Cientista Vai Criar Ser Vivo em Laboratório

Um cientista americano brinca de Deus e anuncia que vai criar um ser vivo usando genes artificiais. O pesquisador é um dos principais envolvidos no projeto genoma, que está mapeando o código genético completo dos seres humanos.

No laboratório do instituto de pesquisa do genoma, o doutor Craig Venter diz ter descoberto a chave da vida. Ele afirma que está pronto para criar um organismo, que nunca existiu antes, simplesmente reordenando genes em laboratório.

Para conseguir tal façanha, o doutor Venter estudou a forma de vida mais simples que se conhece: a bactéria micro plasma genatela, ela é composta por apenas 500 genes. O cientista foi desligando os genes, um a um, e concluiu que precisava de apenas 300 para manter a bactéria viva.

Agora, o doutor Venter, diz que vai criar artificialmente esses 300 genes e depois, reuní-los, na ordem certa, como quem segue a receita de um bolo. O resultado vai ser um novo ser vivo e o cientista se tornará o criador. Mas antes, ele e a mulher, que também faz parte do projeto, resolveram tornar pública a experiência. "Temos a tecnologia para criar a vida, mas queremos ouvir a opinião de outros cientistas e líderes religiosos.”

A reação até agora não foi boa, muitos acham que criar vida, manipulando genes em laboratório, é ir longe demais na vontade do ser humano de controlar a natureza.

Fonte: Jornal Nacional


Nasa Prevê Nova "Chuva de Estrelas" para Dia 14/12/99

Desta vez são os meteoros Geminídios que poderão ser vistos num intervalo de até 48 horas, a partir da madrugada desta terça-feira. Segundo a Nasa, o melhor horário para a visualização do fenômeno será quando a constelação de Gêmeos estiver acima do horizonte.

 

A ilustração acima pode facilitar a localização, mas não haverá necessidade de binóculos ou telescópio.


Governo dos Estados Desenvolve "Dom de Línguas Eletrônico"

Um tradutor ultrasônico de fala e sistema de comunicações já consta dos registros do setor de patentes do governo dos Estados Unidos desde outubro de 1994. O equipamento permite que um orador estrangeiro fale a um grupo pessoas de diferentes países e estas o entendam cada uma em sua própria língua sem que utilizem fones de ouvido. Esse resultado é obtido através de um sistema de recepção e transmissão ultrassônico acoplado ao microfone, ou à saída de áudio do toca-fitas ou videocassete. A tradução simultânea pode ser realizada por um grupo de tradutores (ou programa de computador) e não é percebida pelo público que imagina estar compreendendo "miraculosamente as palavras" do orador. Embora se desconheça o real objetivo dessa invenção, sabe-se que foi desenvolvida por solicitação do do Departamento de Energia do governo americano, que contratou para isso a Martin Marietta Energy Systems Inc., e reservou para si os direitos.

Fonte: Departamento de Patentes (texto em inglês)

  • Para informações (em inglês) sobre inventos semelhantes, que permitem o envio subliminar de ondas sonoras ao cérebro humano, clique neste link e neste outro.

João Paulo II Agradece Americanos que Patrocinaram Restauração da Capela Sixtina

CIDADE DO VATICANO - O papa João Paulo II, sentado diante do enorme mural de Miguel Ângwelo o "Juízo Final", esteve neste sábado (11/1299) à frente das cerimônias que marcaram o fim das obras de restauração da Capela Sixtina, depois de duas décadas de minuciosos trabalhos. "Unidos à nossa alegria há fiéis de todas partes do mundo, para quem este lugar é querido não apenas pelas obras de arte que salvaguarda, como também pelo papel que desempenha na vida da Igreja", declarou o pontífice diante de numerosos cardeais e dos promotores das obras de restauração, muitos deles americanos, que sustentaram a fase final da restauração, avaliada em U$ 3 milhões.

