Bullón e os Trezentos na Guerra dos Amendoins

Os discípulos que anunciaram Jesus, batizaram 3.000 em um só dia. Bullón veio a Washington anunciando que iria batizar 300 e batizou menos que 10.

É lícito estabelecer "números" para a tarefa do Espírito Santo? Se é o Espírito de Deus quem converte, não há lógica estabelecer alvos e cobrar número de batismos. Mesmo assim, forçar as pessoas ao batismo para alcançar alvos e para fazer propaganda, é um erro que se repete desde tempos imemoráveis na Igreja Adventista.

Faz pouco tempo, o pastor Alejandro Bullón chegou a Washington para algumas reuniões entre latinos. Sem muita humildade, anunciou que iria batizar 300 pessoas numa única reunião, muito bem preparada no auditório de um colégio próximo.

Uma reunião em que nem os membros da igreja poderiam ir para caber o maior número de interessados e a meta dos 300 batismos poder ser alcançada.

Apesar disso, a estratégia que já funcionara muitas vezes na América Latina e com objetivos nitidamente de caráter promocional, desta vez falhou. 

Obviamente, eram pessoas que já vinham recebendo estudos bíblicos e umas mais preparadas que as outras. Todo o mundo se juntou para tentar estabelecer um novo recorde. 
Terminado o sermão, houve aquela sucessão de veementes e chorosos apelos. Pouca gente se decidiu. Um aqui e mais outro lá... Não chegou a 10 pessoas, o número dos que se decidiram pelo batismo.

Um tanto acabrunhado, o pastor Bullón no dia seguinte compareceu ao churrasco de despedida dos pastores das igrejas latinas da região, numa churrascaria de luxo próxima. Quando, porém, deveriam se confraternizar, tudo acabou em guerra!

Para quebrar o gelo reinante após o churrasco, um pastor começou a jogar amendoins nos que estavam mais distraídos. Nem a cabeça do pastor Bullón não escapou ao tiroteio.

Assim, o que a Administração esperava ser um novo recorde de batismos e uma excelente matéria promocional para a Revista Adventista de muitos paises, terminou numa impublicável "guerra de amendoins". -- Ennis Meier, do Www.Adventistas.Net.

Leia mais sobre Bullón.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com