe-me a Mim. Bem, e se eles rejeitarem aqueles que Ele envia. O que acontece então? Disse então Jesus que não reconheceram o tempo da sua visitação. Eles foram visitados por Um que era maior dos que os profetas. Jesus disse acerca de João Batista, que era o maior dos profetas. De homens nascidos de mulher, não há maior do que João Batista. Depois foram visitados pelo próprio Filho de DEUS, mas rejeitaram a Sua mensagem.

 

Jesus chorou pela IASD

Agora pense bem nisto. Se rejeitarmos o Filho de DEUS, poderá DEUS então fazer mais alguma coisa por nós? Vamos trazer esta situação para os nossos dias. Temos sido alvo de inúmeras mensagens do Espírito de Deus, através dos escritos da Sra. White e de muitos outros mensageiros Seus. Mas se você ou eu rejeitarmos os testemunhos do Espírito de DEUS, poderá DEUS fazer mais alguma coisa por você ou por mim? Nada. Podemos ter toda a Organização, toda a teologia – os fariseus sabiam muito de teologia. Tanto era assim que Jesus um dia disse, façam o que eles dizem, mas não pratiquem o que eles fazem.

Alguém me poderá pensar que estou sendo exagerado e extrapolando as coisas, ao incluir a Igreja Adventista do Sétimo Dia nessa trágica profecia. Mas veja o que a irmã White diz acerca desta passagem da Escritura e depois pensem se nós vamos numa tangente. “Quando o Salvador viu no povo judaico, uma nação separada de DEUS, Ele viu também uma professa igreja cristã…” The Review & Herald, 8 de Outubro de 1901. Quem era a professa igreja que Ele viu? Lembre-se, houve o antigo Israel e a sua estrutura mundial e há o moderno Israel que também tem a sua estrutura mundial. Percebe?

As pessoas não acreditam que isto é exatamente assim, mas é precisamente isso que o espírito de profecia nos diz. Lendo toda a frase, “Quando o Salvador viu no povo Judaico, uma nação separada de DEUS, Ele viu também uma professa igreja cristã unida com o mundo e com o papado.” Ibid. O que é que Ele viu? É por isso que Ele estava chorando!

Mas estava chorando por quem? Ele não chorava só por eles. Ele também chorava por nós, pois o Seu olho profético podia ver pelos séculos até ao fim dos dias, e Ele viu precisamente o que aconteceria. Cristo não os viu só a eles (israelitas), mas viu também nos últimos dias uma professa igreja cristã, pessoas que clamavam ser o próprio povo de DEUS, pessoas que exclamavam ser o moderno Israel, pessoas que diziam ser o povo escolhido de DEUS. Ele viu-os unirem-se ao mundo e ao Papado.

“Estando Ele no Monte das Oliveiras, chorando por Jerusalém até o sol se ter posto para além das colinas, chorava e pleiteava pelos pecadores destes últimos dias. Em breve Ele dirá aos Seus anjos, que estão segurando os quatro ventos, 'Soltem as pragas, deixem a escuridão, destruição e morte ir sobre os transgressores da Minha Lei.' Será então Ele obrigado a dizer aqueles que tiveram grande luz e conhecimento, tal como disse aos judeus, 'Se tu tivesses sabido, ao menos isto neste teu dia, as coisas que pertencem a tua paz! Mas agora tudo isto é escondido diante dos teus olhos.'” Ibid.

 

A IASD cumpre a profecia

As pessoas não acreditam no que está previsto, mas é exatamente isto o que está acontecendo. Em 1995, em Denver, no Estado do Colorado, a organização Adventista do Sétimo Dia, uniu-se com o Papado, no seu sistema de saúde. Neste momento encontra-se sob um executivo-chefe da igreja Católica Romana (CEO). É isto estar unido com o Papado? Com certeza que é. Este ano quando eu e a minha esposa visitamos a cidade de Berlim, na Alemanha, eles contaram-nos uma história de como uma organização (adventista) lá, se tinha juntado a um movimento ecumênico. Também neste ano quando visitamos a Holanda, contaram-nos uma história de como também a sua organização se tinha juntado a outro movimento ecumênico.

Foi isto que dividiu a igreja no Zaire, agora chamado Congo. Agora, por favor não me interpretem mal. Nós não dissemos, nem iremos dizer que a igreja é Babilônia, mas dissemos, sim, e continuaremos a dizer que a igreja está a seguir as pegadas do romanismo. Não estamos dizendo que todos estão se unindo, mas estão caminhando nessa direção. E quando comentam acerca do que se passou em Denver, na Review & Herald, não há ninguém a levantar a sua voz com respeito a esse assunto.

Agora deixo a pergunta, se nós estamos a unir com o Papado no nosso sistema de saúde, como iremos nós então pregar as três mensagens angélicas? Não o poderemos fazer. Na Alemanha, Adventistas fiéis entregaram literatura contendo as três mensagens angélicas as quais são um aviso a respeito da besta, da imagem da besta e do número do seu nome. Eles estão fazendo isto por toda a Europa, não é só na Alemanha.

