Carta Aberta aos Irmãos da Igreja Adventista, da Penha, SP

 

Prezados Irmãos e Irmãs, membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, da Penha.

No dia 1º/05/04, sábado, à tarde, a comissão da igreja da Penha propôs à igreja a exclusão de 5 membros tradicionais, que trabalharam ativamente em todos os departamentos da igreja, e que não mediram esforços na causa de Cristo. Membros com tempo de igreja entre 2 e 35 anos.

Numa reunião conturbada e polêmica, um método de votação irregular foi utilizado: o voto de confirmação das exclusões foi o ato de o membro votante permanecer sentado! Desta forma, membros que estavam em dúvidas quanto às exclusões, permaneceram sentados e, de modo passivo, votaram a exclusão mesmo sem ter total convicção.

Além disso, nosso irmão Elias manifestou o desejo de exercer seu direito de defesa, um princípio de justiça universal que é concedido até mesmo ao mais vil criminoso. O próprio Manual da Igreja prevê o exercício deste direito:

“É um princípio fundamental de justiça que todo membro tem o direito de ser ouvido em defesa própria, e apresentar provas e testemunhas em seu favor. Nenhuma igreja deve votar a exclusão de um membro em circunstâncias que o privem desse direito, se ele quiser exercê-lo.” - Manual da Igreja, pág. 172.

Infelizmente, o Manual da Igreja foi desobedecido e o direito de defesa deste nosso irmão foi arbitrariamente negado de modo que muitos irmãos não puderam ouvir os dois lados antes de decidir sobre as exclusões. Mas se você, meu amado irmão, não soube exatamente os motivos que levaram a direção da igreja a tomar esta ati­tude, veja algumas considerações:

1. Você sabe exatamente por que fomos excluídos do rol de membros desta igreja?

R: Fomos expulsos porque declaramos ao pastor Junqueira que não cremos na doutrina da Santíssima Trindade Católica / Adventista.

2. Esta doutrina fazia parte do corpo de doutrinas da Igreja Adventista no passado?

R: Não! Esta é uma doutrina católica que até o ano de 1980 não constava em nenhum manual da igreja. Ela foi oficialmente adotada pela igreja na Conferência Geral realizada em Dallas, neste mesmo ano. De acordo com o Catecismo Católico de Hoje, página 11 O mistério da Trindade é a doutrina central da fé católica. Sobre ela estão baseados todos os outros ensinamentos da Igreja.” Pesquise nos livros antigos, e você descobrirá por si mesmo se isto é verdade ou não. Confira no site abaixo toda a artimanha engendrada para a introdução desta doutrina na igreja: www.alvorada.us.

3. O que diziam os pioneiros sobre o tema trindade?

R: Tiago White, marido de Ellen White e presidente da Associação Geral 3 vezes: 1863-1865, 1869-1871 e 1874-1880:

"A grande falta da Reforma foi que os reformadores pararam de reformar. Se tivessem  levado avante, não teriam deixado nenhum vestígio do papado atrás, tal como a natural imortalidade, batismo por aspersão, a trindade, a guarda do domingo, e a igreja agora estaria livre de erros escriturísticos." - Thiago White - Review and Herald, 1856

4. Será que alguns livros foram adulterados para facilitar esta mudança?

R: Sim. Pesquisas realizadas a partir de 2002 nos manuscritos de Ellen White, diretamente no site internacional que guarda todos os documentos oficiais (www.egwestate.andrews.edu), comprovam alterações em diversos livros do Espírito de Profecia, para fazer-nos crer que Ellen White creu na trindade. Isto ocorreu nos anos 1923, 1940, 1946 e 1957. Se você quiser conferir, entre em contato conosco que lhe forneceremos cópia do documento e você poderá conferir pessoalmente.

5. No passado a Igreja Adventista acreditava em um Único Deus?

R: Sim. E por isto era considerada como uma seita, juntamente com os Testemunhas de Jeová e Mórmons. Mas 15 anos após a morte da irmã White, mais precisamente em 1931, o resumo doutrinário da igreja, contido no “Year Book”, já começou a introduzir o conceito da trindade, que finalmente foi votada em 1980. Neste período, ocorreu a "limpeza" dos livros ao redor do mundo, com a supressão e alteração de textos referentes à Divindade e à Natureza humana de Jesus Cristo, limpeza esta comentada hoje em muitos sites evangélicos ao redor do mundo. Mas a Bíblia continua a mesma, e afirmando em Êxodo 20:3: Não terás outros deuses diante de Mim. Deuteronômio 6:4-5 “Ouve, ó Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.”

