Mensagens Subliminares da Minissérie "Jesus"

Uma caricatura católica de Jesus está imunizando os brasileiros contra o Evangelho do verdadeiro Cristo nesta semana (05-08/12/00). O telespectador que desconhece o relato bíblico, assimila uma série de inverdades sobre Jesus Cristo, imaginando que a minissérie veiculada pela Rede Globo seja uma representação fiel do que dizem os Evangelhos.

Nada acontece por acaso, irmão. Você e eu sabemos que a humanidade há tempos está sendo condicionada pela mídia para a "volta" de um falso Cristo. Não é exagero pensarmos que a anunciada personificação de Cristo por Satanás já está sendo preparada através desses falsos Cristos do cinema e da tevê, a escola bíblica do capeta.

Como estamos reagindo à presença ou possibilidade de entrada desse falso Cristo em nossa casa? Demos-lhe boas-vindas, assistindo aos episódios de maneira despreocupada e desatenta? Uma análise superficial da produção nos estimula a imaginar que, de uma maneira ou outra, o Evangelho está sendo pregado? Ou estamos examinando esse Jesus impostor da tevê à luz da revelação e conseguindo desmascará-lo perante nossos filhos e vizinhos, através da Bíblia Sagrada?

Quem resistirá a um Jesus bonitão, brincalhão e condescendente com todas as faltas humanas? É esse o Jesus a quem aguardamos? É esse o Jesus de quem pregamos? Embora hoje esteja à direita do Pai como nosso Advogado, o Jesus que está para chegar é o Jesus Juiz. Aquele que traz o veredito sobre o destino final de cada um de nós. Se não O anunciamos dessa forma, estamos colaborando para que a humanidade seja enganada pelo falso Cristo, que virá primeiro.

Primeiro Capítulo

A minissérie estreou na terça-feira em clima de irreverência e total desrespeito para com a história sagrada. O primeiro capítulo foi exibido logo após um clip de encerramento do programa Casseta & Planeta, que teve como tema a debochada campanha: "Não solte pum no elevador".

Obviamente, uma empresa como a Rede Globo busca especialmente a audiência e o lucro com a publicidade. Jamais alguém de lá se preocuparia com a possibilidade de banalização ou aviltamento do Evangelho. Por isso, sequer poderíamos imaginar que a exibição de cada capítulo fosse precedida por uma mesa redonda composta por representantes de vários segmentos do cristianismo, que, durante os intervalos ou ao final de cada um dos capítulos, discutiriam os equívocos e acertos dos produtores da minissérie. Cabe-nos, porém, avaliar criticamente essa versão eletrônica do Evangelho.

Por isso, enumero abaixo alguns dos problemas mais sérios que observei e conto com sua participação através de e-mail para aprofundarmos um pouco mais essa análise:

  • Jesus é um personagem indeciso, inconseqüente e completamente submisso a seu pai terrestre. Aliás, Jesus vê-se forçado a iniciar o ministério somente após a morte de José que, em suas últimas palavras, desafia-O a libertar Israel e cumprir Sua missão.
  • A minissérie inicia-se com a insinuação de um Jesus completamente apaixonado por Maria, irmã de Marta e Lázaro, mas sem coragem para assumir o romance. Maria o pressiona a decidir-se e Jesus desiste, mas "a escolha da melhor parte" feita por Maria e elogiada por Jesus adquire duplo sentido.
  • João Batista não reconhece a santidade de Jesus e condiciona Seu batismo à confissão de Seus pecados. Para completar, o batismo é feito por aspersão, em lugar de imersão.
  • A "prostituta vestida de vermelho" (que identifica a Igreja Romana) é trazida lá do Apocalipse para ser mostrada apenas como uma das formas da manifestação satânica na tentação do deserto.

