Laodicéia Está Nua

 

Uma pessoa de pudor jamais aceitará ficar nu diante de uma multidão. Mas esta mesma pessoa, se lhe derem uns pedaços de panos sujos, verdadeiros trapos para esconder a sua nudez, de pronto pegará e utilizará estes trapos de imundícia.

“Todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapos de imundícia”. Isa. 64:6

Trapos de imundícia são as nossas justiças. Sabemos que nos dias do Israel antigo as  vestes representavam o caráter de quem as usavam. Pois bem, Laodicéia se encontra nua. Nem trapos de imundícia ela tem. Ou seja, ela não possui sequer justiça própria, o que não mudaria em nada a sua situação. Apenas com a justiça de Cristo nos encontramos em condições de pleitear a vida eterna. Laodicéia se diz justa e é totalmente injusta. Não possui justiça alguma. Nem própria, pois até sem trapos de imundícia ela se encontra. Se encontra nua, sem vestes. Esta é sem dúvida a doença laodiceana que nem é preciso muita explanação.

Se estamos nus. Se não possuímos vestes, o Senhor providencia, pois Ele é misericordioso. E nos oferece o seu remédio:

... Aconselho-te que de mim compres vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez ... 

E além está a “multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, … trajando vestidos brancos e com palmas nas suas mãos”. Apoc. 7:9. Terminou a sua luta, a vitória está ganha. Correram no estádio e alcançaram o prêmio. O ramo de palmas em suas mãos é um símbolo de seu triunfo, as vestes brancas, um emblema da imaculada justiça de Cristo, a qual agora possuem. (Ellen White, O Grande Conflito, pág. 665)

Vestes brancas são a Justiça de Cristo, então:

O coração orgulhoso esforça-se por alcançar a salvação; mas tanto o nosso título ao Céu, como nossa idoneidade para ele, encontram-se na justiça de Cristo. O Senhor nada pode fazer para a restauração do homem enquanto ele, convicto de sua própria fraqueza e despido de toda presunção, não se entrega à guia divina. Pode então receber o dom que Deus está à espera de conceder. Coisa alguma é recusada à alma que sente a própria necessidade. Ela tem ilimitado acesso Àquele em quem habita a plenitude. “Porque assim diz o Alto e Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.” Isa. 57:15. (Idem, O Desejado de Todas as Nações, pág. 300)

A justiça de Cristo não é uma capa para encobrir pecados não confessados e não abandonados; é um princípio de vida que transforma o caráter e rege a conduta. Santidade é integridade para com Deus; é a inteira entrega da alma e da vida para habitação dos princípios do Céu. (Idem, O Desejado de Todas as Nações, pág. 555,556)

Que possamos ter a Justiça de Cristo transformando nosso caráter e regendo nossa conduta. Evidente que não vemos isso em Laodicéia, mas já sabemos que a profecia não precisa se cumprir em nós. O Senhor nos oferece o remédio. Busquemos então com a única mercadoria que podemos oferecer ao Senhor que são os nossos corações.

 

Demonstração de amor

... Eu repreendo e disciplino a quantos amo ...

Aproveitemos o tempo em que o Senhor nos repreende e nos disciplina, pois chegará o tempo que buscaremos e não acharemos, em que almejaremos a disciplina e repreensão do Senhor para nos tornar melhor e não seremos repreendido. A disciplina e repreensão nos vem porque o Senhor nos ama e quer o nosso bem. Aproveitemos então os seus conselhos e coloquemos em prática.

 

Condição do Remetente

... Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo ...

Existem dois pensamentos interessantes sobre esta passagem. A) Jesus não bateria à porta se ele não quisesse entrar; e B) Ele quer entrar, então está no lado de fora.

Certa vez conversando com meu pai dizia a ele que achava que Laodicéia estava entrando em uma seara perigosa e que por isso achava que ela se afastaria de Deus. O que eu não sabia era que ela já estava afastada. Ele prontamente me respondeu que no Livro de Apocalipse Jesus andava por entre os candeeiros o que informava que Ele se encontrava entre a igreja. Concordei com ele. Porém, posteriormente pensando sobre o assunto, lembrei que a igreja à época da primeira apostasia também tinha Jesus andando entre ela, e no entanto ela se afastou e se tornou a Igreja Romana que conhecemos hoje. Leia este texto a seguir do Espírito de Profecia:

A igreja se encontra no estado de Laodicéia, O Senhor não está no meio dela. (Ellen White, Eventos Finais, pág. 44)

O Senhor está ao lado de fora e deseja entrar. Ele não está no meio de Laodicéia e deseja entrar. Por isso Ele bate à porta pedindo permissão para entrar. O Senhor não adentra no seu coração se não for chamado. Chamemos, então, o Senhor para o nosso meio, a fim de que saiamos deste estado de mornidão.

 

Promessa e recompensa

... Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono ...

Ao vencedor o Senhor nos convida a reinar com Ele. A nos assentarmos com Ele em seu trono. E não somente isso. Ele nos dá a vitória. Coloquemo-nos em Suas mãos para que possamos receber do Senhor da Glória a vitória e reinarmos em Seu reino.

 

Conselhos

De tudo já analisado, propositadamente estão de fora as seguintes passagens:

... Sê, pois, zeloso e arrepende-te ...

... Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas ...

Analisaremos agora estas passagens.

Sempre que lia o primeiro dos versos acima escritos, ficava meditando e tentando descobrir de que Laodicéia precisava se arrepender. Pois bem, façamos então num quadro abaixo a recapitulação de algumas passagens que estudamos até aqui sobre Laodicéia. Na verdade este quadro já fora mostrado anteriormente, somente acrescentaremos alguns dados:

Aparente condição de Laodicéia

Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma.

Conseqüências deste tipo de sentimento

Reprovação (Doenças)

Conselhos (Remédios)

O que precisamos

tu és infeliz, sim, miserável, pobre,

Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres,

Fé e Amor

Jesus e Deus

tu és cego

Aconselho-te que de mim compres colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas

Acreditar e estudar os Profetas (Escrituras)

O Espírito

tu és nu

Aconselho-te que de mim compres vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez

Justiça de Cristo

Somos injustos

Agora descobriremos porque Laodicéia precisa se arrepender.

O que você me diria de um povo que se diz cristão e não tem amor (Deus), fé (Jesus), não estuda a palavra (não tem o Espírito) e, por conseqüência, é um povo injusto, não tendo a Justiça de Cristo? E, conforme Ellen White, sem Deus em nosso meio.

A resposta é uma só: É um povo APÓSTATA.

Inclua aí a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Estamos em apostasia. Se assim não fosse não estaríamos numa situação em que seria necessário arrependimento. O Senhor nos convida a nos arrependermos dos nossos pecados. Porém, precisamos saber onde pecamos para pedir correção do Espírito.

Analisaremos a seguir um dos maiores equívocos cometidos por Laodicéia, mais especificamente de uma de suas denominações: A Igreja Adventista do Sétimo Dia. Equívoco cometido por uma denominação que se diz coluna e baluarte da verdade. Detentora das verdades de Deus para os últimos dias. E passo a escrever mais sobre ela porque sou seu membro e gostaria de vê-la em outra situação.

Continua | Retorna ao Índice

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com