ESTELIONATO!
Cuidado, Você Pode Até Ser Preso Por Causa da Recolta

Ao preparar este texto, estamos pensando especialmente nos adventistas do sétimo dia que residem no Mato Grosso do Sul e receberam neste sábado (02/06/01) o material da antiga Recolta, denominada simplesmente agora "coleta". Mas o alerta pode servir para adventistas de todo o Brasil, caso os impressos e orientações repassados aos membros tenham sido semelhantes aos recebidos aqui.

Em tempos de dificuldade econômica e aumento da criminalidade, qualquer cidadão não-adventista pode com justa razão colocar em dúvida a solicitação de donativos para "nossa obra de assistência social" e até chamar a Polícia, por várias razões:

1. As credenciais de identificação foram distribuídas em branco e sem assinatura e qualquer carimbo. Portanto, nenhum valor legal têm. 

Na cabeça do cidadão desconfiado, os líderes da suposta quadrilha podem simplesmente ter mandado imprimir o cartão para dar credibilidade ao "golpe". 

Para completar, na contracapa, a entidade responsável pela coleta já não é a mesma citada na capa! Ou seja, parte da frente do folheto, lê-se: "Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais". Mas, no lado de trás, é "Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação e Assistência Social".

(Que irresponsabilidade essa dos organizadores da "coleta" no Mato Grosso do Sul! Já pensou o que poderá acontecer se uma credencial em branco dessas cair nas mãos de um golpista?)

2. A validade e justiça do título "Prêmio Bem Eficiente 2001" pode ser questionada por um doador que tenha acesso fácil à internet. Afinal de contas, os organizadores afirmam que: 

"Não incluímos as escolas, mesmo aquelas sem fins lucrativos, porque suas receitas em contribuições escolares são geradas pelos próprios pais dos alunos ou mesmo pelo Estado. Da mesma forma, não incluímos também hospitais e entidades voltadas aos serviços médicos e hospitalares, por se tratar de um setor que requer critérios muito específicos de avaliação." Fonte: http://www.melhores.com.br/concorre.htm 

Entre os "critérios para a seleção das vencedoras" está também a "Transparência - As entidades são suficientemente transparentes? Contam com auditoria externa?"
Fonte: http://www.melhores.com.br/criterios.htm 

O Guia da Filantropia mantido pelos organizadores do Prêmio Bem Eficiente não inclui instituições adventistas entre "As Maiores Entidades Beneficentes do Estado do Mato Grosso do Sul". Veja:

Classificação
Filantropia 400
Entidade/Área de Atuação
Cidade
Dispêndio
anual - R$000
1
Mirim
Assistência a jovens
Campo Grande
3.114____
2
OMEP
Assistência a crianças
Campo Grande
1.260____
3
APAE de Campo Grande
Assistência a deficientes
Campo Grande
1.140____
4
Educandário Getúlio Vargas
Assistência a crianças
Campo Grande
326____
Fonte: http://www.filantropia.org/estado_ms.htm 

O único demonstrativo financeiro disponível é de 1999 e contém erro de totalização em relação ao Ativo. Fonte: http://www.filantropia.org/balanco99.asp?codentidade=337 

3. Podem surgir perguntas que os irmãos mais simples não serão capazes de responder e acabarem se complicando...

Exemplos:

ADRA e Instituição Adventista Sul-Brasileira de Educação e Assistência Social são a mesma coisa? Como é que uma instituição "sul brasileira" pode estar executando uma "obra mundial"? Onde ficam as creches comunitárias, casas de passagens e centros comunitários de vocês? Você é membro dessa Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação e Assistência Social? Guabirotuba fica onde mesmo? Por que foi que o presidente da União Sul Brasileira (consta do envelope) renunciou? 

4. Os recoltistas ou "coletores" não têm recibo para oferecer pelas doações. O cartão para anotação da contribuição contém a expressão "não vale como recibo". A saída seria dizer que "primeiro anotamos os dados, inclusive o valor, e depois é que passamos para receber o dinheiro e entregar o recibo... Não precisa chamar a polícia, não, moço!"

5. Nada é feito "de graça" em qualquer Hospital Adventista, mesmo em relação ao tratamento contra o pênfigo foliáceo, ou fogo-selvagem. Todos os custos são cobertos pelo Ministério da Saúde através do SUS. Portanto, o argumento visual à direita, pode até ser entendido como "estelionato", uma vez que tenta passar a idéia de que o donativo é necessário para que o atendimento gratuito dessas pobres pessoas continue... 

 (Sensacionalismo maior do que a inclusão do nome de Jesus no envelope da "coleta" e a utilização de imagens como essa para sensibilizar o doador potencial, você não encontra nem aqui no tão mal falado Adventistas.Com!)

