Predita a Personificação Satânica de Cristo? – Detalhamento de Apocalipse 17 

A tabela abaixo ilustra o que pode ser chamado de macro interpretação das sete cabeças e dos sete reis de Daniel a Apocalipse. Em outras palavras isto é uma interpretação tipo “grande figura”, a qual relaciona as sete cabeças / montanhas / reis com 7 impérios:

1. Babilônia  

 

2. Medo-Pérsia  

 

3. Grécia  

 

4. Roma Pagã  

 

5. Roma Papal (538-1798) 

"cinco já caíram"

6. França / Comunismo Ateísta 

"um existe"

7. EUA 

"pouco tempo"

8. Roma Papal (1929 -  ?   ) 

"vai para a perdição"

Que um monte pode simbolizar um reino é evidente em Isaías 29:8, Daniel 2:35, Amós 4:1, 6:1, e Obadias 21. O que eu gostaria de explorar em detalhes pode ser chamado de micro, ou seja, uma interpretação mais aproximada das sete cabeças e dos sete reis de Daniel e Apocalipse. Isto não descarta  a interpretação macro, onde há montes e impérios, pelo contrário, é construída a partir desta. O fato das sete cabeças estarem definidas como sete montes e também sete reis em Apocalipse 17:9-10, poderia indicar múltiplas interpretações, visto que 7 reis são bem distintos de 7 montes. 

Apocalipse 17:1 “Veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;” 

O verso fornece o contexto que se segue em Apocalipse 17. À João é mostrada a fase final da grande prostituta, o julgamento pelos pecados que ela cometeu.

Apocalipse 17:2 “com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam sobre a terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição.”

Aqui é dito à João que a grande prostituta está carregada de relacionamentos ilícitos com reis, e torna o povo bêbado com seu vinho. Ela utiliza os reis da terra para levar a cabo suas perseguições, e ela tem ensinado ao povo suas doutrinas apóstatas, verdade misturada com erro.

Apocalipse 17:3 “Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres.”

Note que João vê a grande prostituta montada numa besta escarlata. Na Escritura, o símbolo de uma mulher é usado para significar uma igreja, um grupo de crentes:

“A formosa e delicada, a filha de Sião, eu a exterminarei.” (Jeremias 6:2).

Quem é Sião? "e para dizer a Sião: Tu és o meu povo.” (Isaías 51:16).

Similarmente, uma besta é usada para significar um estado político, assim como o leão, o urso e o leopardo de Daniel 7 representam os reinos de Babilônia, Medo-Pérsia e Grécia respectivamente. A mulher/prostituta montada na besta representa uma igreja prostituída combinada com um poder político do estado, uma união igreja-estado sob o controle da igreja. Sua apostasia é evidenciada pelos nomes de blasfêmia.

Apocalipse 17:4,5 “A mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro, cheio das abominações, e da imundícia da sua prostituição; e na sua fronte estava escrito um nome simbólico: A GRANDE BABILÔNIA, A MÃE DAS PROSTITUIÇÕES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA.”

Aqui a grande prostituta é identificada como Mistério, Babilônia, a grande igreja mãe, e suas igrejas filhas são semelhantes à prostitutas. A igreja mãe é descrita como vestida com luxúria nas cores púrpura e escarlata, tendo um cálice de ouro nas mãos. Isto precisamente identifica a Igreja Católica. À João é dito que ela é a mãe, com filhas prostitutas, o que significa que João está vendo a Igreja Católica Pós-Reforma, o que é confirmado pelo próximo versículo.

Apocalipse 17:6 “E vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos e com o sangue dos mártires de Jesus. Quando a vi, maravilhei-me com grande admiração.”

À João está sendo mostrado que o período de 1260 anos em que a Igreja Católica exerceu domínio e perseguições sangrentas chegou a um fim, e ela aparece culpada perante Deus do sangue de mártires Cristãos sem conta. Note que a besta apresenta a cor escarlata, vermelho, por causa  do sangue dos santos.

A Besta que era, já não é, e tornará a vir

Apocalipse 17:7,8 “Ao que o anjo me disse: Por que te admiraste? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a leva, a qual tem sete cabeças e dez chifres. A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir.”

O anjo explica a João que existem três fases para a besta:

Era Poder Papal autoritário, independente e perseguidor 1260 years (538-1798)
Já não é Perda do Poder Papal (1798-1929)
Tornará a vir Reestabelecimento do Poder Papal (1929 - ?)

Por 1260 anos o papado governou sobre a Europa, de 538 até 1798. Durante estas eras negras o papado exerceu poderes políticos e eclesiásticos, a mulher dirigindo a besta, a besta que era.