Fonte: JB On Line


Cardeal Italiano Pede Igreja Mais Democrática

A fragilidade do estado de saúde do papa João Paulo II suscita cada vez mais comentários a respeito de sua sucessão e dos rumos da Igreja. De acordo com material das agências internacionais, nas últimas semanas o cardeal italiano Carlo Maria Martini, arcebispo de Milão, intensificou suas críticas à centralização do poder na Igreja. Ele quer mais democracia interna e afirma que a instituição não pode evitar o debate de temas difíceis, como divórcio, aborto e papel da mulher na Igreja.

O papa não respondeu diretamente, mas, num encontro com bispos alemães, disse que algumas pessoas de destaque da Igreja deveriam ser mais cuidadosas com o que dizem diante das câmeras de TV. Afirmou que os veículos de massa podem ser um bom púlpito para a Igreja, mas também podem ter efeitos negativos. 

Martini já foi apontado como um dos prováveis sucessores de João Paulo II. Seria o candidato da ala liberal. Mas, aos 72 anos, suas chances são cada vez menores. (R.O.)


Padre Desce a Lenha no Morto

Briga entre um pároco da cidade de Capileira e o arcebispado da cidade de Granada (Espanha). O pároco (nome não revelado) está sendo ameaçado de excomunhão porque desceu a lenha num morto na hora do enterro. Em vez de orações, o pároco decidiu tornar público o que tinha ouvido do homem nas confissões. E desancou: “Vai ser difícil convencer São Pedro a abrir as portas do céu para um pecador como esse, grande pecador, salafrário, vivia na cama com a mulher dos outros, e vou dar os nomes do traídos...” Nesse momento o padre foi interrompido, teve de sair correndo do cemitério e atrás dele, também correndo, foi um grupo de familiares com paus e pedras nas mãos.

Fonte: Revista Isto É


João Paulo II Obedece EUA e Desiste de Visita ao Iraque

CIDADE DO VATICANO (AP) -- O Vaticano anunciou, nesta sexta-feira, que se viu obrigado a cancelar a viagem que o papa João Paulo II pretendia fazer ao Iraque. Como parte da peregrinação que fará pelo Oriente Médio para marcar os 2.000 anos do nascimento de Jesus Cristo, o papa esperava visitar Ur, a cidade onde, segundo a Bíblia, Abraão nasceu. Mas os governos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha expressaram contrariedade com a viagem de João Paulo II, dizendo que a mesma seria usada pelo presidente Saddam Hussein como objeto de propaganda.

O argumento usado pelo próprio João Paulo II - de que se limitaria a cumprir uma missão exclusivamente espiritual e religiosa - não convenceu as autoridades americanas e inglesas, que desde o primeiro anúncio da peregrinação pontifícia, em agosto, se opuseram a um projeto que, segundo elas, seria manipulado politicamente por Sadam Hussein. A oposição americana e inglesa chegou a antecipar o propósito de não abrir um corredor para permitir a passagem do avião do papa pela "zona de proibição de vôos" no espaço aéreo iraquiano, no Norte e no Sul do país.

Fontes: www.cnnbrasil.com e http://www.jb.com.br


Papa Também é Contra Maior Participação dos Leigos

CIDADE DO VATICANO - O papa João Paulo II rechaçou firmemente as diversas demandas dos movimentos católicos reformistas, entre as quais a de ordenar mulheres para o sacerdócio e dar maior intervenção aos laicos na liturgia. O papa instou tais grupos a manterem-se dentro dos cânones católicos durante uma audiência com bispos alemães, sede de vários movimentos católicos laicos tão estridentes como os norte-americanos.

João Paulo II nunca deixou dúvidas de que se opunha a seus objetivos. Agora, manifestou até que ponto rejeita suas posições. "Com suas ações combinadas e sua pressão insistente, esses grupos tentam provocar mudanças na Igreja que contradizem a vontade de Cristo'', disse o papa. O papa manifestou sua simpatia aos bispos alemães, que devem realizar "grandes gastos de energia'' para resistir às demandas dos grupos. 

Fonte: JB On Line 21/11/1999

MAIS NOTÍCIAS


Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com