Laodicéia é Cega

 

“Lâmpada para os meus pés é Tua Palavra, e luz para os meus caminhos” Salmos 119:105

Lendo esta passagem acima todos acham que esta é a cegueira espiritual. A falta da Palavra de Deus. A falta dos estudos da sua Lei. Afinal é ela que ilumina nossos caminhos. Devemos concordar que a Palavra de Deus ilumina nossos caminhos, mas sabemos que ser cego é diferente de estar no escuro. Nos dias de Laodicéia o que menos falta é a luz do Senhor sendo derramada através de Sua Palavra e dos escritos de Ellen White. Você quer saber porque Laodicéia é cega? Pois bem. Peguemos um cego e levemos para uma casa onde ele nunca fora antes. Apaguemos todas as luzes e soltemos o mesmo, e o deixemos que saia da casa ou faça qualquer coisa nela. Com certeza ele se atrapalhará todo com as portas e móveis e etc. Mas o que acontece se no momento em que ele estiver tentando fazer alguma coisa nós acendêssemos as luzes? Isso mesmo. Ele é cego! Não adiantará nada!

E agora? Entendeu por que Laodicéia é cega? Laodicéia não consegue distinguir a luz das trevas. Ela não sabe o que é escuro ou o que é claro. Diz:  “estou rica e abastada e não preciso de coisa alguma” e nem sabes que é cega. Veja o que a Bíblia nos diz sobre este tipo de cegueira:

“Estatelai-vos e ficais estatelados, cegai-vos e permanecei CEGOS; bêbados estão, mas não de vinho, andam cambaleando, mas não de bebida forte.

Porque o Senhor derramou sobre vós o espírito de profundo sono, e FECHOU VOSSOS OLHOS, que SÃO OS PROFETAS, e vedou a vossa cabeça, que são os videntes.

Toda visão já se vos tornou como as palavras de um livro selado, que se dá ao que sabe ler, dizendo:  Lê isto, peço-te; e ele responde:  Não posso porque está selado; e dá-se ao o livro ao que não sabe ler, dizendo:  Lê isto, peço-te; e ele responde:  Não sei ler.”  Isaías 29:9-12

O Senhor permitiu que, por conseqüência da arrogância e indolência de Laodicéia, ela ficasse em profundo sono. Está dormindo, e por isso os seus olhos que são os profetas estão fechados. As profecias sempre tiveram a nossa disposição. Estão ali para iluminar nossos caminhos. Sal. 119:105 Mas os nossos olhos permanecem fechados. Estamos ricos e abastados, satisfeitos com o que já temos. Não precisamos saber mais nada para nossa salvação. Fiquemos de olhos fechados e deixemos Deus em silêncio.

Se chamarmos alguém que julgamos capacitado para estudarmos a Palavra de Deus, especialmente as profecias, receberemos a resposta:  Isso não podemos porque está selado. Faz parte do silêncio de Deus. Não precisamos estudar isso, pois já sabemos tudo.

Por outro lado, se chamarmos alguém que não se sinta capacitado, mas que poderia ser pelo poder do Espírito, este nos responderá:  Não sei ler. Não estou capacitado. Isso é com os pastores. São eles quem sabem. Eles estudaram teologia durante quatro anos ou mais, não devemos nem discutir. O que eles falam devo aceitar e isso me basta.

Parece com a profecia de Isaías não?

Observe este outro texto de Isaías:

“Vós, todos os animais do campo, todas as feras dos bosques, vinde comer.

Os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar, sonhadores preguiçosos, gostam de dormir.

Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção.” Isaías 56:9-11

A cegueira atinge também a TODOS os pastores de Laodicéia. Esta profecia diz respeito aos últimos dias. Note que Isaías 56:1 nos diz que “a justiça do Senhor está prestes a se manifestar e a salvação prestes a vir”. Isto só acontecerá com o Advento do Senhor nas nuvens. Logo este profecia se aplica aos pastores laodiceanos. Nestes últimos dias temos recebido não uma chuva, mas sim um dilúvio de informações sobre falcatruas e mazelas (isso para ser suave) cometidas por nossos pastores que tratam da liderança da igreja. São horrores que não chegam ao conhecimento da membresia porque os mesmos tratam de esconder os fatos.

Muitos podem achar que lá (na liderança) ainda existem pessoas sinceras, mas o Senhor em Isaías 59:11 não nos diz isso. Ele diz TODOS SEM EXCEÇÃO. Alguém poderia achar que generalizar seria muito, mas a Bíblia generaliza. Se um pastor que está na administração sabe de todos estes acontecimentos e se diz sincero, ele também deve possuir a postura de um verdadeiro atalaia de Deus e não ser conivente com o que acontece. Clamar a Deus por mudanças, bem como solicitar mudanças de atitudes de seus colegas. Deve assumir a posição nos exércitos de Deus e não ficar calado.

Alguém pode defendê-lo dizendo que ele tem família, e que depende do salário que a administração lhe dá, tentando amenizar a sua postura. Então podemos dizer que ele não está a observar o primeiro princípio da Lei de Deus que é amar a Deus sobre todas as coisas. Que ele está transgredindo o primeiro mandamento que é não terás outros deuses diante de mim. Colocar a situação financeira ou a família no lugar de Deus é idolatria. “Retirai-vos dela, povo meu, pra não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos” Apoc. 18:4.

Observe que o Senhor não quer que seus servos sejam cúmplices de pecado algum para não sofrer com os flagelos. Por isso o Senhor em Isaías nos diz TODOS SEM EXCEÇÃO, porque os que lá existem e se dizem sinceros precisam assumir a devida posição.

Porém com nosso coração contrito, e não só nós mas também os pastores, podemos comprar de Deus o remédio que nos providenciou:

... Aconselho-te que de mim compres colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas ...

Precisamos ver, enxergar, tomar noção da claridade. Sabermos o que são trevas e o que é luz.

A favor dos crentes da igreja de Éfeso o apóstolo Paulo orava “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dEle, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento. . . e qual a suprema grandeza do Seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder”. Efés. 1:17-19. Era a ministração do Espírito na iluminação do entendimento e desvendação dos olhos do espírito humano para penetração das coisas profundas da Palavra de Deus, que o apóstolo suplicava para a igreja de Éfeso. (Ellen White, O Grande Conflito, Introdução)

Precisamos da atuação Espírito Santo em nossas vidas. Laodicéia precisa do poder do Espírito para deixar de ser cega e enxergar melhor através das profecias bíblicas. As profecias são os nossos olhos. As profecias são os olhos de Laodicéia. Sem elas não temos noção do passado, presente e do futuro. Sem elas não conseguimos distinguir a luz das trevas, o que é certo do que é errado.

Que possamos nos dar o luxo ungirmos os nossos olhos do coração com o espírito de sabedoria para iluminação e entendimento da Palavra de Deus.

Continua | Retorna ao Índice

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com