O papado perdeu seu poder político em 1798 com a captura de Pio VI pelo exército de Napoleão, e sua posterior perda do território do “estado papal” em 1870, quando este foi apreendido pela Itália. A Igreja Católica perdeu seu poder político e perseguidor. A besta que já não é. 

Agora, João, no capítulo 17, vê a prostituta depois que torna a receber poder político, e o mundo fica maravilhado pela sua restauração. O poder papal autoritário foi restaurado em 1929 com o tratado de Benito Mussolini. E agora a besta é novamente.

Apocalipse 17:9 “Aqui está a mente que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada;”

Isto aponta inquestionavelmente para a cidade de Roma, a cidade das sete colinas, na qual a igreja apóstata possui território próprio. Note que os montes/colinas nesta interpretação são literais.

"Tornará a vir" – A Besta Desde 1929

 Agora baseado nos primeiros 9 versículos, este estudo irá presumir que há uma aplicação dos símbolos de Apocalipse 17 para a besta que reviveu, a besta que tornou a vir, o papado desde 1929. Desta forma, nos versículos subsequentes, são mostrados à João em detalhes, informações críticas sobre a besta que “tornou a vir”, o poder reavivado igreja-estado do papado, seguindo o reavivamento político de 1929, quando o Papa voltou a ser rei novamente:

Os 7 Reis 

Apocalipse 17:10 “são também sete reis: cinco já caíram; um existe; e o outro ainda não é vindo; e quando vier, deve permanecer pouco tempo.”

Apocalipse 17:9 “Aqui está a mente que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada;”

Apocalipse 17:10 “são também sete reis...” [NVI]

O que significa “cabeça” na Escritura?

Daniel conta ao rei Nabucodonosor que ele é a cabeça de ouro:

Daniel 2:37, 38 “Tu, ó rei, és rei de reis, a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força e a glória; e em cuja mão ele entregou os filhos dos homens, onde quer que habitem, os animais do campo e as aves do céu, e te fez reinar sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro.

Em Daniel capítulo 7, Daniel vê um leopardo com quatro cabeças:

Daniel 7:6 “Depois disto, continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha nas costas quatro asas de ave; tinha também este animal quatro cabeças; e foi-lhe dado domínio.”

Quem eram as quatro cabeças do leopardo? Os quatro generais de Alexandre “O Grande” que o sucederam:

1. Seleuco.
2. Lisímaco.
3. Cassandro.
4. Ptolomeu

Na Escritura a “cabeça” é aquele que possui autoridade de rei:

I Samuel 15:17 “Prosseguiu, pois, Samuel: Embora pequeno aos teus próprios olhos, porventura não foste feito o cabeça das tribos de Israel? O Senhor te ungiu rei sobre Israel;”

II Reis 9:6 “Então Jeú se levantou, e entrou na casa; e o mancebo derramou-lhe o azeite sobre a cabeça, e lhe disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Ungi-te rei sobre o povo do Senhor, sobre Israel.”

I Coríntios 11:3 “Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo.” 

Efésios 4:15 “antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Efésios 5:23,24 “Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo.”

Então quando Apocalipse 17:10 interpreta as 7 cabeças como 7 reis, é exatamente isto que significa em estrito senso. Estão sendo mostrados 7 reis literais. No contexto dos versículos anteriores, estes 7 reis governam da cidade de Roma, depois que a grande prostituta retoma o poder do estado, e se transforma na besta novamente.

O Nome de Blasfêmia nas 7 Cabeças

Apocalipse 13:1 “Então vi subir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças nomes de blasfêmia.”

A palavra “nomes” em Grego se escreve “onoma”:

Esta mesma palavra Grega é usada em Apocalipse 19:

Apocalipse 19:16 “No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.”

Como demonstrado no versículo acima, a palavra onoma pode designar um título, ao invés de um nome. Apocalipse 13:1, desta forma, nos fala que um título de blasfêmia é encontrado nas 7 cabeças da besta. Note como o texto da Nova Versão Internacional diz :

Rev (Apocalipse) 13:1 “E eu vi uma besta saindo do mar. Ela tinha 10 chifres e sete cabeças, com dez diademas em seus chifres, e em cada cabeça um nome de blasfêmia.” [NVI]

O mesmo título de blasfêmia é encontrado em todos os 7 reis. Apocalipse 13 também nos dá uma dica que nos direciona para o título específico no último versículo do capítulo:

Apocalipse 13:18 “Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.”

