O Culpado é o Ancião, Com Certeza!

Se o trabalho na igreja vai mal, NÃO é culpa do pastor, mas, sim, do ancião. É verdade! Não estou brincando! A culpa é do ancião, com certeza! Por quê? Porque quem trabalha na igreja é o ancião. É o ancião que prepara as escalas de pregadores.

É o ancião que da' os estudos bíblicos para os interessados.

É o ancião que é procurado no final do culto para fazer uma visita a um membro faltoso, doente ou a um interessado.

É o ancião que corre atras dos detalhes da reforma da igreja durante a semana.

É o ancião, que também é professor da escola sabatina, que além de preparar a lição tem que preparar um sermão de reserva caso o pregador não apareça. (Mesmo que na sexta-feira ele tenha telefonado para confirmar!)

É o ancião (principalmente de igrejas menores) que acaba assumindo outros cargos na igreja (ES, Ação Missionária, Tesouraria, etc...)

É o ancião que corre atrás de pregadores para a semana de oração e de programas especiais para a igreja.

É o ancião que deixa de ficar com sua família nos sabados à tarde para fazer o trabalho da igreja (reuniões administrativas, visitas, estudos, etc).

É o ancião que recebe as reclamações dos membros com relação a problemas pessoais e espirituais dos membros. (Que ancião nunca ouviu a frase: "Como você é ancião, achei por bem te contar o que está acontecendo nesta igreja com os irmãos X e Y..."?)

É o ancião que finalmente é cobrado pelo pastor e é obrigado a ouvir aquela frase típica: "Não é só o pastor que tem que trabalhar na igreja, os anciãos e membros devem auxiliar o pastor na sua dura tarefa de cuidar do rebanho. Vocês não podem deixar tudo para eu (pastor) resolver." Portanto se há algum problema no trabalho da igreja a culpa não é do pastor (que aparece de vez em quando para pregar, batizar e fazer santa-ceia), mas a culpa é do ancião. E quanto mais envolvido está o ancião com as atividades da igreja, mais culpa ele tem.

Ah, estava esquecendo de dizer... A maioria dos anciãos envia fielmente o dizimo para a Associação para que os pastores sejam remunerados e recebam auxílios para que, desta forma, possam realizar o trabalho de Deus sem preocupações financeiras (aluguel, escola das crianças, hospital, seguro do automóvel, impostos, etc).

O que move os anciãos a deixar a família, abrir mão da recreação e convívio social nos finais de semana para fazer todo este trabalho, levar paulada e ainda pagar por isso? Uma frase mágica o compele a agir desta forma: "Você não está trabalhando para homens, está trabalhando para JESUS, você não está devolvendo o dízimo para a Associação, está devolvendo para JESUS."

A culpa é do ancião! A culpa é nossa! -- Ricardo Nicotra. Ex-ancião, ex-tesoureiro, ex-pianista do coral, ex-diretor dos jovens, ex-diretor da escola sabatina, ex-bibliotecário, ex-diretor de mordomia e espírito de profecia, ex-coordenador de interessados, ex-professor do departamento infantil, ex-sonoplasta, ex-professor de classe bíblica, ex-pregador de púlpito, ex-diretor de comunicação, ex-diretor do trabalho missionário, ex-professor da escola sabatina e ex-diretor de grupo. Atualmente "ex-cluído" da igreja por reclamar dos procedimentos administrativos e financeiros da liderança da IASD, e cheio de culpa por não devolver mais o dizimo para a Associação e por ter deixado todo este trabalho para aqueles que devolvem! Mas ainda acreditando na mensagem adventista do sétimo dia e com esperança de ver Jesus voltar em breve.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com