Desculpe-me, Pastor, Mas Preciso Dizer-Lhe Isto em Público...

...como foi o seu sermão!

 

Nesta quarta-feira à noite, quando deixei o templo adventista que freqüento, tinha certeza de que mais uma vez se cumprira a terrível predição da Sra. White, que se encontra em Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 409: "Muitos se levantarão em nossos púlpitos tendo nas mãos a tocha da falsa profecia, acesa na infernal tocha de Satanás."

A falsa profecia é a falsa mensagem de Deus, verdade misturada com o erro, para enganar se possível até os escolhidos. Mas não pense que o pastor estivesse com os olhos esbugalhados, babando pelos cantos da boca e em posição ameaçadora, como dragão que cospe fogo.

Não, o diabo quando ocupa o púlpito disfarça-se em anjo de luz, sereno, simpático, com tom de voz suave e uma mensagem daquelas para ninar gente grande e confortar qualquer coração pecador, sem incomodá-lo com qualquer menção a vícios e erros que devem ser abandonados. Sermão cotonete: só faz cócegas nos ouvidos e empurra a sujeira para dentro.

Aliás, a mensagem do sermão, que supostamente se baseava na parábola do joio e do trigo, visava primeiro a desestimular qualquer tentativa de chamar o pecado pelo nome. O pecado (joio) não pode ser arrancado assim violentamente. É preciso valorizar a virtude (trigo) e ela, por fim, sufocará o joio.

Repetidas vezes, o pastor afirmou que censurar atitudes ou hábitos errôneos reforçaria o comportamento negativo. E que, portanto, o que devemos fazer é plantar sementes positivas no coração de nossos semelhantes, valorizando aquilo que eles fazem de bom. No futuro, a prática cotidiana do bem derrotará o mal.

Salvação pela repetição de boas obras, pastor! Onde é que Jesus Cristo entra nessa história? Não diz o Evangelho que o Espírito de Deus, ao realizar Sua obra, convence primeiro o pecador do pecado, da necessidade da justiça de Cristo e da proximidade do juízo divino? Não é o alerta: "Temei a Deus e dai-Lhe glória, porque vinda é a hora de Seu juízo", uma de nossas principais mensagens? E o terrível diagnóstico de Cristo à Igreja de Laodicéia, está errado? Mateus 23 foi incluído posteriormente na Bíblia?

A salvação pela prática do bem, ou da caridade, é doutrina central do Espiritismo, pastor! Espiritismo que muitas vezes se disfarça em "ciência", psicologia de almanaque que os senhores andam lendo em substituição à Bíblia. Pregam conceitos espíritas e da Psicologia, entremeados como versículos da Bíblia, para aparentar estarem pregando a mensagem de Deus. Assim, empunham em nossos púlpitos "a tocha da falsa profecia, acesa na infernal tocha de Satanás".

Só por curiosidade, usei palavras-chave desse sermão que ouvi na quarta-feira num dispositivo de busca na internet. Digitei no espaço apropriado: "semente retribuição colheita", etc. E quer saber qual foi o resultado? Apareceram dezenas de páginas ligadas à teosofia, ocultismo, eubiose, budismo, rosacrucianismo, psicologia comportamental e especialmente espiritismo, com aquelas mensagens psicografadas de conteúdo muito semelhante ao sermão do pastor adventista:

Boas sementes, bons frutos produzem. Más sementes, amargos frutos produzem. Seremos, aqui e em qualquer parte, o resultado de nós mesmos, de nossos atos, pensamentos e palavras, sem embargo da generosas intercessões de amigos que se nos anteciparam na Grande Viagem. Proporcionando alegria e amparo, alimento e instrução, aqui na Terra, aos nossos semelhantes, a Lei nos assegurará, no Plano Espiritual, instrução e alimento, amparo e alegria. Tais noções, hauridas no Espiritismo, tornam o homem mais responsável e mais cuidadoso, mais esclarecido e mais consciente, compelindo-o a passos mais seguros...

Isso é papo de Capeta, pastor! Mensagem psicografada... Há centenas delas, muito parecidas com o sermão desta quarta-feira:

Semeemos a boa semente e deixemos, com Deus, o seu crescimento. A nossa tarefa é de, incansavelmente, semear, na certeza de que as sementes que caírem em terreno fértil haverão de germinar a seu tempo. Deolindo Amorim.

Sabe de quem se trata? A página de onde retirei essa frase conta que Deolindo Amorim é "um dos grandes vultos do Espiritismo, nasceu na cidade de Baixa Grande, BA, em 23.01.1906, e desencarnou no Rio de Janeiro em 24.04.1984".

Sua bondade conquistará a simpatia dos irmãos... Sua maldade provocará a ira e a vingança de seus semelhantes... Sua calma o conduzirá à tranqüilidade que você espalhou ao seu redor... Sua irritação lhe trará a ansiedade que você mesmo semeou em seu caminho... Sua dedicação lhe proporcionará o amparo dos amigos dedicados... Sua indiferença motivará a desatenção dos que o rodeiam... Sua virtude o envolverá em paz de espírito... (...) Seu amor cristão semeará o amor divino... Seu ódio o ligará à luta das trevas escabrosas... Tudo o que você fizer, encontrará em seu caminho... Porque, no Campo Fecundo da Vida, cada qual somente colhe da semente que plantou... -- "Alternativas", Autor espiritual: Lauro Michielin, psicografada por Jacques Garnier.

