Nenhum Presidente, Distrital ou Ancião Pode Impor Limites ao Estudo da Bíblia

Da Palavra de Deus há de brilhar preciosa luz, e ninguém apague o Espírito, presumindo prescrever o que será ou o que não será apresentado ao povo nas mensagens que Ele há de enviar. Qualquer que seja sua posição de autoridade, ninguém tem direito de impedir que o povo receba a luz. Quando uma mensagem vem ao povo, em nome do Senhor, ninguém pode desculpar-se de não lhe pesquisar as declarações. Ninguém pode permanecer em atitude de indiferença e confiança própria, dizendo: "Sei o que é a verdade. Estou satisfeito com minha situação. Firmei minhas estacas e, venha o que vier, não deixarei minha posição. Não ouvirei a mensagem desse mensageiro, pois sei que não pode ser verdadeira." Por terem seguido esse caminho é que as igrejas populares não foram alcançadas pelas mensagens celestiais, sendo deixadas em escuridão parcial. -- Conselhos Sobre a Escola Sabatina, pág. 28.

Ao ser apresentada uma mensagem que não compreendeis, ouvi as razões dadas pelo mensageiro, comparando passagem com passagem, a fim de verificardes se é ou não apoiada pela Palavra de Deus. Se credes que as opiniões expostas não têm por base a Palavra de Deus e se não puder ser controvertida a posição que assumis com relação ao assunto, apresentai então vossas firmes razões, pois vossa convicção não será abalada por entrar em contato com o erro. Não há virtude ou coragem em manter contínua luta nas trevas, fechando os olhos para não ver, os ouvidos para não ouvir, e endurecendo o coração na ignorância e incredulidade, para não vos humilhardes, reconhecendo que recebestes luz sobre alguns pontos da verdade.

Abstendo-vos de pesquisar a verdade, deixais de cumprir a ordem do Salvador, de examinar as Escrituras. Seria correto considerar os resultados do trabalho de alguém como um montão de lixo, sem antes examinar minuciosamente para ver se há ou não preciosas gemas de verdade nessas atitudes ou pensamentos que condenais? Conservar-se-ão os que ainda têm quase tudo por aprender afastados de toda reunião em que há oportunidade de pesquisar as mensagens dadas ao povo, simplesmente por imaginar que os pontos de vista mantidos pelos ensinadores da verdade não estão em harmonia com o que conceberam como verdade? Somos admoestados a não proceder como os judeus que assim fizeram ao tempo de Cristo, sendo levados a escolher as trevas de preferência à luz, pois, ao se apartarem do Deus vivo, havia neles um ímpio e incrédulo coração. Ninguém que pensa saber tudo é demasiado experiente ou instruído que não possa aprender com o mais humilde mensageiro do Deus vivo. Testimonies on Sabbath School Work, págs. 62-66. -- Conselhos Sobre a Escola Sabatina, págs. 29-30.

Quando vos pedirem para ouvir as razões de uma doutrina que não compreendeis, não condeneis a mensagem antes de fazer uma análise completa, e de verificar pela Palavra de Deus que não é sustentável. Se me fosse concedida a oportunidade, falaria aos estudantes de todas as Escolas Sabatinas do mundo, elevando minha voz em fervoroso apelo para que fossem à Palavra de Deus em busca de verdade e luz. Justamente agora Deus reserva preciosa luz para Seu povo e deveis pesquisar fervorosamente para atingir um perfeito conhecimento de cada ponto da verdade, para que no dia de Deus não sejais achados entre os que não viveram de toda palavra que sai da boca de Deus.

