Novos Detalhes e Comentários sobre a "Degola" de 30 Leigos

 

 

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA PARQUE SÃO RAFAEL

 

 

São Paulo, 02 de Dezembro de 2001

 

Prezado irmão: Mário Ângelo Fragnan

 

Lamentamos levar ao seu conhecimento que a IASD de Parque São Rafael, aprovou a Recomendação da Comissão Executiva da mesma, no sentido de retirar o seu nome do rol de membros da igreja.

Motivou essa resolução, o seu procedimento contrário às normas e doutrinas da Igreja Adventista do Sétimo Dia, as quais o irmão assumiu por ocasião do seu batismo.

Desejamos externar nosso profundo desejo de que medite bem na verdade que uma vez abraçou com alegria e amor, e retorne ao seio da igreja antes que a porta da graça de feche e seja demasiado tarde.

 

Seu irmão em Cristo.

 

Jorge Felix Pereira
Secretário da IASD de Parque São Rafael

 

 

 

Esta é uma cópia da carta que recebemos. Observe o segundo parágrafo, o absurdo alegado: "procedimento contrário às normas e doutrinas da IASD por ocasião do seu batismo". Quais foram as normas e doutrinas que contrariamos? Esse tipo de carta, onde não se diz absolutamente nada é bem característico de quem sabe que está fazendo a coisa errada. Deixa tudo no subjetivo. 

Minha esposa também recebeu a carta e, mais uma vez, ela sofreu disciplina sem sequer ter recebido uma ligação telefônica.

Batizei-me faz 12 anos. Quantas vezes o Manual da Igreja já mudou? Algumas dessas mudanças ferem violentamente o que diz a BÍBLIA. Como seria possível ser fiel a um manual desses?

Quando me batizei, recebi estudos bíblicos que diziam que a Iasd seria perseguida por não se juntar com as outras igrejas apóstatas. Chamavam a ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) de besta do Apocalipse e diziam que as demais igrejas se prostituíram com suas doutrinas apóstatas.

Hoje, o que vemos é exatamente o contrário do que se pregava há 12 anos. A Iasd juntou-se com a Icar, via CMI, ou seja ela mesma está negando e agindo contrariamente as suas próprias doutrinas. 

Enganaram-me com relação ao dízimo, pois diziam que era para pagamento de pastores e obreiros que eram enviados para lugares, onde não tinha presença adventista. Hoje sei muito bem com é usado o recurso sagrado. Considero que fui enganado, pois não me explicaram que o dízimo era usado em escolas, hospitais e outras áreas, além do pagamento de obreiros envolvidos com a pregação do evangelho.

Lembro-me como se fosse hoje, que questionei demais acerca de como o dízimo era utilizado. Demorei a descobrir a verdade sobre esse assunto. Onde está a transparência financeira da corporação? Temos escolas/hospitais/empresas de toda espécie/aplicações etc, etc. Por que até hoje não mostraram aos irmãos o balanço desse conglomerado?

Todos os princípios do Manual que tanto advogam, foram quebrados. Ou seja, não fomos comunicados acerca da comissão que decidiu nossa exclusão da igreja. Não tivemos o direito de defesa perante a comissão e perante ao plenário da igreja. Agiram covardemente, sem o menor sentimento com as almas, que foram tratadas pior do que cachorro .

Estou sem um exemplar do Manual, mas parece que existe uma cláusula onde está escrito que devem ser feitas duas leituras na igreja. Quem tem o Manual, favor verificar pra mim. Eles simplesmente reuniram a comissão no final da tarde de domingo e, à noite, no culto, que deveria ser para evangelismo, degolaram 29 ou 30 irmãos que sequer tiveram o direito de se defenderem.

Alguns desses irmãos que foram degolados, são jovens e adolescentes. Um deles foi contactado no banheiro da igreja por um líder que perguntou: Você vai freqüentar aqui ou na cada do irmão Mário (igreja de Sta. Adélia)? Ele disse que iria freqüentar a igreja de Santa Adélia. Então foi dito a ele que ele seria cortado da igreja. 

Tem cabimento avisar um jovem de que vai ser cortado da igreja na porta do banheiro? Esse fato e outros mostram bem o espírito que os tem guiado. Teve um irmão excluído que me disse que foi advertido pelo ancião que, se ele fosse cortado da igreja, seu nome seria cortado do livro do céu.

Concluo que essa gente precisa de muita oração e jejum. O espírito que os domina só os deixará em paz se orarmos muito. Essa casta dificilmente poderá ser removida no estado atual. Façamos um pacto de oração em favor daqueles que nos odeiam, simplesmente porque queremos fazer como DEUS nos pede.