O mesmo versículo bíblico citado apenas parcialmente pelo pastor é usado pelos espíritas para explicar o que chamam de Lei do Karma, ou Lei da Retribuição: "Aquilo que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6:7. Observe o ecumenismo implícito nessa unificação de discurso! Tanto o pastor que ouvi quanto os "mestres" espíritas, inspirados pelo diabo, excluem Deus do verso, sem respeitar também o contexto de onde a frase foi retirada.

"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." Essa é a frase completa!

Até há bem pouco tempo, eu imaginava que haveria uma união formal das igrejas e credos no fim dos tempos. Mas agora compreendo, como disse há pouco, que a unificação já aconteceu no nível do discurso!

O sermão desta quarta, na igreja adventista de que participo, poderia muito bem ser pregado em qualquer igreja protestante, católica, templo budista ou centro espírita sem provocar reações contrárias nem conversões ou mudança de atitude mental (arrependimento) em nenhum desses ambientes. Esse é o verdadeiro ecumenismo do tempo do fim, ao qual alguns ainda ousam negar!

Para completar o caráter ecumênico de sua mensagem, o pastor acrescentou em seu sermão a idéia de que "a semente de que a humanidade mais necessita hoje é a da PAZ". O Papa, que agora voltou a escrever poemas, com certeza, assinaria embaixo!

A Paz é semente que brota,
no coração da gente,
as vezes plantada pela dor,
as vezes semeada pelo amor. (...)

A Paz é expressa de várias formas,
no gesto simpático,
no Bom Dia animado !
No abraço amigo ou
no beijo meigo e carinhoso.

Quem vive em Paz contagia,
emociona e motiva.
Que todos nós possamos viver em paz,
Encontrando a sua Paz (com P maiúsculo)...

Gostou, pastor? Parece bonito, bom para incluir no boletim da igreja? Não faça isso! É outra mensagem psicografada que encontrei na internet, usando outras palavras-chave de seu sermão.

Deus me perdoe por repetir aqui palavras ditas por demônios em sessões espíritas, mas o faço para tentar abrir os olhos desse pastor e de outros que estão sendo enganados ao dedicarem tempo para preparar seus sermões, se é que o fazem.

É preciso mais oração, mais estudo da Bíblia e menos leitura de livros de psicologia e auto-ajuda. Cuidado com quem lhe indica e sugere esse tipo de livros. Essa pessoa não está sendo usada por Deus. Outro poder a utiliza.

Pregue a verdade presente: a mensagem a Laodicéia de Apocalipse 3, a tríplice mensagem de Apocalipse 14, a mensagem do quarto anjo de Apocalipse 18, a apostasia do povo de Deus e o selamento dos que choram e gemem pelo pecado de Ezequiel 8 e 9, o selamento dos 144 mil com o nome de Deus e do Cordeiro em suas frontes... Há tanta coisa urgente para dizer, pastor!

Ouça o que diz a Palavra do Senhor, aos pastores que empunham "a tocha da falsa profecia, acesa na infernal tocha de Satanás" em nossos púlpitos:

Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e que adivinham mentiras; não estarão no conselho do meu povo, não serão inscritos nos registros da casa de Israel, nem entrarão na terra de Israel. Sabereis que eu sou o SENHOR Deus.

Visto que andam enganando, sim, enganando o meu povo, dizendo: Paz, quando não há paz, e quando se edifica uma parede, e os profetas a caiam, dize aos que a caiam que ela ruirá. Haverá chuva de inundar. Vós, ó pedras de saraivada, caireis, e tu, vento tempestuoso, irromperás.

Ora, eis que, caindo a parede, não vos dirão: Onde está a cal com que a caiastes? Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Tempestuoso vento farei irromper no meu furor, e chuva de inundar haverá na minha ira, e pedras de saraivada, na minha indignação, para a consumir. Derribarei a parede que caiastes, darei com ela por terra, e o seu fundamento se descobrirá; quando cair, perecereis no meio dela e sabereis que eu sou o SENHOR. -- Ezequiel 13:9-14.

De nada adianta, portanto, fazer de conta que está tudo bem com a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Não adianta caiar-lhe a fachada, porque irá ruir. A promessa a que muitos se agarram era condicional e suas exigências deixaram de ser atendidas.

Ao ver o que o Senhor tem efetuado, encho-me de admiração e de confiança na liderança de Cristo. Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e os ensinos que nos ministrou no passado. -- Life Sketches, pág. 196.

Agora, temos tudo a recear em relação ao futuro! E não adianta reclamar contra aqueles que nos dizem esta verdade.

Que nenhuma pessoa se queixe dos servos de Deus a ela enviados com uma mensagem celestial. Não mais busqueis suas falhas, dizendo: "São demasiado positivos; falam muito duramente." Podem falar duramente; mas não é isso necessário? Deus fará retinir as orelhas dos ouvintes que não atenderem à Sua voz ou mensagem. Ele denunciará os que resistirem à Sua Palavra. -- Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 410.

Robson Ramos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com