Laodicéia e as Sete Trombetas

 

O que Laodicéia tem com as trombetas?

Responderemos então.

Antes saibamos o seguinte: Muito do que se atribui ao Espírito Santo como Deus na verdade é exercido pelo ministério dos anjos. Portanto, na Bíblia, muito do que diz sobre o Espírito de Deus pode ser de um anjo que se trata. Se um espírito do mal pode se dizer que é um espírito satânico, um espírito bom podemos dizer que é um espírito santo ou de Deus. Sigamos então.

A visão do trono de Deus.

Pois bem, analisemos este verso de Apocalipse 4:5 e 6.

“Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.

Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volta do trono quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás.”

Bem, curiosamente você quer saber em que estas passagens se relaciona com Laodicéia e com as trombetas. Na verdade todas as profecias de Apocalipse se relacionam entre si. Analisaremos então. João está no Santuário Celestial, perceberemos isso ao lermos o Apocalipse do  capítulo 1 até o 22. Muito da visão de João foi deste santuário que se encontra no céu onde Jesus está ministrando como Sumo-Sacerdote.

Viu um anjo, “tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono”. Apoc. 8:3. Com isto permitiu-se ao profeta ver o primeiro compartimento do santuário celestial; e viu ali as “sete lâmpadas de fogo” e o “altar de ouro” representados pelo castiçal de ouro e o altar de incenso no santuário terrestre. (Ellen White, Patriarcas e Profetas, pág. 356)

Façamos um quadro para compreendermos a visão:

Diante do trono:

Ardem sete tochas que são os Sete Espíritos de Deus

Diante do trono:

Há um mar de vidro semelhante ao cristal.

O mar de vidro.

É muito significativo que diante do trono tenha um mar de vidro semelhante ao cristal. Não nos deteremos em analisar detalhadamente o mar de vidro, mas deixaremos uma dúvida para ser respondida na próxima seção:  Este mar de vidro não pode simbolizar a igreja de Deus diante dEle? Em Apocalipse 17:15 um anjo nos indica que águas simbolizam povos, multidões, nações e línguas, o que nos deixa suspeitas de que esses povos que estão diante de Deus o adorando em Seu santuário não pode ser outro senão a Sua igreja. Por que o mar é de vidro semelhante ao cristal não convém agora destrinchar, até porque ele deixa de ser semelhante ao cristal e passa a ser mesclado com fogo em Apocalipse 15:1. Talvez o cristal possa simbolizar a pureza do povo de Deus. Por hora nos basta saber que ele está diante de Deus e pode simbolizar a Sua igreja.

As Sete tochas que são os Sete Espíritos de Deus

Diante do trono de Deus também existem sete tochas que são os Sete Espírito de Deus.

Sabemos que nos Santuário terrestre, que era tipo do Santuário Celestial, existia um candelabro com sete castiçais de ouro com suas luzes constantes acesas que representavam o fogo do Espírito Santo. Leia Levítico 24:1-4 e Êxodo 25:31-40. No céu João também viu este objeto que fora descrito da seguinte forma:

Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho do homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de outro.

Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igreja, e os sete candeeiros são as sete igreja. Apocalipse 12, 13 e 20.

Pois bem, temos no céu, sete tochas que são os Sete Espíritos de Deus diante de Deus e o mar de vidro que achamos simbolizar a sua igreja, que também se encontra diante do trono de Deus. Agora vimos sete candelabros que são as sete igrejas de Deus (a igreja em seu sentido completo). Estes objetos no santuário terrestre mantinham o seu fogo constantemente aceso com o azeite, determinado assim por Deus. Sabemos que o azeite é um símbolo do Espírito Santo e o seu fogo é a Palavra inspirada pelo Espírito que ilumina nossos caminhos. Vide a Parábola das 10 virgens de Mateus 25 e leia a seguir este texto do Grande Conflito:

O capítulo 25 inicia-se com estas palavras: “Então o reino dos Céus será semelhante a dez virgens.” Aqui se faz referência à igreja que vive nos últimos dias, a mesma que é indicada no fim do capítulo 24. Sua experiência é ilustrada nessa parábola pelas cenas de um casamento oriental.

“Então o reino dos Céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram, mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.”

A vinda de Cristo, como era anunciada pela mensagem do primeiro anjo, entendia-se ser representada pela vinda do esposo. A reforma espiritual que se generalizou sob a proclamação de Sua segunda vinda, correspondeu à saída das virgens.

Nesta parábola, como na de Mateus 24, duas classes são representadas. Todas haviam tomado suas lâmpadas, a Bíblia, e mediante sua luz saíram para encontrar o esposo. Mas, enquanto “as loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo”, “as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas”. A última classe tinha recebido a graça de Deus, e o poder do Espírito Santo, que regenera e alumia, tornando a Palavra divina uma lâmpada para os pés e luz para o caminho. No temor de Deus estudaram as Escrituras, para aprenderem a verdade, e fervorosamente buscaram a pureza de coração e de vida. Possuíam uma experiência pessoal, fé em Deus e em Sua Palavra, que não poderiam ser derrotadas pelo desapontamento e demora. Outras, “tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo”. Haviam-se movido por um impulso de momento. Seus temores foram excitados pela mensagem solene, mas haviam dependido da fé que possuíam seus irmãos, estando satisfeitos com a luz vacilante das boas emoções, sem terem compreensão perfeita da verdade, nem experimentarem uma genuína operação da graça no coração. Tinham saído para encontrar-se com o Senhor, cheios de esperanças, com a perspectiva de imediata recompensa; mas não estavam preparados para a demora e desapontamento. Quando vieram as provações, faltou-lhes a fé, e sua luz se tornou bruxuleante. (Ellen White, O Grande Conflito, pág. 393 e 394).