Segundo Capítulo

Jesus, em segundo plano. Nesta quarta, logo depois do futebol e dos comerciais. Espremidinho entre Vasco X Palmeiras e o Jornal da Globo, o segundo capítulo da minissérie teve apenas dois blocos. Mas o falso Evangelho do Anticristo católico estava lá:

  • A influência de Maria sobre o ministério de Jesus é exacerbada a tal ponto que talvez fosse melhor que a minissérie se chamasse "Maria"! É ela quem decide tudo por Ele. E até convoca um de Seus primeiros discípulos, André, que relutava em segui-Lo. O objetivo é muito claro: reforçar a idéia do suposto papel de Maria como Mediadora, entre Deus e os homens.
  • Jesus é caracterizado como um irresponsável capaz de deixar dois de Seus discípulos esperando do lado de fora de Sua casa por dois dias e uma noite, enquanto dormia tranqüilamente e sonhava com o pai já falecido.
  • Para completar o quadro blasfemo, Maria recorda a Jesus um incidente de Sua infância em que teria ressuscitado a um passarinho, depois de o ter matado sem querer com uma pedrada.

Patrocínio

  • O comercial da Tramontina, que é a patrocinadora exclusiva da minissérie, mostra um calendário que contém apenas os dias semana, começando com a segunda-feira e terminando com o domingo, que seria, portanto, o sétimo-dia da semana.
  • "No calendário, além de a semana terminar em um domingo, a imagem mostrada é a de um pão para lembrar a 'ceia do Senhor'," acrescenta um de nossos leitores.

Terceiro Dia

  • "Pelo que vi, Madalena tinha receio de que Jesus a rejeitasse. Por isso, recorreu a Maria para que esta a apresentasse perante Jesus e, assim pudesse ser perdoada," comenta outro dos leitores do Adventistas.Com.
  • "Maria é quem está ensinando Madalena a não temê-Lo. Algo, mais ou menos assim: 'Ninguém vem ao pai senão por Mim, mas ninguém vem a Mim senão por Maria'."
  • Houve também quem fizesse referência à aparência efeminada do ator que fez o papel de Jesus Cristo, especialmente na cena da abertura, utilizada nas vinhetas e chamadas.
  • O editor do Adventistas.Com percebeu ainda que Maria é mostrada como integrante ativa e influente do grupo de discípulos, uma espécie de conselheira de Jesus. Mas a mensagem bíblica é bastante clara, quanto à recusa de Jesus em permitir que isso acontecesse. 
  • Jesus provoca a tempestade! Após liberar os discípulos e dispensar a multidão, Jesus inadvertidamente coloca os pés para descansar dentro d'água e a tempestade se inicia. Assim, o que era milagre transforma-se numa "pegadinha espiritualista". Ele teria irritado o mar e depois o acalmado para testar a fé dos discípulos. Pode?
  • Com base na premissa falaciosa do início da série de que Jesus e Maria, irmã de Marta e Lázaro, teriam um caso amoroso, Caifás tenta desmistificar a ressurreição de Lázaro. "Colocaram um cachorro morto lá dentro do túmulo para cheirar mal, enquanto Lázaro, o amigo dEle, permaneceu por lá durante dois ou três dias," foi o que disse o sumo-sacerdote.

Coincidência?

Exatamente nesta sexta-feira em que se encerra a exibição da minissérie na tevês, católicos do mundo inteiro celebram a Imaculada Concepção de Maria. Hoje é também o dia dedicado à Virgem de Caacupé, padroeira do Paraguai. Haveria outra razão para a Rede Globo exibir essa minissérie nesta semana, embora ainda estejamos a mais de quinze dias do Natal? Ou foi apenas coincidência?

Confira o noticiário abaixo:

08/12 - 12h20
Papa celebra a festa da Imaculada Conceição


Das Agências

O Papa João Paulo II celebrou nesta sexta-feira a festa da Imaculada Conceição, diante de 50 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.

‘‘Que Maria nos ajude, homens e mulheres do terceiro milênio, a resistir às seduções do mal’’, disse o Papa, instando os fiéis a ser ‘‘testemunhas intrépidas’’ de Cristo.

O chefe da Igreja Católica convidou os fiéis a se concentrar à tarde na Praça de Espanha, no Centro de Roma, onde, como todos os anos, haverá uma homenagem à estátua da Virgem. A obra evoca o dogma católico do reconhecimento de que Maria foi concebida sem o pecado original.