Mário Fragnan


Ironia e cara-dura

É nosso "profundo desejo"? Que medite na verdade que um dia abraçou com alegria e amor? Que retorne ao seio da igreja? Será que há leite nesse seio ainda? Antes que a porta da graça se feche?

Será que eu estou ficando louco? Se existir um concurso para ironia e cara de pau, o responsável pelo texto desta carta vai levar todas e com todas as glórias possíveis e imagináveis!

Que que é isso? É o fim do mundo mesmo! Depois de estuprar a Constituição Federal, depois de crucificar todo direito à liberdade de defesa, princípio-mor que rege até a lei humana, que é um trapo de imundícia, o cara faz as ditas "colocações finais"...

Como disse, ou eu sou um louco varrido e aspirado ou alguém é. E tenho uma leve desconfiança que não sou eu não. A gente nunca vê tudo mesmo, quando a administração da corporação adventista está por trás.

Léo.


Sob controle do inimigo...

Aqui se vê uma prova concreta da deteriorização da liderança adventista. A igreja nos últimos anos se engrandeceu perante os olhos do mundo, relatando cada vez que há uma Conferência Geral, o quanto a mesma tem crescido em número de membros e a quantos países a mensagem já alcancou. Com tudo isso, veio um orgulho pessoal que perante Deus não tem nenhum valor, espiritualmente falando.

A obra virou um negócio. Pastores americanos se aposentam ganhando centenas de milhares de dólares. Os hospitais são também centro de negócio, o mesmo que as universidades. Somente filhos de famílias ricas podem pagar o alto custo de estudar nas instituições adventistas. Os livros de Ellen White foram repartidos em compilações que, sem dúvida, foram planejadas, com o principal intuito de trazer mais dinheiro para as casas publicadoras e seus editores.

Quando sinceros irmãos, com a melhor intenção do mundo de propagar uma mensagem de salvação, levantam-se e indagam sobre o uso do dinheiro sagrado, a grande instituição se sente insegura, pois sabe ter feito uso proibido dos fundos por muitos anos.

Ao ver a instituição que muitos não têm intenção alguma de "deixar o barco correr" e também ao verem que a falta desses fundos poderia afetá-los em grande forma, esses líderes secretamente decidem desfazer-se dessas pessoas, antes que outros sejam influenciados pelos mesmos.

É fácil ver que a falta de espiritualidade existente nessa liderança. Com tudo o que tem acontecido, não seria errado julgar estarem os mesmos sob o controle do inimigo da humanidade.

Os que continuam a pedir aos membros revoltosos que, por favor, não saiam da igreja e que busquem um meio de reformar a mesma dentro dela, estão na realidade pedindo aos mesmos que continuem alimentado os abusos que ali existem.

Pessoalmente, nos últimos vinte anos, tenho visto tanta injustiça na IASD como suposta "Igreja remanescente" que decidi me afastar da mesma emocionalmente e observá-la de longe para ver em que direção a mesma caminharia no futuro. Os fatos relatados aqui no Adventistas.Com me têm mostrado que algo sério irá acontecer em breve com essa liderança.

Seria esse o começo da "sacudidura" profetizada por Ellen White, como muitos pensam? Uma certeza eu tenho, que Deus vê, sim, a igreja como a "menina de seus olhos", mas isso não quer dizer que Ele aceita essa corrupção existente. A igreja a quem Ele realmente ama é a "espiritual", que, para mim, é composta de gente em todas as congregações, aquelas que realmente O amam.

Algumas perguntas:

Visto que os leigos se reuniram e já estão funcionando separadamente e que também a igreja já começou a excluir a alguns, (1) Qual é a posição da Divisão Sul-Americana sobre o assunto? (2) E a Conferência Geral, já houve alguma reação a partir de lá?

Ed Vieira
Loma Linda
USA


Festa fora de hora

Queridos irmãos,

Há alguns minutos, falei com o irmão Aparecido, da igreja de Poá, ele me relatou que a APL irá inaugurar o nova igreja no próximo sábado (08/12). Para tanto, estão convidando todas as igrejas do distrito para a grande festa inaugural, além de convidar os irmãos que freqüentam a igreja que foi dissolvida pela Associação.

O clima é de festa e alegria, porém o que me chama a atenção são os motivos que os levam a esse estado de euforia: numa semana degolam 30 membros da igreja de PSR, na outra semana fazem festa, inaugurando a igreja de Poá. Será que eles não poderiam pelo menos esperar que a igreja de Poá fosse inaugurada e depois fazer a degola em PSR?