 

Bem, temos os candelabros (sete tochas) que também estão diante do trono de Deus ardendo com azeite (Espírito Santo) simbolizando, também, a Igreja. Quantos candelabros Jesus falou que existiam? Sete? Podemos afirmar que cada candelabro possui o seu azeite (Espírito) totalizando também sete. Estão aí os Sete Espíritos de Deus nos sete candelabros. Generalizando, podemos afirmar que o mar de vidro e os candelabros são símbolos da igreja de Deus aqui na Terra. Podemos incluir aí os Sete Espíritos de Deus, também como símbolo da Igreja de Deus. Ainda não? Leia este texto:

 

Viu um anjo, “tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono”. Apoc. 8:3. Com isto permitiu-se ao profeta ver o primeiro compartimento do santuário celestial; e viu ali as sete lâmpadas de fogo e o “altar de ouro” representados pelo castiçal de ouro e o altar de incenso no santuário terrestre. (Ellen White, Patriarcas e Profetas, pág. 356)

 

Então vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os Sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra. Apocalipse 5:6

 

As sete lâmpadas são os sete Espíritos de Deus. Estas lâmpadas são as sete tochas dos castiçais que está no altar de ouro. Os sete Espíritos de Deus foram enviados por toda a Terra como vimos anteriormente. Respondamos então com sinceridade a quem o Cordeiro enviou por toda a terra?

 

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo:  Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.  Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizandos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28:20

Você deve está afirmando que não somos espíritos e então não somos estes Sete Espíritos. Você está certo. Eu também não afirmei isso. Só estou afirmando que os Sete Espíritos também podem ser um símbolo da Igreja que está diante de Deus no seu santuário. Descobriremos quem são estes Sete Espíritos que ardem como tocha (iluminando) diante de Deus. Sabemos que cada candeeiro representa uma fase igreja. E que todos os candeeiros representam a igreja por completo. Sabemos também que o azeite (Espírito) arde em cada uma delas formando sete tochas ou sete lâmpadas. Sendo que cada candeeiro tem o seu azeite, podemos dizer que cada igreja (candeeiro) têm o seu Espírito (azeite). Se cada igreja tem o seu espírito (azeite), quem são eles?

 

1 Espírito +

Apocalipse 2:1

Ao anjo da Igreja em Éfeso escreve:

1 Anjo +

1 Espírito +

Apocalipse 2:8

Ao anjo da Igreja em Esmirna escreve:

1 Anjo +

1 Espírito +

Apocalipse 2:12

Ao anjo da Igreja em Pérgamo escreve:

1 Anjo +

1 Espírito +

Apocalipse 2:18

Ao anjo da Igreja em Tiatira escreve:

1 Anjo +

1 Espírito +

Apocalipse 3:1

Ao anjo da Igreja em Sardes escreve:

1 Anjo +

1 Espírito +

Apocalipse 3:7

Ao anjo da Igreja em Filadélfia escreve:

1 Anjo +

1 Espírito +

Apocalipse 3:14

Ao anjo da Igreja em Laodicéia escreve:

1 Anjo +

7 Espíritos

=

7 Anjos

Pois bem, agora temos sete anjos que são os Sete Espíritos de Deus diante do trono de Deus. A visão de João sobre os candeeiros apesar de indicar que os anjos são símbolos dos mensageiros de Deus não quer dizer que João não tenha visto realmente estes anjos. Simplesmente explica o simbolismo. João na verdade viu sete anjos que simbolizam a Igreja de Deus aqui na Terra.

 

Veja como ficou agora o quadro:

 

Diante do trono:

Ardem sete tochas que são os Sete Espíritos de Deus que são os sete anjos

Simbolizando a Igreja

Há um mar de vidro semelhante ao cristal

Os sete candeeiros que têm os sete Espíritos que são os sete anjos (as sete tochas ou sete lâmpadas que estão no altar de ouro)

Os sete anjos das sete igrejas que são as sete tochas que são os Sete Espíritos de Deus

 Agora você deve estar se perguntando:  “Tudo bem, aparentemente os sete anjos são os Sete Espíritos de Deus que estão diante do Seu trono. Aparentemente as sete tochas que estão diante de Deus também são os sete anjos. O que tem tudo isso a ver com as trombetas e Laodicéia?”

 

Bem, se os sete anjos estão diante do trono de Deus e estes são mensageiros, como explicado no inicio deste extenso texto. E sendo estes mensageiros nós mesmos os portadores da mensagem da salvação aqui na Terra. Então seja sincero e responda a seguinte pergunta:  A quem então são dadas as trombetas para serem tocadas?

 

Leia e responda.

 

Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu cerca de meia hora. Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas. Apocalipse 8:1 e 2

 

E então? Quem é o anjo que recebeu a trombeta?

 

As trombetas foram dadas aos anjos das igrejas. É isto mesmo. E a última trombeta fora dada ao último anjo que é o que está em Laodicéia. Ou seja, a última trombeta fora dada aos mensageiros a quem este anjo representa. Esta é a relação que Laodicéia tem a ver com as trombetas. Temos uma para tocar e o Senhor não virá enquanto não tocarmos esta trombeta. Note que João escreve “OS sete anjos QUE SE ACHAM em pé diante de Deus” e não “sete anjos diante de Deus”. Isso parece indicar que João teria visto estes anjos anteriormente. Utiliza um artigo antes dos sete anjos demonstrando “intimidade”, como se já conhecesse, e utilizando o “QUE SE ACHAM” indicando também que não parece ser uma nova visão e sim “aqueles anjos que se acham diante de Deus”. Tudo indica que estes anjos realmente são os sete anjos das igrejas. Com certeza você estará curioso para saber o que é o toque desta trombeta. Saberemos então.

Continua | Retorna ao Índice

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com