Críticas e Desafio de Leitor ao Editor

Prezado irmão Elihaj Harosh,

Tomei conhecimento de seu desabafo neste site do Robson Ramos.

Fiquei decepcionado com suas palavras, principalmente porque o sr. vem de uma safra de adventistas puros, ou seja, da década de 60. Meu pai também conheceu o Evangelho por essas épocas. Aliás, foi nesse período que ele, juntamente com outros obreiros leigos (os VERDADEIROS OBREIROS LEIGOS), evangelizaram parte do Amazonas e suas muitas tribos, percorrendo o Rio Amazonas dentro de um barco adventista, financiado pelo Governo brasileiro. Até hoje meu pai não se revoltou com a obra, apesar desta nunca haver reconhecido seu trabalho.

Ora, esse espírito demonstrado nas suas palavras é um espírito de revolta, totalmente alheio à vontade de Deus. Sendo que o sr. é pessoa séria, que vem acompanhando as transformações dentro da obra de Deus, pergunto-lhe:

  1. O SR. ACHA CERTO FORMAREM-SE OUTROS MOVIMENTOS PARALELOS À OBRA DE DEUS?
  2. O SR. ACHA CERTO MOSTRARMOS À SOCIEDADE A PODRIDÃO DOS NOSSOS DIRIGENTES?
  3. O SR. ACHA CORRETO PREGAR O EVANGELHO MOSTRANDO DEFEITOS DOS DIRIGENTES DA IGREJA?
  4. O SR. ACHA QUE A MANIFESTAÇÃO ESCANCARADA DE UM SENTIMENTO DE REVOLTA CONTRIBUI PARA GANHAR ALMAS PARA CRISTO?
  5. O SR. ACHA QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E AS MUITAS OPORTUNIDADES CONCEDIDAS POR DEUS PARA A PREGAÇÃO DO EVANGELHO DEVAM SER USADAS POR PESSOAS REVOLTADAS PARA MANIFESTAÇÃO DE SENTIMENTOS CONTRÁRIOS À OBRA?

Se o Robson Ramos for uma pessoa de consciência e não tiver medo da verdade, desafio esse homem a colocar essa carta no site abertamente para que os internautas venham se manifestar. -- Livinston - 06.02.2002

Obs. Estarei enviando cópia desta carta a outros sites adventistas e pessoas do meu relacionamento para que tomem ciência que enviei tais palavras ao site adventistas.com.

Leia o artigo: Desabafo de um Velho Adventista


Resposta do Irmão Harosh:

Prezado Livinston,

Em primeiro lugar me parece que voce não entendeu nada, nem leu direito, o que voce leu no site do Robson é uma correspondência trocada entre eu e um Pastor dos EUA e entre eu e um irmão de Bauru. O Irmão Robson Ramos simplesmente copiou essas duas correspondências em e-mail e transferiu para o Site. Da minha parte não tenho nada contra a publicação, pois a lista da MAB é aberta e nunca escrevi nada em segredo.

Meus parabéns a seu Pai, seguramente o Criador levará tudo isso em conta, muito embora a corporação não tenha dado o devido valor. Quanto ao que considera "um espírito de revolta, totalmente alheio a vontade de Deus", ora, meu filho, seguramente você não leu direito minha mensagem, ou então leu por alto e interpretou mal. Lá não há nenhum sentimento de revolta contra ninguém, lá está a descrição de fatos reais e mais está o derramamento de um coração magoado em contato com pessoas amigas que me pediram informações.

Mas, vamos às suas perguntas:

1. O SR. ACHA CERTO FORMAREM OUTROS MOVIMENTOS PARALELOS À OBRA DE DEUS?

A Frase Obra de Deus e a Frase movimentos Paralelos ficaram vazias e fica difícil de entender o que voce quer saber, mas vou tentar ler e responder a  partir de uma interpretação pessoal minha do seu texto.

Os tempos que estamos vivendo são os tempos finais, previstos nas profecias. Está profetizado que no final dos tempos a obra de Deus seria levada pelos Leigos. Se os leigos estão levando a obra do evangelismo, não me parece como se pode chamar isso de movimento paralelo, a menos que você rejeite as profecias.

2. O SR. ACHA CERTO MOSTRARMOS À SOCIEDADE A PODRIDÃO DOS NOSSOS DIRIGENTES?

Meu jovem, se você lê inglês, procure sites em inglês na internet e você verá que o site do Robson é fichinha. Da minha parte, não relatei podridão nenhuma. Seguramente você não leu meu e-mail, o que eu ralatei foi prepotência e orgulho que conduziram ao despejo de uma grande quantidade de adventistas fiéis.