6. É Jesus Cristo o Filho de Deus?

R: Sim. Antes da trindade o verso áureo da Bíblia era João 3:16, mas agora não pode ser mais, pois a trindade nega a filiação do Filho de Deus. Mas a Bíblia e o Espirito de Profecia são claros ao afirmar que Jesus é o Filho do Eterno, antes de nascer neste mundo:

O Desejado de Todas as Nações, pág. 51: “A dedicação do primogênito teve sua origem nos primitivos tem­pos. Deus prometera dar o Primogênito do Céu para salvar os pecadores. Este dom devia ser reconhecido em todas as fa­mílias pela consagração do primogênito.”

Selected Messages Volume 1, Pág 226 e 227: Antes que a fundação do mundo fosse estabelecida, O único nascido de Deus ofereceu-se para tornar-se o redentor da raça humana, Adão iria pecar... na sua encarnação Ele ganhou de uma nova forma o titulo de filho de Deus, Disse o anjo a Maria” Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus “. (Lucas 1:35). Enquanto filho de um ser humano, Ele tornou-se O filho de Deus em uma nova maneira. Assim Ele esteve em nosso mundo – O filho de Deus, ainda que ligado pelo nascimento à raça humana”.

7. É o Espirito Santo um terceiro Deus?

R: Não. A Bíblia em nenhum lugar confirma isto, mas Jesus deixou bem claro quem seria o Espirito Santo: João 14:16-18 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece, vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei, órfãos, voltarei para vós outros”; João 16: 7 “Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei.” Mateus 28:20 “Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século”.

Manuscript Releases Volume 14, Pags 23 e 24: “Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente. “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome [embora não seja visto por vós], [*ESSA FRASE FOI ADICIONADA POR ELLEN WHITE] esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” [João 14:26].

Confirme estas afirmações nos antigos manuais de igreja, anteriores a 1980. Veja também o livro Estudos Bíblicos com edição anterior a 1980.

8. Qual é, e será por toda a eternidade, a hierarquia no Céu?

R: Deus Pai o Eterno, Jesus Cristo seu Filho, e o anjo Gabriel.  O Desejado de Todas as Nações, pág. 99 “As palavras do anjo: "Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus", mostram que ocupa posição de elevada honra, nas cortes celestiais. Quando viera com uma mensagem para Daniel, dissera: "Ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, a não ser Miguel [Cristo], vosso príncipe." Dan. 10:21. De Gabriel, diz o Salvador em Apocalipse: "Pelo Seu anjo as enviou, e as notificou a João Seu servo." Apoc. 1:1. E a João o anjo declarou: "Eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas." Apoc. 22:9. Maravilhoso pensamento - que o anjo que ocupa, em honra, o lugar logo abaixo do Filho de Deus, é o escolhido para revelar os desígnios de Deus a homens pecadores.”

O Desejado de Todas as Nações, pág. 234: “Foi Gabriel, o anjo que ocupa a posição imediata ao Filho de Deus, que veio com a divina mensagem a Daniel. Foi Gabriel "Seu anjo", que Cristo enviou a revelar o futuro ao amado João; e é proferida uma bênção sobre os que lêem e ouvem as palavras da profecia, e observam as coisas ali escritas. Apoc. 1:3.”

9. A quem devemos então somente adorar?

R: Ao Pai e ao Filho. A Bíblia deixa claro que a adoração deve ser ao Deus Único, o Eterno, e a seu Filho Jesus Cristo. João 17:3: E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Hebreus 1:5-6: ”Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.”

História da Redenção, pág. 13:

"O grande Criador convocou os exércitos celestiais para, na presença de todos os anjos, conferir honra especial a Seu Filho. O Filho estava assentado no trono com o Pai, e a multidão celestial de santos anjos reunida ao redor. O Pai então fez saber que, por Sua própria decisão, Cristo, Seu Filho, devia ser considerado igual a Ele, assim que em qualquer lugar que estivesse presente Seu Filho, isto valeria pela Sua própria presença. A palavra do Filho devia ser obedecida tão prontamente como a palavra do Pai. Seu Filho foi por Ele investido com autoridade para comandar os exércitos celestiais. Especialmente devia Seu Filho trabalhar em união com Ele na projetada criação da Terra e de cada ser vivente que devia existir sobre ela. O Filho levaria a cabo Sua vontade e Seus propósitos, mas nada faria por Si mesmo. A vontade do Pai seria realizada nEle.

