Flávio Santos Explica Participação de Músicos Não-Adventistas em CDs para a Igreja

Estimado Sr. Robson Ramos:

A prática de utilizar os préstimos de músicos profissionais em produções evangélicas acontece num grau muito maior do os membros da igreja tem conhecimento. Este fato acontece desde os tempos da GBM na década de sessenta, pois a mesma contratou o Maestro Chiquinho de Morais que trabalhava para o Roberto Carlos e ele assinou o maravilhoso disco de meditação com o nome de Frank Morris, se não me engano o LP era intitulado "Templo Verde".

Um outro disco famoso "Hinos ao Cair da Tarde" Foi assinado pelo compositor Théo de Barros que compunha para a Elis Regina. Os vocais do Cd do Fernando Iglesias, Sonete, entre outros foram feitos pelos mesmos cantores de estúdio que faziam vocais para artistas famosos tais como Roberto Carlos, Gal Costa, Simone, etc. O estúdio e os músicos de Indiana, Aire-Born que tocam para 90% das produções Adventistas (Alessandra, Arautos, etc.) também tocam para Rick Martin, Walt Disney Studios, etc.

Se você perguntar para alguém que conhece, músicos, artistas e produtores, você vai se surpreender com a quantidade de colaborações entre Cristãos e não-Cristãos. 95% dos instrumentistas de qualquer cd Gospel, Evangélico, Adventista, Batista, etc. têm a participação de músicos profissionais, alguns deles até já se converteram através do testemunho dos produtores cristãos.

Porque os produtores adventistas optam também por músicos profissionais.

1. Não temos instrumentistas qualificados, por causa do sábado na hora de escolher uma carreira os nossos jovens são aconselhados a não seguirem a carreira de músico pois não teriam como sobreviver sem trabalhar no sábado. O resultado disso é que temos somente alguns bons pianistas que na sua maioria são filhos de pastores e que pela origem se empregam facilmente em nossos colégios como obreiros. Com esta segurança a da obra eles prosseguem na carreira de músico e se tornam um tipo de músico faz tudo (pianista, compositor, produtor, regente e professor de música).

Agora um instrumentista especializado em seu instrumento que para isso estuda até 8 horas por dia para manter a sua técnica não consegue sobreviver sem trabalhar no sábado, pois nossos colégios não têm lugar para eles. Os poucos que tentaram seguir esta carreira vivem conflitos terríveis e boa parcela deles abandonam a igreja em algum momento. 

É muito triste esta realidade se nossa igreja tivesse um efetivo ministério de música aos moldes do Rei Davi, que profissionalizou os músicos -- e por incrível que pareça eles trabalhavam no sábado participando dos serviços do templo! -- a nossa música seria outra. 

No entanto, hoje até a Banda Sinfônica do IAE para ganhar alguns concursos utilizou elementos não Adventistas por falta de músicos qualificados. Não tendo instrumentistas profissionais, não temos bons professores e assim na nossa igreja hoje temos apenas música vocal e pianistas que devido ao uso do Play-Back também estão desaparecendo...

2. Na medida que aparecem profissionais Adventistas qualificados, eles têm sido aproveitados nas produções. Hoje, em 2001, é muito raro que os vocais tenham ajuda de pessoas de fora o que era comum na década de 1980-1990. E aos poucos têm aparecido violonistas, trompetistas, etc, adventistas em nossas produções.

Se usarmos o mesmo raciocínio de discriminação, teríamos de ter uma fábrica de cds pois a mesma fábrica que produz o cd do Bonde do Tigrão e da Tiazinha imprime também os cds do Hinário Adventista e Arautos do Rei.

Penso que ao invés de publicar críticas o seu site deveria propor soluções para a carência de instrumentistas que nossa igreja padece... -- Flávio Santos.

Nota do editor: É exatamente isto o que estamos fazendo ao ceder espaço a pessoas capacitadas como o senhor e outros para que respondam às inquietações dos membros que nos escrevem. Ficou mais claro, embora persista a dúvida: É correto utilizar não-adventistas nos registros de louvor de nossos CDs?

Artigo relacionado:

Leia de nosso Arquivo:

Em outros Sites:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com