3. O SR. ACHA CORRETO PREGAR O EVANGELHO MOSTRANDO DEFEITOS DOS DIRIGENTES DA IGREJA?

Seguramente, você está misturando tudo! Naqueles e-mails eu estava me comunicando com um pastor e um outro irmão adventista, numa lista de Adventistas (MAB). A pregação do evangelho nada tem a ver com comunicados interpessoais.

4. O SR. ACHA QUE A MANIFESTAÇÃO ESCANCARADA DE UM SENTIMENTO DE REVOLTA CONTRIBUI PARA GANHAR ALMAS PARA CRISTO?

Por favor, releia o texto com espírito Cristão e não com espírito corporativo.

5. O SR. ACHA QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E AS MUITAS OPORTUNIDADES CONCEDIDAS POR DEUS PARA A PREGAÇÃO DO EVANGELHO DEVAM SER USADAS POR PESSOAS REVOLTADAS PARA MANIFESTAÇÃO DE SENTIMENTOS CONTRÁRIOS À OBRA?

Veja que você aí estabelece uma série de Julgamentos, me chama de  Revoltado, e de estar manifestando sentimentos contrários a "obra" (sic). Não meu filho, eu não sou revoltado, não tenho mais idade para isso. Não posso me referir a "obra" pois você não esclareceu a que obra você se refere.

Agora, meu jovem, me permita uns comentários:

Você fez críticas sem saber sequer que aqueles e-mails não haviam sido enviados diretamente ao site do Robson, embora ele alerte que isso pode ocorrer no "Aviso Importante", que colocou no alto da página de abertura. Você vem ao site e informa que vai fazer uma série de denúncias a outros sites e enviar cópias de cartas pessoais a terceiros. Afinal, qual a diferença entre você e o Robson? Não estão agindo da mesma forma?

Diga-se de passagem ele não faz ameaças como você faz, ele publica e pronto. E se você acha que enviando tais e-mails a outros adventistas está fazendo uma grande obra de denúncia, saiba que o site do Robson é lido por todas os órgãos membros da corporação ASD. Você não estará fazendo nenhuma novidade.

Se você estivesse mesmo imbuído de um espírito Cristão, teria procurado se comunicar comigo em particular e, assim, trocaríamos idéias. Na verdade, sua intenção é claramente outra. Mas ainda há tempo de se redimir.

No meu caso, sou pessoa pública nos meios adventistas. Tenho um e-mail que você pode usar: elihaj@hotmail.com. Esse e-mail é conhecido por centenas de adventistas que se comunicam comigo. Por favor, no próximo contato identifique-se claramente e em PVT poderemos trocar idéias sem deixar dúvidas. -- Harosh


Santa Hipocrisia em Sorocaba

No último sábado de janeiro de 2002 a igreja central de Sorocaba recebeu a visita do novo presidente do campo, Pr. Oliveiros. Fez um sermão politicamente correto, falando sobre evangelização. O que chamou atenção foi a hipocrisia do primeiro ancião. Na hora de falar sobre o pastor da igreja, ele usou as seguintes palavras: “Nós estamos contentes com o seu trabalho”. Pura demagogia para impressionar o presidente.

Esse cara não merece ser chamado de pastor. É um tranqueira e maquiavélico. É incoerente e mentiroso. Muitos na igreja sabem de suas mentiras mas temem se pronunciar com medo de represália, porque toda comissão da igreja foi comprada por ele. A começar pelo próprio primeiro-ancião. Seu pai, que há muito tempo não tinha cargo nenhum hoje é ancião. Outro, irmão dele, tornou-se ancião sem ter condições para isso. Ele é sócio de uma escola que trabalha em pleno sábado. Se o cargo de ancião é zelar pelas doutrinas da igreja, como fica o caso de um ancião que permite seus próprios empregados trabalharem em pleno sábado? Armação do senhor Elcio Magalhães.

Esse homem está fazendo muitos da igreja a olhar a liderança da igreja com outros olhos, com descrédito. Ninguém fala nada com medo de seu nome ser levado para a comissão da igreja e sofrer disciplina. O Elcio é implacável quando alguém tenta atingi-lo. Por isso, ele colocou várias pessoas para ter cargos na igreja para contar com os votos deles, quando ele precisar. O que o Mário está fazendo no ancionato ? O cara é um cavalo. Não fala com ninguém. Não cumprimenta ninguém. Imagine: três pessoas de uma mesma família no ancionato, mais um cavalo e outros que são marias vai-com-as-outras, o Elcio faz e acontece na igreja.