10. Existe uma relação entre doutrinas alteradas e Ecumenismo?

R: Sim.  O movimento Ecumênico tem avançado através do diálogo inter-religioso entre as igrejas. A igreja Adventista após dialogar por 15 anos com a igreja Católica, 4 anos com a igreja Luterana, 4 anos com a igreja Presbiteriana e 10 anos com o Exército de Salvação, mudou de postura em relação às outras igrejas, que hoje não são mais chamadas de Babilônia, mas de irmãs em Cristo... O diálogo com a Igreja Católica Romana, pode ser conferida no site oficial da Assoc. Geral neste link: http://www.adventist.org/news/issues/data/950655233/#3  Se você quiser pesquisar mais sobre o ecumenismo na IASD, peça-nos um CD sobre o Ecumenismo, que contém mais de 150 documentos atuais comprovando o envolvimento da igreja Adventista com a Igreja de Roma e suas filhas.

11. Devemos confiar nos líderes espirituais ou estudarmos as Escrituras por nós mesmos?

R: O Grande Conflito, pág. 595: “Satanás se esforça constantemente para atrair a atenção para o homem em lugar de Deus. Induz o povo olhar para os bispos, pastores, professores de teologia como seus guias em vez de examinarem as Escrituras a fim de, por si mesmo, aprenderem seu dever. Então, dominando o espíritos desses dirigentes, podem influenciar as multidões de acordo com a sua vontade.”

12. A Igreja Adventista é a igreja verdadeira, ou Deus tem uma Igreja invisível?

R: “Deus possui uma igreja, não é uma grande catedral, nem uma igreja oficialmente estabelecida, nem as diversas denominações, mas sim o povo que ama a Deus e guarda os seus mandamentos. Porque onde estão dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles (Mat 18:20). Ainda que Cristo esteja entre poucos humildes, esta é sua igreja, pois somente a presença de Cristo, do alto e sublime que habita a eternidade pode constituir uma igreja.” – E.G.W. - Upward Look, 315·

Estamos vivendo em uma época em que é mais fácil ouvir do que estudar, ouvir distrai, estudar enfada, e assim a Bíblia é pouco lida e muito menos estudada. Eis ai o grande perigo dos crentes se tornarem discípulos do seu pastor, em vez de seguidores de Cristo.

Temos em nossas mãos uma jóia de grande preço, a Bíblia, que possamos estudá-la e aceitar sempre um “assim diz o Senhor”. Se você meu querido irmão, foi tocado pelo Espirito de Cristo ao ler esta mensagem, estude mais a Bíblia e o Espirito de Profecia de agora em diante, e não seja enganado por ventos de doutrinas, e principalmente pela principal doutrina católica, pois assim sendo, você estará adorando a outros deuses, e quando Jesus regressar, as Suas duras palavras “não vos conheço”, poderão ser dirigidas aos seus ouvidos.

O Grande Conflito pg. 536-537: “Se nos desviamos do testemunho da Palavra de Deus, aceitando falsas doutrinas porque nossos pais as ensinaram, caímos sob a condenação pronunciada sobre Babilônia; estamos a beber do vinho de suas abominações.”

Obs: Todas as perguntas acima foram respondidas dentro de um assim diz o Senhor. Mas existe uma pergunta que nós não sabemos a resposta, e talvez você deva perguntar ao seu pastor: Se o Espirito Santo é uma pessoa separada de Jesus Cristo, um terceiro Deus, então peça ao pastor para lhe mostrar uma passagem na Bíblia ou no Espírito de Profecia, confirmando a presença desta pessoa nos Céus ou na nova Terra. Peça também uma passagem dizendo que o Espírito Santo deva ser adorado ou louvado.

Seus sempre irmãos em Cristo:

Ana Di Monaco
Antonia Mattos
Elias Mattos
Silas Jakel
Vera Talarico

E-mail do grupo para contato e informações: advhstpenha@hotmail.com.

"E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste." João 17:3

"Ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos,  e agora,  e para todo o sempre. Amém." Judas 25 -- Circular-1-Maio-2004

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com