Como Entender a Afirmação de Cristo de que o Consolador "Receberá do Que é Meu"?

 

Olá, Jairo.

Apreciei muito sua explicação sobre o espírito que "procede" do Pai, e gostaria de lhe fazer uma pergunta:

Como você entende a expressão "Ele vai receber do que é meu" em João 16:14 e 15? Desde já agradeço sua atenção.

Um forte abraço,

Cleitonf


Querido irmão Cleiton,

Que a graça de Cristo Jesus esteja contigo.

Primeiramente, para facilitar a compreensão do texto, gostaríamos de nos deter brevemente no verso anterior:

“quando vier, porém, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” João 16:13

Já estudamos, no artigo referente a João capítulo 14, que, ao falar da vinda do Consolador, o Espírito da verdade para os crentes, está falando da vinda dEle mesmo para habitar no coração dos crentes. Neste verso, a mesma verdade pode ser verificada de forma simples. Ele cita três ações do Espírito da verdade: (1) não falará por Si mesmo, (2) dirá o que tiver ouvido e (3) vos anunciará as coisas que hão de vir. Nas próprias Palavras de Jesus, Ele se descreve como sendo o que pratica as ações acima. Veja:

 

1 – não falará por Si mesmo

“Por que Eu não tenho falado por Mim mesmo, mas o Pai, que Me enviou, esse Me tem prescrito o que dizer e o que anunciar” João 12:49

As palavras que Eu digo, não as digo por Mim mesmo...” João 14:10

 

2 – dirá o que tiver ouvido

As coisas, pois, que Eu falo, como o Pai mo tem dito, assim falo.” João 12:50

 

3 – vos anunciará as coisas que hão de vir

“Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando Ele vier, nos anunciará todas as coisas. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, Eu que falo contigo” João 4:25, 26

Assim, confirmamos que nas palavras referente ao Espírito da verdade, de João 16:13, Jesus está fazendo referência a Si mesmo. No verso 14, portanto, Ele continua falando dEle mesmo.

O irmão pergunta sobre a expressão "Ele vai receber do que é Meu" em João 16:14. Estas palavras de Jesus são explicadas pelas palavras que Ele diz em seguida, pois no próximo verso, Ele disse:

“Tudo quanto o Pai tem é Meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é Meu” João 16:15

Veja que no verso subseqüente (15), que acabamos de ler, Jesus dá aos discípulos a razão pela qual Ele disse que o Espírito da verdade (Ele mesmo) receberia do que era Seu. E a razão dada é que tudo quanto o Pai tem é dEle. A Palavra de Deus diz que o Pai fez de Jesus o herdeiro de todas as coisas:

“Deus...nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas” Hebreus 1:1, 2

Quando Jesus diz que o “Espírito da verdade” iria receber do que era dEle, estava se referindo ao fato de que Ele mesmo receberia do que já era Seu (pois o Pai o fez herdeiro de tudo), quando fosse ao céu. Ele inclusive orou ao Pai para que recebesse o que possuía (a glória que já era Sua por herança), para que pudesse enviar aos discípulos:

“Pai, é chegada a hora, glorifica a Teu Filho...a fim de que Ele conceda vida eterna a todos que Lhe deste...glorifica-Me com a glória que Eu tive junto de Ti, antes que houvesse mundo” João 17:1, 2, 5

Jesus pede ao Pai que Lhe dê a glória que Ele possuía antes de vir ao mundo, a fim de que Ele pudesse enviá-la aos discípulos, habilitando-os a vencer suas tendências ao pecado (Jesus está buscando impressionar neles o pensamento de que, dando o Seu Espírito Santo, Ele está dando a eles a glória que o Pai Lhe deu, para que Ele e o Seu povo possam ser um em Deus.” The Signs of the times, 10 de Março de 1893). Desta forma, os discípulos tornar-se-iam semelhantes a Deus no caráter (sem pecado), obtendo assim o conhecimento experimental do caráter de Deus (que não peca), sendo então habilitados para viver a vida eterna. E, considerando que apenas este conhecimento experimental obtido mediante a vitória continua contra as tendências ao pecado tornaria os discípulos aptos para a vida eterna, Jesus pronunciou as palavras do próximo verso:

E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3

Este conhecimento seria obtido através de Jesus, a quem Ele enviou.

Que Deus te abençoe muito,

Jairo Carvalho

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com