Os Adventistas e a Trindade

 

Certa tarde, sentado em meu sofá, percebi um pequeno livro em minha estante que havia recebido em um treinamento para evangelismo. Já fazia muito tempo que não o havia lido mais. De repente, veio uma impressão muito forte e fui compelido pelo Espírito do Senhor a ler aquele livro. Folheei algumas páginas e para minha surpresa descobri nele algo extraordinário que compartilharei com cada um de vocês, pois, provavelmente tenham ele em casa:

O título do livreto é “Estudando Juntos” do evangelista norte-americano Mark Finley. Precisamente na página 121 existe algo muito importante que consideraremos neste capítulo:

1. Compreendendo as Igrejas

2. A sua origem

3. Algumas das suas principais crenças

4. Doutrinas em Comum com os Adventistas do Sétimo Dia

5. Doutrinas errôneas e métodos de aproximação

Estudaremos o item 4 do “Estudando Juntos”, a partir de agora.

 

DOUTRINAS EM COMUM

A partir da página 122 encontraremos grandes surpresas que afetará nosso entendimento sobre as profecias bíblicas. A minha surpresa foi encontrar uma doutrina em comum entre Adventistas, as outras religiões protestantes e a Igreja Católica.

Com os Batistas:

3. A divindade (Trindade).

Igreja da Bíblia não denominacionais

2. A Trindade / Divindade.

Católicos

1. A Divindade (Trindade)

Episcopais

1. A Divindade (Trindade)

Luteranos

4. A Divindade (Trindade)

Metodistas

1. A Trindade Divina

Nazarenos

1. A trindade ou Divindade

Presbiterianos

2. A Trindade ou Divindade.

Batistas do Sétimo Dia

1. A Trindade ou Divindade

Eu sei que é bastante chocante perceber isso, mas é necessário para que nossa atitude possa mudar e possamos ajudar nossos irmãos e irmãs a encontrarem unicamente em Cristo e sua doutrina o conhecimento que precisam para ser salvos.

Você deve estar bastante surpreso em ver que a IASD que sempre pregou que Babilônia é a Igreja Católica Apostólica Romana e a Besta o Papado se encontra agora de mãos dadas com cada um deles. A Igreja Adventista sempre pregou que as filhas de Babilônia eram as igrejas protestantes que guardavam o domingo. E agora, anda lado a lado com cada uma delas através de um laço de amizade através de uma única doutrina: A TRINDADE.

Imagine que estamos vendo diante nós duas igrejas, uma do lado esquerdo (a Igreja Católica) e uma do lado direito (Igreja Adventista). Elas se encontram em extremos opostos, uma distante da outra. Imagine agora uma corrente formada por um único elo. Este elo que as une chama-se TRINDADE.

Observe este importante documento publicando no site oficial da Igreja Adventistas do Sétimo Dia www.adventist.org, datado de 15 de fevereiro de 2000, através de um “Tratado de Amizade” entre a Igreja Católica e a Igreja Adventista publicado depois de mais de 15 anos de diálogo:

“O lado católico reconhece no documento o caráter cristocêntrico de nossas crenças especialmente nossa crença na TRINDADE”.

As Escrituras Sagradas afirmam:

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis. Pois que sociedade tem a justiça com injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Pois vós sois santuário do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Pelo que saí do meio deles, apartai-vos, diz o Senhor. Não toqueis nada impuro, e eu vos receberei. Eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso”. I Coríntios 6:14-17.

Que união pode existir entre a “mulher vestida de sol” e a “mulher com a taça das abominações de toda a terra?” Que elo deve existir entre os mensageiros da verdade e o pregoeiro da iniqüidade?

Note, agora, uma declaração oficial daqueles que dizem sustentar-se apenas no ASSIM DIZ O SENHOR. Eis a declaração:

“Conquanto não exista uma única passagem escriturística que declare formalmente a doutrina da trindade, ela é assumida como um fato pelos escritores bíblicos... Somente pela fé podemos aceitar a existência da trindade”. Adventist Review, Special issue, volume 158, number 31. Grifo nosso.

