"Liberdade Religiosa" é Disfarce para Ecumenismo na Associação Geral

Quem ouve os inflamados discursos do diretor mundial do Departamento de Liberdade Religiosa e Relações Públicas da Igreja Adventista, Dr. John Graz, pode até se impressionar com sua aparente preocupação com a defesa intransigente da liberdade religiosa, que nos permitiria continuar guardando o sábado sem que a observância do domingo possa ser imposta por lei. Não é esse, porém, o sentido da expressão "liberdade religiosa" para os nossos líderes.

Nesta semana, por exemplo, o noticiário oficial da IASD traz informações sobre reuniões realizadas de 1º a 5 de dezembro em Jerusalém e Belém, Israel. Participaram John Graz e outros quarenta líderes cristãos, que celebravam antecipadamente o 2000° aniversário do nascimento de Jesus Cristo.

Havia representantes de diferentes denominações, incluindo os secretários da Federação Luterana mundial, o Conselho Consultor Anglicano, a Aliança Batista Mundial e o Conselho Metodista Mundial. 

Na ocasião, John Graz teria afirmado que "a liberdade religiosa é uma prioridade histórica e permanente para a igreja" e que esta "continua comprometida com a liberdade religiosa para todas as pessoas". Mas o que ele pretendia dizer com isso?

Por "liberdade religiosa para todas as pessoas", os representantes das Christian World Communions ali presentes entenderam que a Igreja Adventista do Sétimo Dia continuará se abstendo de relacionar os poderes religiosos do Apocalipse com o catolicismo, protestantismo e até mesmo o espiritismo. Afinal de contas, o objetivo do CWC é a "comunhão ecumênica" entre todas as religiões! 

O quadro abaixo (em inglês) relaciona as organizações filiadas ao Christian World Communions, incluindo entre elas a Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Christian World Communions

International organizations of churches of the same tradition or confession have been formed since the middle of the 19th century. Since 1957 there have been annual informal gatherings of the secretaries of such organizations; and it is from among the bodies represented at these meetings that this list is taken, although not all them would define themselves as "Christian World Communions". The links below are either to official web sites or to e-mail dialogue boxes. Not all the organizations listed have web sites or e-mail addresses.

 

Fonte: http://www.wcc-coe.org/wcc/links/church.html#cwc 

Mais que Observadores

Revelações como essa, do envolvimento da direção mundial da IASD em projetos ecumênicos costumam provocar explicações simplistas, do tipo: "Estávamos lá como meros observadores!" Mas não foi esse o caso. O próprio noticiário oficial informa que o Dr. Bert B. Beach, diretor mundial de Relações Inter-Igrejas da Igreja Adventista do Sétimo Dia, atua como secretário da Christian World Communions faz 29 anos. Ele vê esses encontros como "uma valiosa forma de construir pontes de amizade entre os líderes de diferentes organizações cristãs".

Graz e Beach uniram-se aos colegas numa manifestação que pediu maior atenção para a situação das igrejas cristãs da chamada "Terra Santa" e reivindicou o fim das restrições existentes para a atividade religiosa das minorias. As reuniões incluíram uma celebração em Belém, da qual participou o Presidente palestino Yasser Arafat e o prefeito de Belém. Assim, de novo, representantes da Igreja Adventista auxiliaram os enviados do Papa João Paulo II na preparação das festividades do Grande Jubileu 2000.

Leia também:

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com