Debate Sobre Justificação pela Fé
Nem Antes Nem Depois da Queda. Jesus Teve Natureza Santificada!

Tentei resistir, mas não consegui deixar de colocar resumidamente algumas considerações sobre este empolgante assunto:

(1) Nem todos os aspectos relacionados à encarnação de Cristo nos foram revelados, mas constituirão assunto para estudo e análise durante toda a eternidade.

(2) O pouco que Deus decidiu revelar sobre o assunto (e algo foi revelado, sim!) é útil para nossa vida espiritual e salvação.

(3) Hoje, dentro da IASD, há duas linhas: Os que acreditam que Cristo veio com a mesma natureza humana de Adão antes da queda, portanto sem tendência para o pecado e há quem acredite que Cristo veio ao mundo com uma natureza humana com inclinação para o pecado, semelhante a de Adão depois da queda. Não faltam trechos dos Testemunhos para apoiar cada uma dessas linhas.

(4) Embora este assunto possa parecer de pouca importância prática, as conseqüências de estar de um ou de outro lado vão afetar diretamente outros aspectos da vida cristã. Por exemplo, os que acreditam que Cristo veio com tendência para o pecado em geral crêem que somos salvos pela justificação + santificação, ou seja, nosso caráter deve estar aperfeiçoado para subir aos céus (perfeccionismo). Já os que acreditam que Cristo veio com a natureza humana imaculada como a de Adão antes da queda, crêem que nossa salvação não depende da santificação e que nunca, nesta terra, alcançaremos a perfeição de caráter. Perceba que o posicionamento com relação a esta questão pode afetar, na prática, nosso viver diário.

Para quem está acompanhando o assunto, os quatro itens acima não são novidade. Mas e se colocássemos aqui uma outra linha? Duas perguntinhas que devem ser respondidas com toda sinceridade:

  • Seria possível Cristo ter natureza com tendência para o pecado assim como um ser humano normal sendo que Ele foi concebido diretamente pelo Espírito Santo?
  • Por outro lado será que ele poderia vir com uma natureza humana sem nenhuma inclinação para o mal, como adão antes da queda, sendo gerado por Maria (um ser humano com tendência para o pecado)?

A resposta para as duas perguntas parece ser não...

Se o homem Cristo fosse gerado 100% de Deus, se fosse concebido sem influência humana, eu poderia afirmar que Sua natureza e' comparável a de adão antes da queda. Lembrando que na concepção de Adão não esteve envolvido progenitor com tendência para o pecado. Mas não foi este o caso de Cristo.

Se, por outro lado, o homem Cristo fosse gerado como um ser humano normal, de pai e mãe humanos com tendência pecaminosa, então eu poderia comparar a natureza de Cristo à natureza de Adão depois da queda. Mas também não foi assim!

A natureza de Cristo não é comparável à nossa natureza nem à natureza de adão antes ou depois da queda. A concepção de Cristo foi "sui generis", mas que contém elementos humanos (com tendência para o pecado) e divinos (sem tendência para o mal). (Perceba que estamos falando apenas em tendência. Em nenhum momento cogitamos que Cristo tenha, de fato, pecado.)

A comparação mais próxima que posso encontrar para a natureza de Cristo não é Adão, mas sim um ser humano comum que nasceu do Espírito, ou seja, um cristão verdadeiramente convertido tem dentro de si elementos divinos e humanos que se aproximam bastante do que foi a natureza de Cristo. Isto nos aproxima mais de Cristo e nos coloca lado a lado com Ele em nossa experiência cristã.

Um abraço do amigo e irmão
Ricardo Nicotra

(Transcrito sem autorização de uma lista adventista de discussões por e-mail, onde o debate sobre o tema acontece sem agressões pessoais.)

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com