Evangélicos Propõem Abaixo-Assinado Virtual Contra a Minissérie Jesus

Por iniciativa de membros da Igreja Batista, o texto abaixo está sendo sugerido como mensagem de protesto a ser enviada pelos evangélicos brasileiros à Rede Globo de Televisão:

À

Rede Globo de Televisão,

Vimos por meio deste email demonstrar nossa insatisfação com a mini-série exibida por esta emissora, chamada de "Jesus".

Sentimo-nos imensamente desrespeitados pela forma como Jesus Cristo, Deus e Senhor tem sido ridicularizado. A missão, a função soteriológica de Jesus têm sido ofendidas pela mini-série.

É evidente que no capítulo inicial, na cena da guerra, quando o soldado mortalmente ferido cai por terra clamando o nome de Jesus e, na cena seguinte ele, Jesus acorda de um sonho ruim, sendo interpelado por um dos discípulos sobre um "sonho ruim" tem conotação com a reencarnação.

No mesmo capítulo, ao sugerir uma "paixão" entre Jesus e as irmãs de Lázaro- Marta e Maria - mostra que ele, Jesus, não tinha certeza de sua missão salvadora.  A discussão entre Maria e José no sentido de terem de "avisa" Jesus dessa missão deixa no ar dúvidas sobre ser ele "theoantropo" (Deus e homem ao mesmo tempo). 

No mesmo capítulo o diálogo entre Jesus e seu primo João "o batista", então, é antológica: "João, você me batiza?", ao que João responde: "Se você se arrepender de seus pecados eu te batizo". Jesus responde: "Eu me arrependo". Corta a cena para o Rio Jordão, onde João está batizando Jesus. E o que acontece? Ressuscita-se a antiga e velha heresia de que Jesus era, de fato, filho de José e Maria e foi "escolhido" ali por Deus para ser o Messias. E ressuscita-se também a velha heresia de que houve um tempo que o Cristo não existiu, contrariando todos os preceitos bíblicos.

No casamento em Caná da Galileia, por exemplo, ele opera a transformação da água em vinho apenas para "provar" a André que ele era divino. Em flashback, volta-se ao tempo de infância de Jesus e dá-se à luz novamente, a infantilidade de que não conhecendo sua procedência e sua missão, ao matar um passarinho, vê-lo voltar à vida milagrosamente. Tudo isso esteve já nas nossas "telinhas".

Maria adverte Jesus de sua função e missão, inclusive, colocando os magos orientais no cenário da manjedoura quando lhe ofertam presentes, no dia do nascimento de Jesus. Se soubessem, pelo menos ler os Evangelhos, veriam a discrepância dessa "interpretação". Veriam que, já aos 12 anos Jesus tinha uma visão muito clara de quem ele era. Enfim, será que sobre a ressurreição se dirá alguma coisa. É só esperar e ver que Jesus reencarnou, não ressuscitou... Isso já ficou evidente no capítulo inicial na cena da guerra.

Gostaríamos de deixar bem claro que a grande população evangélica brasileira se sente grandemente ofendida e desrespeitada por esta emissora, de forma que esperamos retratação imediata.

Atenciosamente,

O povo evangélico brasileiro.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com