Entregaram milhões de panfletos. DEUS está a tentar dar a este mundo, uma última oportunidade. Mas as igrejas do movimento ecumênico, avisaram a organização adventista e disseram: Porque é que estão a entregar literatura com o vosso número de telefone, se vocês são um de nós? A liderança adventista disse OK, e foram ter com estes adventistas que entregam literatura e levaram-nos a tribunal, e obrigaram-nos a força a tirarem o número de telefone da literatura! É isto pregar as três mensagens angélicas ou será tentar impedi-las. O que é? Conforme nos aproximamos do fim, todos os Adventistas sabem acerca dos sinais dos tempos. Jesus disse aos seus discípulos, você pode encontrar esta citação no livro O Desejado de Todas as Nações, págs. 628 e 629.

"Conforme os rabis vêem estes sinais, eles declararão ao povo que são os Julgamentos de DEUS sobre as nações por manterem em escravidão o Seu povo. Eles declararão que estes sinais são o aproximar do Advento do Messias. Mas não vos deixais enganar, Eles são o princípio dos Seus Julgamentos. As pessoas olharam para elas mesmas. Elas não se arrependeram e converteram para que Eu as cure. Os sinais que eles apresentam como aproximação da sua liberdade, são sinais da sua destruição.” Vê, conforme vemos os sinais dos tempos, pessoas de todo o lado estão dizendo, estes são os sinais da vinda de Cristo, mas é um sinal de Livramento ou de destruição? Qual deles é? A igreja naquele tempo, em vez de obter Livramento, obteve a destruição.

 

A liderança da IASD ouve a Lúcifer

Nos volumes Manuscript Realeases nº 13,379, há uma citação acerca dos últimos anos na história do povo de DEUS. Acredita que estamos vivendo os últimos anos da história terrestre, como povo de DEUS? Quando pela primeira vez li esta citação, eu tive que a reler mais de uma vez. Parecia impossível, mas é isto mesmo que ela diz: “Na Sua palavra, DEUS declarara aquilo que Ele faria por Israel, se obedecessem a Sua voz…” Este era o antigo Israel. Nós somos o Israel moderno. Se clamamos ser Adventistas do Sétimo Dia, clamamos fazer parte do Israel moderno. “Mas, os líderes do povo caíram nas tentações de Satanás, e DEUS não pode dar-lhes as bênçãos que Ele desejava ter-lhes dado, porque não obedeceram a sua voz, mas ouviram a voz e o concerto de Lúcifer.” Manuscript Releases, volume 13, pp.379.

Eles não obedeceram ao Espírito de Profecia, e em vez disso, ela diz, ouviram a voz e o contrato de Lúcifer. Lembrem-se, o diabo não aparece como o diabo. A Bíblia diz que ele vem como um anjo de luz, pensando nós que estamos seguindo ao Senhor. Como podemos saber a diferença? Somos nós obedientes ao que nos diz a Bíblia? Somos nós obedientes ao Espírito de Profecia? Está a nossa vida em harmonia? Ou arranjamos nós desculpas? Mas agora vejam esta outra frase. Não se refere ao que eles fizeram: “Esta experiência será repetida nos últimos anos da história do povo de DEUS, que foi estabelecido pelo Seu poder e graça” Ibid. A experiência será repetida e já está sendo repetida.

Foi muito interessante quando li esta citação. No momento que preparo este artigo, voltei a lê-la. Esta citação foi escrita em 1904, e no fim da citação, Ellen White escreveu o seguinte, “Para ser usado sempre que necessário.” Eu quero dizer-lhe que, a necessidade é agora e o tempo é agora.

 

A saída: Igrejas em casa

Nós precisamos saber o que está se passando e o que está acontecendo às pessoas que DEUS usou de uma maneira maravilhosa e ao Seu trabalho organizado. Elas infelizmente estão a escutar a voz de Lúcifer porque estão se unindo com Babilônia. Eles estão a unir-se ao mundo e a babilônia, em vez de ajudar o povo de DEUS a pregar as três mensagens angélicas ao mundo. Paulo escreveu aos Romanos. “Se for possível, quando estiver em vós, tende paz com todos os homens.” Romanos 12:18. Mas há um ponto no qual é impossível manter harmonia e unidade sem o sacrifício do princípio. Separação então torna-se um dever absoluto. É por isso que há um movimento da igreja em casa hoje em dia. Esta não é a única razão, mas uma razão importante, porque é impossível manter unidade e harmonia sem sacrificarmos os nossos princípios.

Se sacrificarmos os nossos princípios, a fim de obter harmonia e união, então é melhor não o fazermos, pois Jesus não o fez. Jesus perdeu toda a nação judaica, porque Ele não podia sacrificar os Seus princípios, para obter unidade e harmonia, e eles não o escutaram. Mas algumas pessoas dizem, bem nós temos que ter harmonia e unidade, e eu digo que haverá pessoas que obterão essa harmonia e unidade, mas desobedecendo ao Senhor.

