Revelações de Ex-Barítono dos Arautos Reacendem Debate Sobre Música!

Caro Robson Ramos,

Permita-me entrar nesse extenso tanto quanto infindável debate. Tenho 53 anos e nasci em lar adventista, fui pastor distrital ordenado, maestro, professor no IAP-Curitiba e barítono do Arautos do Rei (1979/1980), tenho algumas poucas composições e faço versões para amigos que me pedem. Desde que me entendo por gente, nunca se chegou a um consenso sobre que tipo de música devemos adotar. 

Unanimidade nesse assunto é pura pretensão, impossível, dentro ou fora da igreja. Há uma complexidade muito grande, até pelo fato de que o conhecimento é dinâmico e não estático, como alguns prefeririam que fosse.  E aqui não estou falando de teoria musical, não, estou falando de cultura geral mesmo. 

Nesse apaixonante tema, como em tantos outros, é preciso considerar-se tempo, lugar, pessoas, gostos pessoais inclusive. O que ontem poderia ser considerado revolucionário, avançado, hoje é aceito como padrão, modelo!

Exemplifico:

1. Nos anos 70, a Mesa da Associação Paulista votou uma proibição ampla, a todas as igrejas de seu campo, impedindo que se cantasse qualquer composição do Ênio Monteiro, Mário Jorge, dentre outros (como a Alexandre Reichert era obreiro da Voz da Profecia, ficou de fora, apesar de que queriam incluí-lo).  Hoje, composições do Ênio e do Mário são uninanimidade como padrão da boa música adventista, tendo a Revista Adventista entrevistado o Ênio sobre o equilíbrio na música. 

2. Quando o hino "Mãos", do Costa Jr. foi lançado, nos anos 60, teve proibida sua utilização nas igrejas paulistas, e até hoje é citado no SALT IAE campus 2 como exemplo de panteísmo!

3. O hino "Além do Rio", do Jáder Santos, é citado por um pastor como tendo sido inspirado por Satanás!!! Aliás, esse pastor tem a audácia de, quando vai pregar nalguma igreja, desancar o Hinário Adventista, ordenando aos irmãozinhos a arrancarem páginas do hinário que contêm hinos "não-inspirados" por Deus. Quanta pretensão! 

Um professor do IAE-campus 2, "faz a cabeça" dos futuros pastores com relação a músicas inspiradas ou não, sendo ele não-músico! Para ele, o corinho Brilha Jesus foi inspirado por Satanás!!!

Incoerência 

Gostaria de destacar, Robson, que somos incoerentes em muitos outros temas, em que temos claríssimas declarações de E.White, as quais tangenciamos. Permita-me enumerar alguns: 

1. Energicamente ela condena a que nossas irmãs se consultem com médicos homens, aconselhando a que a Organização abra cursos de medicina para mulheres, que venham a dar consultas a nossas irmãs. Inclusive ela cita obstetras, afirmando que desde o Sinai era considerado imoral mulheres terem filhos com homens servindo de parteiros, "e assim será sempre". Imagine se ela vivesse pra testemunhar a realidade de que as mulheres preferem ginecologistas homens que, segundo elas, são melhores e mais competentes.  Hoje temos ginecologistas homens obreiros!

2. Em palavras livres, Ellen White diz que não é digno do dízimo que recebe o obreiro que come carne.

3. Será que os ardorosos "defensores da única verdade verdadeira" - a verdade deles! - namoraram dentro dos princípios enunciados no Mensagens aos Jovens? Eles não pegaram na mão, não beijaram a namorada antes de se casarem?! 

4. Ellen White é enfática ao dizer que não se deve tomar banho, nem se barbear nas horas sagradas do sábado. (Fui criado sob essa ótica). Praticam eles isso hoje ainda?  

5. Diz ela, também, que tirar fotografia é quebrar o segundo mandamento.  E daí?

Recado 

Um recado final para o irmão Humberto Caputo: Permita que Cristo abrande esse coração raivoso, meu irmão! Você cita "os outros" como joios, dá a impressão que você se considera trigo, quanto perigo! Ainda bem que Jesus instruiu-nos a deixar crescerem juntos joio e trigo, porque não temos discernimento suficiente para identificá-los, sem dúvida arrancaríamos muito trigo bom...

Você fala como aquele fariseu, que de pé, no templo, batia no peito dizendo: "Obrigado, Senhor, porque não sou como os demais homens, nem como esse publicano; jejuo duas vezes na semana, dou o dízimo de tudo..." Em suma, estou salvo e os outros perdidos, coitados!  

Perdoe-me se o interpretei mal, meu irmão, mas sinceramente é essa a impressão que você passa a quem o lê.  Graças a Deus Ele reservou somente a Ele a capacidade de ler pensamentos e intenções, o que O torna capaz, Ele unicamente, de julgar as pessoas, inclusive o irmão e a mim.  Estou orando pelo irmão, por favor, ore por mim também!

Oportunamente abordarei com mais abrangência a questão do "melhor" estilo de música para a igreja, se me for permitido. -- Francisco Gonçalves, Rio de Janeiro, RJ

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com