Devem ser cuidadosamente considerados os importantes resultados que estão em jogo por negligenciar a Palavra de Deus. O estudo da Bíblia é digno do melhor esforço mental, da mais santificada capacidade. Quando nova luz for apresentada à igreja, ser-vos-á perigoso rejeitá-la. Recusar ouvir a mensagem, por ter preconceito contra ela ou contra o mensageiro, não desculpará vosso caso perante Deus. Condenar aquilo que não ouvistes ou não compreendestes, não vos exaltará aos olhos dos que são sinceros em suas buscas da verdade. É loucura falar com desprezo a respeito dos que Deus enviou com uma mensagem verdadeira. Se os jovens estão procurando educar-se para serem obreiros em Sua causa, devem aprender o caminho do Senhor e viver de toda palavra que sai da boca de Deus. Não devem convencer-se de que toda verdade já foi revelada e que o Ser Infinito não tem mais luz para Seu povo. Se se firmam na crença de que toda verdade já foi revelada, estão em perigo de se desfazerem de preciosas gemas da verdade, que serão descobertas ao volverem os homens a atenção para pesquisar a rica mina da Palavra de Deus.

Pesquisar Individualmente

Os que entraram para a obra do ensino ou foram chamados para qualquer posição de responsabilidade, não se devem satisfazer com o produto das pesquisas de outras mentes, mas devem pesquisar a verdade por si mesmos. Se não formarem o hábito de estudar por si mesmos os temas da verdade, tornar-se-ão superficiais em sua vida e experiência. As opiniões de vossos companheiros vos podem ser de valor, mas não deveis confiar nelas, sem ter vossas próprias e definidas idéias. Deveis examinar as verdades que fostes levados a crer, até vos certificardes de que não contêm defeito algum. Perdeis muito quando não levais à lei e ao testemunho cada ponto da fé a que vos apegais, pois não vedes nem apreciais a verdade como é. Oh, que todos os nossos jovens apreciem o privilégio que Deus lhes deu! Ele deseja que vos dirijais à fonte de toda luz e sejais iluminados pelo Seu Espírito, que será dado a todo humilde pesquisador da verdade. Verificareis então que o Espírito e a Palavra concordam entre si e que sabeis o que é a verdade. Que segurança nos traz esse conhecimento!
Conselhos Sobre a Escola Sabatina, págs. 31-34.

Devemos pesquisar todos os pontos da verdade, pois não há limites à verdade de Deus, e tanto alunos como professores devem sentir mais vivo interesse em seu estudo, a fim de saber o que Deus disse. Durante anos tem-nos soado a voz divina: "Despertai, despertai, despertai!" Estudai cada ponto da verdade, para que saibais por vós mesmos qual a diferença entre a verdade e o erro. Examinem os estudantes por si mesmos, a fim de conhecer as coisas profundas de Deus. Esse trabalho deve ser feito no Espírito de Cristo. Não imponhais restrições aos estudantes.

No exame das Escrituras há necessidade de grande humildade de espírito e contrição de coração, de buscar fervorosamente a Deus. Os que buscam a verdade com espírito humilde serão, em sua pesquisa, ajudados pelos anjos de Deus. Testimonies on Sabbath School Work, págs. 55 e 56. -- Conselhos Sobre a Escola Sabatina, págs. 36-37.

Não basta meramente ler, mas a Palavra de Deus precisa penetrar-nos no coração e no entendimento, a fim de nos podermos firmar na bendita verdade. Se negligenciarmos pesquisar por nós mesmos as Escrituras, para sabermos o que é a verdade, então se formos desviados, somos responsáveis por isto. Cumpre-nos examinar as Escrituras cuidadosamente, de maneira a conhecermos toda condição que o Senhor nos deu; e se somos dotados de limitada capacidade mental, mediante diligente exame da Palavra de Deus podemos tornar-nos poderosos nas Escrituras, e as podemos explicar aos outros. Review and Herald, 3 de abril de 1888. -- Evangelismo, pág. 366.

