Reflexões Sobre a Tragédia da Mulher de Pastor que Ateou Fogo ao Próprio Corpo

 

Na semana passada, choquei-me com a notícia da terrível morte de uma esposa de pastor que estava em depressão e acabou ateando fogo no próprio corpo. Comecei a refletir sobre alguns aspectos importantes da vida da esposa de pastor e me perguntava por que as esposas de pastores, aquelas que deveriam ser as mulheres mais felizes, visto seus maridos conhecerem profundamente a Palavra de Deus, serem, em sua maioria, mulheres tristes, cheias de problemas de saúde e desgostosas das próprias vidas.

O sonho de grande parte das mulheres, sejam elas profissionais de sucesso, estudadas, viajadas ou, mulheres simples que foram criadas aprendendo desde cedo a cuidar da casa, cozinhar, coser, e casar, ter seu cantinho e constituir família para sua plena realização.

Mesmo que as mulheres do século 21 disputem o mercado de trabalho com os homens demonstrando muitas vezes mais capacidade, estudos demonstram que o "sonho de constituir família" ainda é mais importante para a felicidade delas do que deles.

Com estes sonhos, a jovem esposa de pastor, sem o menor preparo para desempenhar suas funções junto à igreja, adentra ao ministério através do marido e sublima a maior parte de seus sonhos em função do cuidado aos membros, a salvação dos perdidos, o auxilio incessante ao trabalho do marido.

Por anos esta esposa de pastor vai conviver com as famílias de sua igreja. Vera mulheres bem casadas, com bons companheiros e outras nem tanto assim. Vera mulheres que trabalham duro dentro e fora de casa a fim de conquistar mais conforto para a família, enquanto outras já tem o suficiente conforto apenas com o trabalho do marido e ficam em casa cuidando dos filhos e dos afazeres domésticos.

Por anos esta esposa de pastor resignada ficará longe dos parentes sem ter direito a "Dia das Mães", "Dia dos Pais", "Natal e Ano Novo", pois nestas datas a igreja precisa muito da sua ajuda.

Por anos, ela mudará de distrito, de casa, de amigos e quem sabe até de cidade, estado ou mesmo país.

Por anos, esta esposa de pastor abnegada passará por alto suas próprias necessidades para não "atrapalhar" o sagrado trabalho do marido, ocupando-se da criação e educação dos filhos praticamente sozinha, mantendo a casa em ordem e uma alimentação saudável e saborosa. Alguma dessas esposas de pastor trabalhará fora complementando o orçamento familiar, visitará os membros junto ao marido, ajudará nos estudos bíblicos, no coral, no departamento infantil, esperará pacientemente as comissões terminarem ou o atendimento aos membros por parte do pastor, após os cultos, driblando os filhos que estão cansados e famintos.

Por anos, ela fará tudo o que a Organização espera dela para que seu marido tenha um "bom desempenho" como pastor.

Ela não terá sua própria casa até o dia em que seu marido se aposentar, se tudo der certo, aos 65 anos. Ela sempre terá que compartilhar o marido pastor com os membros, não poderá expor suas dores e carências, só fará amizades superficiais a fim de preservar sua intimidade e o bom nome do marido, terá sempre um sorriso no rosto mesmo que o coração esteja sangrando, estará sempre disponível para atender os irmãos ao telefone ou em sua casa, de dia ou de noite.

Por anos, a esposa de pastor não "terá" nome, só será chamada e conhecida como "a esposa do pastor".

Mas... ONDE FICAM OS SONHOS DESSA MULHER, ESPOSA DE PASTOR? Sonhos tão comuns mas tão necessários à manutenção da saúde mental e emocional de uma mulher que tem função primordial na vida de um ministro de Deus.

Ao passar anos e anos trabalhando na obra adventista, tenho visto e ouvido várias esposas de pastores passarem pela depressão, tomando calmantes e ansiolíticos, pois estão estressadas de tantas cobranças, despendendo energia e tempo em função do trabalho do marido sem ter, mesmo que por pouco tempo durante o dia ou a semana, atenção especial, carinho e reconhecimento por parte do marido, dos filhos.

Essas esposas de pastor sublimam seus sonhos por anos, mas não recebem motivação, incentivo emocional para continuar.

No livro de Provérbios, capitulo 31:10-30, Salomão, o homem que teve sabedoria para valorizar e resgatar a auto-estima da mulher que amava, fala sobre "A mulher virtuosa", em outra versão "A esposa ideal". Eu gostaria de parafrasear estes versos de Salomão porque, como ex-esposa de pastor que passou pelo sistema da Obra adventista e conhece todas as cobranças e dificuldades, penso ser necessário pararmos e considerarmos a importância da prática religiosa dentro de casa pelo pastor a fim de evitar graves conseqüências para sua família e seu trabalho.

Uma vida conjugal que expressa felicidade sincera
por parte do pastor e sua esposa,
é o mais belo sermão para as famílias da igreja.

Parafraseando Provérbios 31:10-30:

Nos dias de hoje é muito difícil encontrar uma mulher que queira apenas ser esposa e mãe.
Em geral, as mulheres deste século buscam realização profissional e independência financeira a fim de não se submeter a certos tipos de homens que têm abusado física, emocional e ecomicamente delas.
Assim, uma mulher que queira ser esposa e mãe é uma raridade nos dias de hoje e merece ser bem tratada.

Aquela que se propuser a isto, amará e tratará muito bem seu marido que confiará que ela o ajudará nas compras e manutenção da casa com economia, fazendo o que tem habilidade para fazer.
Ela será madura, responsável, trabalhando muito pelo bem-estar de sua família.
ELA CONHECE O SEU VALOR, SUA IMPORTÂNCIA PERANTE DEUS, O MARIDO E OS FILHOS.

Tendo o necessário para manter sua família, esta mulher será solidária ajudando os menos favorecidos.
Através de sua sabedoria, conduta e simpatia, tornará sua família admirável, especialmente seu marido.

Apesar de ser dócil, delicada, ela e corajosa e luta pelos seus ideais.
Seu marido e filhos demonstram a ela que a amam e falam bem dela aos outros.
Porém, ela sabe que o segredo do seu sucesso é o seu relacionamento constante com Deus, que lhe garante beleza interior que acaba se exteriorizando e jamais acabará como a mera beleza física.

Que esta seja a mulher dos nossos pastores, a mulher da nossa igreja! Amém.


Leia também, da mesma autora:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com