Que tipo de fé pode apoiar-se em uma doutrina que não aparece uma única linha a seu respeito nas Escrituras?

Veja esta forte declaração de Ellen White:

“O Senhor tem pronunciado uma maldição sobre aqueles que retiram ou acrescentam partes das Escrituras. O grande EU SOU decidiu o que constituiria a regra de fé e doutrina, e Ele designou que a Bíblia seria um livro para a família. A IGREJA que sustenta a Palavra de Deus é IRRECONCILIAVELMENTE SEPARADA de Roma. Os protestantes estavam outrora separados da  grande igreja da apostasia, mas eles têm se aproximado recentemente dela, e estão silenciosamente seguindo o caminho para a reconciliação com a Igreja de Roma. Roma JAMAIS MUDARÁ. Seus princípios não foram alterados no passado. Ela não tem diminuído a brecha entre ela e os protestantes. Eles é que têm feito tudo ao avançar. Mas qual é o argumento dos protestantes destes dias? É a rejeição da verdade da Bíblia que faz os homens se aproximaram da infidelidade. É a apostasia da Igreja que diminui a distância entre ela e o Papado.” Signs of the Times, 19 de fevereiro de 1894.

Observe que a Igreja de Deus não pode ter laços com Roma e suas filhas, porque sustenta a Palavra de Deus! E a Palavra de Deus denuncia abertamente todas as heresias pregadas pela igreja Católica.

Através de nova encíclica papal, na qual trata das diretrizes do ecumenismo entre católicos e protestantes o papa João Paulo II declara:

“Tanto esta doutrina da Igreja Católica sobre o ministério sacerdotal na sua relação com a Eucaristia, como a referente ao sacrifício eucarístico foram, nos últimos decênios, objeto de profícuo diálogo no âmbito da ação ecumênica. Devemos dar graças à Santíssima Trindade pelos significativos progressos e aproximações que se verificaram e que nos ajudam a esperar um futuro de plena partilha da fé.” Fonte de pesquisa: www.vatican.va/holy_father/special_features/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_20030417_ecclesia_eucharistia_po.html

 

“Quando se considera a Eucaristia como sacramento da comunhão eclesial, há um tema que, pela sua importância, não pode ser transcurado: refiro-me à sua relação com o empenho ecumênico. Todos devemos dar graças à Santíssima Trindade porque, nestas últimas décadas em todo o mundo, muitos fiéis foram contagiados pelo desejo ardente da unidade entre todos os cristãos. O Concílio Vaticano II, ao princípio do seu decreto sobre o ecumenismo, considera isto como um dom especial de Deus”. Idem.

Segundo esta encíclica, a Trindade tem um papel fundamental de união entre católicos e protestantes. De acordo com João Paulo II, ela seria um forte elo de ligação entre A Igreja Caída e os protestantes, inclusive os Adventistas do Sétimo Dia. Aqui, podemos ver as Escrituras Sagradas cumprirem-se à risca: “Porque são espíritos (doutrinas) de demônios... que se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim (objetivo) de ajuntá-los (uni-los) para a grande peleja (Armagedom)”. Apocalipse 16:14.

Hellen White tem uma sublime advertência a este respeito

Apenas o que forem diligentes estudantes das Escrituras, e receberem o amor da verdade, estarão ao abrigo dos poderosos enganos que dominam o mundo. Pelo testemunho da Bíblia estes surpreenderão o enganador em seu disfarce. Para todos virá o tempo de Prova. Pela cirandagem da tentação, revelar-se-ão os verdadeiros crentes. Acha-se hoje o povo de Deus tão firmemente estabelecido em Sua Palavra que não venha a ceder à evidência de seus sentidos? Apegar-se-á nesta crise à Bíblia , e a Bíblia só?” O Grande Conflito, pág. 625.

Deus nos habilite com o amor pela sua suprema Verdade. Que ela, unicamente ela, tenha morada em nossas mentes. E seja nosso abrigo diante da grande prova que há de vir sobre os habitantes de toda a Terra. -- Marcelo Gomes, Codó, MA.

Texto anterior

Textos Complementares:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com