Aqui há sabedoria é uma ligação para Apocalipse 17:9, que aponta-nos para a grande igreja prostituta que governa de Roma. O título de blasfêmia é Vicarivs Filii Dei (Vigário Filho Deus) que em Numeros Romanos soma 666. O tempo interrompido ou que referencia ao fato de que “cinco já caíram” é a ferida mortal, que João presencia em Apocalipse 13:3:

A Ferida Mortal de um Rei

Apocalipse 13:3,4 “Também vi uma de suas cabeças como se fora ferida de morte, mas a sua ferida mortal foi curada. Toda a terra se maravilhou, seguindo a besta, e adoraram o dragão, porque deu à besta a sua autoridade; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? quem poderá batalhar contra ela?”

Neste tempo, quando uma cabeça é ferida mortalmente mas se recupera, “cinco” reis já haviam caído (apocalipse 17:10). O Papa João Paulo II foi seriamente ferido em 13 de maio de 1981, em uma tentativa de assassinato, mas se recuperou após duas cirurgias e dois meses e meio hospitalizado. Que esta ferida foi muito próxima de ser mortal é atestado pelo Cardeal Angelo Sodano, o secretário do Estado do Vaticano, e pelo próprio Papa:

Ele (João Paulo II) esteve muito próximo da morte, e ele mesmo explica sua recuperação através das seguintes palavras: “... foi a mão da mãe (Maria) que desviou a trajetória da bala e passando a sua agonia o Papa conseguiu se livrar da morte”

Fonte: A MENSAGEM DE FÁTIMA, Web site do Vaticano.

Note que o Papa considera a tentativa de assassinato o cumprimento da profecia do terceiro segredo de Fátima! No tempo de sua ferida, cinco Papas já haviam morrido desde 1929, quando o papa recuperou seu poder político. 

Os Reis da besta que “tornou a vir”

1 - Pio XI 1922-1939   Cinco já caíram
2 – Pio XII 1939-1958  
3 – João XXIII 1958-1963  
4 – Paulo VI 1963-1978  
5 – João Paulo I 1978-1978  
6 – João Paulo II 1978-???? Ferida Mortal em 1981 Um existe
7 – Próximo Papa   Governa por “pouco tempo” O outro ainda não é vindo
8 – Satanás   Personifica a segunda vinda de Cristo Vai para a perdição

Satanás se Mascara como Cristo

Apocalipse 17:11 “A besta que era e já não é, é também o oitavo rei, e é dos sete, e vai-se para a perdição.”

O sétimo da série de Papas desde 1929, o Papa que suceder João Paulo II, será Papa por “pouco tempo”. Isto acontece porque pouco tempo após o 7º Papa assumir, Satanás personifica a Segunda vinda de Cristo. Satanás será então o “oitavo”, e ele é dos sete, e lidera a igreja prostituta para sua destruição.

II Cor 11:14 “E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz.”

II Cor 11:15 “Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.”

Apocalipse 13:4 “e adoraram o dragão (Satanás), porque deu à besta a sua autoridade” ...

O 7º Papa volta o trono de Pedro para Satanás, e o mundo adora Satanás acreditando que ele é Cristo. 

Os 10 Reis

Apocalipse 17:12,13 “Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam o reino, mas receberão autoridade, como reis, por uma hora, juntamente com a besta. Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.” 

Os dez chifres são os reis da terra, que entregam sua autoridade ao Cristo que retornou (Satanás).

Apocalipse 17:14 “Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.”

Sob a liderança de Satanás que personifica a Cristo, a guerra será travada contra a remanescente igreja de Deus, assim como Saulo perseguiu os Cristãos antes de ser convertido na estrada de Damasco.

Apocalipse 12:12 “Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Mas ai da terra e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta.”

II Tessalonicenses 2:11,12 “E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça.”

Saulo pensava que estava servindo a Deus perseguindo e matando Cristãos. Aqueles que forem enganados e aceitarem Satanás como se fosse Cristo (a tremenda ilusão) irão inicialmente pensar que estão servindo a Deus, e farão guerra contra o verdadeiro povo escolhido.

Apocalipse 17:15 “Disse-me ainda: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas.”

O versículo acima identifica as águas onde a grande prostituta está assentada como sendo muitos povos e nações. Seu governo é universal. A palavra “Católico” significa “universal”.

Apocalipse 17:16,17 “E os dez chifres que viste, e a besta, estes odiarão a prostituta e a tornarão desolada e nua, e comerão as suas carnes, e a queimarão no fogo. Porque Deus lhes pôs nos corações o executarem o intento dele, chegarem a um acordo, e entregarem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus.”

Os reinos da terra inicialmente são tomados pela grande ilusão do engano, mas logo descobrem a verdade. Eles se voltam para a grande prostituta, e destroem-na com suas próprias mãos com fogo.

Apocalipse 17:18 “E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.”

Outra referência paralela para o papado e a cidade de Roma. -- Tradução CS. Fonte: http://www.aloha.net/~mikesch/satan.htm.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com