Importante: Quem ler os impressos com atenção verá que em todos os textos a Organização Adventista não se compromete diretamente em aplicar os recursos em escolas, Cadecs, hospitais, etc, em momento algum. Simplesmente insere estrategicamente ilustrações que permitem a associação mental das doações com os projetos desenvolvidos. Quem, de fato, diz que o dinheiro arrecadado vai para essas entidades é o ingênuo recoltista. Assim, quem fica de mentiroso e estelionatário é o membro!

6. O recoltista pode ser confrontado com a realidade e até perder a fé. Imagine, por exemplo, uma equipe de reportagem de televisão, enviando um de seus integrantes disfarçado de "cidadão carente" para tentar ser atendido de graça num Hospital Adventista? 

Quantas centenas de irmãos, que já foram até "campeões de recolta", não têm histórias muito parecidas para contar, de ocasiões em que eles próprios ou algum familiar precisaram de socorro, foram até lá e não o receberam? Ou famílias pobres que tentaram matricular seus filhos nas Escolas Adventistas que os folhetos mostram... 

Diretores de Cadecs (sempre fotografados e nunca beneficiados) talvez tivessem também muito para dizer, mas evitam comentar o assunto "para não macular a imagem da igreja". 

E a vergonha de estar mentindo, mostrando cestas básicas, consultórios, escolas, hospital, quando a maior parte das doações vai para outra finalidade que não consta dos impressos?

Conclusão

É por tudo isso que um dos pastores sugeriu que aqueles que não quisessem participar da coleta doassem do próprio bolso trinta reais para que "o nosso alvo seja alcançado"... 

Aliás, talvez a intenção seja realmente essa. Pois a Administração sabe que a maioria dos membros já não faz recolta há muito tempo. Mas para não perder o costume de arrancar sempre um pouquinho mais da igreja nesta época do ano, mantém o velho sistema. Pede que façam a coleta mesmo sabendo que não irão fazer, porque sabe também que poderá contar com doações dos próprios membros, que preferem pagar do que pedir ou confessar que não recoltaram. Sim, os membros tiram do próprio bolso e pensam que estão enganando o pastor, quando na verdade estão sendo enrolados por ele e seus chefes!

Se a liderança atual comandasse a igreja primitiva, com certeza teria organizado apenas uma campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis, roupas usadas e dinheiro em lugar do Pentecostes. 

Deus perdoe os que não sabem o que fazem e castigue os responsáveis impenitentes. -- Robson Ramos

Tem Médico que Atende de Graça, Sim!

Concordo apenas em parte com tudo que vocês escreveram sobre a Recolta. Por isso, gostaria de corrigir um detalhe quanto ao atendimento gratuito no Hospital Adventista. Talvez não seja do conhecimento de vocês, mas por insistência dos médicos foi criada uma cota de cortesias a serem feitas para o atendimento de pessoas carentes, especialmente da igreja. O número de consultas é reduzido, mas elas acontecem. E há médicos que sempre dão um jeitinho e a extrapolam essa cota porque sabem das necessidades de nosso povo. Talvez não sejam todos, mas conheço vários que fazem isso. E conheço também gente que oferece "atendimento grátis" na igreja, porque esse custo é compensado posteriormente na cobrança dos exames e trabalhos cirúrgicos. Portanto, por generosidade ou outros motivos, tem médico que atende de graça, sim.

Ah, faltou dizerem alguma coisa sobre os 125 "Postos de Atendimento", mencionados no item "Clínicas Médicas e Ambulatoriais (ADRA)" do informe sobre Mato grosso do Sul. Os números de Peças de Roupas Dadas (46.047) e Pessoas Auxiliadas (35.754), obtidos provavelmente de relatórios da Escola Sabatina ou por estimativa, talvez pudessem ser também questionados. Sem falar nos 55 Clubes de Desbravadores que, até onde sei, nunca recebem um centavo de ajuda da recolta e só subsistem pela santa teimosia de seus líderes.

Ass. Pantaneiro

Nota do Editor:

O fato de cotas limitadas de consultas não serem cobradas não significa que o hospital não receba do SUS pelo atendimento aos portadores de fogo-selvagem. 

Bomba!

Tenho um amigo que me contou uma bomba (pelo menos para mim!) sobre o Hospital do Pênfigo. Ele é funcionário do hospital e me disse que a grana da recolta não chega lá. Quer dizer, míseros 15 mil reais são enviados. O custo de um doente, um apenas, é de oito mil reais. Segundo ele, usam a entidade, fotos, para angariar e sensibilizar a população e recolher dinheiro, mas eles não vêem a cor dele!

Marcos

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com