Resposta para Comentários aos Intérpretes de Apocalipse 17

 

Shalom, irmão Carlos Oliveira!

Li os seus comentários... têm alguns pontos interessantes. No entanto, vou deter-me em comentar alguns, que segundo o que é relatado em 2Pedro 1:20, e de acordo com a interpretação Histórica (Não a interpretação da IASD, não há como harmonizar tais pontos no que diz respeito aos livros de Daniel e Apocalipse.

Em primeiro lugar eu jamais busquei agradar qualquer Igreja ou movimento, seja ele de qual linha for. Não tenho compromisso com instituições e muito menos com homens falíveis iguais a mim. Não vivo de dízimos nem de ofertas. Sou livre na forma de pensar e agir. Meu compromisso com YHWH e com Seu Filho é de ensinar as Suas verdades. Se não as vivo plenamente, a falha é minha e não da mensagem. As pessoas maduras e espirituais saberão distinguir a Verdade do mensageiro que a transmite.

Você disse: “Na verdade os estudos modernos apontam a mulher como sendo a mesma besta apresentada em Ap 13:11 (2ª besta) que simboliza os EUA”.

Que estudos modernos são estes? Interpretações (aplicações) contemporâneas ou Históricas? Onde pode ser comprovado escrituristicamente que a besta e a mulher (Apoc. 17) simbolizam os Estados Unidos da América?

Depois você disse: “Nas profecias os símbolos que estamos analisando sempre apontaram para um poder dominante, e hoje em dia, o Vaticano não exerce nem 1% do poder exercido no passado pelo papado. Além do mais, os sete montes mencionados em Ap 17:9, sobre os quais a mulher esta assentada, não devem ser interpretados literalmente como colinas, mas sim simbolicamente como o próprio texto o indica, reis ou nações, que no caso aqui mencionado apóiam os EUA”.

Quanto a Apoc. 17:9, creio que o irmão se equivocou ao dizer: “os sete montes mencionados em Ap 17:9, sobre os quais a mulher esta assentada, não devem ser interpretados literalmente como colinas”.

Em primeiro lugar, é a própria Escritura Sagrada que afirma positivamente isso: “As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada”. (17:9). Pra não restar qualquer dúvida, o verso 10 declara: “São também sete reis”. Portanto, nada nestes dois versos devem ser interpretados como simbólicos. Porque foi o anjo que deu a verdadeira interpretação ao profeta João. “Ao que o anjo me disse: Por que te admiraste? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a leva, a qual tem sete cabeças e dez chifres”. (Apoc. 17:7).

Depois você diz: “Ap 17:3 - Uma mulher sentada sobre uma besta”. Mulher significa igreja. E a única igreja que está estabelecida sozinha sobre uma besta chama-se: Igreja Católica Apostólica Romana - ICAR. Ela está montada ou estabelecida no Vaticano o menor e mais rico país do Mundo. E para que não restasse dúvidas, o profeta, seguindo as orientações do anjo, escreveu: “E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra”. Portanto, a única mulher que pode ser considerada cidade chama-se ICAR. Pois Vaticano e ICAR são uma e a mesma coisa. Uma atua no aspecto político mundial e a outra no aspecto religioso. Por isso, o Papa é tido como rei e sacerdote – usurpando o título do Messias de Israel.

“Ap 17:9 - Uma mulher sentada sobre as sete cabeças da besta”. Mais uma vez, aqui, o está sentada significa que a mulher está situada/estabelecida geograficamente sobre a cidade das sete colinas – Roma.

“Ap 17:15 - Uma mulher sentada sobre as águas. (águas  =  povos, multidões, nações e línguas)”. No entanto, esta mulher sentada ou estabelecida sobre muitas águas não pode ser a mesma descrita nos versos 3 e 9-10 de Apoc. 17. É esta mulher  que será perseguida – Apoc. 17:16.

Portanto, os três versos não tratam do mesmo assunto. O primeiro e o segundo estiou de acordo, mas o 17:15, não vejo base de igualdade com os anteriores. (Medite em Apoc. 3:18; 10:11 e 14:6).

Aqui, não irei concordar nem discordar do seu ponto de vista quanto ao G-7 ou G-8. No entanto, lembre-se!! A Rússia jamais fez parte do Império Romano. Ou seja, dos dez chifres descritos por Daniel (7:7-8 e 20-24) e em Apoc. 12:3; 13:1 e 17:3.

No entanto, lembre-se também, em função de Apoc. 13:1-2, que o Dragão deu o seu trono a Besta. Em 415 o imperador Romano com medo dos ataques das tribos bárbaras que estavam guerreando contra o que restava do Império Romano, fugiu pra Ravena – tornando-a capital do Império. Depois um outro imperador fez o mesmo. Por essas ocasiões, onde Roma fora incendiada e saqueada (desolada – Apoc. 17:3) o único poder que permaneceu estabelecido/sentado em Roma foi o poderio papal. Aí sim, encontramos literalmente uma mulher montada na Besta (Roma). No entanto, Roma ainda não pertencia ao poder papal – de fato. Somente com Pepino, o Breve, em 752, é que ele doou as terras ao papado. Terras estas que se constituíram nos estados Papais. O que durou até o ano de 1870. Quando houve a unificação da Itália por meio de Garibaldi e de Vitor Emanuel II.

Sendo assim, podemos entender que a Besta (Estados Papais) era – de 752 até 1870. E não era – de 1870 até 1929. E voltará a ser – de 1929 (com o Tatado de Latrão) em diante.

Os detalhes interessantes que devemos analisar, é que com o surgimento da ponta pequena – o Papado. Segundo Daniel, temos então 11 (onze) chifres. Contudo, três destes chifres seriam arrancados pelo Papado (a ponta pequena). Então, dos 10 (dez) deveriam restar apenas 07 (sete) chifres. Mas como a aponta pequena também era um chifre, que ficou estabelecida em Roma, substituindo o poder dos Césares. Temos então 08 (oito) chifres e não apenas 07 (Sete). Então, a primeira besta sempre teve o apoio de 07 (sete) chifres durante todo o seu poderio, até que os seus aliados a abandonaram. Especialmente a França.

Quando os Estados Papais deixaram de existir, com a unificação da Itália, novamente continuam os 07 chifres (poderes). Porque a Itália é a continuação do Império Romano pagão (geograficamente, embora não sendo o domínio pleno político e militar do Império). Já o Poderio papal é conhecido sendo não um Império, mas uma Besta, pois ela também tinha um poder temporal. No entanto ela foi conduzida ao abismo. Deixou de existir. Mas a profecia declara que o oitavo rei (que podemos entender também como sendo um poder – a ponta pequena que deixou de existir, mas voltaria), procederia dos sete. E mais uma vez, histórica e literalmente a profecia se cumpre. O vaticano surgiu dentro de um dos sete (chifres). Ou seja, surgiu dentro do território romano. Literalmente o oitavo (poder) procedeu dos 07 (setes). O Vaticano está dentro de Roma, capital da Itália. O animal descrito por Daniel tinha dez chifres e um deste chifres com certeza era Roma e/ou Itália.

Portanto, a Besta de Apoc. 17:16, não pode corresponder à União Européia. A União Européia continuará dando apoio à mulher perseguidora. Porque a mulher e a Besta são uma e a mesma coisa com dois campos de atuação.

Quanto aos dez chifres e outros aspectos não comentados, quem sabe em uma outra oportunidade poderei comenta-los. (josielteli@yahoo.com.br).

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com