Jornal Alemão diz que Vaticano Prepara Renúncia do Papa

O Vaticano está preparando a renúncia do papa João Paulo 2º, por causa do seu estado de saúde precário. João Paulo tem mal de Parkinson, e a doença está prejudicando o exercício do cargo, informa o jornal alemão "Bild". Em sua edição de hoje (04/11/00), o diário diz que a cúpula da Igreja Católica considera possível a saída de João Paulo 2º ainda neste ano, talvez ele fale sobre o assunto em seu discurso de Natal.

Segundo o jornal, alguns pontos da renúncia ainda estão pendentes. Os cardeais buscam um consenso para evitar que a nomeação de um sucessor cause controvérsias internas.

Para eles, João Paulo 2º deveria nomear alguns novos cardeais, sendo que faltam 22 para alcançar os 120 com direito a voto que requer o sufrágio. Ainda segundo o "Bild", os novos cardeais devem vir da América, assim como o próximo papa.

Se a saída for confirmada, o que não deve acontecer antes de 6 de janeiro, João Paulo 2º seria o segundo papa a deixar o cargo em vida depois de Celestino V, em 1924. 

Fonte: Folha On Line


CNBB desmente boato de que o Papa renunciaria em dezembro

BRASÍLIA (AJB) - A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através do secretário-geral, bispo Dom Raymundo Damasceno Assis, disse que não acredita na renúncia do Papa João Paulo II, como foi noticiado neste sábado (04/11/00) pelo jornal alemão The Bild.

De acordo com Dom Raymundo, o Papa não daria uma notícia triste às vésperas do Natal. Segundo informações do jornal alemão, as fontes sobre a renúncia são do próprio vaticano, e dão conta de que o próximo Papa pode vir da América do Sul.

Caso a previsão se concretize, o nome mais indicado para Pontífice é o do brasileiro Dom Lucas Moreira Neves, há muito respeitado no Vaticano.

O bispo Dom Raymundo afirmou  em entrevista ao JB On Line, que o jornal alemão é conhecido por suas notícias sensacionalistas. " A notícia não tem fundamento. Assistimos pela TV que o Papa está com a saúde debilitada, mas segue cumprindo rigorosamente e com muita dedicação o programa da Igreja este ano. Ele está lúcido e não dá sinal de renúncia" , afirmou o secretário-geral da CNBB.

Fonte: http://br.yahoo.com/noticias/

Leia também:

[Retornar]

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com