Muitos hoje se apegam de modo idêntico aos costumes e tradições de seus pais. Quando o Senhor lhes envia mais luz, recusam-se a aceitá-la porque, não havendo ela sido concedida a seus pais, não foi por estes acolhida. Não estamos colocados onde nossos pais se achavam; conseqüentemente nossos deveres e responsabilidades não são os mesmos. Não seremos aprovados por Deus olhando para o exemplo de nossos pais a fim de determinar nosso dever, em vez de pesquisar por nós mesmos a Palavra da verdade. Nossa responsabilidade é maior do que foi a de nossos antepassados. Somos responsáveis pela luz que receberam, e que nos foi entregue como herança; somos também responsáveis pela luz adicional que hoje, da Palavra de Deus, está a brilhar sobre nós. -- O Grande Conflito, 164.

Precisamos aprender que os outros têm os mesmos direitos que nós. Quando um irmão recebe nova luz sobre as Escrituras, deve expor francamente sua atitude, e todo ministro deve pesquisar nas Escrituras com espírito sincero, para ver se os pontos apresentados podem ser confirmados pela Palavra Inspirada. "Ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade." II Tim. 2:24 e 25.

Toda alma precisa olhar para Deus em contrição e humildade, para que Ele guie, dirija e abençoe. Não devemos confiar aos outros a pesquisa das Escrituras para nós. Alguns de nossos irmãos dirigentes têm-se freqüentemente colocado em posição errônea; e se Deus mandasse uma mensagem e esperasse por esses irmãos mais idosos para abrir caminho ao progresso da mesma, ela nunca chegaria ao povo. Esses irmãos hão de achar-se nessa atitude até que se tornem participantes da natureza divina em grau maior do que nunca.

Há tristeza no Céu por motivo da cegueira espiritual de muitos de nossos irmãos. Nossos pastores mais jovens, que ocupam posições de menos importância, têm de fazer decididos esforços para chegar à luz, penetrar mais e mais profundamente na fonte da verdade.

A repreensão do Senhor estará sobre os que impeçam o caminho, para que não chegue ao povo mais clara luz. Uma grande obra tem de ser feita, e Deus vê que nossos dirigentes necessitam de maior luz, a fim de se unirem aos mensageiros que Ele envia para realizarem a obra que Ele intenta que se faça. O Senhor tem suscitado os mensageiros, e os dotado de Seu Espírito, e tem dito: "Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a voz como a trombeta e anuncia ao Meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados." Isa. 58:1. Ninguém corra o risco de interpor-se entre o povo e a mensagem do Céu. Essa mensagem há de chegar ao povo; e se não houvesse nenhuma voz entre os homens para a anunciar, as próprias pedras clamariam.

Eu suplico a todo pastor que busque o Senhor, ponha de lado o orgulho e a luta pela supremacia, e humilhe o coração diante de Deus. A frieza de coração, a incredulidade dos que deveriam ter fé é que mantêm fracas as igrejas. -- Obreiros Evangélicos, págs. 303-304.

Nunca devemos recusar examinar as Escrituras com os que temos razões para crer, desejam saber o que é a verdade. Suponde que um irmão conserve um ponto de vista que difere do vosso, e venha a vós propondo que vos assenteis com ele e façais um estudo desse ponto das Escrituras; levantar-vos-íeis, cheios de preconceito e condenaríeis suas idéias, ao mesmo tempo que recusais dar-lhe sincera atenção? A única atitude certa seria assentar-vos como cristãos e pesquisar a posição apresentada, à luz da Palavra de Deus, que revelará a verdade e desmascarará o erro. Ridicularizar-lhe as idéias não lhe enfraqueceria no mínimo a posição, se esta fosse falsa, nem vos fortaleceria a posição, se esta fosse verdadeira. Se as colunas de nossa fé não suportarem a prova da pesquisa, já é tempo de o sabermos. -- Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 107. (Compilação produzida por Robson Ramos, a partir do dispositivo de busca do CD-Rom das Obras de EGW em Português, usando-se "pesquisar" e "verdade" como palavras-chave.)

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com