O dogma foi proclamado em 1854 por Pio IX, Papa autor de ‘‘Syllabus errorum’’, encíclica que condena o socialismo e o liberalismo. Pio IX (1846-1878), acusado por muitos de obscurantismo e anti-semitismo, foi beatificado por João Paulo II em setembro passado.

Escreve o Leitor:

Gostei dos pontos que vocês analisaram na minissérie e gostaria de dar minha contribuição, confirmando a exaltação feita à Maria.

Ao término da minissérie, no momento logo após a morte de Jesus, foi possível observar que Ele não ascendeu aos céus, como diz a Bíblia, mas apenas desapareceu. Os dois anjos que deveriam surgir logo depois disso, trazendo uma mensagem de conforto aos que ali estavam, não apareceram. Entretanto, vimos novamente Maria com os “braços abertos” como a dizer: “Vinde a mim todos os cansados e oprimidos que eu vos aliviarei”. E assim termina a minissérie.

Certamente, o Diabo está preparando o terreno para realizar seu grande engano: a personificação de Cristo. Infelizmente o mundo não consegue defender-se contra essas armadilhas. Que Deus possa conceder-nos muita sabedoria para reconhecermos os enganos do nosso sagaz inimigo e alertarmos os nossos irmãos.

Dou glórias a Deus por tudo que vem acontecendo, já que isso fortalece nossa fé, pois cada dia que passa é um dia a menos neste mundo. Não tardará estarmos no céu com o nosso Senhor e Salvador. Amém!


 
"Quem está assistindo à minissérie e conhece um pouco mais sobre a Bíblia deve estar estranhando diversas 'coisas'.

Veja Abaixo a Resposta da Rede Globo:

"Jesus é uma série exibida em todo mundo, com comentários elogiosos da crítica e do publico. A Globo não pretende desrespeitar a religião de ninguém, mas podemos acrescentar também que faz parte da cultura cristã abrir espaço para manifestações artísticas polêmicas."

Cordialmente,

Webmaster
www.redeglobo.com.br

Rede Globo, GNT e Galileu X Jesus

Quem já se arrepiou com as blasfêmias que a Rede Globo lançou no ar semana passada, sob o nome de "Jesus", pode se preparar que tem mais e se quiserem saber será fácil, basta sintonizar o GNT no dia 20/12 às 23:00 e poderá conhecer o que alguns lunáticos pensam sobre Jesus. Pelo anúncio que já está sendo veiculado, em um dos programas dirão que Jesus foi casado e mais alguma coisa que não captei direito com respeito aos apóstolos.

As blasfêmias não param e parece que escolheram este dezembro para pisarem e lançarem lama em Jesus. No caso da Rede Globo, não produzindo, mas veiculando, o que não diminui seu dolo. Ah, se quiserem mais, leiam Galileu de dezembro. Na seção Ensaio, o artigo "Reflexões sobre a Harmonia da Criação" é uma peça lamentável da lavra de uma doutora cheia de títulos que a levarão para a perdição, se não retroceder.

O mais interessante disto tudo é que a TV Globo, GNT e Galileu pertencem às Organizações Globo. Por isso, o ataque a Cristo parece indicar a linha editorial de grupo neste final de ano.

Muitos são de opinião que devemos apenas não dar Ibope, boicotar a Globo e tudo bem. Mas e o estrago que esse tipo de abordagem da história sagrada produz sobre aqueles que a consomem? Nós temos uma estrutura cristã formada e esses ataques podem ser repelidos, mas e quantos poderão ser desviados do caminho por esses programas e leituras que transformam Jesus em um mero homem, corrompendo o mistério da encarnação e origem divina. Quem iria entregar sua vida a um homem de vida tão conturbada? Eis que o diabo está trabalhando ativa e ferozmente, lançando sombras sobre o Salvador. Nós podemos escapar, mas e os outros? Vamos deixá-los perecer?

Beth


Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com