Não, não, não podem esperar nem um minuto. Eles têm pressa, pois sabem que pouco tempo lhes resta. O diabo, o seu incentivador, é o maior beneficiado pelas suas atitudes. A BÍBLIA diz que no céu há grande alegria quando um pecador se arrepende. Aqui, fazem festa pela degola de 30 membros de uma igreja!

Que belo contraste, esse patrocinado pela Corporação! Mostra claramente quem os tem guiado.

Pedimos que orem em favor dos nossos jovens. Tenho certeza que o que aconteceu pode abalá-los, especialmente pela forma como as coisas transcorreram.

Temos uma jovem de 16 anos, que trabalha na casa de um casal que foi excluído. Essa moca está de passagem marcada para voltar a sua cidade natal.

No domingo cedo, esse casal argumentou com o ancião que os visitou bem rapidamente, que ela iria retornar a sua cidade. Pediram que ela não fosse excluída, pois lá, certamente, essa moça irá freqüentar uma igreja.

Recebi agora há pouco a notícia de que também a jovem de 16 anos foi excluída! Orem por ela e também pelos que administram essa obra. Orem em favor daqueles que nos odeiam.

Mário Fragnan.


Depois de mais esta exclusão em massa, sinto-me obrigado a expressar publicamente a opinião de que está na hora de acabar com essa farsa de que a Iasd seja a guardiã da "liberdade religiosa". Acho sinceramente que está na hora de recorrer a justiça comum e tornar o caso público, através de jornais e revistas e não apenas na internet. Que eles sejam, por exemplo, obrigados a devolver os dízimos. Creio que já seria algo justo.

Robson Ramos


Olhos lacrimejantes

Robson,

Eu também penso nisso já faz tempo. Várias vezes, fomos humilhados em público, caluniados em público. Isso, no mínimo, daria danos morais, sem contar no prejuízo emocional que isso tem causado a meus filhos.

No sábado à noite, minha filha de 15 anos que tinha ido à igreja pela manha, contava-me o que ela tinha ouvido do pastor da igreja. Com os olhos lacrimejantes, ela disse que não gostou da forma como ele nos expunha perante a igreja.

Mas eu, antes de tomar qualquer medida, preciso conversar com a nossa igreja. Temos vários irmãos que são contra entrar na justica. Alegam que o Espírito de Profecia fala que não devemos processar nossos irmãos. Porém, com certeza eles não nos consideram como irmãos. Vamos avaliar tudo, com calma e equilíbrio. Porém, acredito que chegou a hora de sermos mais racionais. 

O questionamento aqui não é simplesmente o direito de nos reunir, mas sim:

1 - Danos morais. Seu nome é lido perante uma congregação inteira e rotulado como sendo um indivíduo sem qualificação para pertencer a uma determinada denominação religiosa.

2 - Danos físicos/psíquicos. Minha filha de 15 anos estava bem abalada no sábado à noite, apenas por ter ouvido no culto da manhã o pastor referir-se a mim de forma pejorativa. O avô do Ricardo sofreu conseqüências terríveis em sua saúde, depois que viu o seu neto ser escurraçado da igreja. Veio inclusive a descansar no SENHOR.

3 - O direito de pertencer a uma religião da qual fazemos parte há 12 anos. Parece que isso fere o direito de liberdade religiosa. Estamos sendo discriminados. Um advogado usou o termo discriminação racial e religiosa.

4 - Ajudamos muito na construção da igreja. Eu me lembro que até cheque pré-datado era doado para que o templo ficasse pronto. O caso do Ricardo Nicotra é bem mais acentuado, pois ele praticamente doou uma igreja inteira ou boa parte dela para a Corporacao. Agora vem um pastor e diz que ele não pode nem mesmo assistir à classe dos professores da Escola Sabatina. É muita humilhação. 

5 - Calúnia dita diretamente do púlpito. Vide o caso Poá. 

Se for ver com calma, talvez sejam enquadrados em mais alguns itens. Um bom advogado e honesto os detonaria com a maior facilidade. Só não tenho certeza absoluta se é da vontade de DEUS que venhamos a processá-los.

Um abraço.

Mário Fragnan


A mão de Deus ao leme

Como Deus é sábio, não é mesmo? Com fatos como estes, Ele está evidenciando a verdadeira natureza dos líderes do Israel moderno (que pouco se diferencia da índole dos que mataram a Cristo).

As atitudes são parecidíssimas, note. Assim, Deus dá a oportunidade para que o povo não se condicione como enganado. Todo adventista que está vendo isto, está tendo a oportunidade de se posicionar. A favor do assim diz o Senhor ou se submetendo cegamente a líderes que não têm nada do amorável Salvador. Assim como o católico se submete cegamente ao papa, os pentecostais a seus líderes, o adventista curva-se diante da Adsministração...