Nesta citação que lemos de 1904, Ellen White fala acerca de unidade e harmonia, e ela diz que a história se iria repetir. “Os perigos que o povo de DEUS encontrou no passado, eles o encontrarão novamente, intensificados… A não ser que o homem seja convertido a graça que vem do céu, ele não terá disposição para se opor aos conselhos de Satanás, e se tornarão facilmente enganados pelo inimigo. É somente Deus que coloca no coração humano a inimizade contra o pecado. DEUS dá ao homem uma nova mente. Ele causa o conflito para que não nos submetamos sobre os arrazoamentos de Satanás.” Ibid.

Por que há um conflito? Porque quando as pessoas não se submetem aos arrazoamentos de Satanás, então há luta e colisão. “É somente DEUS que coloca no coração humano a inimizade contra o pecado” Quem faz o conflito? DEUS faz o conflito. Por quê? Porque as pessoas devem ser removidas das armadilhas de Satanás e devem tornar a estar em harmonia com a Bíblia, o Espírito de Profecia e com os conselhos inspirados do Espírito Santo de Deus.

 

Como proteger-se

Bem, os discípulos não entendiam tudo isto. Eles ficaram chocados com o que entenderam, mas não o perceberam na sua totalidade. Havia muita coisa ainda por compreender. Então decidi ler novamente o primeiro capítulo do Grande Conflito. Sabem do que trata o primeiro capítulo deste livro? É acerca da destruição de Jerusalém.

Na pág. 29, ela fala acerca dos exércitos terem rodeado a cidade e como as pessoas lá dentro estavam sendo ensinadas de que os exércitos romanos não podiam destruir a cidade porque era a cidade de DEUS. Hoje em dia as pessoas pensam a mesma coisa. Nós somos o povo de DEUS e iremos até ao fim. Ora, se não nos arrependermos e vencermos as nossas faltas, não iremos. Podemos chamar-nos a nós próprios o que quisermos. Podemos ter uma estrutura organizacional muito bem montada. Mas Jesus disse que não ficaria pedra sobre pedra. É por isso que há um movimento de igrejas em casa.

DEUS não é tomado de surpresa. DEUS sabia o que iria acontecer. Ele profetizou. Ellen White escreveu em 1904, “para ser usado, sempre que necessário.” E nós precisamos hoje. Mas agora que vamos concluir, as boas noticias. Quando Jerusalém foi destruída cerca de um milhão de pessoas perderam as suas vidas.

De fato, conforme li ontem à noite, ela disse que os romanos aprisionaram as pessoas e crucificaram judeus ao redor do calvário que dificilmente se conseguia passar entre essas cruzes. Foi uma das coisas mais terríveis que aconteceram nesse século. Mas diz que nem um cristão perdeu a sua vida, nem um que pudesse fazer parte de uma lista. Esses no tempo de João Batista o escutaram. Depois, quando veio Jesus, eles reconheceram que DEUS falava com eles e escutaram-No. Quando os discípulos saíram a pregar, eles os ouviram, e quando os apóstolos saíram a pregar também foram ouvidos. E nenhum deles perdeu a sua vida!

 

Conclusão

Não quero me estender demais, mas eu poderia ler citação atrás de citação do Espírito de Profecia, mostrando que a grande maioria que professa ser Adventista do Sétimo Dia, perderá a sua vida no fim. Em tempos passados, perguntávamos: Como é que pode isto ser? Bem, estamos a descobri-lo agora. Mas se ouvirmos a mensagem que DEUS nos envia através da Sua palavra, através dos Seus testemunhos e através do Seu Espírito, a mesma coisa pode acontecer igualmente ao que aconteceu aquele grupo de cristãos. Quando um milhão do professo povo de DEUS perdeu as suas vidas, ouve um grupo de pessoas que ouviram a Jesus e não pereceram. Isto vai acontecer novamente.

Oh, querido amigo, eu não quero que isto aconteça com você e nenhum dos seus familiares e amigos. Eu não quero vir a descobrir algum tempo no futuro que alguém da minha ou da sua igreja perdeu a sua vida. Eu quero e desejo que cada pessoa se salve, sem a perda de nenhuma.

Não seria bom se pudéssemos mudar nossa condição espiritual, reunindo-nos em nossas casas, de maneira que houvessem novas igrejas em que todos os seus membros estariam salvos? Não pensa você que esta devia de ser a nossa luta para que todos sejam salvos, eu e você e todos os outros queridos? Está disposto a escutar os conselhos inspirados? Está você disposto a escutar o que o Senhor disse para que possa ser salvo? Para que quando não haja pedra sobre pedra, você não se encontre nessa destruição? Que seja este o seu desejo conforme é o meu. -- Por John Grosboll. Fonte: Revista Land Marks. Tradução de Rui Ribeiro, com adaptações de Robson Ramos.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com