Gráfico Compara os Dois Sacerdócios na Epístola aos Hebreus

Moisés

Cristo

Havendo Deus antigamente falado... aos pais, pelos profetas,

a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho (1:1).

Foi Moisés [fiel] em toda a sua casa (3:2).

Considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, sendo fiel ao que O constituiu (3:1-2).

Ele é tido por digno de tanto maior glória

do que Moisés (3:3).

Quanto maior honra do que a casa

tem aquele que a edificou (3:3).

Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar (3:5).

Mas Cristo, como Filho, sobre a Sua própria casa (3:6).

A Antiga “Aliança”

A Nova “Aliança”

Porque, se aquela primeira... a aliança que fiz com seus pais... Minha aliança (8:7-9).

Nova aliança, não segundo a aliança que fiz com seus pais...  aliança eterna (8:8-9; 13:20).

Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei... repreendendo-os... o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar (8:9, 8, 13).

Eis que virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança... a aliança que depois daqueles dias (8:8, 10).

Porque, se aquela primeira fora irrepreensível,

nunca se teria buscado lugar para a segunda (8:7).

Santuário Terrestre

Santuário Celestial

A primeira tinha... um santuário terrestre. Porque um tabernáculo estava preparado... Faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou (9:1-2; 8:5).

Santuário,... o verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem (8:1).

Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro,

porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus (9:24).

Sacerdócio Terrestre

Sacerdócio Celestial

Ora, se Ele estivesse na terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei, os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais... aqueles foram feitos sacerdotes em grande número (8:4-5; 7:23).

Mudando-se o sacerdócio,... Jesus..., feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque... Mas agora alcançou Ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas (7:12; 6:20; 8:6).

Todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus (5:1).

Assim também Cristo não se glorificou a Si mesmo, para Se fazer sumo sacerdote, mas Aquele que Lhe disse: Tu és Meu Filho, hoje Te gerei (5:5).

Aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes [o eram por nascimento],

mas este com juramento... De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador (7:20-22).

Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos,

mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre (7:28).

Aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,

mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo (7:23-34).

Aqui certamente tomam dízimos homens que morrem;

ali, porém, Aquele de quem se testifica que vive (7:8).

Se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico...,

que necessidade havia logo de que outro sacerdote Se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? (7:11).

A lei constitui sumos sacerdotes... sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,... tendo a lei a sombra dos bens futuros (7:28; 8:4; 10:1).

Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. ... Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (7:12, 18).

(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou)

e desta sorte é introduzida uma melhor esperança (7:19).

Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios;

por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer (8:3).

Ministério Terrestre

Ministério Celestial

Quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem;

mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes (9:23).

Se o sangue dos touros e bodes... os santifica, quanto à purificação da carne

quanto mais o sangue de Cristo... purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? (9:13-14).

A todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços; mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano,... dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo, que é uma alegoria para o tempo presente,... impostas até ao tempo da correção (9:6-10).

Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção (9:11-12).

Cada dia [oferecem] sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados... o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio... assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios (7:27; 9:25; 10:11).

Não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por Seus próprios pecados,... porque isto fez Ele, uma vez, oferecendo-Se a Si mesmo. ... Mas agora na consumação dos séculos uma vez Se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de Si mesmo... Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus (7:27; 9:26; 10:12).

Porque os corpos dos animais, cujo sangue é, pelo pecado, trazido pelo sumo sacerdote para o santuário, são queimados fora do arraial.

E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo Seu próprio sangue, padeceu fora da porta. Saiamos, pois, a Ele fora do arraial, levando o Seu vitupério (13:11-13).

Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado. Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados, porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. ... Sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados;... quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço (10:1-4, 11; 9:9).

Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados (10:14).

Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. ... por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer (10:6; 8:3).

Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo Me preparaste;... Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de Mim), para fazer, ó Deus, a Tua vontade (10:5, 7).

Tira o primeiro,

para estabelecer o segundo. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez (10:9-10).

Promessas

Promessas

Porque não chegastes ao monte palpável, aceso em fogo,...

mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos... a Jesus, o Mediador de uma nova aliança... Vede que não rejeiteis ao que fala (12:18-25).

A voz do qual moveu então a terra,

mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu. ... para que as [coisas] imóveis permaneçam (12:26-27).

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes... aos pais, pelos profetas,

a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho (1:1).

Como a eles...

também a nós foram pregadas as boas novas (4:2).

Vossos pais Me tentaram... Me indignei contra esta geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração (3:9-10).

Não endureçais os vossos corações... Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo (3:8, 12).

Jurei na Minha ira que não entrarão no Meu repouso. ... Não puderam entrar por causa da sua incredulidade. ... Aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram... Se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia (3:11, 19; 4:6-8).

 

Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. ... Visto, pois, que resta que alguns entrem nele... Temamos, pois, que,... pareça que algum de vós fica para trás. ... Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência (4:9, 6, 1, 11).

Se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,

como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor (2:2-3).

Porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia,

muito menos nós, se nos desviarmos dAquele que é dos céus (12:25).

Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.

De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus,... e fizer agravo ao Espírito da graça? (10:28-29).

Porque por ela [a fé] os antigos alcançaram testemunho. ... E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa,

provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados (11:2, 39-40).

Portanto, nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas,

deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus... Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. ... Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno (12:1-2; 4:14, 16).

Fonte: Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, págs. 404-407.

E-mail do colaborador: evangelhoeterno@aol.com

Veja também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com