Assim como o jovem rico escolheu seus cargos e posição junto aos judeus, irmãozinhos estão agarrando-se a cargos, posição dentro da igreja e optando a ficar de bem com seus comandantes, esquecendo-se, que devemos nos sujeitar a líderes somente enquanto estes estejam completamente em sujeição ao líder Jesus.

Mas não. Muitos irmãozinhos e lideres leigos travaram seus posicionamento de que os pastores são a voz incondicional de Deus aqui na terra, não importa se se prostituíram ou não. Muitos já tem prova de sobra da contaminação da liderança, da corrupção no que tange à administração do sagrado dízimo, da idolatria indiscutível dentro da AG, mas, mesmo assim optam por cravarem as unhas e dentes em homens que já abandonaram a causa do Mestre.

O homem é um ser extremamente social. Foi concebido assim pelo Criador. Muitos irmãos vêem no convívio com a igreja um satisfazer desta necessidade espiritual/social e, quando a liderança os ameaça de perderem este bem (com uma exclusão, ou impossibilidade de ter um cargo), tremem e temem se tornarem o patinho feio do pedaço. Esquecem que Cristo foi um homem de dores e que a oposição ao pecado suscitará mesmo o ódio da Srª Rica-sou-e-de-nada-tenho-falta.

Que coisa hein! Como as pessoas podem ser tão submissas à líderes quando Deus deu sua palavra pra nos nortear.

Espero que acordem enquanto ainda resta azeite, resta luz em suas lâmpadas. Se é que resta!

Léo.


Oração pelos inimigos

...Orem pela igreja e também pelos que administram essa obra. Orem em favor daqueles que nos odeiam.

Mário Fragnan


Bullón na Churrascaria

Com toda certeza, prezado.

Hoje inclusive orava por eles, e na hora do almoco aqui em Sampa, fui na churrascaria "pobre" chamada FOGO DE CHÃO (13h00) , perto do aeroporto de Congonhas, churrascaria essa muito "simplona", e lá estavam numa mesa, Alejandro Bullón (DSA), Laércio Mazaro (APO), Mário Valente (UCB) e outros 3 que não identifiquei.

Não ouvi o que diziam e confesso que estou muito abatido por tê-los vistos lá, gastando o dinheiro que, com certeza, era do dízimo. Não ouvi o que diziam pois fiquei tão indignado que sentei não muito perto deles, mas comiam carne com desenvoltura já que meu irmão, que estava comigo, toda hora ia se servir e os viu comendo.

Meu irmão, que nao é adventista, ficou muito feliz e disse que pelo menos os pastores adventistas têm bom gosto, já que estavam almocando numa das churrascarias mais caras de Sampa e ele me disse também que os mesmos devem ganhar muito bem para tal...

Oremos por eles.

Tex


Quem pagou a conta fomos nós!

Tex.

Você sabe muito bem que os pastores não ganham bem.

Mesmo porque para almoçar no Fogo de Chão não é necessário ganhar bem. Basta que alguém pague sua conta. Eu nunca fui no Fogo de Chão, mas se um dia você pagar a minha conta eu vou.

No caso dos pastores, não foram eles que pagaram a conta. Quem pagou a conta da churrascaria foram os dizimistas fiéis da Favela de São João Clímaco que devolvem o dízimo à casa do tesouro na esperança de que a obra de Deus seja terminada em breve.

A exclusão de 30 não dizimistas de Parque São Rafael e o almoço destes seis pastores no FOGO de CHÃO foram as duas piadas imorais desta terça feira. Com esta administração, o Ari Toledo que se cuide!

Vai ter churrasco em outro FOGO logo, logo...

Ricardo Nicotra


Espeto de ovelha

Por acaso você notou algum sorriso diferente neles, quando o garçon veio. Ou quem sabe notou um ar de desdém de quem quer dizer:"Não, ovelha não, já estamos enjoados desta carne..."

Se não notou nada disso, com certeza deve ter notado o brinde pelo abate de mais trinta ovelhas rebeldes e desobedientes, que não se contentaram em ficar pastando próximo do sonolento pastor. Com certeza, deve ter presenciado o brinde por mais um fraticídio, agora em PSR.

O brinde por ter conseguido a adesão, a legitimação da própria igreja, fazendo passar o projeto de degola daqueles que não mais estão satisfeitos em comer capim seco que a corporação adventista está lhes dando e foram em busca de erva verde e realmente revigorante...

Léo.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com