Esse senhor destruiu um dos grandes obreiros que a igreja tinha até então, falo do irmão Vanderlei. Homem justo e coerente. Ganhou muitas almas para Cristo. Sua classe de visitas na escola sabatina aos sábados pelas manhã era a mais procurada e tinha o triplo de presença que as demais classes. Mas como o Elcio não gosta de pessoas que tenham um conhecimento maior que o dele, ele fez de tudo para destruir a carreira desse obreiro que me parece, segundo os bastidores, teve apoio do então do pastor dos pastores, que eu não me recordo o nome dele agora, Aurélio, me parece. E não podia ser diferente pois foi ele  que o trouxe do Rio Grande do Sul. Todos sabem que ele teve problemas por lá e por isso a União Sul cavou uma “deportação” para ele, que, infelizmente caiu em Sorocaba.

Apesar dos problemas que ele tinha, muitos sentem saudades do Pr. Jediel, que foi firme  e não permitiu que a turma do primeiro-ancião controlasse a igreja. Nem o irmão e nem o pai dele tinham cargo. Aliás o Álvaro é um bom homem e nada há contra ele mas já deu o que tinha de dar. Deveria ceder lugar para outros mais jovens.

Esperamos que o novo presidente consiga ver o que está acontecendo em Sorocaba. Muita gente esperava que o infortunável Elcio fosse para outro distrito (e coitado desses irmãos para onde ele for) mas não foi isso que aconteceu. Senhor presidente da Paulista Central, olhe com mais carinho para a central de Sorocaba, e não se impressione com as “boas aparências” de alguns líderes, principalmente do ancionato e mande esse senhor Elcio cuidar do sels da Associação. -- Anônimo.


Direto da Biblioteca

Por que vocês não param de falar mal da Organização e vão se preparar para encontrar com Jesus naquele grande dia? Saibam vocês que a salvação é individual e que Deus vem buscar um povo que faz a Sua vontade e não fica preocupado em falar do pecado alheio. -- Biblioteca do Colégio Adventista de Sorocaba.


Ecumenismo

Não concordo com ecumenismo e não creio que a igreja concorde. E acredito que você também não acredite que a igreja concorde. Só que a forma como você coloca cria um clima de insegurança naqueles que não sabem discernir bem uma coisa da outra. Não adianta tapar os olhos e dizer que todo mundo sabe separar as coisas. - LMário, SP.


Pastor Bullón

Li alguns artigos de vocês referentes ao Pr. Bullon. Acho que falta um pouco de benignidade, não acham? com relação ao "Hino das velas", (não o conhecia) vocês estão se esquecedo de fazer a devida interpretação poética do texto. Isto mostra uma verdadeira falta de conhecimento de técnicas de interpretação de texto e figuras de linguagem. Estou mandando esta mensagem pois vocês têm coragem de apresentar tais "verdades" também terão a mesma coragem para ouvir e refletir sobre opiniões divergentes. É claro que a figura utilizada, vela, não foi muito feliz, mas não é por que eles utilizam velas que nós não podemos utilizá-las, desde que o enfoque seja claramente diferente do deles. Os desbravadores em suas cerimônias usam velas e tochas a muito e nunca foi visto como algo romanista. Portanto criticar por criticar parece-me sem propósito. Perguntem ao autor o que ele realmente quis mostrar com isto. Fácil, não?

Um abraço em Cristo do irmão:

Joel Carlos Zukowski Jr.
Dr.Sc. em Planejamento de Sistemas Energéticos
Prof. Dr. do Centro Universitário Luterano de Palmas-TO


Música Sacra

Esse artigo "Música: Sacra ou Profana?" abrangeu muitos bons pontos. Gostei da idéia de que a música verdadeiramente "sacra", pode ser discernida pelo efeito que a mesma causa nos que a ouvem. Muitos dos ritmos atuais dão ao ouvinte um sentimento de distração e leviandade. Em algumas de nossas igrejas aqui na América, chamadas de "Celebration", os cânticos fazem com que os membros dali dancem e gritem, sacudindo seus corpos em completa agitação emocional. Em seguida, a pregação é cheia de lorotas e piadas, que fazem a congregação rir-se durante todo o tempo tomado pelo culto. Pode ser isso algo chamado adoração ao Deus todo  poderoso?

Poderíamos falar sobre essas diferenças a vida toda... Será possível que já tenhamos nos afastado tanto do aceitável, que já não há esperança de retorno?  Tudo depende de um estudo quanto a o que é próprio ou impróprio. Quem tomaria tal decisão?

Ainda falando sobre música, gostaria de saber quantos estão cientes de que nosso hinário adventista está na internet e pode ser acessado em três línguas, Português Espanhol e Inglês. Simplesmente escrevam na seção de busca "hinário adventista online" e eles aparecerão. Se houvesse mais propaganda sobre a existência do hinário digital, quem sabe as igrejas começariam a usá-lo mais e mais.

E.D.V.
Loma Linda
USA


Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com